Questões de Concurso
Sobre conceitos demográficos em geografia
Foram encontradas 440 questões
Os continentes apresentam diversidades marcantes em suas dinâmicas populacionais, econômicas e ambientais, influenciadas por fatores históricos, culturais e naturais. Considerando essas particularidades, analise as afirmações abaixo:
I. A África possui a maior taxa de crescimento populacional entre os continentes, com desafios significativos relacionados à segurança alimentar e ao acesso a serviços básicos.
II. A Europa é o continente mais urbanizado do mundo, com uma população predominantemente jovem e taxas crescentes de natalidade.
III. A Ásia concentra as maiores economias emergentes globais, como China e Índia, além de ser o continente mais populoso.
IV. A Oceania, embora possua baixa densidade demográfica, enfrenta desafios ambientais significativos, como a elevação do nível do mar que ameaça países insulares.
V. As Américas apresentam um padrão desigual de desenvolvimento econômico, com os Estados Unidos liderando a economia global e países da América Latina enfrentando problemas estruturais de desigualdade.
Assinale a alternativa que indica as afirmações corretas:
I – Em relação aos fluxos de pessoas, observa-se que há fluxos que ocorrem de formas variadas: permanente, temporária e pendular.
II – O fluxo de pessoas é livre, ou seja, não está vinculado a nenhuma condição básica.
III – A tecnologia contribui para a efetividade dos fluxos de informação e comunicação, em que se observa que esses dois conceitos são sinônimos (informação e comunicação).
IV - Um dos maiores símbolos do fluxo de capitais na atualidade são as bolsas de valores, locais em que são negociados títulos e ações de diversas empresas multinacionais, sendo um dos mercados mais arriscados e rentáveis.
É verdadeiro o que se afirma em:
I - Marcado pela unidade da língua, pela manutenção da integridade territorial da antiga América Portuguesa, o Brasil foi capaz de absorver inúmeras nacionalidades e culturas ao longo de sua formação histórica.
II - Observa-se que são todos brasileiros, neutralizando a autêntica “Babel cultural” que caracterizou a formação histórica do Brasil, em termos de línguas, costumes e crenças, em que se observa o abrasileiramento com significativa consciência de “nação”, formada por múltiplas nações.
Sobre o índice de Gini, assinale a alternativa incorreta:
Julgue o item a seguir, em relação a teorias demográficas e ao crescimento populacional.
Segundo a teoria malthusiana, o crescimento da população aconteceria de forma muito intensa e rápida, em progressão geométrica, enquanto os meios de sustento cresceriam em progressão aritmética.
Julgue o item a seguir, em relação a teorias demográficas e ao crescimento populacional.
As teorias demográficas estão atreladas ao crescimento populacional, conceito que se soma ao crescimento vegetativo e à taxa de imigração.
Julgue o item a seguir, em relação a teorias demográficas e ao crescimento populacional.
Segundo a teoria reformista, a população mais pobre passa fome não porque o planeta não dá conta de produzir alimentos suficientes, mas porque a distribuição de renda acontece de maneira desigual.
Julgue o item a seguir, em relação a teorias demográficas e ao crescimento populacional.
A velocidade de crescimento da população é sempre maior que a velocidade da produção dos recursos, motivo pelo qual parte da população fatalmente acaba ficando sem alimentos.
Julgue o item a seguir, em relação a teorias demográficas e ao crescimento populacional.
O maior quantitativo populacional é sempre prejudicial, visto que nenhum dos países considerados desenvolvidos é muito populoso.
Considerando o contexto de Santa Catarina, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) investigou pela primeira vez os integrantes dos povos e comunidades tradicionais. De acordo com o Censo 2022, a população quilombola do país é de 1,32 milhão de pessoas, ou 0,65% do total de habitantes do País. A Bahia é a unidade da Federação com maior quantidade de quilombolas: 397.059 pessoas, ou 29,90% da população quilombola recenseada.
BRASIL. Ministério das Mulheres. Boletim Observa Gênero.
Quem é a população quilombola investigada pelo IBGE?