Questões de Concurso
Sobre hidrografia em geografia
Foram encontradas 726 questões
Julgue o próximo item, a respeito da relação entre cidade e campo no contexto brasileiro, da geografia agrária e das transformações territoriais no campo brasileiro, bem como da urbanização brasileira e de desafios ambientais associados a esse processo.
A profundidade do lençol freático tem pouca influência no processo de salinização dos solos, que ocorre principalmente em regiões com altas taxas de precipitação e baixa evaporação.
O rio ___________ é um curso d’água de 3.315km de extensão que percorre os estados de Rondônia e do Amazonas, na região Norte do Brasil. Ele é considerado o maior afluente do rio Amazonas, onde deságua. Sua nascente fica situada em uma região montanhosa na Bolívia, e, antes de adentrar no Brasil, esse curso d’água banha também o território peruano.
O rio
“Os rios que eu encontro vão seguindo comigo. Rios são de água pouca, em que a água sempre está por um fio. Cortados no verão que faz secar todos os rios”. (Melo Neto, J. C. de.O Rio . Fonte: https://www.tudoepoema.com.br/joao-cabral-de-melo-neto-os-rios/)
O trecho do poema descreve qual tipo de curso d'água?
Neste sentido, o rio Tietê pertence à bacia hidrográfica do rio:
Atente para o que se diz a seguir sobre essas bacias:
I. A Bacia do rio São Francisco é considerada pela ANA como a bacia com a menor disponibilidade hídrica do país, devido ao clima semiárido e grande quantidade de rios intermitentes.
II. O rio Araguaia nasce no estado do Mato Grosso e faz uma fronteira natural com o estado e Goiás, enquanto o rio Tocantins tem suas nascentes no estado de Goiás e recebe as águas do rio Araguaia na divisa com o estado de Tocantins.
III. A Bacia Amazônica não é exclusivamente brasileira: compreende países vizinhos, como Peru, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana e Venezuela.
IV. A Bacia do rio São Francisco possui um grande potencial turístico, seja pelo patrimônio histórico-cultural ou pela beleza paisagística de parte dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Paraná.
Está correto o que se afirma somente em
A água é o elemento mais básico e determinante para a vida no planeta. Estudar seu comportamento e suas possíveis formas é algo extremamente importante para o seu completo entendimento; por isso a notoriedade em entender o ciclo hidrológico.
Analise as afirmativas abaixo sobre o ciclo hidrológico.
1. O ciclo hidrológico representa o conjunto de processos químicos, que envolvem a circulação e a movimentação da água somente no ambiente terrestre.
2. Devido ao calor fornecido pelo sol, a água da superfície terrestre é evaporada e condensada sob a forma de gotículas, que permanecem em suspensão na atmosfera, formando as nuvens, que podem originar diversas formas de precipitação como a neve ou o granizo.
3. De modo geral, a precipitação das chuvas é coletada em estações meteorológicas em instrumentos conhecidos como anemômetros, sendo representada sob a forma de histogramas ou gráficos de barras, que relacionam a quantidade precipitada com o tempo.
4. Nem toda a água precipitada atinge diretamente o solo, já que uma parte é retida pela vegetação ou por qualquer outro tipo de anteparo, ao que se dá o nome de interceptação.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Com relação aos oceanos e mares, julgue o item seguinte.
O Oceano Índico possui uma característica única em relação aos outros oceanos, pois é o único que não está conectado diretamente ao Círculo Polar Ártico ou Antártico, o que influencia diretamente sua fauna marinha.
Com relação aos oceanos e mares, julgue o item seguinte.
O Mar de Aral, localizado na Ásia Central, é um exemplo de um corpo d'água que está desaparecendo devido à ação humana, principalmente pela utilização excessiva de seus rios afluentes para irrigação agrícola.
Com relação aos oceanos e mares, julgue o item seguinte.
O Mar Mediterrâneo é um exemplo de mar aberto, caracterizado por sua grande interação direta com os oceanos, recebendo correntes e influências das águas do Atlântico, o que resulta em alta salinidade e dinâmica intensa de correntes.
(Fonte: Agência de notícias G1, 5 de maio de 2022).
Dentre os impactos provocados pela mineração, estão:
Analise o gráfico climático de Caraguatatuba:
Disponível em: https://pt.climate-data.org/caraguatatuba, Acesso: 30 ago. 2023.
De acordo com a dinâmica climática apresentada, julgue os itens a seguir:
I. A disposição da chuva e da pluviosidade coaduna com características de clima um tropical semiúmido.
II. O gráfico mostra uma amplitude térmica diária maior durante os meses de inverno, fato que se explica pela diminuição da umidade do ar.
III. As elevadas temperaturas médias estão diretamente ligadas à influência da baixa longitude próxima ao trópico e da pequena altitude.
Está correto o que se afirma em
O Brasil possui um enorme potencial para gerar energia renovável. De acordo com o Balanço Energético Nacional 2022 (BEN), a matriz energética brasileira é composta aproximadamente por 78% de fontes renováveis, contra uma média mundial que beira os 29%, segundo a Agência Internacional de Energia (IEA).
Disponível em: https://ecomenergia.com.br/blog/matriz-energetica-mundial-ebrasileira Acesso: 25 ago. 2023.
Os fatores que justificam a posição do Brasil destacada no texto:
I. Presença de bacias hidrográficas, com imenso volume d’água, vastas áreas de drenagem e relevo acidentado, com presença de grandes desníveis. II. Posição geográfica, com um território que recebe mais de 2.200 horas anual de insolação, para aproveitamento de painéis fotovoltaicos. III. Domínio de tecnologia de ponta, para explorações de recursos energéticos na plataforma marítima, em grandes profundidades.
Está correto o que se afirma em:
Os cursos d’água são correntes naturais de água que percorrem a superfície do planeta. Eles podem ser chamados de rios, ribeirões, riachos, córregos, entre outros. Refletindo sobre hidrografia, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os seguintes conceitos às suas respectivas descrições.
Coluna 1
1. Foz.
2. Afluente.
3. Leito.
4. Jusante.
5. Montante.
Coluna 2
( ) A direção para a qual a água flui em um rio, ou a parte do rio que está mais próxima da foz, em comparação a um ponto de referência.
( ) Um curso de água que deságua em outro curso de água maior, contribuindo para o aumento dovolume de água deste último.
( ) A direção de onde a água de um rio ou curso de água vem, ou a parte do rio que está mais próxima da nascente em relação a um ponto de referência.
( ) O canal ou a depressão natural no terreno por onde as águas de um rio escoam.
( ) O local onde as águas de um rio se encontram com uma grande massa de água, concluindo o trajeto do rio, ou seja, é o local onde o rio deságua.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: