Questões de Concurso Sobre conceitos demográficos em geografia

Foram encontradas 418 questões

Q3102619 Geografia
As categorias raciais no Brasil são divididas pelo IBGE em preto, pardo, branco, indígena e amarelo. Com base nesta diferenciação considere as proposições abaixo e responda:

I- Amarelo se refere à pessoa que se declara de origem oriental: japonesa, chinesa, coreana;
II- Pardo são as que vivem em aldeias como as que vivem fora delas, inclusive em áreas quilombolas e em cidades;
III- Branco é quem se declara branco e possui características físicas historicamente associadas às populações europeias.

Dos itens acima:
Alternativas
Q3100404 Geografia

Observe a pirâmide da população abaixo: 


Q31.png (372×331)


https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/ 18318-piramide-etaria.html



Analise as afirmativas abaixo em relação à pirâmide.



1. A pirâmide de idades é um gráfico que mostra o número de habitantes e sua distribuição por sexo e idade.


2. Quando a pirâmide etária apresenta uma base larga, significa dizer que há uma menor proporção de crianças nascendo, ou que a natalidade é baixa.


3. Quando a pirâmide apresenta um aspecto triangular, o percentual de jovens no conjunto da população é alto.


4. A base larga de uma pirâmide indica que a taxa de natalidade é baixa.


5. Quando uma pirâmide apresenta um topo estreito, indica que há uma pequena participação de idosos no conjunto total da população.



Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Q3076684 Geografia
Predominantemente masculina e jovem até os anos 1940, a população brasileira vem se transformando em ritmo equivalente ao de países asiáticos. E as mulheres, que demoraram muito mais do que os homens a poderem votar, hoje também superam numericamente os eleitores masculinos - além de impulsionarem o crescimento da população economicamente ativa do país.
(Fonte: Agência de notícias BBC News Brasil, 4 de setembro de 2022).

Por população economicamente ativa entende-se: 
Alternativas
Q3073443 Geografia
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida composta criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), para avaliar o desenvolvimento dos países em termos de bem-estar humano, ao invés de apenas considerar indicadores econômicos como o Produto Interno Bruto (PIB). O IDH foi desenvolvido em 1990 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e é publicado anualmente no Relatório de Desenvolvimento Humano. Assinale a alternativa CORRETA sobre este importante indicador social:
Alternativas
Q3070300 Geografia
(...) é um processo de requalificação dos espaços que tem como consequência a transformação econômica e a mudança do perfil social local. No Brasil e nos países sul-americanos, este processo não ocorre somente nos centros urbanos, mas também em áreas rurais, regiões costeiras com potencial turístico, áreas preservadas e até mesmo em regiões ocupadas por povos tradicionais (comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhas etc.).
FERREIRA, M V C. Processo de gentrificação em Territórios Tradicionais nas Unidades de Conservação da América do Sul -causas e efeitos na Vila de Caraíva/BA. Disponível em: https://proceedings.science/p/110364?lang=pt-br. Acesso: 14 set. 2023.

O processo apresentado na citação refere-se a 
Alternativas
Q3066868 Geografia
Marque a alternativa que melhor descreve a situação das taxas de fecundidade das mulheres brasileiras nos últimos anos:
Alternativas
Q3063994 Geografia
As teorias demográficas buscam explicar o ritmo de crescimento populacional no contexto mundial e em escala local de cada país. Os elementos demográficos como a taxa de natalidade, de mortalidade e o processo migratório são extensivamente discutidos nas teorias. Diante disso, assinale alternativa que caracteriza corretamente teoria demográfica: 
Alternativas
Q3061001 Geografia
De forma geral e expedita, entende-se por demografia o estudo que visa efetuar o levantamento e esclarecer o perfil e a evolução das populações humanas no tempo e no espaço. Para tanto, faz uso de conceitos e indicadores demográficos expressos quantitativamente. No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é o principal responsável pela elaboração e divulgação de pesquisas de população, tendo como instrumento o censo demográfico. No último censo, o referido Instituto contabilizou uma população absoluta de 203.080.756 habitantes, sendo 104.548.326 mulheres e 98.532.431 homens. A população absoluta encontra-se distribuída por uma área de 8.510.417 km². Tendo por base as informações anteriores, pode-se afirmar que a densidade demográfica do território brasileiro é de:
Alternativas
Q3059406 Geografia
O Índice de Gini, criado pelo matemático italiano Conrado Gini, é um instrumento para medir o grau de concentração de renda em determinado grupo. Ele aponta a diferença entre os rendimentos dos mais pobres e dos mais ricos.
Sabendo que o índice de Gini de São Lourenço da Mata é de 0,50, avalie as alternativas a seguir e assinale aquela que apresenta a característica socioeconômica, de acordo com o IBGE (dados de 2021/2022), que justifica essa medição. 
Alternativas
Q3059391 Geografia
      O Censo 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), trouxe dados atualizados do panorama da população indígena no país. Os indígenas no Brasil somam mais de 1,69 milhão de pessoas. Mesmo com esse aumento populacional, em relação a 2010 que era pouco mais de 890 mil, e com seus direitos reconhecidos pela Constituição Federal de 1988, os povos indígenas ainda continuam a batalha pela demarcação de suas legítimas terras, além dos desafios diante da possibilidade do respeito à diferença e reais necessidades para sua continuidade humana e social.

