Questões de Concurso Sobre industrialização em geografia

Foram encontradas 474 questões

Q3111355 Geografia
O setor secundário (ou indústria em geral) compreende todas as atividades de transformação de bens e divide-se em três subsetores. No que se refere a atividades voltadas ao setor secundário da economia, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q3107320 Geografia
Leia o texto abaixo:

"O estudo, realizado por uma equipe internacional de cientistas, analisou dados de 550 rios em todo o mundo. Os resultados mostraram que as taxas de decomposição da matéria orgânica variam significativamente entre os rios, e que essas variações estão fortemente relacionadas às atividades humanas. Em áreas com alta densidade populacional e intensificação agrícola, as taxas de decomposição tendem a ser mais elevadas. Isso se deve ao aumento da entrada de nutrientes e poluentes nos rios, que estimulam o crescimento de microrganismos decompositores."

Fonte: https://cidadeverde.com/cienciaviva/126610/atividadeshumanas-e-padroes-globais-de-decomposicao-em-riossituacao-do-parnaiba-e-do-poty-em-teresina

O impacto ambiental das atividades humanas pode ser observado em diversas áreas, como desmatamento e poluição dos recursos hídricos. Sobre esses impactos, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3100407 Geografia
O acercamento urbano reflete as condições em que ocorreu a modernização da economia do Brasil.

Desde os anos 1930, a industrialização trouxe grandes investimentos em capital feitos pelo Estado, por multinacionais e por empresas privadas. Esses investimentos concentraram-se em regiões mais desenvolvidas economicamente, levando à concentração de recursos e ofertas de trabalho a determinados pontos do território brasileiro. O resultado foi a formação de grandes metrópoles, geralmente com mais de 1 milhão de habitantes, concentrando boa parte dos serviços e infraestruturas oferecidos.

No entanto, a partir dos anos 1990 houve aumento de um fenômeno conhecido como:
Alternativas
Q3100401 Geografia
Depois da década de 1970, a população que vivia nas cidades ultrapassou a população que vivia nos campos.
Isso aconteceu devido:
Alternativas
Q3084466 Geografia

A mineração é parte importante da história do Brasil, não só pelo ciclo do ouro do século XVIII, mas também pelo seu papel na colonização e integração de muitas regiões, na consolidação da cultura e da identidade de algumas regiões. Depois desse período, ela muda a sua base de exploração, mas continua a ser fundamental para a economia do país, deixando marcas profundas na paisagem e na cultura brasileira, sendo que seus resquícios fazem parte hoje do patrimônio mineiro. De acordo com Figueiredo et all (2018) o patrimônio mineiro (patrimônio cultural da mineração) vem aparecendo como uma nova área do conhecimento, sendo considerado um desdobramento do que se conhece como geopatrimônio. Como uma ramificação científica interdisciplinar, abarca desde a patrimonialização de prédios e equipamentos da atividade minerária interrompida em décadas passadas, até a inventariação e análise de resquícios da atividade minerária de períodos protoindustriais e pré-industriais (anteriores ao século XIX). Sobre a mineração, seus impactos econômicos, ambientais e o patrimônio mineiro, analise as afirmativas a seguir.


I. O consumo de minerais de interesse social (areia, brita, argilas, cimento) pode ser um indicador de desenvolvimento. O consumo per capita nos países periféricos, por exemplo, é significativamente inferior ao de países desenvolvidos.


II. A mineração deve ser encarada como uma forma temporária de uso do solo. A modificação do relevo causada por ela resulta na criação de novos ambientes.


III. Mineração e geoconservação possuem objetivos diferentes para com os elementos da geodiversidade.


IV. Além de fornecer matérias-primas para inúmeras atividades recorrentes, a extração mineral também é responsável por gerar o que se pode chamar de Patrimônio Mineiro.


V. “Patrimônio” pode ser entendido como coisas ou lugares que queremos manter, aproveitar ou aprender com gerações passadas, muitos aspectos do nosso ambiente cultural, e entre eles, lugares que passaram por mineração.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Q3070305 Geografia
Segundo o geógrafo Milton Santos, “uma das características do presente período histórico é, em toda parte, a necessidade de criar condições para maior circulação de pessoas, dos produtos, das mercadorias, do dinheiro, da informação, das ordens etc. Os países distinguem-se, aliás, em função das possibilidades abertas a essa fluidez”.
SANTOS, Milton. O Brasil: Território e sociedade no início do século XIX. Rio de Janeiro: Record, 2001.p.161

