Questões de Concurso
Sobre conceitos demográficos em geografia
Foram encontradas 495 questões
Observe o quadro a seguir.
O quadro acima apresenta o crescimento populacional das principais cidades da Microrregião do Meia Ponte, no estado de Goiás, de 1950 até 2010. Além disso, demonstra que até a década de 1950 Morrinhos teve uma população maior que a de Itumbiara e Caldas Novas, o que se reverte com o início do processo de
Fonte: MOREIRA, V. M. L. Reinventando a autonomia: liberdade, propriedade, autogoverno e novas identidades indígenas na capitania do Espírito Santo, 1535-1822. São Paulo: Humanitas, 2019. p. 26.
O trecho considera as explicações predominantes sobre as relações entre nações indígenas e as populações portuguesas, enfatizando a diminuição demográfica dos indígenas desde o século XVI até o início do XIX.
Sobre as formas de convivência entre os portugueses e os diferentes grupos indígenas, considere as afirmativas a seguir.
I → A interpretação que enfatiza a destruição dos grupos indígenas e seu desaparecimento da sociedade portuguesa que se encontrava na América e, mais tarde, da brasileira justifica o silencionamento sistemático da atuação histórica dos grupos indígenas.
II → A despeito da proibição legal da escravidão de indígenas no ano de 1570, essa forma de trabalho continuou a ser utilizada até o século XIX, mediante a justificativa da guerra justa, que autorizava a escravização de grupos rotulados como hostis aos portugueses.
III → A palavra indígena homogeneíza as diferentes populações e seus traços culturais distintos, o que dificulta reconhecermos a existência histórica e a continuidade de grupos específicos.
IV → Processos como a conversão ao catolicismo desfiguraram culturalmente muitas das populações nativas e, por consequência, impedem que essas populações possam ser classificadas como indígenas.
Está(ão) correta(s)
Essa noite, eu tive um sonho de sonhador
Maluco que sou, eu sonhei
Com o dia em que a Terra parou
Com o dia em que a Terra parou
Foi assim
No dia em que todas as pessoas
Do planeta inteiro
Resolveram que ninguém ia sair de casa
Como que se fosse combinado em todo o planeta
Naquele dia, ninguém saiu de casa, ninguém
O empregado não saiu pro seu trabalho
Pois sabia que o patrão também não tava lá
Dona de casa não saiu pra comprar pão
Pois sabia que o padeiro também não tava lá
[...]
No dia em que a Terra parou
E nas Igrejas nem um sino a badalar
Pois sabiam que os fiéis também não tavam lá
E os fiéis não saíram pra rezar
Pois sabiam que o padre também não tava lá
E o aluno não saiu para estudar
Pois sabia o professor também não tava lá
E o professor não saiu pra lecionar
Pois sabia que não tinha mais nada pra ensinar
No dia em que a Terra parou
[...]
Fonte: SEIXAS, R. O dia em que a Terra parou. Composição de Raul Seixas e Cláudio Roberto. LP O dia em que a Terra parou, Warner Chappell, 1978, faixa 3.
Qual conceito geográfico pode ser corretamente abordado a partir da canção para explicar as mudanças no espaço geográfico decorrentes do sonho mencionado?

Fonte: SÍNTESE dos indicadores sociais, 1999, Rio de Janeiro: IBGE, 2000, p. 29 (Estudos & Pesquisas, 4). In: MOREIRA, J. C.; SENE, E. Geografia para o ensino médio: Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2002. (Adaptado)
Para explicar o gráfico, o professor de geografia precisaria utilizar dois indicadores populacionais, que são
Sobre população, é CORRETO afirmar que, EXCETO:
O estudo demográfico possui uma importância fundamental na análise dos padrões populacionais de uma determinada localidade. A partir dela, é possível identificar e analisar a estrutura da população, que pode ser classificada por características étnicas, sociais e econômicas, por exemplo.
(...) Segundo o último censo do IBGE, Canaã dos Carajás (PA) foi o município brasileiro com o maior aumento proporcional de domicílios desde o censo de 2010.
A respeito do texto apresentado, assinale a afirmativa correta.
“[...] na Curva da Jurema: ‘A elite não pode ter vista para os pobres
Frequentadores apontam elitização da praia, historicamente popular, para atender ao mercado imobiliário.
As mudanças ocorridas na praia da Curva da Jurema, em Vitória, têm ganhado repercussão nas redes sociais. [...] caminhar por lá sem notar as mudanças feitas é praticamente impossível. Os quiosques, outrora mais simples, deram lugar a outros, mais sofisticados, e, consequentemente, mais caros.
Agora já não se encontra com tanta facilidade grupos de banhistas que se divertem com a bola ou outros objetos trazidos de casa, mas é visível, em espaços grandes da faixa de areia, quadras de beach tennis e canoas Va’a, atividades pagas. Academia, café, lojas de roupa, tudo isso agora faz parte do cenário.
Em um quiosque, uma senhora, acompanhada de um rapaz, pede o cardápio, mas é informada de que não pode comer ali porque não é autorizado consumir no local portando uma caixa de isopor. E a dela, escrito ‘vende-se chup chup’, foi motivo para que, independentemente de pedir o cardápio como uma cliente qualquer, não pudesse usufruir dos serviços.
Com a roupagem de revitalização, reurbanização, melhoria, para muitos, essas mudanças podem parecer positivas, mas para outros, principalmente moradores das periferias que há anos veem na praia da Curva da Jurema uma atividade de lazer a custos baixos, trata-se de um processo de elitização e apropriação do espaço público.”
Fonte: Gentrificação na Curva da Jurema: ‘A elite não pode ter vista para os pobres’ - Século Diário.Acesso 19 Fev. 2025.
Esse projeto urbano realizado na cidade de Vitória (ES) transformou a dinâmica do local, promovendo diferentes experiências e consequências para os grupos que visitam e, principalmente, para os moradores dessa região, a exemplo do aumento do custo de vida e surgimento de inúmeros empreendimentos imobiliários mudando a paisagem na região.
Nesse sentido, o processo intrínseco aos grupos que viviam nesse espaço pode ser apontado, considerando as transformações ocorridas, como:

Considerando esses dados, a perspectiva da transição demográfica no mundo é explicada pela alteração do crescimento

https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pi/panorama. Acesso em 12 fev. 2025.
Com base na pirâmide etária do estado Piauí, pode-se dizer que o Piauí é um estado
A partir desses dados, conclui-se que o Piauí é um estado

Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil / IBGE, Coordenação de População e Indicadores Sociais. IBGE Biblioteca, 2024. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv102066_informativo.pdf>. Acesso em: 06 set. 2024.
A partir das informações apresentadas na tabela, afirma-se que
I. o percentual da população preta ou parda com acesso à universidade é bastante reduzido, se comparado ao índice da população branca, tanto entre as mulheres, quanto entre os homens. Nesse último grupo, o percentual da população preta ou parda com ensino superior é inferior à metade do registrado na população masculina branca.
II. o grau de escolaridade da população feminina é menor em relação à masculina, devido aos problemas estruturais enfrentados pelas mulheres na sociedade brasileira, como as barreiras que elas encontram para integrar-se ao mercado de trabalho, isso evidenciado pelo menor número de mulheres com curso superior do que o apresentado pelos homens.
III. os indicadores educacionais, a despeito de melhoras ocorridas nos últimos anos, mostram uma grande defasagem na sociedade brasileira, evidenciada pela sua baixa taxa de escolaridade média, visto que mais de trinta por cento da população total possuem, no máximo, o ensino fundamental incompleto, tanto no total da população masculina, quanto no total da população feminina.
Estão corretas as afirmativas
Observe a imagem a seguir sobre o efetivo populacional:
Disponível em: <https://www.populationpyramid.net/pt/vietname/2023/#google_vignette>.
Acesso em: 05 set. 2024.
Analise as afirmativas a seguir:
I. Trata-se de um país de população jovem, o que é demonstrado no alargamento da base e no estreitamento do topo na pirâmide, no ano do levantamento.
II. Tem um significativo crescimento populacional até, pelo menos, a década de 2020, mas que pode estagnar e diminuir nas próximas décadas, devido à redução dos índices de fecundidade.
III. Possui um maior número de população feminina no corpo e no ápice da pirâmide, o que evidencia uma expectativa de vida maior do que a masculina.
IV. Demonstra um número maior de crianças e jovens do sexo masculino, o que é explicado por questões sociais, culturais e religiosas presentes no referido país.
Estão corretas apenas as afirmativas
Sobre o crescimento demográfico e os movimentos migratórios no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA.
( ) A capacidade do ser humano de se reproduzir é semelhante à capacidade de produção de alimentos nas grandes cidades mundiais.
( ) Para o controle do aumento da população, um dos métodos é evitar as mortes que acontecem nos meios rurais por falta de saneamento básico.
( ) O controle definitivo da população mundial acontece através da limitação de oferta de alimentos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Os continentes apresentam diversidades marcantes em suas dinâmicas populacionais, econômicas e ambientais, influenciadas por fatores históricos, culturais e naturais. Considerando essas particularidades, analise as afirmações abaixo:
I. A África possui a maior taxa de crescimento populacional entre os continentes, com desafios significativos relacionados à segurança alimentar e ao acesso a serviços básicos.
II. A Europa é o continente mais urbanizado do mundo, com uma população predominantemente jovem e taxas crescentes de natalidade.
III. A Ásia concentra as maiores economias emergentes globais, como China e Índia, além de ser o continente mais populoso.
IV. A Oceania, embora possua baixa densidade demográfica, enfrenta desafios ambientais significativos, como a elevação do nível do mar que ameaça países insulares.
V. As Américas apresentam um padrão desigual de desenvolvimento econômico, com os Estados Unidos liderando a economia global e países da América Latina enfrentando problemas estruturais de desigualdade.
Assinale a alternativa que indica as afirmações corretas:
I – Em relação aos fluxos de pessoas, observa-se que há fluxos que ocorrem de formas variadas: permanente, temporária e pendular.
II – O fluxo de pessoas é livre, ou seja, não está vinculado a nenhuma condição básica.
III – A tecnologia contribui para a efetividade dos fluxos de informação e comunicação, em que se observa que esses dois conceitos são sinônimos (informação e comunicação).
IV - Um dos maiores símbolos do fluxo de capitais na atualidade são as bolsas de valores, locais em que são negociados títulos e ações de diversas empresas multinacionais, sendo um dos mercados mais arriscados e rentáveis.
É verdadeiro o que se afirma em:
I - Marcado pela unidade da língua, pela manutenção da integridade territorial da antiga América Portuguesa, o Brasil foi capaz de absorver inúmeras nacionalidades e culturas ao longo de sua formação histórica.
II - Observa-se que são todos brasileiros, neutralizando a autêntica “Babel cultural” que caracterizou a formação histórica do Brasil, em termos de línguas, costumes e crenças, em que se observa o abrasileiramento com significativa consciência de “nação”, formada por múltiplas nações.