Questões de Concurso Sobre história da geografia em geografia

Foram encontradas 608 questões

Q3084463 Geografia
De acordo com Pierre George, geógrafo francês, a geografia é uma ciência humana que tem por objeto o estudo global e diferencial de tudo o que condiciona e interessa à vida das diversas coletividades humanas que constituem a população do globo. As categorias da geografia são: espaço geográfico, paisagem, território, região e lugar. Essas cinco categorias, que na verdade são conceitos, são muito importantes para os estudos geográficos. Considerando as categorias geográficas, assinale a afirmativa INCORRETA. 
Alternativas
Q3076678 Geografia
A implementação do meio técnico-científico-informacional altera o espaço geográfico e a relação com a sociedade. A construção do meio técnico-científico-informacional está subordinada às novas lógicas globais que articulam a tecnosfera e psicosfera na produção de novas necessidades (MILTON SANTOS, 2011).

Neste sentido, tecnosfera corresponde: 
Alternativas
Q3070303 Geografia
Entendeu a Geografia como uma Ciência sem um objeto de estudo, mas com pontos de vista, tendo sua individualidade e autoridade decorrentes de uma forma própria de analisar a realidade. O método geográfico viria do fato dessa disciplina trabalhar o real em sua complexidade, abordando fenômenos variados, estudados por outras ciências, sem isolar seus elementos, ao contrário, trabalhando com inter-relações entre fenômenos heterogêneos, apresentando-as numa visão sintética. Estas inter-relações desvendariam o caráter variável das diferentes áreas da superfície da Terra, sendo que a Geografia seria um estudo da variação de áreas.
Moraes, Robert. Geografia Pequena História Crítica. São Paulo: Annablume, 2007, p.97 e 98.

No texto, as ideias apresentadas sobre o tipo conhecimento geográfico referem-se ao seguinte pensador:
Alternativas
Q3069352 Geografia
“Entre as décadas de 1940 e 1960, as expedições geográficas do IBGE contribuíram para afirmar o trabalho de campo como método de ensino e pesquisa de Geografia – sob influência de geógrafos franceses que participaram da institucionalização dos cursos universitários da área no Brasil, a exemplo de Pierre Deffontaines e Francis Ruellan. Nesse período, disseminadas principalmente a partir da Seção de Estudos do CNG [Conselho Nacional de Geografia], as expedições serviram como instrumento do Estado brasileiro voltado ao reconhecimento e integração do território nacional, consolidando o IBGE como centro produtor de análises voltadas ao planejamento territorial. As expedições geográficas simbolizaram, enfim, o papel do CNG como referência nacional na estruturação do campo profissional da Geografia no Brasil, motivo por que as décadas de 1940 e 1950 são consideradas a ‘época de ouro’ dos trabalhos geográficos de campo”. (IBGE, 2017, adaptado). Dentre as expedições geográficas supracitadas, qual delas conclui levantamentos cartográficos necessários à confecção de uma das folhas da Carta do Brasil ao Milionésimo? 
Alternativas
Q3063998 Geografia

Para Moraes (2005), conceito de espaço vital representaria uma proporção de equilíbrio entre a população de uma dada sociedade e os recursos disponíveis para suprir suas necessidades, definindo assim suas potencialidades de progredir e suas premências territoriais.

Fonte: Antonio Carlos Robert Moraes. Geografia: Pequena História Crítica.

2005.


Marque corretamente a alternativa que representa o criador do conceito “espaço vital”:

Alternativas
Q3059396 Geografia
      Tempo, Espaço e Movimento são categorias básicas da área das Ciências Humanas e se fazem presentes o tempo todo nos contextos tanto da Geografia quanto da História. Logo, se as três categorias forem bem exploradas, contribuirão fortemente para ajudar crianças e adolescentes na ampliação da forma como enxergam o mundo que os cerca.
Secretaria de Educação e Esportes. Currículo de Pernambuco. Ensino Fundamental. Recife, 2019.

