Questões de Concurso Sobre meio ambiente na geografia em geografia

Foram encontradas 1.740 questões

Q3314843 Geografia

Julgue o próximo item, relativo a relações e conexões entre patrimônio cultural, natural, agrícola e alimentar.  


A insuficiência de chuva no semiárido relaciona-se à migração e a condições adversas de sobrevivência, muitas vezes decorrentes da impossibilidade de armazenamento da água ou de seu confinamento nas grandes barragens em terras dos latifúndios, espaços proibidos para muitas famílias agricultoras.  

Alternativas
Q3302086 Geografia
O ciclo do carbono é um processo fundamental para o equilíbrio dos ecossistemas, envolvendo a troca de carbono entre a atmosfera, os organismos vivos e os componentes geológicos. Sobre esse ciclo, assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
Q3297921 Geografia
Os projetos de infraestrutura podem gerar impactos significativos nas comunidades tradicionais, influenciando seu modo de vida, acesso a recursos naturais e organização social. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.
I. A construção de empreendimentos de grande porte pode causar deslocamentos forçados de populações tradicionais, impactando sua identidade cultural e econômica.
II. Os movimentos sociais que atuam na defesa ambiental são exclusivamente contrários ao desenvolvimento econômico, pois rejeitam qualquer forma de crescimento industrial.
III. A falta de participação das comunidades tradicionais no processo de licenciamento ambiental pode resultar no aumento dos conflitos socioambientais e na resistência aos projetos.

Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3297330 Geografia
Leia as afirmativas abaixo:

I – O espaço agropecuário brasileiro diversifica-se em modelos de monocultura intensiva e agricultura familiar, refletindo disparidades regionais.
II – A concentração fundiária no Brasil é atenuada pela ausência de conflitos no campo, graças a políticas agrárias efetivas.
III – O uso intensivo de defensivos agrícolas e a mecanização crescente podem ampliar impactos ambientais, gerando debates sobre produção orgânica.
IV – As cooperativas de pequenos produtores não desempenham função significativa na economia rural nacional.

Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q3294604 Geografia
Uma equipe pedagógica propôs investigar “geopolítica da energia e meio ambiente”: alunos do Ensino Fundamental analisam conflitos em torno de combustíveis fósseis e a busca de energias limpas. Alguns deduzem que a solução é apenas substituir 100% do petróleo por alternativas renováveis. O professor objetiva ampliar a visão. Que atividade pode estimular a análise crítica?
Alternativas
Q3294588 Geografia
Os fenômenos climáticos envolvem complexas interações entre a circulação atmosférica, a temperatura da superfície dos oceanos e a configuração de sistemas de alta ou baixa pressão, influenciando a precipitação, os regimes térmicos e até as atividades socioeconômicas. Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3277329 Geografia

Área de influência da UHE de Belo Monte


A área total da bacia hidrográfica do rio Xingu é de, aproximadamente, 500.000 km², estendendo-se, no sentido sulnorte, do estado de Mato Grosso, no paralelo 15° S, até o paralelo 3° S, no Pará, tendo sua desembocadura no rio Amazonas. Está situado entre as bacias hidrográficas do rio Tapajós, a oeste, e rios Araguaia e Tocantins, a leste.


FREIRE. Luciana Martins. Belo Monte: fatos e impactos envolvidos na implantação

da usina hidrelétrica na região Amazônica Paraense. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sn/a/fTTwBFM48MhVKNckWNDkB8C/?lang=pt Acesso: 11

out. 2024.


Sobre os diferentes impactos ambientais causados pela construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, analise as afirmativas a seguir.


I. Na Volta Grande do Xingu houve redução da vazão, pois nesse trecho o curso do rio apresenta baixa profundidade com a presença de afloramentos rochosos acima do nível fluvial.


II. A biodiversidade local foi afetada por problemas não previstos nos estudos de impacto ambiental, como a mortandade de peixes causada pelo turbilhonamento das águas durante o processo de enchimento do reservatório.


III. A elevação do nível das águas promoveu a fertilização da planície de inundação do rio, o que possibilitou uma maior ocupação desses territórios pelas comunidades tradicionais.


Está correto o que se afirma em  

Alternativas
Q3277322 Geografia

As expressões Amazônia, Pan-Amazônia, Amazônia SulAmericana, Região Amazônica ou Grande Amazônia compreendem diferentes enfoques e representações espaciais.


Disponível em:

https://www.scielo.br/j/cint/a/vX4btzBPBXb56hm5GdHmKmk/?lang=pt#

Acesso em: 7 nov. 2024.


Quanto à utilização dessas diferentes denominações, analise as afirmativas a seguir.


( ) Referem-se, de maneira mais geral, à maior selva tropical úmida do planeta, bem como à bacia hidrográfica do rio Amazonas.


( ) Baseiam-se na conveniência político-administrativa para a aplicação de políticas econômicas e ambientais em territórios determinados.


( ) Apoiam-se em aspectos exclusivamente mercadológicos, em detrimento das questões sociais referentes aos povos tradicionais da região.


As afirmativas são, respectivamente,  

Alternativas
Q3277316 Geografia

Entre as grandes questões e debates registrados na segunda metade do século XX, certamente pode-se constar a que envolve a relação (ou contradição) entre desenvolvimento econômico e meio ambiente.


Disponível em:

https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/download/3538/4453/0 Acesso:

12 out. 2024


Sobre as consequências dessas preocupações, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.


