Questões de Geografia - Indústria brasileira para Concurso

Foram encontradas 256 questões

Q2536243 Geografia
De acordo com o Observatório Nacional da Indústria, o mercado da Indústria 4.0 brasileiro atingiu US$ 1,77 bilhão em 2022, representando uma taxa de crescimento anual composta de 18,8% entre 2017 e 2022. Considerada a quarta revolução industrial, a indústria 4.0 integra tecnologias digitais para otimizar a produção e o relacionamento com clientes e fornecedores. Na imagem abaixo, é possível observar como tem sido a participação dessa indústria no mercado mundial.
Imagem associada para resolução da questão
A respeito desse fenômeno, é correto afirmar: 
Alternativas
Q2519907 Geografia

Julgue o item subsequente.


O processo de industrialização no Brasil, iniciado no final do século XIX, não teve impacto significativo na migração para as cidades, pois a maioria da população permaneceu nas áreas rurais, devido à falta de oportunidades de emprego. 

Alternativas
Q2519894 Geografia

Julgue o item subsequente.


A expansão industrial em São Paulo durante o século XX desencadeou um processo de desenvolvimento econômico que reverberou por todo o Brasil, estabelecendo uma dinâmica de interdependência entre as regiões do país. Contrariamente à visão convencional, a influência da industrialização paulista não se limitou apenas ao seu entorno imediato, mas teve um impacto significativo em outras partes do país, especialmente no Nordeste. 

Alternativas
Q2519879 Geografia

Julgue o item subsequente.


Como pode ser observado ao longo da história, algumas regiões foram negligenciadas pelos governos federais. Uma prova disso é que os investimentos em empreendimentos industriais no Nordeste foram realizados sem o apoio do governo. 

Alternativas
Q2506323 Geografia
Sobre as relações de desenvolvimento da agricultura e indústria no Brasil, leia o texto a seguir.

“Operando predominantemente, como já ressaltamos, no processo de sujeição da renda da terra ao capital, no sentido da unificação das figuras do proprietário da terra e do capitalista, o objetivo é a extração da renda da terra, quer pela unificação das personagens (capitalista e proprietário) nas grandes propriedades, quer pelas condições geradas para abocanhar o excedente econômico das propriedades que produzem alimentos de consumo interno. (...) De um lado a unificação do proprietário e do capitalista numa mesma pessoa; de outro lado o processo de sujeição da renda ao capital nos setores de produção não capitalistas, por exemplo, no caso da propriedade familiar de tipo camponês. Nesse caso temos a sujeição da renda da terra ao capital sem que se dê a expropriação dos instrumentos de produção.”

(Oliveira, Ariovaldo Umbelino de. Agricultura e indústria no Brasil. Campo-Território: revista de Geografia Agrária, v. 5, n.10, p. 5-64, ago. 2010. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/ view/12048/7006 Acesso em: 30 jan. 2024.)

Considerando-se a perspectiva crítica do autor em questão, é correto afirmar que apresenta uma forma de apropriação de renda da terra contemporânea pelo capital
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: E
4: E
5: B