A partir das concepções do autor sobre a distinção de nações a partir de espaços de fluidez, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) A produção de equipamentos que possibilitem maior fluidez e aperfeiçoamento dos sistemas de engenharia facilitam diversos tipos de movimentos. Na medida em que esse movimento dentro de cada país, interessa à divisão do trabalho internacional, o equipamento viário e infoviário passa também a ser estratégico para o mercado.
( ) Nos países de maior extensão territorial e de grandes disparidades de renda, o processo de criação de fluidez é seletivo e não-igualitário. As regiões de maior produção destinada à exportação têm prioridade nesses equipamentos, criando no território áreas com maior densidade viária e infoviária. 
( ) A fluidez virtual do território ocorre quando existe o uso efetivo das vias. A presença dos meios produz a fluidez virtual, enquanto a fluidez efetiva será medida em função da presença dos respectivos sistemas de engenharia.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q3066869 Geografia
Ao longo dos séculos, o processo de industrialização transformou profundamente a economia, a sociedade e o modo de vida das populações em várias partes do mundo, alterando, inclusive, as estruturas políticas e culturais dos países. A industrialização mundial pode ser dividida em fases, cada uma marcada por inovações tecnológicas, mudanças no padrão produtivo e expansão de mercados. No Brasil, embora o processo tenha ocorrido de maneira mais tardia em relação a países europeus, ele também passou por fases distintas, que refletem tanto o contexto mundial quanto características locais.

Diante disso, identifique a alternativa que corresponde corretamente ao contexto e às características da fase inicial da industrialização brasileira:
Alternativas
Q3063992 Geografia
Durante as sucessivas revoluções industriais, os modelos de gestão dos sistemas produtivos alteram-se. O modelo que objetivava a melhoria dos índices de produtividade e de redução de custos com matéria-prima, mão-de-obra e tempo de produção. Assim, utilizou os princípios da produção em massa e implementação das esteiras rolantes, com o propósito de racionalização da organização do trabalho e consequentemente controlar o ritmo do trabalho. Além disso, as esteiras rolantes trouxeram automatização e mecanização do processo de trabalho. Diante dos aspectos mencionados anteriormente, o texto se refere ao modelo produtivo idealizado por:
Alternativas
Q3051361 Geografia
A industrialização brasileira teve início no final do século XIX e se consolidou ao longo do século XX, marcada por diversos ciclos e transformações econômicas e sociais. O processo de industrialização foi impulsionado por diferentes fatores. No entanto, a industrialização no Brasil apresenta características específicas, como a concentração geográfica da indústria, a dependência tecnológica e de capital estrangeiro, e a formação de uma estrutura produtiva com desigualdades regionais acentuadas. A análise dessas características é essencial para entender os desafios e as potencialidades do setor industrial no país. Considerando as características históricas e estruturais da industrialização brasileira, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3049323 Geografia
A terceirização é a divisão do trabalho ampliada e mobilizada para fora da fábrica sob controle de outro capitalista. A lógica é a ampliação e a reprodução do capital.
SPOSITO, Eliseu S. Glossário de Geografia Humana e econômica. São Paulo: UNESP, 2017, p.419.
Sobre o processo apresentado no texto, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Contratar uma empresa externa para realizar atividades ou funções que originalmente eram realizadas internamente.
( ) Estabelecer relações entre empresas com o objetivo de otimizar atividades, encurtar o processo de circulação do capital, alcançar redução de custos e aumentar a produtividade.
( ) Expandir o setor terciário por meio dos serviços de transporte e de comunicação em detrimento do setor primário e secundário.

As afirmativas são, respectivamente, 
Alternativas
Q3049300 Geografia
Leia o trecho a seguir.

A gestão do território implica o controle da organização espacial, incluindo, em muitos casos, o controle de sua gênese e dos processos que a mantêm ou a alteram. A diferenciação de áreas e a integração delas é o produto mais geral em termos espaciais da ação dos centros de gestão do território. (...)

CORRÊA, Roberto Lobato. Metrópoles, Corporações e Espaço: uma introdução ao caso brasileiro. CASTRO, Iná Elias de; et all. (Org..). Brasil: questões atuais da reorganização do território. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010. p. 72.

Sobre o conceito em questão, relativo às implicações geográficas advindas da gestão do território brasileiro, por parte das grandes empresas, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Criação de áreas agropastoris especializadas em determinados produtos
( ) Implementação de infraestrutura pelo capital privado, sem a participação do Estado
( ) Formação de núcleos urbanos, company towns, controlados por empreendimentos de uma única empresa.


As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q3042679 Geografia
Julgue o item subsequente. 

A distribuição geográfica das indústrias no Brasil está exclusivamente relacionada à proximidade com fontes de matérias-primas, sem ser significativamente influenciada por outros fatores geográficos ou históricos. 
Alternativas
Q3039394 Geografia
As transformações relacionadas à Indústria 4.0 se apresentam com perspectivas e potencial para o aumento da flexibilidade, velocidade, produtividade e qualidade dos processos produtivos. Sua influência, entretanto, permeará outros âmbitos, como a política, a economia, as empresas e seus modelos de negócios, os governos, os indivíduos e, principalmente, o mundo do trabalho. Diversos estudos foram realizados sobre os impactos da Indústria 4.0 na organização do trabalho, no qual, verificando os principais impactos, pode-se afirmar que:
Alternativas
Q3039393 Geografia
O termo Indústria 4.0 teve sua origem em uma das edições da feira de Hannover, na Alemanha, e foi incentivado pelo governo alemão, juntamente a empresas de tecnologia, universidades e centros de pesquisa. Sendo considerada a Quarta Revolução Industrial, esse novo modelo mudou a forma pela qual as indústrias operam atualmente, reunindo inovações tecnológicas na automação, no controle de dados e na tecnologia de informação. A figura apresenta as fases de cada uma das quatro Revoluções Industriais:
Imagem associada para resolução da questão
(Fonte: Indústria 4.0, 2019.)
Com isso, diversos conceitos foram surgindo ao longo dos tempos. Um deles aborda a capacidade de comunicação dos sistemas ciberfísicos, de forma que humanos e fábricas inteligentes tendem a se comunicar por meio dessa nova tecnologia. Essa concepção também remete a sistemas ciberfísicos, que têm a capacidade de operar de forma distribuída, conversando entre si de maneira padronizada e possibilitando que novos sistemas, máquinas, pessoas, entre outros, tenham a capacidade de integrar essa grande e complexa rede. Trata-se do termo:
Alternativas
Q3025058 Geografia

