Questões de Concurso
Sobre geografia política em geografia
Foram encontradas 1.072 questões

Disponível em: https ://brainly.com.br/tarefa/55573931. Acesso em: 15 nov. 2024.
Essa atual ordem é unimultipolar por ser caracterizada como uma superpotência

Disponível em: https://proenem.com.br/enem/geografia/regionalizacao-mundial-criterios-e-grupos-de-paises/. Acesso em 12 fev. 2025.
O mapa da página anterior retrata uma regionalização do espaço geográfico muito utilizada a partir dos anos 80. Essa regionalização utiliza qual critério de divisão?
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/organizacao-nao-governamental-ong.htm. Acesso em: 10 fev. 2025.: 10 fev. 2025.
Com o auxílio do texto, podemos definir as ONGs como
As datas e o termo em destaque, referem-se a qual acontecimento na Europa?
( ) O estado neoliberal tem modelo único, sem sofrer alterações ou adaptações de lugar para lugar ou de época para época.
( ) Entre as características dos estados neoliberais, está considerar o trabalho e ambiente como meras mercadorias.
( ) Em caso de conflito, os estados neoliberais privilegiam o meio ambiente e a população local em detrimento da integridade do sistema financeiro.
( ) Na prática, os estados neoliberais não seguem a ortodoxia do neoliberalismo o tempo inteiro. Por exemplo, de acordo com o referido autor: “o presidente Bush defendeu os livres mercados e o livre comércio, mas impôs a tarifa ao aço para aumentar suas chances eleitorais".
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A partir do século XIX, a navegação a vapor e a ferrovia permitiram pela primeira vez uma visão unificada do mundo, assim como ampliar os interesses coloniais na África e Ásia e expandir o imperialismo. A diferenciação fundamental no mundo passa a ser a distribuição de terras e mares e o poder é atribuído aos Estados, sobretudo temperados e marítimos, do hemisfério norte.
(Castro, E.C. et al (orgs). Geografia: conceitos e temas. Adaptado)
Os teóricos Ratzel, Kjellen, Mackinder, preocupados com a relação espaço-poder, contribuíram para a criação da
Segundo Haesbaert e Porto-Gonçalves (2006), as fronteiras político-administrativas de muitos Estados Nacionais estão mudando seu papel e, muitas vezes, mudando de escala.
Os autores apresentam como um dos fatores de mudança
EUA aprovam possível venda militar para Taiwan por cerca de US$ 228 milhões
O Departamento de Estado dos EUA disse na segunda-feira (16) que aprovou uma possível venda militar estrangeira para Taiwan de peças de reposição avaliadas em cerca de US$ 228 milhões, que os militares de Taiwan disseram que ajudarão a manter a prontidão de combate diante das intrusões da zona cinzenta da China. O retorno, reparo e reenvio de peças de reposição serão transferidos do estoque do governo dos EUA, disse o Departamento de Estado em um comunicado, acrescentando que os militares de Taiwan não terão dificuldade em absorver esse equipamento em suas forças armadas.
CNN. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/eua-aprovam-possivel-venda-militar-para-taiwan-por-cerca-de-us-228-milhoes/. Acesso em: 17 set. 2024.
Uma das razões para o movimento feito pelos EUA está alicerçada no fato da referida ilha ser um(a)
Arábia Saudita ‘aberta ao petroyuan’ e laços mais estreitos com a China, diz ministro saudita
O ministro da Indústria e Recursos Minerais da Arábia Saudita disse que seu país está “aberto a novas ideias” — incluindo o uso do yuan em acordos de petróleo bruto — enquanto Riad busca incorporar produtos chineses como veículos elétricos, o avião de passageiros C919 e infraestrutura de energia renovável. (...) “O ‘petroyuan’ não é substancial para [o ministério], acreditamos que a Arábia Saudita fará o que for do seu melhor interesse […] mas acho que a Arábia Saudita sempre tentará coisas novas e está aberta a novas ideias, e tentamos não misturar política com comércio”, disse Al-khorayef em uma entrevista no sábado (7) em Hong Kong e divulgada pelo South China Morning Post nesta segunda-feira (9).
Agência Brasil-China. Disponível em: <https://china.org.br/arabia-saudita-aberta-ao-petroyuan-elacos-mais-estreitos-com-a-china-diz-ministro-saudita/. Acesso em: 12 set. 2024.