( ) A estruturação de órgãos e o estabelecimento de legislações para controle da poluição ambiental.


( ) A preocupação com a racionalização do uso da energia e o aumento dos investimentos em fontes renováveis.


( ) A adoção, por parte do meio empresarial, de práticas sustentáveis como greenwashing ou maquiagem verde.



As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Q3277314 Geografia

O Plano Nacional de Resíduos Sólidos (Planares), instituído por meio do Decreto nº 11.043/2022, é um importante instrumento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, pois apresenta um caminho para se alcançar os objetivos e materializar a Política Nacional de Resíduos Sólidos.


Disponível em: https://www.gov.br/mma/pt-br/assuntos/qualidade-ambiental-emeio-ambiente-urbano/. Acesso: 20 out. 2024.


Com relação às diretrizes e metas para materialização dos objetivos dessa política, analise as afirmativas a seguir.


I. Alinhamento com as principais tendências internacionais e macroeconômicas.


II. Intensificação dos processos de recuperação de resíduos para 50% do lixo gerado no país, em 20 anos.


III. Adaptação e modernização de todos os lixões e aterros controlados.



Está correto o que se afirma em

Alternativas
Q3277160 Geografia
A respeito do líquido percolado (chorume) gerado em aterros sanitários, analisar os itens.

I. Forma-se pela interação da água da chuva com os resíduos orgânicos em decomposição nos aterros sanitários.
II. É completamente inerte e não causa impactos ambientais.
III. Seu tratamento adequado é essencial para prevenir a contaminação do solo e das águas subterrâneas.

Está CORRETO o que se afirma: 
Alternativas
Q3275646 Geografia
O agronegócio corresponde ao conjunto de todas as atividades econômicas englobadas pelas indústrias de insumos, produção agrícola e transformação de matérias-primas na agroindústria, bem como as relações de comércio e serviços envolvidas nessas atividades. A análise geográfica dos circuitos do agronegócio permite compreender como as diferentes etapas de produção, processamento, distribuição e comercialização impactam e moldam o espaço geográfico. Considerando essa perspectiva. Partindo dessas informações, assinale a opção incorreta acerca das seguintes assertivas: 
Alternativas
Q3239917 Geografia
Analise o excerto:
"Passível de ser atingida por processos naturais ou induzidos por atividades humanas que causem impactos adversos. As pessoas que habitam essas áreas estão sujeitas a danos à integridade física, perdas materiais e patrimoniais. Frequentemente, estas áreas correspondem a assentamentos habitacionais precários, quando é identificada, recomenda-se a desocupação e o poder público é o agente responsável pela condução desse processo."
Trata-se de:
Alternativas
Q3236299 Geografia
Para fins de análise do nível de incomodidade e/ou impacto dos Empreendimentos Geradores de Impactos Urbanos deverão ser observados os seguintes fatores, EXCETO: 
Alternativas
Q3230350 Geografia

A respeito dos impactos e das principais causas de mudanças climáticas, julgue o item a seguir. 


A divisão da evapotranspiração potencial pelo total acumulado de chuva é uma forma de se calcular o índice de aridez de determinada região em certo período.

Alternativas
Q3230146 Geografia

Acerca de aspectos ambientais, sociais e econômicos da região semiárida, julgue o item que se segue. 


No semiárido brasileiro, solos rasos e pouco profundos (de 50 cm a 100 cm), geralmente pedregosos, contrastam com solos mais profundos e desenvolvidos, geralmente argilosos e com elevada reserva de nutrientes. 

Alternativas
Q3230145 Geografia

Acerca de aspectos ambientais, sociais e econômicos da região semiárida, julgue o item que se segue. 


Segundo dados do INSA, 85% do semiárido brasileiro está em processo de desertificação moderado, e 9% está efetivamente desertificado. 

Alternativas
Q3230144 Geografia

Acerca de aspectos ambientais, sociais e econômicos da região semiárida, julgue o item que se segue. 


Em climas áridos, semiáridos e subúmidos secos, a degradação do solo não é caracterizada como desertificação, desde que o solo ainda não apresente sinais de infertilidade. 

Alternativas
Q3229920 Geografia
Desde a segunda metade do século XX, a questão ambiental é destaque no contexto internacional, com discussões e tratados entre Estados com o propósito de minimizar a degradação da natureza. Com esse objetivo, foi proposto o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDS), que estimula a
Alternativas
Q3229896 Geografia
Ao trabalhar com os estudantes do 9º ano sobre as mudanças climáticas e produção de alimentos, Pablo, professor de uma escola da rede municipal de Natal, destacou, em sua explicação, que os eventos climáticos extremos, como as fortes secas, afetam diretamente os cultivos de espécies, como o milho e feijão. Para ampliar o debate, Pablo mostrou para a turma o gráfico abaixo, com previsões para 2030, que evidenciam um cenário de insegurança alimentar em algumas áreas do planeta Terra. 


Imagem associada para resolução da questão


Mesmo diante de um cenário caótico, as informações do gráfico evidenciam que, no Nordeste do Brasil, América Central e Leste da África, as produções impactadas em menor percentual serão, respectivamente, 
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: B
4: A
5: D
6: C
7: B
8: B
9: B
10: B
11: D
12: D
13: D
14: B
15: E
16: C
17: C
18: E
19: A
20: A