Com base na imagem a seguir, (obra: “Geografia Geral e do Brasil: Espaço Geográfico e Globalização (2016, vol. 3) assinale a alternativa CORRETA:


  Imagem associada para resolução da questão

Adaptado de: BAER, Werner. A economia brasileira. São Paulo: Nobel, 2009. P.59


A tabela anterior retrata os seis anos do conflito armado denominado 2ª Guerra Mundial. Sobre esse tema, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Q3025056 Geografia
Tomando como base a obra “Geografia Geral e do Brasil: Espaço Geográfico e Globalização (2016, vol. 3) entendemos que, de 1930 a 1956, a industrialização no país caracterizou-se por uma estratégia governamental de criação de indústrias estatais nos setores de bens de produção e de infraestrutura. Esse período ficou conhecido por termos tido a presença de Getúlio Vargas no controle do Executivo Nacional. Diante dessas informações, assinale a alternativa que apresenta exemplos de indústrias que surgiram nesse período histórico:
Alternativas
Q3025046 Geografia
De acordo com Lucci et al (2016), a atual matriz energética brasileira é resultante de políticas nacionais de desenvolvimento adotadas no decorrer do processo de industrialização do Brasil, especialmente a partir de 1960. Tais políticas foram baseadas na indústria automobilística e nas obras de infraestrutura. A abertura de rodovias e a construção de grandes usinas hidrelétricas eram destaques dos projetos governamentais de desenvolvimento. Acerta do tema das energias, julgue as seguintes afirmativas:

I. A construção de usinas nucleares no Brasil fez parte de um projeto desenvolvido nos anos 1960 e 1970, durante os governos militares, com a inauguração das usinas de Angra 1, 2 e 3, naquele período.
II. A utilização do álcool (etanol) como combustível automotivo no Brasil começou em 1965, quando o mundo sentia os efeitos da ameaça nuclear. Para substituir o uso daquela fonte, o governo brasileiro implantou o Programa Nacional do Álcool (Pronálcool).
III. A fonte hídrica é renovável e ainda possui grande potencial para ser explorada no país, sobretudo na Amazônia.
IV. O processo de privatização do setor de distribuição de energia contribuiu para resolver o caos energético de 2001, haja vista os investimentos feitos no setor.

Está(ão) CORRETA(S) apenas:
Alternativas
Q3016287 Geografia
A industrialização é um processo que variou em tempo e espaço, com diferentes impactos globais e regionais. Como a industrialização influenciou o desenvolvimento das economias e a organização do território mundial e brasileiro?

1. A Revolução Industrial do século XVIII transformou profundamente as economias europeias, iniciando o processo de urbanização acelerada.

2. A industrialização tardia na América Latina levou à concentração de indústrias em regiões metropolitanas, com pouco impacto nas áreas rurais.

3. O Brasil passou por um processo de substituição de importações no século XX, promovendo a industrialização em várias regiões do país.

4. A desindustrialização atual no Brasil tem levado ao declínio das áreas metropolitanas, com um retorno da população às zonas rurais.

5. A industrialização no Brasil sempre esteve concentrada no Sudeste, sem avanços significativos para outras regiões.



Alternativas:
Alternativas
Q3015267 Geografia

Indique a alternativa que completa as lacunas.


O crescimento urbano desordenado e o surgimento de aglomerados nas periferias resultam de dois fatores, que são a __________________ e o ___________________.

Alternativas
Q3015264 Geografia
Leia o texto:
A urbanização contemporânea revela com clareza que a cidade como a conhecemos, circunscrita a um ponto, tende em algumas áreas, a se amalgamar com outras e constituir regiões urbanas de grande coesão, deixando como imagem do passado a cidade como aglomeração concentrada.
(LENCIONI, Sandra. Urbanização difusa e a constituição de megarregiões. O caso de São Paulo-Rio de Janeiro. In: e-metropolis, n. 22, ano 6, 2015, p. 12).
Uma tendência contemporânea relativa à concentração industrial e urbana, a megalópole, resulta da:
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: B
4: A
5: A
6: A
7: C
8: A
9: D
10: A
11: A
12: E
13: C
14: D
15: A
16: D
17: E
18: C
19: B
20: C