Questões de Concurso Comentadas sobre meio ambiente na geografia em geografia

Foram encontradas 1.346 questões

Q3070306 Geografia
O Ecoponto é uma área pública licenciada para transbordo e triagem, destinada ao recebimento de pequenas quantidades de resíduos volumosos, resíduos da construção civil, podas e materiais recicláveis, entregues voluntariamente por munícipes ou catadores. Serão aceitos no Ecoponto: Resíduos de Construção civil (Entulho – até 1m³ por entrega), Móveis e Equipamentos Domésticos, Sobras de Poda, Pneus (máximo de 4 unidades por entrega), Material de Coleta Seletiva (Papel, Plástico, Vidro, Metal), Óleo de Cozinha, Resíduos Eletrônicos, Pilhas, Baterias de equipamentos eletrônicos e Madeiras. Não serão aceitos lixo orgânico; animais mortos e lixo hospitalar, contaminantes e químicos. Volumes acima de 1 metro cúbico devem ser encaminhados para empresas recicladoras ou aterros privados licenciados.
Disponível em: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/ecopontos/ Acesso: 14 set. 2023.

Cidades que estão na vanguarda de ações sustentáveis, como a apresentada no texto, se caracterizam por ações como:

I. Complexa e eficiente impermeabilização dos solos, captando o chorume e encaminhando-o para tratamento e transformação em materiais utilizáveis.
II. Estrutura de captação do metano que se desprende do lixo em putrefação, também com direcionamento a reuso econômico.
III. Recebimento e transformação de potenciais materiais poluentes gasosos ou sólidos que colocam em risco o meio ambiente, transformando-o em créditos de carbono ou abastecendo indústrias especializadas.

Está correto o que afirma em
Alternativas
Q3069350 Geografia
Existe uma ciência socioambiental de planejamento de assentamentos humanos autossustentáveis, que evoluem naturalmente relacionamentos dinâmicos e renováveis com o ambiente ao seu redor, que congrega o saber científico com o tradicional popular e visa a nossa permanência como espécie na Terra. Este é o conceito de:
Alternativas
Q3068427 Geografia
Os raios infravermelhos são parte da radiação solar responsável pelo aquecimento da Terra. Depois que ultrapassam os gases da atmosfera, eles chegam ao solo e às águas, aquecendo-os. Tanto o solo quanto a água, quando aquecidos, devolvem à atmosfera ondas de calor com características diferentes das iniciais. A partir disso, os gases da atmosfera mantêm a superfície terrestre aquecida. Esse fenômeno natural, ampliado por determinadas atividades antrópicas, como a queima de combustíveis fósseis, é chamado de: 
Alternativas
Q3066978 Geografia
O capitalismo é intrinsecamente antiecológico. A “modernização tecnológica”, com sua produção “limpa”, suas tecnologias “verdes”, seus parâmetros de “ecoeficiência”, sua ênfase em fontes renováveis de energia, sua crença nos poderes da reciclagem, da reutilização e da reparação, sua aposta nos mercados de créditos de carbono e sua esperança nos acordos e nos protocolos internacionais, não faz mais que ganhar tempo para o modo de produção capitalista.
(SOUZA, 2022, págs. 421-422.)

A partir da leitura desse fragmento a respeito da relação entre sociedade e natureza no contexto das questões ambientais globais, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q3066877 Geografia
A camada de ozônio é uma região da estratosfera que desempenha um papel crucial na proteção da vida na Terra, filtrando a radiação ultravioleta (UV) do sol. Sua degradação tem gerado preocupações ambientais e de saúde, levando a esforços globais para sua proteção e recuperação. Qual das alternativas abaixo descreve corretamente a importância da camada de ozônio?
Alternativas
Q3056532 Geografia
Concepção científica que “orienta a objetivação de agroecossistemas produtivos de alimentos saudáveis, potencializadores da biodiversidade ecológica e da diversidade sociocultural; que tem como base a práxis camponesa, dos povos originários e tradicionais [...], reconectando saberes tradicionais e conhecimentos científicos. Afirma-se na luta política, dos territórios até o âmbito nacional e internacional, em aliança com os trabalhadores da cidade, na busca por superar as contradições impostas pela estrutura capitalista, patriarcal e racista; por rearticular o metabolismo socioecológico entre campo e cidade; e pela apreensão consciente da dimensão ecológica da vida como uma dimensão fundamental da emancipação humana. Insere-se, assim, na busca por construir uma sociedade de produtores livremente associados com a sustentação de toda a vida, em que os seres humanos possam realizar-se enquanto autoprodutores e criativos, e reconhecer-se como partícipes da teia da vida” (DIAS et. al., 2021, p. 70).
A definição expressa no excerto acima engendra a categoria conceitual:
Alternativas
Q3055284 Geografia

