Questões de Concurso
Comentadas sobre conceitos demográficos em geografia
Foram encontradas 407 questões
Sobre o processo de ocupação e valorização territorial do Brasil ao longo da história, indique quais afirmativas estão corretas:
I.A produção de cana-de-açúcar no Nordeste durante o período colonial deu origem a uma estrutura agrária baseada no latifúndio, voltada para o mercado externo, e permanece uma atividade econômica importante para a região.
II.A ocupação da Amazônia, intensificada durante o período militar com políticas de incentivo à migração e ao desenvolvimento regional, foi realizada com atenção significativa à preservação dos ecossistemas locais e resultou em baixa degradação ambiental.
III.A expansão da fronteira agrícola, principalmente no Centro-Oeste, foi incentivada por políticas governamentais de ocupação territorial e investimento em infraestrutura, sendo um dos principais fatores de valorização econômica dessa região.
IV.A atividade mineradora no Sudeste, principalmente em Minas Gerais no século XVIII, foi um dos fatores que contribuíram para o desenvolvimento econômico da região, sendo a mineração uma atividade ainda presente e relevante nos dias atuais.
Sobre o crescimento demográfico e os movimentos migratórios no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA.
( ) A capacidade do ser humano de se reproduzir é semelhante à capacidade de produção de alimentos nas grandes cidades mundiais.
( ) Para o controle do aumento da população, um dos métodos é evitar as mortes que acontecem nos meios rurais por falta de saneamento básico.
( ) O controle definitivo da população mundial acontece através da limitação de oferta de alimentos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Os continentes apresentam diversidades marcantes em suas dinâmicas populacionais, econômicas e ambientais, influenciadas por fatores históricos, culturais e naturais. Considerando essas particularidades, analise as afirmações abaixo:
I. A África possui a maior taxa de crescimento populacional entre os continentes, com desafios significativos relacionados à segurança alimentar e ao acesso a serviços básicos.
II. A Europa é o continente mais urbanizado do mundo, com uma população predominantemente jovem e taxas crescentes de natalidade.
III. A Ásia concentra as maiores economias emergentes globais, como China e Índia, além de ser o continente mais populoso.
IV. A Oceania, embora possua baixa densidade demográfica, enfrenta desafios ambientais significativos, como a elevação do nível do mar que ameaça países insulares.
V. As Américas apresentam um padrão desigual de desenvolvimento econômico, com os Estados Unidos liderando a economia global e países da América Latina enfrentando problemas estruturais de desigualdade.
Assinale a alternativa que indica as afirmações corretas:
Julgue o item a seguir, em relação a teorias demográficas e ao crescimento populacional.
Segundo a teoria malthusiana, o crescimento da população aconteceria de forma muito intensa e rápida, em progressão geométrica, enquanto os meios de sustento cresceriam em progressão aritmética.
Julgue o item a seguir, em relação a teorias demográficas e ao crescimento populacional.
As teorias demográficas estão atreladas ao crescimento populacional, conceito que se soma ao crescimento vegetativo e à taxa de imigração.
Julgue o item a seguir, em relação a teorias demográficas e ao crescimento populacional.
Segundo a teoria reformista, a população mais pobre passa fome não porque o planeta não dá conta de produzir alimentos suficientes, mas porque a distribuição de renda acontece de maneira desigual.
Julgue o item a seguir, em relação a teorias demográficas e ao crescimento populacional.
A velocidade de crescimento da população é sempre maior que a velocidade da produção dos recursos, motivo pelo qual parte da população fatalmente acaba ficando sem alimentos.
Julgue o item a seguir, em relação a teorias demográficas e ao crescimento populacional.
O maior quantitativo populacional é sempre prejudicial, visto que nenhum dos países considerados desenvolvidos é muito populoso.
Considerando o contexto de Santa Catarina, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) investigou pela primeira vez os integrantes dos povos e comunidades tradicionais. De acordo com o Censo 2022, a população quilombola do país é de 1,32 milhão de pessoas, ou 0,65% do total de habitantes do País. A Bahia é a unidade da Federação com maior quantidade de quilombolas: 397.059 pessoas, ou 29,90% da população quilombola recenseada.
BRASIL. Ministério das Mulheres. Boletim Observa Gênero.
Quem é a população quilombola investigada pelo IBGE?