Questões de Concurso
Sobre agropecuária em geografia
Foram encontradas 716 questões
Em relação a características da sociedade brasileira e ao desenvolvimento nacional, julgue o item que se segue.
A expansão da fronteira agrícola, defendida desde a Era Vargas, foi vigorosamente combatida pelo regime militar, cujos planos se concentravam no Sul e no Sudeste, alvo de seus maiores investimentos na multiplicação de ferrovias e na navegação aérea.
A agricultura ___________ é uma prática agrícola que se baseia na monocultura intensiva, frequentemente associada ao uso pesado de agroquímicos e à mecanização, visando a altas produtividades. Por outro lado, a ___________ promove a diversificação de culturas, a reciclagem de nutrientes e o uso reduzido de insumos químicos, buscando um menor impacto ambiental e a sustentabilidade a longo prazo.
I. Na região Centro-Sul, as terras vêm cada vez mais sendo usadas para produção pecuaristas, diminuindo progressivamente a produção de grãos, tais como soja e milho.
II. As lavouras permanentes têm maior peso nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo, devido à produção de café e laranja.
III. A produção de milho no Brasil está concentrada no Centro-Oeste.
Quais estão corretas?
( ) A lógica do desenvolvimento capitalista na agricultura está dissociada do processo de internacionalização da economia brasileira.
( ) A expansão da produção de soja no Brasil está relacionada ao hábito típico do brasileiro de cozinhar os alimentos utilizando o óleo de soja, por isso não é verdade que a produção de soja para exportação foi incentivada pelos governos militares pós-1964.
( ) Diante da total subordinação do campo à indústria, encontra-se no campo brasileiro o domínio absoluto do modo de produzir industrial e a expansão total do trabalho assalariado.
( ) A industrialização da agricultura tem acelerado o processo de separação entre a cidade e o campo, fazendo com que as lutas dos trabalhadores do campo e da cidade não tenham possibilidade de unificação.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Frutos da herança colonial, podemos apontar como eventos iniciais para a concentração de terras a/as
Disponível em:<https://cnabrasil.org.br/cna/panorama-do-agro . Acesso em setembro de 2024.
Dentre os produtos do Brasil mais consumidos pelos países importadores estão:
Considerando essa ideia, qual cenário específico aparece no campo, a partir das relações capitalistas?
A esse respeito, julgue as opções a seguir e assinale a CORRETA.
(__) A origem da concentração de terras no Brasil está relacionada às sesmarias, grandes extensões de terra concedidas durante a colônia para a produção monocultora no sistema de plantation, destinada à exportação.
(__) A lei de terras de 1850 foi um instrumento que democratizou o acesso à terra no Brasil já que facilitou a apropriação de pequenas propriedades nos estados do Sudeste e Sul.
(__) Os conflitos no campo se concentram apenas nos estados das regiões Centro-Oeste e Norte do país, onde predominam grandes propriedades com pecuária e agricultura de grãos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Sobre a agricultura e sua relação com a economia brasileira, assinale a alternativa CORRETA.
Sobre a estrutura fundiária e a reforma agrária no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA.
[ ]Ao longo da história, a agricultura brasileira passou por diversas transformações e ciclos, que foram iniciados pela economia cafeeira, durante o período colonial.
[ ]A modernização da agricultura no Brasil iniciou-se juntamente ao processo de industrialização, ocorrido no País a partir da década de 1940 e intensificado entre os anos de 1960 e 1970, em que se observa a articulação entre esses dois setores.
[ ]À medida que os empreendimentos agrícolas foram se consolidando, o Brasil transformou-se em um grande player no negócio agrícola global. Destaca-se que o maior incremento da produtividade agrícola ocorreu a partir de 1990, devido ao crescimento das exportações, com a inserção do Brasil na economia globalizada.
[ ] A evolução da agricultura promoveu, ao longo das décadas, uma reconfiguração no espaço geográfico e na divisão territorial do Brasil.