Para a população indígena brasileira, a condição da terra representa 
Alternativas
Q3056507 Geografia

Os conceitos demográficos, econômicos e políticos são fundamentais para entender a organização espacial das sociedades e suas dinâmicas no espaço geográfico.

Sobre esses conceitos, analise as alternativas e assinale a correta:

Alternativas
Q3056500 Geografia
O estudo das relações entre os aspectos econômicos, demográficos e políticos permite analisar as dinâmicas populacionais e o desenvolvimento socioeconômico das regiões. Com base nesses conceitos, assinale a alternativa correta: 
Alternativas
Q3051369 Geografia
A dinâmica demográfica brasileira é caracterizada por complexos padrões de crescimento populacional, migração interna e mudanças na estrutura etária e familiar. Tendo como referência a dinâmica demográfica brasileira, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3035880 Geografia
Algumas teorias demográficas populacionais são bastante pessimistas e alarmistas no que diz respeito à relação entre crescimento demográfico e a disponibilidade de alimentos e recursos naturais. Outras apontam o crescimento como consequência do subdesenvolvimento, já outra determinada teoria demográfica prevê a estagnação do crescimento populacional ao fim de diferentes fases de transformação, o que acontece em momentos distintos nos países. No que se refere à teoria desenvolvida nas primeiras décadas do século 20 e que prevê que o crescimento de uma população não acontece de maneira constante nem infinitamente, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3022873 Geografia

Os movimentos migratórios têm diferentes classificações, entre elas, as em relação à direção dos deslocamentos. De acordo com Dantas, Morais e Fernandes (2011), são exemplos de movimentos migratórios classificados quanto à direção dos deslocamentos:


I. Migrações externas que ocorreram no decorrer do século XIX e na primeira metade do século XX, com grandes movimentos migratórios de deslocamentos de europeus e asiáticos para a América e a Oceania, sendo que, de forma geral, os chineses elegeram como destino o México, os indianos, as Guianas, e os japoneses, os Estados Unidos.


II. Migrações internas do tipo sazonais, como os deslocamentos de trabalhadores das regiões semiáridas do sul do Saara, no continente Africano, para áreas úmidas na época da colheita de cacau e café.


III. Migrações internas do tipo pendulares, como o movimento dos “transfronteiriços”, onde trabalhadores atravessam as fronteiras entre dois países para trabalhar ou utilizar serviços.


Quais estão corretos?

Alternativas
Q3022872 Geografia

No Censo de 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram levantadas informações sobre a população residente no Brasil. Referente aos dados relativos às populações indígenas brasileiras, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. As populações indígenas que residem em terras indígenas têm idade mediana de 25 anos, 10 anos menos do que a população não indígena residente no Brasil.


II. O Acre apresenta a maior idade mediana entre a população indígena: 45 anos.


III. A região Norte apresenta o menor índice de envelhecimento da população indígena: 19 pessoas com 60 anos ou mais para cada 100 indígenas de até 14 anos de idade.


IV. O maior peso percentual de indígenas concentra-se na faixa de idade entre zero e 14 anos (29,95%). Em terras indígenas, essa faixa de idade chega a 40,54%. 

Alternativas
Q3011999 Geografia
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) compara indicadores de países nos itens riqueza, alfabetização, educação, esperança de vida, natalidade e outros, com o intuito de avaliar o bem-estar de uma população, especialmente das crianças. Varia de zero a um e é divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) em seu relatório anual.

No município de Alhandra, O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), em 2010, foi de:
Alternativas
Q2972309 Geografia

Analise as afirmativas a seguir:


I. A população sul-mato-grossense espera uma redução na taxa de crescimento demográfico.

II. Vem ocorrendo, no Estado do Mato Grosso do Sul, um declínio do número de filhos por mulheres.

III. A diminuição da taxa de mortalidade, que vem ocorrendo nos últimos anos no Mato Grosso do Sul, resulta em ganhos na esperança de vida.


Assinale:

Alternativas
Q2953165 Geografia

Com relação aos efeitos da difusão das redes de telecomunicações e da intensificação dos fluxos de informação na dinâmica territorial brasileira, a partir da década de 1980, analise as afirmativas a seguir.

I. Alguns centros urbanos que extraíam sua força dos laços de proximidade geográfica foram marginalizados.

II. A comunicação entre parceiros econômicos por meio das novas redes foi acompanhada de seletividades espacial.

III. As diferentes regiões do país se tornaram mais homogêneas quanto ao seu conteúdo e às suas vantagens locacionais.

Assinale:

Alternativas
Q2953097 Geografia

Mesmo passados mais de 120 anos da sanção da Lei Áurea, decisões de organismos governamentais, para atender às demandas territoriais no país, são conflitantes e mesmo contraditórias, como no caso dos quilombos. Com relação ao trecho acima, analise as afirmativas a seguir.

I. Há um deliberado “esquecimento” das comunidades e dos territórios derivados de antigos quilombos, sítio geográfico estratégico onde se agrupavam pessoas de origem africana.

II. A situação dos quilombos contemporâneos, apesar das disposições constitucionais de 1988, tem sido tratada com ações episódicas e fragmentárias.

III. Os quilombos são associados a algo do passado, como se não fizessem parte da vida nacional contemporânea.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: C
4: D
5: C
6: B
7: C
8: C
9: B
10: E
11: A
12: B
13: D
14: D
15: D
16: E
17: A
18: E
19: D
20: E