Questões de Concurso
Sobre legislação e ética profissional da fonoaudiologia em fonoaudiologia
Foram encontradas 757 questões
I. O sigilo profissional exige que as informações sobre o paciente sejam compartilhadas apenas com autorização ou em casos previstos legalmente.
II. A quebra de sigilo em casos de violência contra o paciente deve ser acompanhada de justificativa técnica registrada no prontuário.
III. A presença de familiares durante consultas domiciliares dispensa a necessidade de resguardar a privacidade do paciente, mesmo quando eles não são responsáveis pelo cuidado.
Está correto o que se afirma em:
Assinale a alternativa que completa, correta e respectiva mente, as lacunas do excerto.
Em relação à dinâmica da reinserção familiar da criança e do adolescente institucionalizado, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) As instituições de acolhimento são espaços que devem garantir o direito das crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária.
( ) O processo de reinserção familiar traça o seguinte percurso: acolhimento inicial, com identificação da história de vida da criança ou do adolescente e dos seus núcleos familiares; realização de visitas familiares com vistas à avaliação sobre a possibilidade de efetivação do processo; encaminhamentos para a rede socioassistencial; e visitas domiciliares.
( ) As equipes técnicas destacam que, o tempo da criança na instituição, a morosidade da justiça e a falta de tempo da equipe técnica para promover as ações necessárias com a família, são pontos de tensão a serem enfrentados e resolvidos na questão da reinserção familiar.
As afirmativas são, respectivamente,
Relacione as etapas do processo diagnóstico fonoaudiológico elencadas a seguir a suas respectivas características:
1. História clínica
2. Dados antropométricos
3. Perfil comportamental cognitivo
4. Avaliação fonoaudiológica
( ) O exame físico geral do paciente deve ser realizado pelo geneticista e complementado pelo fonoaudiólogo.
( ) Um dos itens mais importantes no processo diagnóstico fonoaudiológico de neurodesenvolvimento é a história familiar.
( ) Esse processo pode ser realizado de duas formas distintas e/ou complementares: informal e formal.
( ) Determina o conjunto de manifestações identificadas neste âmbito que viabiliza delinear o fenótipo comportamental e de linguagem característico de uma síndrome genética.
A relação correta, na ordem apresentada, é
São direitos do paciente:
I. Receber informações sobre as normas da instituição a respeito da proteção de seus pertences pessoais.
II. Receber informações claras, simples e compreensíveis, por parte da equipe que o assiste, adaptadas à sua condição cultural, a respeito de seu diagnóstico, opções terapêuticas e riscos envolvidos.
III. Receber informações sobre medicamentos que lhe serão administrados, bem como procedência de sangue e hemoderivados, antes de recebê-los.
IV. Solicitar segunda opinião médica em relação ao seu diagnóstico ou tratamento e, se desejar, substituição do médico responsável pelo seu atendimento, conforme política da instituição.
Estão CORRETAS as afirmativas:
I. Integrar equipes de prevenção de agravos, promoção, preservação e conservação da saúde e valorização do trabalhador.
II. Notificar ao Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN), os agravos de notificação compulsória relacionados à saúde do trabalhador associados aos distúrbios fonoaudiológicos.
III. Emitir a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) apenas para aqueles trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
IV. Participar das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador em instâncias de Controle Social.
Está correto o que se afirma apenas em
Analise as assertivas abaixo sobre a Lei nº 6.965/1981 e a seguir, assinale a alternativa CORRETA.
I. A Lei nº 6.965/1981 estabelece que o fonoaudiólogo pode atuar apenas no âmbito clínico, estando restrito ao diagnóstico e tratamento de distúrbios da comunicação e da audição, não se aplicando à área educacional ou de saúde pública.
II. A Lei nº 6.965/1981 garante que o fonoaudiólogo tem o direito de exercer sua profissão em diversas áreas, como clínica, hospitais, escolas, empresas e programas de saúde pública, desde que respeite as limitações éticas e técnicas de sua atuação.
III. De acordo com a Lei nº 6.965/1981, o fonoaudiólogo tem a responsabilidade de realizar diagnósticos, prescrever tratamentos e atuar de maneira independente, sem a necessidade de colaboração com outros profissionais da saúde ou da educação.
IV. A Lei nº 6.965/1981 estabelece que o fonoaudiólogo é responsável apenas pela prevenção e tratamento de distúrbios auditivos, não se responsabilizando pela intervenção em distúrbios da linguagem, fala ou funções orais.
Assinale a alternativa INCORRETA sobre os direitos e deveres do profissional fonoaudiólogo.
Analise as assertivas abaixo sobre o Código de Ética da Fonoaudiologia. Em seguida assinale a alternativa CORRETA.
I. Permite que o fonoaudiólogo prescreva medicamentos e tratamentos médicos, desde que autorizados por outros profissionais da saúde.
II. Exige que o fonoaudiólogo mantenha o sigilo das informações sobre os pacientes, respeitando a privacidade e a confidencialidade dos dados, exceto em casos de risco iminente à saúde pública.
III. Permite que o fonoaudiólogo ofereça serviços fora de sua área de competência, desde que o faça de forma transparente e com o consentimento explícito do paciente.
IV. Estabelece que o fonoaudiólogo deve atuar de maneira imparcial e justa, sem prejudicar os direitos do paciente, evitando qualquer forma de discriminação ou exploração.
Assinale a alternativa CORRETA sobre a legislação e ética profissional do fonoaudiólogo.