O movimento descrito acima pode ser inserido no(a)
“...é uma organização muçulmana xiita com grande influência política e maior poderio armado dentro do Líbano. O grupo foi estabelecido no começo dos anos 1980 pela potência regional xiita mais forte da região, o Irã, com o objetivo de fazer oposição a Israel. Na época, as forças israelenses haviam ocupado o sul do Líbano durante a guerra civil do país”.
BBC News Brasil. Disponível em:<https://www.bbc.com/portuguese/articles/c0dm7mw27m3o . Acesso em: 9 set. 2024.
O nome da organização descrita no texto é
Entenda o que é o G20 e como funciona sua organização
É comum que as nações ao redor do mundo se organizem em grupos, em geral para realizar discussões e debates em torno de temas de interesse comum. No caso do G20, existem 19 países permanentes e um bloco econômico fixo, que representa todos os países membros que não integram a organização. Além disso, alguns países podem ser convidados para participar das cúpulas anuais, e das discussões que ocorrem nelas. (...) As reuniões dos chefes de Estado dos países membros ocorrem anualmente, e são chamadas de cúpulas. As cúpulas são organizadas pelo país que assume a presidência rotativa do G20, em geral um cargo simbólico. “O G20 é considerado um fórum mais informal, porque não apresenta as mesmas características de estrutura como outras organizações internacionais”, afirma Apolinario (Laerte Apolinário, professor de Relações Internacionais da PUC-SP).
CNN Brasil. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/entenda-oque-e-o-g20-e-como-funciona-sua-organizacao/#:~:text=%E2%80%9C%5BO%20G20% 20comercial%5D%20%C3%A9,interesses%20divergentes%20sobre%20o%20tema. Acesso em: 9 set 2024.
Analise as seguintes afirmativas, assinalando V, para as sentenças verdadeiras, e F, para as sentenças falsas.
( ) A referida organização reúne os países mais ricos e desenvolvidos do mundo (o antigo G-7) e países emergentes, que tiveram um significativo crescimento econômico e participação política em assuntos globais. Brasil, China e Índia são exemplos desses países emergentes.
( ) O bloco econômico que participa da dita organização é a União Europeia, que se caracteriza por ter uma grande integração político-econômica entre seus membros, desde a liberalização do comércio em seu interior, até a adoção de uma moeda única e de instituições que regulam o bloco.
( ) Também existe uma organização de mesmo nome, mas formada no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC), sendo os mesmos membros do grupo relatado no texto, cujos interesses relacionam-se com a maior abertura comercial entre os países.
A sequência correta, de cima para baixo, é
Observe o mapa abaixo:
Jornal O Globo. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2024/03/07/suecia-passaa-integrar-a-otan.ghtml>. Acesso em: 8 set. 2024.
A adesão do referido país à OTAN está relacionada com o/a
Observe a imagem a seguir:
Canal do Professor HOC no Youtube. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=3qEuKtqBv6Q>. Acesso em: 8 set. 2024.
A imagem evidencia uma forma de poder de grandes potências, conhecida como
Milhares de pessoas ainda fogem do Sudão diariamente, após um ano de guerra
“Um ano depois, a guerra no Sudão continua a causar estragos, com o país e seus vizinhos enfrentando uma das maiores e mais desafiadoras crises humanitárias e de deslocamento forçado do mundo. O número de sudaneses forçados a fugir agora ultrapassou 8,5 milhões de pessoas, com 1,8 milhão delas tendo cruzado as fronteiras em busca de proteção internacional.
O conflito em curso tem arruinado as vidas das pessoas, enchendo-as de medo e perdas. Ataques contra civis e violência sexual e de gênero relacionados ao conflito continuam sem cessar, violando o direito humanitário internacional e os direitos humanos. O Sudão experimentou a quase completa destruição de sua classe média urbana: arquitetos, médicos, professores, enfermeiros, engenheiros e estudantes perderam tudo”.
UNHCR-ACNUR. Agência da ONU para refugiados. Disponível em:<https://www.acnur.org/portugues/2024/04/12/milhares-de-pessoas-ainda-fogem-do-sudaodiariamente-apos-um-ano-de-guerra/ . Acesso em: 6 set. 2024.
A causa para o estopim da guerra acima descrita é o(a)
ACSELRAD, H. et al. O que é justiça ambiental. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.
Nesse cenário, o autor aponta que, dentre as causas para haver diferenças em relação a como as pessoas estão submetidas à crise, está (ão)