Questões de Concurso
Sobre legislação e ética profissional da fonoaudiologia em fonoaudiologia
Foram encontradas 734 questões
(__)O fonoaudiólogo tem o direito de interromper o atendimento sem justificativa, caso não queira mais atender o cliente;
(__)O fonoaudiólogo não pode fornecer laudos ou resultados de exames para o cliente ou seu representante legal, exceto quando solicitado explicitamente;
(__)O fonoaudiólogo pode realizar atendimento desnecessário, caso considere benéfico para o cliente;
(__)O fonoaudiólogo deve fornecer ao cliente todos os resultados de exames, pareceres e laudos, quando solicitados.
A sequência está correta em:
I. Constitui um direito do fonoaudiólogo na relação com o cliente interromper o atendimento, desde que por motivo justificado.
II. É um dever do fonoaudiólogo na relação com o cliente informar sua qualificação profissional, suas responsabilidades, atribuições e funções quando solicitado.
III. Trata-se de uma infração ética do fonoaudiólogo na relação com o cliente omitir informações, quando indagado, sobre serviços oferecidos por órgãos públicos.
Quais estão corretas?
I. A vedação da colaboração interdisciplinar.
II. O respeito ao sigilo, à privacidade e à confidencialidade.
III. A promoção da igualdade, da justiça, da equidade e do respeito à diversidade e ao pluralismo, para que não haja discriminação e estigmatização.
Está CORRETO o que se afirma:
I.Registrar, em prontuário físico e ou eletrônico, todos os atendimentos e procedimentos fonoaudiológicos, assim como faltas, justificadas ou não, e desistência.
II.Exceder em número de consultas ou em quaisquer outros procedimentos fonoaudiológicos de forma injustificada.
III.Permitir o acesso do responsável ou representante(s) legal(is) durante procedimento fonoaudiológico, salvo quando sua presença comprometer a realização deste.
É CORRETO o que se afirma em:
Com base nessa estrutura, assinale a alternativa que descreve a atuação fonoaudiológica típica do nível de atenção primária.
Um fonoaudiólogo, formado há cerca de 18 meses, em suas redes sociais, declarou-se especialista em linguagem. O profissional trabalha, exclusivamente, em casos que envolvem linguagem, já participou de diversos cursos nessa área, possui publicações em periódicos científicos e recentemente, concluiu publicações em um curso de especialização em linguagem. Dadas as afirmativas sobre esse caso e as diretrizes que regulamentam o trabalho do profissional fonoaudiólogo,
I. Ao intitular-se como especialista, o profissional está apto a se posicionar no mercado, mas não deveria publicizar tal informação em suas redes sociais.
II. Ao analisar o perfil desse profissional e suas formações, comprova-se que ele se adequa plenamente aos requisitos dispostos na CFFa nº 721/2023.
III. O profissional desrespeitou o código de ética da fonoaudiologia estabelecido pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa).
verifica-se que está/ão correta/s
1.(_)O fonoaudiólogo pode realizar diagnósticos fonoaudiológicos em conjunto com médicos, desde que acompanhado por um supervisor.
2.(_)O diagnóstico e a terapia fonoaudiológica são privativos do fonoaudiólogo, conforme estabelecido pela Lei nº 6.965/1981.
3.(_)A Lei nº 6.965/1981 prevê que o fonoaudiólogo pode realizar atividades educativas e preventivas voltadas para a saúde auditiva.
Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
I- Não pode recusar-se a exercer a profissão quando não dispuser de condições dignas, seguras e adequadas ao trabalho.
II- Exercer as atividades de forma plena, utilizando-se dos conhecimentos e recursos necessários para promover o bem-estar do cliente e da coletividade e respeitar o ecossistema.
III- Constituem direitos do fonoaudiólogo na relação com o cliente: contratualizar regras de atendimento de acordo com a legislação vigente e interromper o atendimento, desde que por motivo justificado.
IV- Assumir responsabilidades pelos atos praticados e incentivar, sempre que possível, a prática profissional interdisciplinar e transdisciplinar.
V- Constituem infrações éticas do fonoaudiólogo na relação com o cliente: interromper atendimento, sem motivo justificável, propor ou realizar atendimento desnecessário, executar procedimento para o qual não esteja capacitado.
É CORRETO o que se afirma em: