Questões de Concurso Comentadas sobre hidrografia em geografia

Foram encontradas 647 questões

Q3070302 Geografia
Aproveitamento das diversas formas de água. Rede hidrográfica brasileira: bacias e aproveitamento.
O Brasil possui um enorme potencial para gerar energia renovável. De acordo com o Balanço Energético Nacional 2022 (BEN), a matriz energética brasileira é composta aproximadamente por 78% de fontes renováveis, contra uma média mundial que beira os 29%, segundo a Agência Internacional de Energia (IEA).
Disponível em: https://ecomenergia.com.br/blog/matriz-energetica-mundial-ebrasileira Acesso: 25 ago. 2023.

Os fatores que justificam a posição do Brasil destacada no texto:

I. Presença de bacias hidrográficas, com imenso volume d’água, vastas áreas de drenagem e relevo acidentado, com presença de grandes desníveis. II. Posição geográfica, com um território que recebe mais de 2.200 horas anual de insolação, para aproveitamento de painéis fotovoltaicos. III. Domínio de tecnologia de ponta, para explorações de recursos energéticos na plataforma marítima, em grandes profundidades.

Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3069349 Geografia
De acordo com dados do Jornal da USP (2024), “enquanto 99,22% da água total do planeta está nos mares e geleiras e apenas 0,78% é destinado ao consumo humano, o Brasil detém aproximadamente 12% da água doce superficial disponível no planeta”. Destarte, o Brasil possui um dos maiores reservatórios de água doce do planeta, que abrange ainda outros três países: Argentina, Paraguai e Uruguai. Trata-se do sistema
Alternativas
Q3068424 Geografia
Todos os cursos d’água formam sistemas fluviais, compondo redes hidrográficas. A área banhada por essas redes são as bacias hidrográficas. Dessa forma, pode-se dizer que todo curso d’água, de qualquer tamanho e de qualquer volume, faz parte de uma bacia. Em relação ao limite da bacia hidrográfica, a parte mais elevada do relevo, que forma uma linha imaginária que separa duas bacias adjacentes, marcando o limite geográfico entre duas áreas onde a água da precipitação escoa para diferentes corpos d'água, como rios, lagos ou oceanos, chama-se:
Alternativas
Q3068423 Geografia

Os cursos d’água são correntes naturais de água que percorrem a superfície do planeta. Eles podem ser chamados de rios, ribeirões, riachos, córregos, entre outros. Refletindo sobre hidrografia, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os seguintes conceitos às suas respectivas descrições.


Coluna 1

1. Foz.

2. Afluente.

3. Leito.

4. Jusante.

5. Montante.


Coluna 2


( ) A direção para a qual a água flui em um rio, ou a parte do rio que está mais próxima da foz, em comparação a um ponto de referência.

( ) Um curso de água que deságua em outro curso de água maior, contribuindo para o aumento dovolume de água deste último.

( ) A direção de onde a água de um rio ou curso de água vem, ou a parte do rio que está mais próxima da nascente em relação a um ponto de referência. 

( ) O canal ou a depressão natural no terreno por onde as águas de um rio escoam.

( ) O local onde as águas de um rio se encontram com uma grande massa de água, concluindo o trajeto do rio, ou seja, é o local onde o rio deságua. 


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

Alternativas
Q3042691 Geografia
Julgue o item subsequente. 

A complexa hidrografia brasileira não apenas molda o ambiente físico, mas também reflete e influencia as dinâmicas sociais, econômicas e políticas do país. Além de serem fontes vitais de água e recursos naturais, as bacias hidrográficas brasileiras muitas vezes servem como fronteiras naturais, definindo limites territoriais e influenciando o desenvolvimento regional e a distribuição populacional. A gestão e preservação desses recursos hídricos tornam-se, portanto, questões cruciais para a segurança hídrica, o desenvolvimento sustentável e a equidade social no Brasil. 
Alternativas
Q3042689 Geografia
Julgue o item subsequente. 

As bacias hidrográficas brasileiras são sistemas isolados que não têm influência ou interação com os oceanos e mares, atuando de forma independente no ciclo hidrológico e na dinâmica ambiental do país. 
Alternativas
Q3035137 Geografia
Com o aumento da população mundial, mudanças climáticas e crescente demanda por recursos hídricos, a água subterrânea tem se tornado cada vez mais estratégica, levando a disputas geopolíticas. A respeito da distribuição da água subterrânea no mundo e dos principais aquíferos, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3035134 Geografia
As análises morfométricas de bacias hidrográficas abrangem parâmetros que têm como objetivo caracterizar o ambiente de uma bacia, entendendo suas vulnerabilidades ambientais, como erosão do solo, inundações, por exemplo; e isto permite orientar o planejamento e a ordenação de uso do solo na bacia. Sobre a análise morfométrica de bacias hidrográficas, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3028569 Geografia
A Bacia Platina é considerada uma das maiores bacias hidrográficas do mundo, sendo fundamental para a sociedade local, pois contribui para o consumo urbano, a geração de energia e a produção agropecuária. Entre os rios que a formam, o principal é o
Alternativas
Q3024862 Geografia

As bacias hidrográficas brasileiras desempenham um papel crucial na economia e na ecologia do país, fornecendo recursos hídricos para a agricultura, geração de energia e abastecimento humano, além de abrigar uma rica biodiversidade. Considerando as inferências sobre as bacias hidrográficas brasileiras, analise as afirmativas a seguir.


I. A Bacia Amazônica é a maior bacia hidrográfica do Brasil e do mundo, com um imenso potencial hidrelétrico ainda subutilizado.


II. A Bacia do Paraná é uma das mais importantes para a geração de energia hidrelétrica no Brasil, abrigando a Usina de Itaipu.


III. A Bacia do São Francisco é crucial para o abastecimento de água no semiárido nordestino, mas enfrenta desafios significativos de degradação ambiental.


IV. A Bacia do Tocantins-Araguaia é caracterizada por um enorme volume de água e possui grande importância para a navegação e a agricultura irrigada.


V. A Bacia do Parnaíba, localizada no Nordeste, é a maior bacia exclusivamente nordestina e desempenha um papel fundamental na irrigação e na produção agrícola da região.


Está correto o que se afirma apenas em

Alternativas
Q3022885 Geografia

Segundo Torres, Neto e Menezes (2012) e de acordo com a classificação para bacias hidrográficas de Christofoletti (1980), sobre as características das bacias hidrográficas, analise as assertivas abaixo:


I. Endorreicas: escoam diretamente no mar.


II. Exorreicas: estão localizadas em áreas cársticas.


III. Arreicas: ocorrem quando não há qualquer estruturação em bacias, como nas áreas desérticas.


Quais estão INCORRETAS? 

Alternativas
Q3022884 Geografia

De acordo com Torres, Neto e Menezes (2012), sobre fisiografia fluvial, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) O leito fluvial menor corresponde à parte por onde correm as cheias mais elevadas e as enchentes.


( ) A condição básica para existência de um canal reto está associada a um leito rochoso homogêneo que oferece igualdade de resistência à atuação das águas.


( ) Os canais anastomosados são muito comuns em ambientes glaciais, associados a leques aluviais ou relevos sujeitos a movimentos tectônicos.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q3022883 Geografia

A respeito das feições da morfologia litorânea, segundo Torres, Marques Neto e Menezes (2012), o ___________ é um acidente de relevo submarino que constitui um rochedo que, por vezes, aflora próximo aos litorais, formando ilhas, e o ___________ são faixas de areia e seixos desenvolvidas pela deposição de correntes litorâneas entre a costa e uma ilha e que pode ser submersa em maré alta (TORRES, Fillipe Tamiozzo Pereira; MARQUES NETO, Roberto; MENEZES, Sebastião de Oliveira. Introdução à Geomorfologia. São Paulo: Cengage Learning, 2012). 


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Alternativas
Q3008453 Geografia

Observe a figura com as regiões hidrográficas brasileiras.


Imagem associada para resolução da questão


Assinale a alternativa CORRETA que corresponde, respectivamente, às regiões hidrográficas 1, 2 e 3 que são:

Alternativas
Q2916506 Geografia

“Com a finalidade de orientar, fundamentar e implementar o Plano de Recursos Hídricos, foi instituída a Divisão Hidrográfica Nacional em Regiões Hidrográficas. A Resolução nº. 32 do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, de 15 de outubro de 2003, constitui como região hidrográfica o espaço territorial brasileiro compreendido por uma bacia, grupo de bacias ou sub-bacias hidrográficas contíguas, com características naturais, sociais e econômicas homogêneas ou similares, com vistas a orientar o planejamento e o gerenciamento dos recursos hídricos.” (Agência Nacional de Águas – ANA, 2007)


As cinco regiões hídricas com as maiores vazões médias são:

Alternativas
Q2897622 Geografia

O Brasil concentra mais de 10% da água doce disponível na superfície do planeta. O vasto emaranhado de rios formam oito grandes bacias hidrográficas sendo a Amazônica a maior do mundo, com aproximadamente 3,8 milhões de quilômetros quadrados (em terras brasileiras). Toda essa caudalosa riqueza representa:

Alternativas
Q2847686 Geografia
Pior seca em rios da Amazônia provoca risco de colapso em abastecimento no país
A pior seca já enfrentada pela região amazônica, na região Norte do Brasil, pode provocar efeitos devastadores, ambientais e econômicos, para todo o território nacional. O alerta vem de organizações civis e de entidades de diversos setores e segmentos.

Com rios que operam como hidrovias, o escoamento de produtos está comprometido e com níveis d’água baixando, dia após dia. “Já não conseguimos mais chegar com produtos na Zona Franca para a produção e temos dificuldade para escoar o que estamos produzindo”, relatou o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antônio Silva.

Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/brasil/ pior‑seca‑rios‑da‑amazonia‑colapso‑abastecimento/. Acesso em: 10 jun. 2024.

O baixo volume das águas em rios amazônicos pode ser analisado como um fenômeno geográfico e gera diferentes impactos.
Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, causa(s) e consequência(s) desse fenômeno. 
Alternativas
Q2753298 Geografia

A água tem importância fundamental para a vida na Terra e é utilizada por todos os setores, como agricultura, pecuária, indústria, uso doméstico, de lazer. Desta forma é compromisso de todos os cuidados e preservação deste bem de valor incalculável.


Assinale abaixo a alternativa incorreta com relação à água.

Alternativas
Q2735286 Geografia
A bacia hidrográfica conhecida como Tocantins-Araguaia abrange quais regiões brasileiras?
Alternativas
Q2607665 Geografia
O Agreste nordestino é uma região que se estende do Rio Grande do Norte ao sul da Bahia e constitui uma faixa de transição entre a Zona da Mata e o Sertão. O Planalto da Borborema, localizado na região, evita que as massas de ar úmidas do Oceano Atlântico avancem para o interior do nordeste, ocasionando chuvas na Zona da Mata e o clima semiárido no Sertão.
A precipitação na porção leste ocorre quando as massas de ar carregadas de umidade sobem ao encontrar as elevações do relevo. Ao atingir regiões mais frias da atmosfera, o vapor de água condensa e provoca chuva. 

Imagem associada para resolução da questão


Fonte: https://www.auditorioibirapuera.com.br/como-planalto-da-borborema-influencia-o-clima/. Acesso em: 09 fev. 2024

Com base nas informações supracitadas, é possível identificar que a precipitação que ocorre na região é chamada de
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: E
4: A
5: C
6: E
7: D
8: A
9: D
10: C
11: D
12: D
13: B
14: B
15: E
16: C
17: D
18: E
19: C
20: D