Questões de Concurso Comentadas sobre crescimento em geografia

Foram encontradas 138 questões

Q3061001 Geografia
De forma geral e expedita, entende-se por demografia o estudo que visa efetuar o levantamento e esclarecer o perfil e a evolução das populações humanas no tempo e no espaço. Para tanto, faz uso de conceitos e indicadores demográficos expressos quantitativamente. No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é o principal responsável pela elaboração e divulgação de pesquisas de população, tendo como instrumento o censo demográfico. No último censo, o referido Instituto contabilizou uma população absoluta de 203.080.756 habitantes, sendo 104.548.326 mulheres e 98.532.431 homens. A população absoluta encontra-se distribuída por uma área de 8.510.417 km². Tendo por base as informações anteriores, pode-se afirmar que a densidade demográfica do território brasileiro é de:
Alternativas
Q3060969 Geografia
Analise as seguintes assertivas sobre aspectos de geografia a nível mundial:

I. O Rio Nilo, localizado na Ásia, é o mais extenso do mundo.
II. O Deserto do Saara é o maior deserto quente do planeta.
III. A Ásia é o continente mais populoso, com mais de 4 bilhões de habitantes.

Quais assertivas estão corretas?
Alternativas
Q3035882 Geografia

Imagem associada para resolução da questão


Acerca do crescimento da população brasileira apresentado na imagem, é correto afirmar que:

Alternativas
Q3022872 Geografia

No Censo de 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram levantadas informações sobre a população residente no Brasil. Referente aos dados relativos às populações indígenas brasileiras, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. As populações indígenas que residem em terras indígenas têm idade mediana de 25 anos, 10 anos menos do que a população não indígena residente no Brasil.


II. O Acre apresenta a maior idade mediana entre a população indígena: 45 anos.


III. A região Norte apresenta o menor índice de envelhecimento da população indígena: 19 pessoas com 60 anos ou mais para cada 100 indígenas de até 14 anos de idade.


IV. O maior peso percentual de indígenas concentra-se na faixa de idade entre zero e 14 anos (29,95%). Em terras indígenas, essa faixa de idade chega a 40,54%. 

Alternativas
Q3015269 Geografia
O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro. Presente em oito estados, seus recursos hídricos apresentam grande importância no cenário nacional, por isso sua destruição e degradação crescente precisam ser contidas. Marque a alternativa que representa os principais motivos de degradação desse bioma.
Alternativas
Q2709744 Geografia

Observe abaixo o mapa da região Nordeste e a tabela com a população total dos estados desta região:



Imagem associada para resolução da questão


Disponível em: https://www.google.com/search?q=mapa+da+regi%C3%A3o+nordeste . https://www.google.com/search?q=mapa+da+regi%C3%A3o+nordesteAcesso em: 27 abr. 2024.


População do Nordeste por estados.


Imagem associada para resolução da questão




Fonte: IBGE. Censo Demográfico de 2022.



A região Nordeste, segundo o IBGE (2022), possuía uma população total de 54,6 milhões de habitantes, sendo a segunda mais populosa do Brasil. Analisando a tabela, o mapa da região Nordeste e a distribuição da população entre seus estados, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Q2606741 Geografia

O crescimento populacional no Brasil passou por diferentes fases ao longo do século XX. Durante as décadas iniciais, observou-se uma taxa de crescimento demográfico elevada, associada a fatores como a transição epidemiológica e a urbanização. Posteriormente, o país experimentou uma redução nas taxas de natalidade, resultado de políticas de planejamento familiar e mudanças socioeconômicas. Apesar dessa diminuição, desafios persistem, como as desigualdades regionais na distribuição demográfica. Observe a tabela de crescimento populacional brasileiro:


Imagem associada para resolução da questão

(Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-1872 a 2005.)


Considerando o texto, a tabela e seus conhecimentos sobre o crescimento populacional brasileiro, assinale a alternativa correta.


Alternativas
Q2606311 Geografia
Leia o texto a seguir.

Em função da expansão turística muitas localidades acabam gerando problemas aos seus moradores. Esse fenômeno, pode ser identificado em Veneza, Barcelona, Madri, Palma de Mayorca, Amsterdã, Copenhague, dentre outras cidades europeias, que tiveram a vida cotidiana modificada pelo excesso de visitantes, gerando um sentimento de hostilidade da população local, que muitas vezes necessita se mudar em função do aumento dos valores dos bens móveis e imóveis, gerando um processo de gentrificação.

DEUTSCH, Simone Feigelson. FRATUCCI, Aguinaldo Cesar. Revista Observatorio de la economia latinoamericana. Curitiba, v.21, n.11, p. 21140- 21141, 2023. https://ojs.observatoriolatinoamericano.com/ojs/index.php/olel/article/view/2223. Acesso em: 18 jun. 2024.


O texto faz menção ao conceito de 
Alternativas
Q2605183 Geografia
Considerando os padrões demográficos recentes e suas implicações socioeconômicas no Brasil, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q2577383 Geografia
No âmbito do desenvolvimento urbano no século XIX na Paraíba, qual fenômeno econômico foi preponderante para a expansão e formação das cidades do interior, impulsionando a urbanização e crescimento econômico através de sua cadeia produtiva e comercialização?
Alternativas
Q2569880 Geografia

Considere as informações sobre a dinâmica da população brasileira.


Imagem associada para resolução da questão



O Brasil viu o crescimento populacional desacelerar. Dados do Censo 2022 revelam que a taxa de aumento anual da população caiu de 1,2%, entre 2000 e 2010, para 0,5% entre 2010 e 2022. Hoje são 203,1 milhões de habitantes no país, ou seja, em doze anos, o Brasil ganhou 12,3 milhões de pessoas, o equivalente a uma São Paulo. O Rio de Janeiro foi uma das nove capitais que viu diminuir o número de habitantes.


GORZIZA, A. et al. O Brasil na era do freio populacional. Revista Piauí, 2023. Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/o-brasil-na-era-do-freio- -populacional/. Acesso em: 30 jan. 2024. Adaptado.



A dinâmica populacional mencionada decorre do seguinte fator demográfico:

Alternativas
Q2553137 Geografia

“Nossa família humana agora tem 8 bilhões de membros, um marco a ser comemorado. Representa avanços históricos para a humanidade na medicina, ciência, saúde, agricultura e educação. Mais recémnascidos sobrevivem aos precários primeiros meses de vida (OMS, 2022)”.

Relatório Situação da População Mundial 2023. Disponível em:

https://brazil.unfpa.org. Acesso em: 08 fev.2023.


O texto acima evidencia o crescimento populacional mundial, que no século XXI apresenta como principal característica:

Alternativas
Q2545865 Geografia
Leia o trecho abaixo:
Estrada seca encontrou, E a fé sempre prosperou, Na esperança ao menos, De algum caminhão.
Chegou na cidade grande, Sem emprego e proteção, Estranhou a diferença, Que existia no sertão.
(Rodrigues, Jair; Dominguinhos. Migração, 2008)
A situação descrita no trecho da canção nos mostra algo comum na história de nosso país e, especificadamente, nos apresenta características de um movimento migratório que marcou o crescimento das áreas urbanas do Brasil.
Esse movimento migratório, que causou elevado crescimento nas áreas urbanas, é conhecido como:
Alternativas
Q2545857 Geografia
“Daí a pouco, em volta das bicas era um zunzum crescente; uma aglomeração tumultuosa de machos e fêmeas. Uns, após outros, lavavam a cara, incomodamente, debaixo do fio de água que escorria da altura de uns cinco palmos. O chão inundava-se. As mulheres precisavam já prender as saias entre as coxas para não as molhar; via-se-lhes a tostada nudez dos braços e do pescoço, que elas despiam, suspendendo o cabelo todo para o alto do casco; os homens, esses não se preocupavam em não molhar o pêlo, ao contrário metiam a cabeça bem debaixo da água e esfregavam com força as ventas e as barbas, fossando e fungando contra as palmas da mão. As portas das latrinas não descansavam, era um abrir e fechar de cada instante, um entrar e sair sem tréguas. Não se demoravam lá dentro e vinham ainda amarrando as calças ou as saias; as crianças não se davam ao trabalho de lá ir, despachavam-se ali mesmo, no capinzal dos fundos, por detrás da estalagem ou no recanto das hortas” (AZEVEDO, Aluísio. O Cortiço. 30. ed. São Paulo: Ática, 1997. p. 13).
O trecho acima apresenta um relato da vida em um dos vários cortiços que existiam no Rio de Janeiro até o início do século XX. A destruição destes fez parte de um projeto de remodelação da cidade no intuito de modernizá-la; com o fim dos cortiços, a população mais carente acabou migrando para os morros, como o da Providência, que na época já era chamado de “Morro da Favela”. O processo de transformação e supervalorização de determinadas áreas de uma cidade, promovendo um aumento no custo de vida, levando as populações mais pobres a migrarem para regiões mais afastadas, é conhecido como:
Alternativas
Q2541640 Geografia
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 1940, cerca de 31% da população brasileira passou a viver em áreas urbanas, em 2022, esse número havia aumentado para 61%. O crescimento da urbanização impõe às cidades uma série de desafios e um deles é a mobilidade urbana. Sobre este tema, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2536237 Geografia
De acordo com o Relatório sobre o Estado da População Mundial 2023, o planejamento familiar não deve ser usado como uma ferramenta para atingir as metas de fecundidade, mas, como uma ferramenta para capacitar indivíduos. As mulheres devem poder escolher se, quando e quantos filhos gostariam de ter, livres da coerção de especialistas e autoridades. O relatório recomenda que os governos instituam políticas com igualdade de gênero e com direitos em seu cerne, como programas de licença parental, créditos fiscais para crianças, políticas que promovam a igualdade de gênero no local de trabalho e acesso universal à saúde e aos direitos sexuais e reprodutivos. Essa ideia se alinha 
Alternativas
Q2523636 Geografia
Segundo dados do Censo de 2022, a população absoluta de nosso país é 203.080.756 pessoas, número bem abaixo do que era previsto pelo IBGE antes da realização do recenseamento. Sobre a população brasileira, seu crescimento populacional e os dados apresentados no último Censo realizado até o momento, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2522094 Geografia
Ao analisarmos a proporção da população urbana e rural no contexto brasileiro entre os anos de 1940 até a atualidade, observamos que na década de 1960 houve um ponto de inflexão e, a partir desse período, a proporção da população urbana supera a população rural.

Essa inflexão deveu-se a vários fatores, entre eles: 
Alternativas
Q2494157 Geografia
Os primeiros resultados do Censo de 2022 começaram a ser publicados em meados de 2023. Acerca desse tema, analise as assertivas abaixo: 
I. O Censo é feito no Brasil desde o final do século XIX e, pela primeira vez, registrou uma diminuição da população brasileira.
II. O Centro-Oeste é a região que registrou a maior taxa de crescimento populacional. Enquanto a taxa brasileira anual foi de 0,52%, a do Centro-Oeste foi de 1,23%.
III. Nos Censos de 2000 e 2010, a região que tinha a maior taxa de crescimento era a região Norte, cuja taxa diminuiu bastante na edição atual: de 2,09 em 2010 para 0,75 em 2022.
IV. Porto Alegre figura entre as 10 capitais mais populosas do Brasil, apresentando um significativo aumento de sua população. Entre os Censos de 2010 e 2022, a taxa de crescimento média anual da capital do Rio Grande do Sul foi superior a 1,6%. 
Quais estão corretas?
Alternativas
Q2492954 Geografia
O governo brasileiro traçou políticas de controle populacional no decorrer do século XX. No contexto do controle de natalidade, implementado pelo Estado brasileiro durante as décadas de 1960 a 1980, o programa que ficou conhecido por sua abordagem controversa, envolvendo esterilizações em massa, principalmente entre mulheres de baixa renda é o programa de 
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: D
4: E
5: A
6: C
7: D
8: D
9: B
10: C
11: D
12: D
13: E
14: B
15: B
16: B
17: D
18: C
19: C
20: D