Questões de Concurso Comentadas sobre motricidade orofacial em fonoaudiologia

Foram encontradas 238 questões

Q3077463 Fonoaudiologia
A avaliação e intervenção em pacientes com encefalopatia crônica não progressiva, como a paralisia cerebral, requerem abordagens multidimensionais. Indique qual das opções a seguir descreve corretamente uma metodologia de avaliação utilizada para identificar as necessidades de comunicação em crianças com paralisia cerebral:
Alternativas
Q3070114 Fonoaudiologia
O movimento principal da mandíbula é a elevação e o abaixamento. Dois conjuntos de músculos são responsáveis por esses movimentos, e eles são chamados de músculos levantadores e abaixadores da mandíbula. Os músculos levantadores da mandíbula são:
Alternativas
Q3067217 Fonoaudiologia
A anquiloglossia, frequentemente chamada de língua presa, é uma condição congênita em que o frênulo lingual é mais curto ou mais espesso do que o usual, o que limita o movimento da língua e pode dificultar a amamentação do recém-nascido. Escolha a alternativa que apresenta os sintomas que um bebê com anquiloglossia pode manifestar durante a amamentação:
Alternativas
Q3007744 Fonoaudiologia
Relacione o músculo a sua respectiva função:

1. Músculo risório. 2. Músculo masseter. 3. Músculo temporal.

( ) seu feixe posterior é o retrusor da mandíbula. ( ) é um potente fechador da cavidade oral. ( ) eleva o lábio superior e separa as comissuras.


Assinale a opção que indica a relação correta na ordem apresentada.
Alternativas
Q2927156 Fonoaudiologia

Assinale a opção que apresenta a definição correta de disfagia.

Alternativas
Q2907497 Fonoaudiologia

Em relação à ausculta cervical, é correto afirmar que

Alternativas
Q2907494 Fonoaudiologia

A terapia fonoaudiológica voltada para pacientes com diagnóstico de disfagia envolve exercícios para

Alternativas
Q2907487 Fonoaudiologia

Em relação às manobras de deglutição propostas para reabilitação do paciente disfágico, a manobra de Mendelsohn tem como objetivo

Alternativas
Q2907458 Fonoaudiologia

O(s) objetivo(s) prioritário(s) da avaliação fonoaudiológica em pacientes disfágicos é(são)

Alternativas
Q2901433 Fonoaudiologia

Sobre a deglutição infantil, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

Alternativas
Ano: 2013 Banca: IBFC Órgão: EBSERH Prova: IBFC - 2013 - EBSERH - Fonoaudiólogo |
Q2900458 Fonoaudiologia

É considerado o exame “gold standard” para a avaliação das disfagias, pois fornece uma imagem dinâmica de todas as fases da deglutição, bem como uma avaliação da anatomia e fisiologia orofaringolaríngea. O texto referese a:

Alternativas
Q2889279 Fonoaudiologia

Com relação aos distúrbios de comunicação nos casos de fissuras labiopalatina, assinale a opção correta.

Alternativas
Q2877577 Fonoaudiologia

Neuropatologia das unidades motoras dos nervos cranianos e espinhais que inervam os músculos da fala (envolvimento do neurônio motor inferior); problemas de fala causados principalmente por fraqueza muscular e hipotonia. Essas características são encontradas na disartria

Alternativas
Q2877567 Fonoaudiologia

Na afasia de Wernicke, a compreensão da linguagem oral

Alternativas
Q2877558 Fonoaudiologia

A disfagia orofaríngea

Alternativas
Q2819575 Fonoaudiologia

O exame é considerado padrão-ouro para a avaliação das disfagias, pois fornece uma imagem dinâmica de todas as fases da deglutição, bem como avalia a anatomia e fisiologia orofaringolaríngea. Esse exame também é indicado para verificar a eficácia das estratégias de reabilitação e fornecer um feedback visual pré e pós-terapia. Essa descrição diz respeito ao recurso denominado

Alternativas
Q2802590 Fonoaudiologia

O ato de deglutir ocorre aproximadamente 600 vezes por dia num homem adulto sadio. Quanto as fases da deglutição assinale a alternativa correta:

Alternativas
Q2781571 Fonoaudiologia

A atuação fonoaudiológica em pacientes disfágicos decorrente de câncer de laringe, programas educativos para paciente, familiares e cuidadores é de extrema importância para o resultado terapêutico fonoaudiológico, promovendo maior aderência do paciente e participação da família para o êxito da proposta de intervenção definida. Assinale a alternativa que considera ações educativas fonoaudiológicas para com o paciente, os cuidadores e os familiares.

Alternativas
Q2772933 Fonoaudiologia
Criança que utiliza como única possibilidade comunicativa a repetição sistemática da última palavra emitida pelo interlocutor, é uma forma de expressão denominada
Alternativas
Q2746547 Fonoaudiologia

O tratamento fonoaudiólogico com base em pares mínimos é indicado para os casos em que a criança possui poucos processos atuantes em sua fala. Desta forma, são exemplos de palavras que formam um par mínimo:

Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: B
4: A
5: A
6: D
7: A
8: D
9: B
10: A
11: B
12: D
13: A
14: A
15: D
16: B
17: B
18: D
19: A
20: E