A desertificação é um processo de degradação ambiental que pode ocorrer de diversas formas, dependendo das suas causas e características. Acerca desse assunto, julgue as frases abaixo.


I. No Sahel, uma região semiárida que se estende ao longo do sul do Deserto do Saara, as mudanças climáticas têm exacerbado a desertificação. A região experimentou períodos de seca prolongada nas últimas décadas, diminuindo a vegetação natural e acelerando a degradação do solo. Esse processo, combinado com o crescimento populacional e a sobre-exploração de recursos naturais, tem agravado o problema da desertificação na área. 


II. Na Austrália, o pastoreio excessivo de ovelhas e gado em regiões semiáridas tem reduzido a cobertura de plantas nativas, levando à desertificação biológica. As espécies invasoras, como gramíneas introduzidas, competem com as plantas nativas e alteram a composição do solo, tornando-o mais suscetível à erosão e menos capaz de sustentar uma diversidade de flora e fauna. 


III. No Mar de Aral, localizado entre o Cazaquistão e o Uzbequistão, o desvio dos rios que alimentavam o lago para irrigação intensiva de monoculturas de algodão levou à desertificação hidrológica. A diminuição do nível da água do lago resultou em uma vasta área de solo salinizado e desertificado, destruindo o ecossistema local e causando sérios problemas socioeconômicos.


Está(ão) CORRETA(S) a(s) seguinte(s) proposição(ões).

Alternativas
Q3055273 Geografia
O extrativismo rural é uma atividade econômica que envolve a exploração de recursos naturais diretamente do meio ambiente, sem cultivo ou criação de novas fontes. Considerando as práticas e os impactos do extrativismo rural no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3051385 Geografia

Observe a imagem a seguir:


Imagem associada para resolução da questão


Na imagem, é possível verificar um processo apontado pela letra “X” que, ao ocorrer, provoca prejuízos humanos e ambientais. Assinale a afirmativa que identifica corretamente o fenômeno assinalado e suas características.

Alternativas
Q3051383 Geografia
Meio ambiente e indústria formam uma relação de reciprocidade de influência. A intervenção da indústria age como a força modeladora do entorno, criando e recriando o meio ambiente na forma e na força da escala técnica. A cada forma histórica de indústria corresponde, então, a uma forma correlata de entorno ambiental, cuja causa é a relação triangular que combina o nível técnico das forças produtivas, paradigma de matérias-primas e padrão de tipo de material produzido, e o efeito é a forma de relação homem-natureza e o modo de representação de mundo do tempo.
(MOREIRA, 2016, pág. 21.)
As questões associadas às dimensões ambientais, sociais e tecnológicas têm afetado a produção industrial que, por sua vez, tem buscado alternativas para mitigar os impactos relacionados às suas atividades. São medidas mitigadoras em relação aos impactos ambientais adotados pelas atividades industriais, EXCETO:
Alternativas
Q3051381 Geografia

Analise o esquema sobre as ilhas de calor a seguir:


Imagem associada para resolução da questão


(Adaptado de MARTINI, A.; DEL GAUDIO, R. S., 2018, p. 181.)


As ilhas de calor correspondem ao aumento da temperatura urbana, mais acentuado em suas áreas centrais, como pode ser observado no esquema. São fatores responsáveis pelo fenômeno das ilhas de calor urbanas, EXCETO:

Alternativas
Q3051378 Geografia

Observe o mapa de alguns municípios do Rio Grande do Sul:


Imagem associada para resolução da questão


Os municípios destacados enfrentam um problema socioambiental denominado arenização, que tem afetado a economia e a população local. A respeito desse problema socioambiental, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Q3049317 Geografia
A bicicleta de hidrogênio representa uma revolução em percursos curtos. Aqui na UFRJ, a COPPE tem feito testes que demonstram o seu imenso potencial. Além de não poluir o ar, as bicicletas movidas a hidrogênio têm uma autonomia de 150 km, ao passo que as elétricas precisam ser recarregadas após percorrerem 15 km. Outra vantagem é a ausência de baterias: o tanque onde é injetado o hidrogênio é um cilindro de dois litros, que lembra uma singela garrafinha de água. Já as bicicletas elétricas possuem bateria de lítio, substância cujos metais pesados agridem o meio ambiente.
Disponível em: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/rj1/ Acesso: 15 jul. 2024.


Caso esse projeto seja implantado no Brasil em escala industrial, assinale a opção que indica o benefício socioambiental dele decorrente. 
Alternativas
Q3049310 Geografia
Leia o trecho a seguir.
Decreto nº 12.082/2024: Art. 1º. Este Decreto institui a Estratégia Nacional de Economia Circular, com a finalidade de promover a transição do modelo de produção linear para uma economia circular, de modo a incentivar o uso eficiente dos recursos naturais e das práticas sustentáveis ao longo da cadeia produtiva.

Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023- 2026/2024/decreto/D12082.htm Acesso: 23 jul. 2024


Sobre o trecho acima, analise as afirmativas a seguir.

I. Aprofunda a política de gestão ambiental ao considerar a gestão circular dos recursos, por meio da adição, retenção ou recuperação de seus valores, baseando-se nos princípios da não geração de resíduos, da circulação de produtos e materiais e da regeneração.
II. Aprofunda a política de gestão ambiental ao promover a redução da dependência do uso de recursos naturais, gerando o aumento do ciclo de vida dos produtos e materiais e também ampliando o potencial de reciclagem do país.
III. Aprofunda a política de gestão ambiental ao beneficiar a geração de renda e empregos baseado em negócios circulares, atuar na redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs) e na reversão da perda da biodiversidade global.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3049307 Geografia
O relatório da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas, também chamado de Relatório Brundtland, em razão do nome de sua coordenadora, foi publicado em 1987, sob o título de Nosso Futuro Comum, disseminou o conceito de Desenvolvimento Sustentável.


OLIVEIRA, Lívia de; MACHADO, Lucy M. C. P. Percepção, cognição, dimensão ambiental e desenvolvimento como sustentabilidade. VITTE, A. C.; GUERRA, A. J. T. (org.). Reflexões sobre a Geografia Física no Brasil. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2024.


Sobre o conceito apresentado, avalie as afirmativas a seguir.

I. A partir da sua apresentação surgiram iniciativas levando em consideração aspectos relacionados aos processos de reciclagem, ao uso moderado das matérias primas escassas e não renováveis e à racionalização do uso de energia.

II. A introdução de novos conceitos à discussão inicial, como Certificação Ambiental, Atuação Responsável e Gestão Ambiental, permitiu uma abordagem mais ampla com a utilização da expressão Qualidade Ambiental.

III. Determinou a intocabilidade do uso dos recursos como vantagem competitiva empresarial, dada a impossibilidade de substituição e regeneração natural, bem como pela incapacidade de atender às demandas das gerações futuras.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3043351 Geografia
A evolução histórica do pensamento geográfico é marcada por uma transformação contínua na forma como compreendemos o espaço e a relação entre os seres humanos e seu ambiente. Desde os primeiros conceitos de espaço geográfico na Antiguidade, passando pela visão determinista e possibilista no início do século XX, até as abordagens contemporâneas que enfatizam as complexas interações entre dimensões sociais, econômicas e ambientais, o pensamento geográfico tem se adaptado às mudanças nos contextos histórico e científico. Teorias como o Determinismo Geográfico de Friedrich Ratzel e o Possibilismo de Paul Vidal de la Blache influenciaram profundamente a compreensão da relação entre o meio físico e as atividades humanas. No entanto, abordagens mais recentes, como a teoria da Geografia Crítica de Milton Santos, ampliam a análise ao considerar a importância das práticas sociais e culturais na formação do espaço geográfico, destacando a necessidade de uma perspectiva mais integrada e dinâmica para entender as relações espaciais contemporâneas.

MORAES, A. C. R. de. Geografia: pequena história crítica. São Paulo: Annablume Editora, 1981. (com adaptações) 
As visões deterministas e possibilistas no início do século XX foram superadas por teorias contemporâneas que não consideram a influência do ambiente físico nas atividades humanas.
Alternativas
Q3043349 Geografia
A evolução histórica do pensamento geográfico é marcada por uma transformação contínua na forma como compreendemos o espaço e a relação entre os seres humanos e seu ambiente. Desde os primeiros conceitos de espaço geográfico na Antiguidade, passando pela visão determinista e possibilista no início do século XX, até as abordagens contemporâneas que enfatizam as complexas interações entre dimensões sociais, econômicas e ambientais, o pensamento geográfico tem se adaptado às mudanças nos contextos histórico e científico. Teorias como o Determinismo Geográfico de Friedrich Ratzel e o Possibilismo de Paul Vidal de la Blache influenciaram profundamente a compreensão da relação entre o meio físico e as atividades humanas. No entanto, abordagens mais recentes, como a teoria da Geografia Crítica de Milton Santos, ampliam a análise ao considerar a importância das práticas sociais e culturais na formação do espaço geográfico, destacando a necessidade de uma perspectiva mais integrada e dinâmica para entender as relações espaciais contemporâneas.

MORAES, A. C. R. de. Geografia: pequena história crítica. São Paulo: Annablume Editora, 1981. (com adaptações) 
As abordagens contemporâneas da Geografia, como a teoria Crítica de Milton Santos, reconhecem a complexidade das interações entre dimensões sociais, econômicas e ambientais, oferecendo uma visão mais integrada do espaço geográfico.
Alternativas
Q3043332 Geografia

O Sertão do Pajeú, situado no estado de Pernambuco, é uma região que se destaca por suas particularidades geográficas e enfrenta desafios ambientais relevantes. Conhecida por sua vegetação de caatinga e clima semiárido, a área sofre com a escassez de água e a degradação do solo, fatores que impactam diretamente a vida da população local e a sustentabilidade ambiental. 


GONÇALVES, T. C.; BERTINO, R. D. P. Sinais da natureza, profecias e previsões meteorológicas no Sertão do Pajeú. REVISTA DE GEOGRAFIA (RECIFE), Recife, v. 35, No. 1 (especial), 2018. (com adaptações). 

Os problemas ambientais do Sertão do Pajeú, como a desertificação e a escassez de água, são exclusivamente causados por fatores naturais, como a variabilidade climática.
Alternativas
Q3043331 Geografia

O Sertão do Pajeú, situado no estado de Pernambuco, é uma região que se destaca por suas particularidades geográficas e enfrenta desafios ambientais relevantes. Conhecida por sua vegetação de caatinga e clima semiárido, a área sofre com a escassez de água e a degradação do solo, fatores que impactam diretamente a vida da população local e a sustentabilidade ambiental. 


GONÇALVES, T. C.; BERTINO, R. D. P. Sinais da natureza, profecias e previsões meteorológicas no Sertão do Pajeú. REVISTA DE GEOGRAFIA (RECIFE), Recife, v. 35, No. 1 (especial), 2018. (com adaptações). 

A caracterização geográfica do Sertão do Pajeú como uma região de semiárido perpetua uma visão reducionista e estereotipada da área, ignorando a diversidade ecológica e cultural que existe dentro da região.
Alternativas
Q3043329 Geografia

O Sertão do Pajeú, situado no estado de Pernambuco, é uma região que se destaca por suas particularidades geográficas e enfrenta desafios ambientais relevantes. Conhecida por sua vegetação de caatinga e clima semiárido, a área sofre com a escassez de água e a degradação do solo, fatores que impactam diretamente a vida da população local e a sustentabilidade ambiental. 


GONÇALVES, T. C.; BERTINO, R. D. P. Sinais da natureza, profecias e previsões meteorológicas no Sertão do Pajeú. REVISTA DE GEOGRAFIA (RECIFE), Recife, v. 35, No. 1 (especial), 2018. (com adaptações). 

As políticas de desenvolvimento rural e combate à seca no Sertão do Pajeú frequentemente ignoram os conhecimentos tradicionais e as práticas sustentáveis das comunidades locais, resultando em soluções ineficazes e insustentáveis.

Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: E
4: D
5: B
6: B
7: B
8: A
9: C
10: B
11: D
12: B
13: B
14: E
15: C
16: E
17: C
18: E
19: C
20: C