Assinale a alternativa que descreve corretamente como as três categorias mencionadas no texto são exploradas pela Geografia na formação dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. 
Alternativas
Q3056498 Geografia

Na Metodologia do Ensino de Geografia, a construção do pensamento espacial é fundamental para o desenvolvimento das competências geográficas nos alunos. Considerando as estratégias pedagógicas mais eficazes para essa construção, avalie as assertivas abaixo:


I. O uso de imagens de satélite e mapas digitais possibilita aos alunos uma visualização realista e dinâmica dos fenômenos geográficos, favorecendo uma leitura crítica do espaço geográfico.


II. A aprendizagem significativa ocorre quando o professor transmite os conteúdos de forma expositiva, priorizando a memorização de conceitos como fronteiras, bacias hidrográficas e relevo.


III. As metodologias ativas, como projetos interdisciplinares e o uso de estudos de caso, são eficazes para que os alunos compreendam a relação entre os elementos físicos e sociais do espaço. 


IV. A roteirização de aulas exclusivamente teóricas, com foco no conteúdo de livros didáticos, é mais eficiente para a construção do raciocínio espacial do que o uso de atividades práticas, como o trabalho de campo.


Assinale a alternativa que contém as assertivas corretas:

Alternativas
Q3056496 Geografia

A produção do espaço é um conceito fundamental na Geografia que envolve a maneira como os espaços são transformados e organizados por processos sociais, econômicos e culturais. Analise as afirmativas a seguir sobre a produção do espaço e indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F):


(__) A produção do espaço considera apenas fatores naturais, desconsiderando a influência das atividades humanas.


(__) O conceito de produção do espaço analisa como as atividades humanas moldam e reorganizam o espaço geográfico ao longo do tempo.


(__) As transformações espaciais ocorrem exclusivamente em áreas urbanas, não afetando o espaço rural.


(__) A produção do espaço é um processo dinâmico que pode ser influenciado por mudanças sociais, culturais e econômicas. 


Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:

Alternativas
Q3049325 Geografia
Na atualidade, o edifício regional é rapidamente construído e reconstruído, devido à aceleração dos processos globais que territorializa-reterritorializa-desterritorializa novas ações junto aos seus atores sociais, que em sua grande maioria são heterogêneos. Nesse processo, há de ser considerado o fato de que, mesmo havendo este "desmoronamento" do que se entendia como região, ela não deixa de existir, e cada vez mais se torna importante compreender seu funcionamento elencado os fatores endógenos e exógenos atrelados ao desenvolvimento econômico mundial e seu rebatimento no território.

CARMO, Jânio Gomes. A evolução do pensamento geográfico e o conceito de região como categoria de análise. Disponível em: Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 14, n. 2, p.107-116 abr/jun 2017.

De acordo com o conceito apresentado no texto, analise as afirmativas a seguir.

I. Ao longo da história a região tomou novas formas, consequentemente, novas funções foram delineadas no intuito de (re)organizar o espaço geográfico, intermediado pelo meio técnico-científico informacional.

II. No decorrer de sua confirmação como ciência geográfica, a Geografia, sofreu abalos e rupturas paradigmáticas em seu conteúdo, da mesma forma o conceito de região também passou por este processo.

III. Atualmente, a região passa a ser entendida por meio das relações locais existentes entre o fluxo de mercadorias e de bens materiais e imateriais, elementos estes que ditam um ritmo de desenvolvimento homogêneo.


Sobre o conceito geográfico contextualizado, está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3049320 Geografia
Ele é a aparência da realidade geográfica, aquilo que nossa percepção auditiva, olfativa, tátil e, principalmente, visual capta. Embora elas materializem relações sociais, econômicas e políticas travadas entre os grupos humanos, nem sempre são percebidas.

SENE, Eustáquio. Geografia Geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 2016, p.12.

Sobre o conceito da Geografia apresentado no texto, formador do espaço geográfico, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) É marcado por relações de posse e pelo controle.

( ) Evidencia a essência por meio da observação, da percepção e da pesquisa

( ) Apresenta em sua configuração elementos naturais ou humanizados, visíveis no espaço.


