Questões de Concurso
Sobre industrialização em geografia
Foram encontradas 504 questões
I. A concentração fabril em países desenvolvidos decorre apenas de vantagens naturais, não estando vinculada às políticas estatais ou às redes de infraestrutura.
II. O surgimento de tecnopolos revela a importância dos serviços avançados e da inovação científica, que podem redefinir hierarquias urbanas.
III. A descentralização industrial, em certos contextos, visa a redução de custos de produção e busca de incentivos fiscais, provocando novos eixos de desenvolvimento regional.
IV. As megacorporações industriais agem de forma homogênea em todo o planeta, estabelecendo modelos produtivos idênticos independentemente de questões locais.
Estão CORRETAS as alternativas:

Considerando o mapa apresentado, avalie as afirmações abaixo acerca da distribuição da indústria no Brasil.
I No Brasil, a atividade industrial foi distribuída, historicamente, mediante negociações entre estados e municípios, com o privilégio das melhores fisiografias para a instalação da atividade, sem relação com as questões fiscais.
II No Brasil, a atividade industrial vem sendo desconcentrada, com a complexificação da localização dessa atividade para além do Sudeste, como na região do Nordeste.
III A atividade industrial, historicamente, se concentrou na região Sudeste do Brasil, com destaque para São Paulo e Minas Gerais, onde foram realizados mais investimentos a fim de impulsionar a industrialização do país.
IV A atividade industrial vem sendo desconcentrada no território do Brasil, com direção, sobretudo, para a Amazônia, realçando-se a participação dos estados de Amazonas, Roraima e Amapá.
Das afirmações, estão corretas
( ) A lógica do desenvolvimento capitalista na agricultura está dissociada do processo de internacionalização da economia brasileira.
( ) A expansão da produção de soja no Brasil está relacionada ao hábito típico do brasileiro de cozinhar os alimentos utilizando o óleo de soja, por isso não é verdade que a produção de soja para exportação foi incentivada pelos governos militares pós-1964.
( ) Diante da total subordinação do campo à indústria, encontra-se no campo brasileiro o domínio absoluto do modo de produzir industrial e a expansão total do trabalho assalariado.
( ) A industrialização da agricultura tem acelerado o processo de separação entre a cidade e o campo, fazendo com que as lutas dos trabalhadores do campo e da cidade não tenham possibilidade de unificação.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. A industrialização no Brasil concentrou-se inicialmente no Sudeste, em função da proximidade com o mercado consumidor e infraestrutura.
II. Políticas de descentralização industrial contribuíram para o aumento de indústrias no Norte e Nordeste.
III. A interiorização industrial no Brasil está relacionada ao planejamento logístico e incentivos fiscais.
IV. A industrialização no Brasil se desenvolveu igualmente em todas as regiões do país.
Estão CORRETAS as afirmativas:
A respeito da indústria de transformação brasileira, observe o gráfico abaixo:
Blog do IBRE-FGV. <https://blogdoibre.fgv.br/posts/o-declinio-da-industria-brasileira-de-1990-
2019-produtividade-por-genero-da-industria-e-por>. Acesso em: 13 set. 2024.
Dentre os processos que estão relacionados com o gráfico, podemos citar a expansão da/das
“No período da globalização, a velocidade com que os pedaços do território são valorizados e desvalorizados, determinando mudanças de usos, é temerária. E as novas políticas das montadoras, no Brasil, parecem ser um exemplo paradigmático. Para produzir modernamente, essas indústrias convocam outros atores a participar de suas ações hegemônicas, levados, desse modo, a agir segundo uma lógica subordinada à da firma global. (...) E o território passa a ser organizado e usado com a lógica exclusiva dessa produção, pois em muitos casos não há ainda a implantação das indústrias”.
SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. O Brasil: Território e sociedade no início do século XXI. 9ª. ed. Rio de Janeiro: Record, 2006. p. 112-113.
Seguindo o raciocínio do autor, vemos que são múltiplos os exemplos do papel do Estado na territorialização das empresas mencionadas acima, EXCETO a/o
Observe a imagem abaixo e, em seguida, analise a questão:
Para Scarlato (2019), a análise da industrialização deve compreender, também, a cultura humana. Para ele, o Brasil, há muito tempo, através da mídia, coloniza culturalmente, pois estimula o consumo, molda os estilos de vida, reforça a dependência econômica, entre outros elementos.
SCARLATO, F. C. O Espaço industrial brasileiro. In: ROSS, J. Geografia do Brasil. 5 Ed. São Paulo: Edusp. 2019.
Nesse contexto, para a Geografia, é importante estudar as transformações ocorridas com a industrialização e, portanto, os fatores envolvidos na análise do processo de distribuição de indústrias pelo mundo, dentre os quais, cita-se
Disponível em:<https://www.portaldaindustria.com.br/estatisticas/importancia-da-industria/ . Acesso em: 30 set. 2024.
A indústria brasileira apresenta desafios importantes. Dentre eles, podemos destacar o/a
Sobre esses temas, assinale a alternativa CORRETA.
SPOSITO. E. Glossário de Geografia humana e econômica. São Paulo: UNESP, 2017. p.241
Atualmente, a localização das indústrias varia em função dos seguintes fatores:
Sobre os fatores que marcaram esse processo, assinale a alternativa correta:
Associe os tipos de indústrias a seguir aos bens e serviços por elas produzidos.
1 - Indústria de base
2 - Indústria siderúrgica
3 - Indústria de bens de capital
4 - Indústria de bens
A. Roupas; medicamentos; eletrodomésticos.
B. Equipamentos industriais, tratores, motores.
C. Fabricação de peças de aço.
D. Transformação matérias-primas brutas ou pré processadas. Mineradoras, petroquímicas.
Assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre os tipos de indústrias e os bens e serviços produzidos: