Questões de Concurso Comentadas sobre industrialização em geografia

Foram encontradas 454 questões

Q3070305 Geografia
Segundo o geógrafo Milton Santos, “uma das características do presente período histórico é, em toda parte, a necessidade de criar condições para maior circulação de pessoas, dos produtos, das mercadorias, do dinheiro, da informação, das ordens etc. Os países distinguem-se, aliás, em função das possibilidades abertas a essa fluidez”.
SANTOS, Milton. O Brasil: Território e sociedade no início do século XIX. Rio de Janeiro: Record, 2001.p.161

A partir das concepções do autor sobre a distinção de nações a partir de espaços de fluidez, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) A produção de equipamentos que possibilitem maior fluidez e aperfeiçoamento dos sistemas de engenharia facilitam diversos tipos de movimentos. Na medida em que esse movimento dentro de cada país, interessa à divisão do trabalho internacional, o equipamento viário e infoviário passa também a ser estratégico para o mercado.
( ) Nos países de maior extensão territorial e de grandes disparidades de renda, o processo de criação de fluidez é seletivo e não-igualitário. As regiões de maior produção destinada à exportação têm prioridade nesses equipamentos, criando no território áreas com maior densidade viária e infoviária. 
( ) A fluidez virtual do território ocorre quando existe o uso efetivo das vias. A presença dos meios produz a fluidez virtual, enquanto a fluidez efetiva será medida em função da presença dos respectivos sistemas de engenharia.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q3066869 Geografia
Ao longo dos séculos, o processo de industrialização transformou profundamente a economia, a sociedade e o modo de vida das populações em várias partes do mundo, alterando, inclusive, as estruturas políticas e culturais dos países. A industrialização mundial pode ser dividida em fases, cada uma marcada por inovações tecnológicas, mudanças no padrão produtivo e expansão de mercados. No Brasil, embora o processo tenha ocorrido de maneira mais tardia em relação a países europeus, ele também passou por fases distintas, que refletem tanto o contexto mundial quanto características locais.

Diante disso, identifique a alternativa que corresponde corretamente ao contexto e às características da fase inicial da industrialização brasileira:
Alternativas
Q3063992 Geografia
Durante as sucessivas revoluções industriais, os modelos de gestão dos sistemas produtivos alteram-se. O modelo que objetivava a melhoria dos índices de produtividade e de redução de custos com matéria-prima, mão-de-obra e tempo de produção. Assim, utilizou os princípios da produção em massa e implementação das esteiras rolantes, com o propósito de racionalização da organização do trabalho e consequentemente controlar o ritmo do trabalho. Além disso, as esteiras rolantes trouxeram automatização e mecanização do processo de trabalho. Diante dos aspectos mencionados anteriormente, o texto se refere ao modelo produtivo idealizado por:
Alternativas
Q3051361 Geografia
A industrialização brasileira teve início no final do século XIX e se consolidou ao longo do século XX, marcada por diversos ciclos e transformações econômicas e sociais. O processo de industrialização foi impulsionado por diferentes fatores. No entanto, a industrialização no Brasil apresenta características específicas, como a concentração geográfica da indústria, a dependência tecnológica e de capital estrangeiro, e a formação de uma estrutura produtiva com desigualdades regionais acentuadas. A análise dessas características é essencial para entender os desafios e as potencialidades do setor industrial no país. Considerando as características históricas e estruturais da industrialização brasileira, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3049323 Geografia
A terceirização é a divisão do trabalho ampliada e mobilizada para fora da fábrica sob controle de outro capitalista. A lógica é a ampliação e a reprodução do capital.
SPOSITO, Eliseu S. Glossário de Geografia Humana e econômica. São Paulo: UNESP, 2017, p.419.
Sobre o processo apresentado no texto, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Contratar uma empresa externa para realizar atividades ou funções que originalmente eram realizadas internamente.
( ) Estabelecer relações entre empresas com o objetivo de otimizar atividades, encurtar o processo de circulação do capital, alcançar redução de custos e aumentar a produtividade.
( ) Expandir o setor terciário por meio dos serviços de transporte e de comunicação em detrimento do setor primário e secundário.

As afirmativas são, respectivamente, 
Alternativas
Q3049300 Geografia
Leia o trecho a seguir.

A gestão do território implica o controle da organização espacial, incluindo, em muitos casos, o controle de sua gênese e dos processos que a mantêm ou a alteram. A diferenciação de áreas e a integração delas é o produto mais geral em termos espaciais da ação dos centros de gestão do território. (...)

CORRÊA, Roberto Lobato. Metrópoles, Corporações e Espaço: uma introdução ao caso brasileiro. CASTRO, Iná Elias de; et all. (Org..). Brasil: questões atuais da reorganização do território. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010. p. 72.

Sobre o conceito em questão, relativo às implicações geográficas advindas da gestão do território brasileiro, por parte das grandes empresas, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Criação de áreas agropastoris especializadas em determinados produtos
( ) Implementação de infraestrutura pelo capital privado, sem a participação do Estado
( ) Formação de núcleos urbanos, company towns, controlados por empreendimentos de uma única empresa.


As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q3042679 Geografia
Julgue o item subsequente. 

A distribuição geográfica das indústrias no Brasil está exclusivamente relacionada à proximidade com fontes de matérias-primas, sem ser significativamente influenciada por outros fatores geográficos ou históricos. 
Alternativas
Q3039394 Geografia
As transformações relacionadas à Indústria 4.0 se apresentam com perspectivas e potencial para o aumento da flexibilidade, velocidade, produtividade e qualidade dos processos produtivos. Sua influência, entretanto, permeará outros âmbitos, como a política, a economia, as empresas e seus modelos de negócios, os governos, os indivíduos e, principalmente, o mundo do trabalho. Diversos estudos foram realizados sobre os impactos da Indústria 4.0 na organização do trabalho, no qual, verificando os principais impactos, pode-se afirmar que:
Alternativas
Q3025058 Geografia

Com base na imagem a seguir, (obra: “Geografia Geral e do Brasil: Espaço Geográfico e Globalização (2016, vol. 3) assinale a alternativa CORRETA:


  Imagem associada para resolução da questão

Adaptado de: BAER, Werner. A economia brasileira. São Paulo: Nobel, 2009. P.59


A tabela anterior retrata os seis anos do conflito armado denominado 2ª Guerra Mundial. Sobre esse tema, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Q3025056 Geografia
Tomando como base a obra “Geografia Geral e do Brasil: Espaço Geográfico e Globalização (2016, vol. 3) entendemos que, de 1930 a 1956, a industrialização no país caracterizou-se por uma estratégia governamental de criação de indústrias estatais nos setores de bens de produção e de infraestrutura. Esse período ficou conhecido por termos tido a presença de Getúlio Vargas no controle do Executivo Nacional. Diante dessas informações, assinale a alternativa que apresenta exemplos de indústrias que surgiram nesse período histórico:
Alternativas
Q3025046 Geografia
De acordo com Lucci et al (2016), a atual matriz energética brasileira é resultante de políticas nacionais de desenvolvimento adotadas no decorrer do processo de industrialização do Brasil, especialmente a partir de 1960. Tais políticas foram baseadas na indústria automobilística e nas obras de infraestrutura. A abertura de rodovias e a construção de grandes usinas hidrelétricas eram destaques dos projetos governamentais de desenvolvimento. Acerta do tema das energias, julgue as seguintes afirmativas:

I. A construção de usinas nucleares no Brasil fez parte de um projeto desenvolvido nos anos 1960 e 1970, durante os governos militares, com a inauguração das usinas de Angra 1, 2 e 3, naquele período.
II. A utilização do álcool (etanol) como combustível automotivo no Brasil começou em 1965, quando o mundo sentia os efeitos da ameaça nuclear. Para substituir o uso daquela fonte, o governo brasileiro implantou o Programa Nacional do Álcool (Pronálcool).
III. A fonte hídrica é renovável e ainda possui grande potencial para ser explorada no país, sobretudo na Amazônia.
IV. O processo de privatização do setor de distribuição de energia contribuiu para resolver o caos energético de 2001, haja vista os investimentos feitos no setor.

Está(ão) CORRETA(S) apenas:
Alternativas
Q3016287 Geografia
A industrialização é um processo que variou em tempo e espaço, com diferentes impactos globais e regionais. Como a industrialização influenciou o desenvolvimento das economias e a organização do território mundial e brasileiro?

1. A Revolução Industrial do século XVIII transformou profundamente as economias europeias, iniciando o processo de urbanização acelerada.

2. A industrialização tardia na América Latina levou à concentração de indústrias em regiões metropolitanas, com pouco impacto nas áreas rurais.

3. O Brasil passou por um processo de substituição de importações no século XX, promovendo a industrialização em várias regiões do país.

4. A desindustrialização atual no Brasil tem levado ao declínio das áreas metropolitanas, com um retorno da população às zonas rurais.

5. A industrialização no Brasil sempre esteve concentrada no Sudeste, sem avanços significativos para outras regiões.



Alternativas:
Alternativas
Q3015267 Geografia

Indique a alternativa que completa as lacunas.


O crescimento urbano desordenado e o surgimento de aglomerados nas periferias resultam de dois fatores, que são a __________________ e o ___________________.

Alternativas
Q3015264 Geografia
Leia o texto:
A urbanização contemporânea revela com clareza que a cidade como a conhecemos, circunscrita a um ponto, tende em algumas áreas, a se amalgamar com outras e constituir regiões urbanas de grande coesão, deixando como imagem do passado a cidade como aglomeração concentrada.
(LENCIONI, Sandra. Urbanização difusa e a constituição de megarregiões. O caso de São Paulo-Rio de Janeiro. In: e-metropolis, n. 22, ano 6, 2015, p. 12).
Uma tendência contemporânea relativa à concentração industrial e urbana, a megalópole, resulta da:
Alternativas
Ano: 2008 Banca: CONSULPLAN Órgão: CODEVASF Prova: CONSULPLAN - 2008 - CODEVASF - Geógrafo |
Q2898480 Geografia

A partir de 1945 e 1950, a indústria brasileira ganha novo ímpeto e São Paulo se firma como a grande metrópole fabril do país. Acerca disso, assinale a afirmativa correta:

Alternativas
Ano: 2008 Banca: CONSULPLAN Órgão: SDS-SC Prova: CONSULPLAN - 2008 - SDS-SC - Geógrafo |
Q2895964 Geografia

A partir da década de 1970, impõe-se um movimento de desconcentração da produção industrial, uma das manifestações do desdobramento da divisão territorial do trabalho no Brasil. Sobre esse período pode-se afirmar, EXCETO:

Alternativas
Q2826581 Geografia
No Brasil, a industrialização foi efetivada a partir de um processo caracterizado por ser fechado, ou seja, a indústria estava voltada totalmente para dentro, visando prioritariamente o mercado interno e dependente de políticas governamentais que protegessem a indústria nacional em relação aos seus concorrentes internacionais. Este processo recebe o nome de:
Alternativas
Q2822460 Geografia

Dentre os países de industrialização tardia estão:


I. França.

II. Inglaterra.

III. Alemanha.

IV. Japão.


Quais estão corretos?

Alternativas
Q2815166 Geografia

A industrialização constitui-se em processo redefinidor de parcelas importantes do território. Para o caso brasileiro, é correto afirmar que:

Alternativas
Q2767057 Geografia

No início da década de 90, Clélio Campolina Diniz (1993) defendia a ideia de que a distribuição da produção industrial brasileira tem mudado significativamente desde a década de 70. A respeito desse processo, são feitas as afirmativas:


I Na primeira fase, o processo de reversão da polarização se fez com um relativo espraiamento industrial para o próprio interior do Estado de São Paulo e para quase todos os demais estados brasileiros.

II Na segunda fase, ocorreu uma relativa reconcentração no polígono definido por Belo Horizonte-UberlândiaLondrina-Maringá-Porto Alegre-Florianópolis-São José dos Campos-Belo Horizonte, dentro do qual estão sendo formados os principais polos de alta tecnologia.

III O Rio de Janeiro fica de fora do “polígono industrial” pois, embora possua tradicionais centros de ensino e pesquisa, além da sede de importantes corporações, especialmente empresas estatais, por ter uma economia local decadente, não apresentou atrativos para a localização industrial, além de outros desestímulos de natureza política e social, que afugentam o capital privado.

IV Com a expansão de setores fortemente sustentados na ciência e na tecnologia, crescem os requisitos locacionais articulados à proximidade de fontes de recursos naturais – à semelhança do Vale do Silício, nos Estados Unidos.

V Em função da lógica neoliberal, a ação do Estado não exerceu influência na condução da política econômica, nem em termos de investimentos diretos, como a concessão de incentivos fiscais e construção de infraestrutura, para o encorajamento da desconcentração geográfica da produção.


Das afirmativas acima, estão corretas apenas:

Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: A
4: D
5: A
6: A
7: E
8: C
9: A
10: D
11: E
12: C
13: B
14: C
15: D
16: D
17: A
18: D
19: E
20: A