As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q3043352 Geografia
A evolução histórica do pensamento geográfico é marcada por uma transformação contínua na forma como compreendemos o espaço e a relação entre os seres humanos e seu ambiente. Desde os primeiros conceitos de espaço geográfico na Antiguidade, passando pela visão determinista e possibilista no início do século XX, até as abordagens contemporâneas que enfatizam as complexas interações entre dimensões sociais, econômicas e ambientais, o pensamento geográfico tem se adaptado às mudanças nos contextos histórico e científico. Teorias como o Determinismo Geográfico de Friedrich Ratzel e o Possibilismo de Paul Vidal de la Blache influenciaram profundamente a compreensão da relação entre o meio físico e as atividades humanas. No entanto, abordagens mais recentes, como a teoria da Geografia Crítica de Milton Santos, ampliam a análise ao considerar a importância das práticas sociais e culturais na formação do espaço geográfico, destacando a necessidade de uma perspectiva mais integrada e dinâmica para entender as relações espaciais contemporâneas.

MORAES, A. C. R. de. Geografia: pequena história crítica. São Paulo: Annablume Editora, 1981. (com adaptações) 
O pensamento geográfico evoluiu desde a Antiguidade, passando por conceitos deterministas e possibilistas, até chegar a uma abordagem mais dinâmica que integra aspectos sociais e culturais na análise do espaço geográfico. 
Alternativas
Q3043339 Geografia
A Geografia é uma ciência que se dedica ao estudo do espaço geográfico, compreendendo as interações entre os elementos naturais e as atividades humanas que moldam a superfície terrestre. Seu objeto de estudo é o espaço geográfico, entendido como a totalidade das relações e processos que ocorrem entre os aspectos físicos e sociais do ambiente. A Geografia analisa como os fenômenos naturais, como o relevo, o clima e a vegetação, interagem com as dinâmicas humanas, como a urbanização, a economia e a cultura. Conceitos fundamentais da Geografia incluem a noção de lugar, que se refere às características e significados atribuídos a uma localidade específica; região, que é uma área definida por similaridades ou características comuns; e território, que envolve o controle e a organização do espaço pelos grupos sociais. Esses conceitos são essenciais para a compreensão das transformações e das relações espaciais no planeta.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo. São Paulo: EDUsp, 1996. (com adaptações). 
O espaço geográfico, como objeto de estudo da Geografia, é uma construção dinâmica e não estática, refletindo continuamente as mudanças nos aspectos naturais e sociais.
Alternativas
Q3043338 Geografia
A Geografia é uma ciência que se dedica ao estudo do espaço geográfico, compreendendo as interações entre os elementos naturais e as atividades humanas que moldam a superfície terrestre. Seu objeto de estudo é o espaço geográfico, entendido como a totalidade das relações e processos que ocorrem entre os aspectos físicos e sociais do ambiente. A Geografia analisa como os fenômenos naturais, como o relevo, o clima e a vegetação, interagem com as dinâmicas humanas, como a urbanização, a economia e a cultura. Conceitos fundamentais da Geografia incluem a noção de lugar, que se refere às características e significados atribuídos a uma localidade específica; região, que é uma área definida por similaridades ou características comuns; e território, que envolve o controle e a organização do espaço pelos grupos sociais. Esses conceitos são essenciais para a compreensão das transformações e das relações espaciais no planeta.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo. São Paulo: EDUsp, 1996. (com adaptações). 
A definição de região na Geografia se baseia exclusivamente em características físicas do ambiente, desconsiderando os aspectos sociais e econômicos que podem definir uma área. 
Alternativas
Q3043337 Geografia
A Geografia é uma ciência que se dedica ao estudo do espaço geográfico, compreendendo as interações entre os elementos naturais e as atividades humanas que moldam a superfície terrestre. Seu objeto de estudo é o espaço geográfico, entendido como a totalidade das relações e processos que ocorrem entre os aspectos físicos e sociais do ambiente. A Geografia analisa como os fenômenos naturais, como o relevo, o clima e a vegetação, interagem com as dinâmicas humanas, como a urbanização, a economia e a cultura. Conceitos fundamentais da Geografia incluem a noção de lugar, que se refere às características e significados atribuídos a uma localidade específica; região, que é uma área definida por similaridades ou características comuns; e território, que envolve o controle e a organização do espaço pelos grupos sociais. Esses conceitos são essenciais para a compreensão das transformações e das relações espaciais no planeta.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo. São Paulo: EDUsp, 1996. (com adaptações). 
O conceito de lugar na Geografia é exclusivo para a análise de locais com características naturais homogêneas, não sendo aplicável a áreas com forte influência humana.
Alternativas
Q3032299 Geografia

