Questões de Concurso Sobre geografia física em geografia

Foram encontradas 3.583 questões

Q3298856 Geografia
O Salto do Yucumã, localizado no Parque Estadual do Turvo/RS, cerca de 130 Km de distância do Município de Cerro Grande, é considerado:
Alternativas
Q3298347 Geografia

Observe a imagem a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


Disponível em: <https://www.preparaenem.com/geografia/aspectos-fisicos-goias.htm>. Acesso em: 28 dez. 2024.


O relevo da paisagem goiana apresentada na imagem é marcado por formações de

Alternativas
Q3297949 Geografia
O Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) dividiu a rede hidrográfica brasileira em doze regiões hidrográficas, com o objetivo de planejar e gerenciar os recursos hídricos do país. As regiões hidrográficas, classificadas pelo CNRH e localizadas integralmente no Nordeste, são: 
Alternativas
Q3297824 Geografia
O território goiano apresenta um relevo de baixa declividade, 65% da superfície é formada por terras relativamente planas, os chamados 
Alternativas
Q3297333 Geografia
Leia as afirmativas abaixo:

I – Hidrografia do Brasil abrange grandes bacias, como a Amazônica e a do São Francisco, fundamentais para energia e irrigação.
II – A poluição e a degradação de rios urbanos não afetam a qualidade de vida das populações, pois o abastecimento é majoritariamente subterrâneo.
III – As bacias hidrográficas brasileiras concentram diferentes usos e conflitos, exigindo gestão integrada e participativa.
IV – A transposição do rio São Francisco não representa nenhum debate ambiental ou social, sendo unanimemente aprovada.

Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q3276107 Geografia
A Paraíba, é o estado que está mais a leste do Brasil e, consequentemente, a porção mais oriental da América do Sul, o território paraibano tem 56.468,427 km². É a sétima menor unidade federativa do país em área.
Sobre a Geografia da Paraíba, é correto afirmar que, EXCETO:
Alternativas
Q3259178 Geografia
A notícia abaixo traz dados recentes do aquecimento da atmosfera em escala global.
Aquecimento global à beira do limite crítico de 1,5°C: Novo método sugere que o aquecimento provocado por atividades humanas atingiu 1,49 °C acima dos níveis pré-industriais em 2023, sendo quase certo que ultrapassará o limite crítico de 1,5 °C em 2024
O aquecimento global causado pelo ser humano pode estar próximo do limite climático crítico estabelecido pelo Acordo Climático de Paris. Um novo estudo, publicado em novembro na revista científica Nature Geoscience e desenvolvido com base em análises de amostras de núcleos de gelo da Antártica, indica que, em 2023, o aquecimento provocado por atividades humanas atingiu 1,49 graus Celsius (°C) acima dos níveis pré-industriais. Ocorre que os níveis de dióxido de carbono (CO₂) e as temperaturas já estavam aumentando muito antes de 1850, de modo que a linha de base padrão de 1850-1900 não captura todo o panorama. Isso sugere que as abordagens atuais para estimar as mudanças globais de temperatura — que dependem de modelos climáticos e métodos estatísticos — podem estar subestimando o agravamento do aquecimento induzido pelo ser humano. Para contornar esse problema, pesquisadores das universidades de Lancaster e Leeds, ambas no Reino Unido, recorreram a dados de núcleos de gelo da Antártica, os quais têm registrado os níveis atmosféricos de CO₂ nos últimos 2 mil anos [...]. Quando os pesquisadores mudaram a linha de base para o período padrão de 1850–1900, calcularam um aumento de temperatura de 1,31 °C — mesmo valor obtido pelo modelo adotado pelo IPCC. Isso indica que essa linha de base mais recente não capta integralmente o aquecimento pré-industrial que já estava em curso antes de 1850. Outros métodos de cálculo da mudança de temperatura global, como o uso de esponjas marinhas de longa vida, também sugerem que o aquecimento já ultrapassou 1,50 °C.
Fonte:https://www.ipea.gov.br/cts/pt/central-deconteudo/noticias/noticias/460-aquecimento-global-a-beira-do-limitecritico-de-1-5-c.Acesso em 01.Fev. 2025.

A respeito do aquecimento atmosférico em escala global, a alternativa que expõe uma consequência e uma causa desse evento, respectivamente, é:
Alternativas
Q3259166 Geografia
A Cordilheira dos Andes é classificada como a maior cordilheira do mundo no quesito comprimento. Ela possui 8.000 km de extensão e varia em cerca de 200 a 700 km de largura, com uma média de 4.000 metros de altitude. A Cordilheira é uma imensa cadeia acidentada gerada por um composto sucessivo de montanhas. A região da Cordilheira está estabelecida no decorrer da costa ocidental da América do Sul. Países como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela compõem a Cordilheira. Ela é chamada de “Anti(s)” em quíchua, que é uma importante família de línguas indígenas da América do Sul, falada atualmente, por cerca de dez milhões de pessoas de vários grupos étnicos.
Considerando os processos e movimentos responsáveis pela produção e manutenção dessa estrutura, pode-se apontar como responsável pela sua formação:
Alternativas
Q3247176 Geografia
O Brasil é um país com grande diversidade geográfica, e sua vegetação é uma das mais variadas do mundo. Um dos principais biomas do Brasil, responsável por grande parte da biodiversidade do país, é caracterizado por florestas tropicais densas e um clima quente e úmido. Qual é o bioma brasileiro mais extenso?
Alternativas
Q3240153 Geografia
Analise as afirmativas:
I. Solo bem evoluído, argiloso, apresentando mobilização de argila da parte mais superficial.
II. Solo essencialmente orgânico; material original constitui o próprio solo.
III. Solo altamente evoluído, laterizado, rico em argilominerais 1:1 e oxi-hidróxidos de ferro e alumínio.
IV. Solo hidromórfico (saturado em água), rico em matéria orgânica, apresentando intensa redução dos compostos de ferro.
As definições correspondem, respectivamente, aos seguintes tipos de solo: 
Alternativas
Q3240144 Geografia
São fatores que controlam a ação do intemperismo, EXCETO:
Alternativas
Q3240143 Geografia
"Atua por meio de mecanismos modificadores das propriedades físicas dos minerais e rochas (morfologia, resistência, textura etc.), e de suas características químicas (composição química e estrutura cristlalina). Os materiais inconsolidados resultantes podem tornar-se sedimentos, se forem erodidos". Essa afirmação descreve o processo de:
Alternativas
Q3239914 Geografia
No estudo do balanço hidrológico de uma região, os elementos meteorológicos podem ser divididos em duas classes distintas. São elas:
Alternativas
Q3236311 Geografia
Os processos atmosféricos se apresentam influentes em uma série de sucessões de estados ou de mudanças que ocorrem em outras partes do ambiente, principalmente na __________, __________ e __________.

Assinale a alternativa que preenche coerentemente as lacunas acima:
Alternativas
Q3236309 Geografia
A forma de uso e ocupação do solo pelo ser humano influencia na taxa de erosão, das alternativas abaixo qual apresenta duas possibilidades dessa ocupação prejudicial para o aumento da erosão?
Alternativas
Q3236301 Geografia
"É o processo pelo qual a água se evapora misturando-se com o ar atmosférico, condensando-se em seguida, e depois passando ao estado líquido ou sólido (nuvens), e volta sob precipitação (água ou neve)". Essa definição corresponde a/ao:
Alternativas
Q3236298 Geografia
Leia as afirmativas:
I. ________________ sua definição é dada como a sucessão dos aspectos e variáveis do meio ambiente, classificado por características comuns como: padrões de radiação solar, vegetação, tipos de solo, ventos, temperaturas, massas de ar e etc. Reúne os aspectos e variáveis climáticos de uma localidade ao longo do tempo, logo, remete à caracterização climática de uma região encontrada por meio da observação do tempo ao longo de muitos anos.
II. _______________ é o estado momentâneo da atmosfera. Portanto, em uma previsão climática diária, define-se o daquela localidade, ou seja, qual o estado da atmosfera local para aquele dia. Varia bastante, especialmente por meio da atuação de elementos e fatores, com destaque para a pressão atmosférica e as massas de ar.

As palavras que completam as lacunas são:
Alternativas
Q3230147 Geografia

Acerca de aspectos ambientais, sociais e econômicos da região semiárida, julgue o item que se segue. 


No semiárido, são incomuns solos endurecidos em profundidades maiores e com baixa capacidade de drenagem. 

Alternativas
Q3230142 Geografia

Acerca de aspectos ambientais, sociais e econômicos da região semiárida, julgue o item que se segue. 


O INSA desenvolve diversas pesquisas para minimizar os efeitos da baixa disponibilidade hídrica do semiárido brasileiro, como projetos de captação de água da chuva, de reúso de água de esgoto e de dessalinização, assim como de uso da inteligência artificial (IA) voltada para novas fontes de energia geotérmica. 

Alternativas
Q3230141 Geografia

Acerca de aspectos ambientais, sociais e econômicos da região semiárida, julgue o item que se segue. 


No semiárido brasileiro, para atender a suas necessidades de consumo e higiene, cada pessoa dispõe, em média, de, no máximo, 100 litros de água por dia, podendo chegar, em alguns municípios, a apenas 50 litros por dia. 

Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: A
4: C
5: A
6: A
7: B
8: D
9: B
10: D
11: B
12: A
13: A
14: D
15: C
16: D
17: C
18: E
19: E
20: C