Questões de Concurso
Sobre geologia em geografia
Foram encontradas 903 questões
[Questão Inédita] Estrutura Geológica do Brasil
A estrutura geológica do Brasil pode ser caracterizada por:
"O Cráton Amazônico é uma entidade geotectônica que teve comportamento estável no Neoproterozoico, limitada a oeste pelo Sistema Orogênico do Tocantins, a nordeste por pequena porção da Província Margem Continental Equatorial e no restante por cobertura de sedimentos fanerozoicos periandinos. Ele expõe o seu embasamento nas províncias Tapajós e Rio Branco, separadas pela Província Amazonas (que inclui a Bacia do Alto Tapajós). A continuidade do cráton sob esta última província fundamenta-se em semelhanças geológicas a norte e sul dela e em dados de sondagens realizadas pela Petrobras que indicaram a continuidade de algumas unidades sob a Bacia do Amazonas."
Fonte: HASUI, Yociteru. CRÁTON AMAZÔNICO: PROVÍNCIAS RIO BRANCO E TAPAJÓS. In: Geologia do Brasil. p. 138.
Qual das alternativas está correta sobre a geologia brasileira?
Analise as afirmativas abaixo sobre a estrutura interna da Terra:
1. Atualmente a estrutura da Terra subdivide- -se em três grandes partes: manto, núcleo e crosta somente oceânica.
2. O geoide não é um modelo preciso da representação da superfície terrestre e de suas variações altimétricas, mas é o modelo mais utilizado, já que acompanha as variações gravitacionais da Terra.
3. O globo terrestre possui uma série de esferas semelhantes que, juntas, possuem um raio médio próximo de 6.371 km, já que a Terra é uma esfera perfeita, mas possui um formato denominado geoide com achatamento nos polos.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), bioma é um conjunto animal e vegetal, que são próximos e podem ser identificados regionalmente, com condições de clima e geologia parecidos, que sofreram os mesmos processos de formação da paisagem, resultando em diversidade de fauna e flora.
Segundo o IBGE, no Brasil podemos encontrar os seguintes biomas:
Considerando a estrutura geológica, avalie o item seguinte.
O embasamento cristalino, composto por rochas magmáticas e metamórficas de grande antiguidade, é responsável por formar as principais cadeias montanhosas do Brasil, como a Serra do Mar e a Serra da Mantiqueira.
Considerando a estrutura geológica, avalie o item seguinte.
As bacias sedimentares, que ocupam uma grande parte do território brasileiro, são formadas pela deposição de sedimentos em áreas rebaixadas da crosta terrestre e são importantes para a exploração de recursos energéticos, como petróleo e gás natural.
Considerando a estrutura geológica, avalie o item seguinte.
O Escudo Brasileiro, que cobre parte significativa do território nacional, é composto por rochas antigas, como granitos e gnaisses, e é caracterizado por uma tectônica ativa que provoca frequentes terremotos e atividade vulcânica.
Considerando a estrutura geológica, avalie o item seguinte.
A formação de dobramentos modernos, como os Andes, resulta do encontro entre placas tectônicas oceânicas e continentais, um processo que também é observado na formação de estruturas geológicas no território brasileiro.
Considerando a estrutura geológica, avalie o item seguinte.
Crátons são estruturas geológicas muito antigas, constituídas por rochas cristalinas, e são áreas geologicamente estáveis. No Brasil, os principais crátons são o Cráton Amazônico, o Cráton do São Francisco e o Cráton do Paraná.
VERNE, Júlio. Viagem ao Centro da Terra. p.62. São Paulo, Abril Cultural, 1972. p.62.
O tipo de rocha descrito no ambiente destacado no texto, é:
Analise a imagem:
Relevo escalonado constitui um relevo falhado que, em função da movimentação de rebaixamento e soerguimento dos blocos, adquire forma de degraus.
SUERTEGARAY, Dirce M. A. Terra: feições ilustradas. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003. p.109.
As formas assinaladas no ambiente geotectônico representado na imagem com as letras A e B, correspondem, respectivamente,
Disponível em: https://emporiododireito.com.br/leitura/ Acesso: 07 out. 2023
Presentes ao longo do litoral do estado de São Paulo, a formação geológica descrita no texto, corresponde a
A compreensão do ambiente natural exige uma análise detalhada da interação entre seus diversos componentes, incluindo geologia, relevo, solos, clima, vegetação e hidrografia. Esses elementos influenciam a configuração e a dinâmica das paisagens naturais. Sobre como esses fatores interagem e afetam o ambiente natural, analise as afirmativas abaixo:
I. A interação entre os elementos da paisagem é complexa: a geologia e o relevo afetam diretamente a formação dos solos e a configuração da hidrografia, enquanto o clima modula os padrões de vegetação e a dinâmica dos corpos d'água. A vegetação, por sua vez, influencia a formação dos solos e o ciclo da água, estabelecendo um sistema interdependente.
II. A estrutura e a composição dos solos são totalmente independentes da geologia e do relevo, sendo influenciadas apenas pelo clima e pela vegetação. A hidrografia não tem relação com a formação dos solos, sendo determinada exclusivamente pelo clima.
III. Em regiões montanhosas, a variação no tipo de rocha geológica e a topografia influenciam a formação de solos distintos, que, por sua vez, afetam a vegetação local e a distribuição da hidrografia. O clima pode modificar esses padrões, mas não é um fator determinante na interação entre solos, vegetação e hidrografia.
IV. A geologia de uma região determina apenas a formação do relevo, sem impacto significativo sobre a composição dos solos ou a vegetação. O clima é o principal fator que define a estrutura dos solos e a cobertura vegetal, enquanto a hidrografia é influenciada predominantemente pelas características do relevo.
Após análise, assinale a alternativa correta:
Observe o mapa a seguir:
Com base no mapa das grandes estruturas do território brasileiro e outros conhecimentos sobre o tema, assinale a afirmativa correta.
Conceitualmente, a geodiversidade é o resultado da interação de diversos fatores, como as rochas, o clima, os seres vivos, entre outros, possibilitando o aparecimento de paisagens distintas em todo o mundo (BRILHA, 2005), integrando a diversidade geológica (rochas, minerais e fósseis), geomorfológica (formas de relevo) e pedológica (solos), além dos processos que lhes originaram (BÉTARD et al., 2011) e lhes modelam de forma dinâmica e integrada atualmente (MOURA-FÉ, 2015a).
MOURA-FÉ, Marcelo Martins de; NASCIMENTO, Raquel Landim; SOARES, Luana do Nascimento. GEOEDUCAÇÃO: PRINCÍPIOS TEÓRICOS E BASES LEGAIS. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA FÍSICA APLICADA, 17, 2017, Campinas, Anais... Campinas: UNICAMP, 2017.