Analise as afirmativas abaixo sobre a origem dos continentes e dos Oceanos.


1. A Pangeia foi o primeiro oceano formado na Terra.

2. Pantalassa foi um supercontinente formado na Terra.

3. Os falhamentos entre as placas permitem que o magma atinja a superfície terrestre, como por exemplo, em eventos de vulcanismo.

4. A teoria da deriva continental somente foi aceita quando se descobriu que a crosta é fragmentada e formada por placas rochosas que ora se chocam, ora se afastam, “flutuando” sobre a astenosfera.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Q3028558 Geografia
O meio técnico-científico-informacional é um meio geográfico onde o território inclui ciência, tecnologia e informação. Este conceito foi formulado pelo geógrafo brasileiro
Alternativas
Q3025029 Geografia
Segundo Lucci et al (2016), o espaço geográfico, uma das categorias da Geografia, é formado pela dinâmica e pelas conexões entre elementos materiais e humanos, entre a paisagem e suas transformações produzidas através do uso do espaço pela sociedade civil ou pelo Estado. Sobre o espaço geográfico, as assertivas a seguir estão corretas, EXCETO:
Alternativas
Q3024866 Geografia

De acordo com Eduardo Girotto (2024), buscar compreender o diálogo entre a geografia escolar e acadêmica é importante para que “possamos construir elementos para uma análise crítica e propositiva dos efeitos que as políticas educacionais neoliberais têm produzido, principalmente, sobre as geografias feitas desde a escola e a formação docente neste campo. (...) É fundamental entendermos o lugar da geografia, como saber sistematizado, no processo de constituição da ciência moderna. Em nossa perspectiva, tal processo não pode ser entendido descolado das grandes transformações socioespaciais, ocorridas no contexto europeu a partir do século XVIII”.

(GIROTTO, Eduardo D. A geografia entre a escola e a universidade: diálogos e tensões. In: COSTA, C. R.; ARAUJO, M. R.; OLIVEIRA E. C. de. (Orgs.). Currículo e ensino de Geografia: métodos, conceitos e metodologias na prática de ensino. Teresina: Ed.UESPI, 2024, p. 19-35.)


A partir do excerto de Girotto e de outros conhecimentos a respeito da relação entre geografia, método, geografia escolar e acadêmica e políticas públicas para a educação no Brasil, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Q3022869 Geografia
Segundo Corrêa (2022), a respeito das definições de espaço geográfico na história do pensamento geográfico, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3022865 Geografia

Conforme Suertegaray (2005), sobre a constituição histórica da ciência geográfica, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. A construção da ciência geográfica no século XIX foi marcada pelas ideias hegemônicas advindas da visão positivista do conhecimento, mas também foi influenciada pelo historicismo e pelo funcionalismo/estruturalismo.


II. A Geografia Clássica está centrada na análise de processos espaciais focados nos problemas de ordem econômica, ambiental e social tendo como objetivo a reconstrução da Europa pós-Segunda Guerra Mundial. Os principais exemplos da Geografia Clássica são a Teoria dos Círculos Concêntricos e a Teoria dos Lugares Centrais.


III. Na década de 1970, diante das críticas à Geografia Clássica, outros métodos despontam na ciência geográfica, como a fenomenologia. O método fenomenológico é dedutivo e empírico. 

Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: D
4: B
5: B
6: A
7: C
8: D
9: C
10: E
11: C
12: C
13: E
14: E
15: C
16: E
17: C
18: B
19: A
20: C