Questões de Concurso
Comentadas sobre aquecimento global em geografia
Foram encontradas 103 questões
(Fonte: G1, 30 de maio de 2024).
Analise as afirmações indicadas.
I. A crescente emissão de CO2 na atmosfera é uma das principais causas do aquecimento global.
II. A queima de combustíveis fósseis não influencia no fenômeno El Niño.
III. As mudanças climáticas são uma das atuais e maiores preocupações globais, com efeitos significativos em ecossistemas, sociedades e economias.
IV. Os incêndios no Pantanal foram causados por fatores naturais, exclusivamente.
Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
Sobre as deposições ácidas, popularmente conhecidas como chuvas ácidas, de acordo com Christopherson e Birkeland (2017), analise as assertivas abaixo:
I. Podem ocorrer como neve ácida, fenômeno que foi constatado na década de 1980 no arquipélago de Svalbard.
II. Causam problemas ambientais que afetam os solos, pois matam micro-organismos, provocando o declínio de nutrientes nos solos atingidos.
III. Provocaram impactos ambientais nas florestas da Europa Oriental devido à sua longa história com queima de carvão e à densidade de atividade industrial.
Quais estão corretas?
O El Niño e a La Niña são partes de um mesmo fenômeno atmosférico-oceânico que ocorre no Oceano Pacífico Equatorial (e na atmosfera adjacente), denominado de El Niño Oscilação Sul (ENOS). O ENOS refere-se às situações nas quais o Oceano Pacífico Equatorial está mais quente (El Niño), ou mais frio (La Niña) do que a média histórica. A mudança na temperatura do Oceano Pacífico Equatorial acarreta efeitos globais na temperatura e precipitação.
Disponível em: http://enos.cptec.inpe.br/. Acesso em: 13 abr. 2023 [fragmento].
Assinale uma consequência do fenômeno El Niño para aspectos climáticos da América Latina.
O clima refere-se às condições atmosféricas de longo prazo em uma determinada região, enquanto o tempo representa as condições atmosféricas de curto prazo. A temperatura, a umidade, a pressão atmosférica e a precipitação são elementos que compõem tanto o clima quanto o tempo. Mudanças climáticas, como o aquecimento global, têm impacto direto no clima, enquanto fenômenos meteorológicos, como tempestades e frentes frias, são eventos relacionados ao tempo. Sobre clima e tempo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O clima está relacionado a eventos atmosféricos de curto prazo.
( ) A temperatura é um elemento que influencia tanto o clima quanto o tempo.
( ) Mudanças climáticas afetam principalmente eventos meteorológicos de curto prazo.
( ) Fenômenos meteorológicos estão ligados ao clima, mas não ao tempo.
A sequência está correta em
As mudanças climáticas extremas vivenciadas desde o ano passado colocaram o planeta em estado de alerta máximo. Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), 2023 é considerado o mais quente em 174 anos de medições meteorológicas, superando 2016, com 1,29°C acima da média, e 2020, com 1,27°C a mais que o normal. Apesar dos esforços para minimizar os efeitos da crise, 2024 deve ser ainda mais preocupante.
DOURADO, Isabel. Meio ambiente entra em alerta máximo em 2024. Disponível em:https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2024/01/6781580-meio-ambiente-entra-em-alerta-maximo-em-2024.html . Acesso em: 25 mai. 2024.
As consequências das alterações climáticas se devem ao aquecimento das águas do Pacífico, pelo fenômeno conhecido como
I. O El Niño é uma oscilação multianual que afeta os padrões das temperaturas e pressão atmosférica. II. O El Niño afeta a temperatura e a precipitação em escala global. III. O fenômeno El Niño exerce grande influência na costa do Peru, mas não interfere na dinâmica climática global. IV. El Niño é um fenômeno climático que provoca o resfriamento da temperatura das águas do Oceano Pacífico.
Marque a alternativa que contém as afirmações VERDADEIRAS.
I. As mudanças climáticas decorrentes do aquecimento global, provocado pela intensificação do efeito estufa, levaram a Organização Meteorológica Mundial (OMM) e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) a criar, em 1988, o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, um grupo formado por cientistas de mais de 100 países.
II. Muitos gases são emitidos em decorrência de atividades humanas. A emissão de dióxido de carbono (proveniente da queima dos combustíveis fósseis e, principalmente, das queimadas) contribui para o aumento da retenção de calor na atmosfera, elevando a temperatura média do planeta.
III. A ilha de calor é uma das mais evidentes demonstrações da ação humana como fator de mudança climática. O fenômeno resulta da elevação das temperaturas médias nas áreas urbanizadas das grandes cidades, em comparação com áreas vizinhas.
Quais estão corretas?
A reportagem anuncia a maior enchente na história do Rio Guaíba, localizado no Rio Grande do Sul. Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) fazem parte das metas globais estabelecidas pelas Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável. A ODS número 13 Ação Contra a Mudança Global do Clima” que visa tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus “ impactos. Acerca desse assunto, tendo em vista o problema apontado, dentro de uma perspectiva geográfica, é CORRETO afirmar:
A energia suja é aquela que polui e libera resíduos na atmosfera ou gases poluentes que geram o efeito estufa ou o aquecimento global. A energia limpa não polui a atmosfera e não libera resíduo quando está sendo consumida ou produzida.
São exemplos de energia limpa e suja, respectivamente:
I- Os domínios são classificados em uma escala regional invariável, com características climáticas que influenciam na dinâmica de plantas, animais e comunidades de microrganismos (componente biótico) e o ambiente não vivo ou abiótico (água, ar, solo), interagindo como uma unidade funcional. II- No Sistema Nacional de Unidades de Conservação as unidades de proteção integral são áreas destinadas à preservação da natureza, onde são proibidas atividades que possam alterar a sua composição biótica, física e química, sendo permitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais, como a pesquisa científica, a educação ambiental e o turismo ecológico. III- As Áreas de Proteção Ambiental são unidades de conservação de uso sustentável, criadas com o objetivo de conciliar a conservação da biodiversidade e dos recursos naturais com o uso racional e compatível com a conservação dos mesmos. IV- Um bioma é delimitado por critérios em escala continental da origem das floras e faunas em relação à formação e separação dos continentes, e das grandes mudanças climáticas e geológicas, possuindo numerosas famílias e gêneros endêmicos.
Está CORRETO o que se afirma em:
Julgue o item que se segue.
O derretimento das geleiras, provocado pelo aquecimento
global, resultará no aumento do nível do mar, ameaçando
áreas costeiras com inundações e erosões, segundo
alertas do IPCC.
I. Energias renováveis, como solar e eólica, contribuem para a redução da dependência de combustíveis fósseis.
II. A reciclagem é um processo desnecessário que não impacta positivamente o meio ambiente.
III. Políticas de redução de emissões de carbono são cruciais para combater as mudanças climáticas.
IV. O desenvolvimento econômico deve ocorrer independentemente das consequências ambientais.
Assinale a alternativa correta:
Como o aquecimento global ameaça a agropecuária brasileira
Brasil deveria ser o primeiro a defender medidas para mitigar mudanças climáticas, diz pesquisador
Um terço da produção mundial de alimentos está em risco por conta das emissões de gases do efeito estufa e do aquecimento global. O Brasil, grande produtor agropecuário, deve ser seriamente afetado, se medidas não forem tomadas para reduzir a degradação ambiental. Em um cenário de alta emissão, grandes partes do Brasil estariam fora do ambiente climático seguro. De acordo com nossas estimativas, cerca de 17% da produção agrícola brasileira de alimentos e 37% da produção pecuária podem estar fora do espaço climático seguro até o fim deste século.
Disponível em https://www.brasildefato.com.br/2021/05/30/como-o-aquecimentoglobal-ameaca-a-agropecuaria-brasileira. Adaptado.
De acordo com o Texto IV ,a questão ambiental é, no Brasil, um problema que deve ser encarado pelo país como uma questão
I A exploração do carvão mineral feita a céu aberto acentua a deterioração da paisagem, afetando os corpos d’água de superfície.
II O aproveitamento dos enriquecimentos minerais que ocorrem na parte superficial do relevo implica baixo impacto ambiental e produz baixo volume de rejeitos.
III A maior parte da garimpagem praticada por grandes máquinas, em razão de sua tecnologia avançada, produz baixo impacto na paisagem.
Assinale a opção correta.
I. A redução da camada de ozônio continua sendo o resultado de substâncias químicas produzidas pelo ser humano que dissociam o ozônio. Contudo, a ação dos ventos acaba por concentrar os poluentes sobre a Antártida, onde o buraco na camada de ozônio é maior.
II. A poluição atmosférica antropogênica está concentrada em áreas urbanas (como a Índia setentrional e a China oriental), que estão sendo afetadas por níveis não saudáveis de poluição.
III. A poluição natural oriunda de incêndios naturais, vulcões e poeira soprada pelo vento é prejudicial à saúde humana.
Quais estão corretas?