Questões de Concurso
Sobre migrações em geografia
Foram encontradas 243 questões
Anúncio feito pelo Ministério das Relações Exteriores reforça o histórico compromisso do Brasil com a promoção dos direitos de pessoas que vivem em outros países que não os seus de origem.
Disponível em: https://www.acnur.org/portugues/2023/01/06/acnur-sauda-ogoverno-brasileiro Acesso: 29 ago. 2023. (Adaptado)
Inspirado na Carta das Nações Unidas e na Declaração Universal dos Direitos Humanos, o Pacto Global para Migração (GCM) adotado pela Assembleia Geral da ONU, tem como objetivo:
I. Estabelecer parâmetros para a gestão de fluxos migratórios, garantindo os direitos básicos à população migrante, como o acesso aos serviços de saúde e educação. II. Permitir à ONU impor políticas migratórias de cotas de recebimento de migrantes e prever punições aos países que descumprirem. III. Fomentar a cooperação multilateral para a coleta de dados confiáveis e melhoria dos serviços consulares para migrantes.
Está correto o que se afirma em:
A fuga de cérebros, também conhecida como fuga de talentos ou emigração qualificada, é um fenômeno que ocorre quando profissionais altamente qualificados emigram de seus países de origem em busca de melhores oportunidades profissionais, educacionais ou de qualidade de vida em outros países. No contexto brasileiro, esse fenômeno tem sido objeto de estudo e preocupação, especialmente devido aos impactos na economia e no desenvolvimento científico e tecnológico do país. Sobre a fuga de cérebros, analise as afirmativas a seguir.
I. Afeta principalmente setores como ciência, tecnologia, engenharia e medicina, nos quais o Brasil investe consideravelmente em formação de profissionais.
II. É uma consequência direta da falta de oportunidades de emprego qualificado e de políticas de valorização do profissional no Brasil.
III. Pode gerar um impacto positivo para o Brasil, pois promove a disseminação do conhecimento e da expertise brasileira em outros países.
IV. É um fenômeno que pode ocorrer tanto em países em desenvolvimento, como também em nações desenvolvidas.
Está correto o que se afirma apenas em
Os movimentos migratórios têm diferentes classificações, entre elas, as em relação à direção dos deslocamentos. De acordo com Dantas, Morais e Fernandes (2011), são exemplos de movimentos migratórios classificados quanto à direção dos deslocamentos:
I. Migrações externas que ocorreram no decorrer do século XIX e na primeira metade do século XX, com grandes movimentos migratórios de deslocamentos de europeus e asiáticos para a América e a Oceania, sendo que, de forma geral, os chineses elegeram como destino o México, os indianos, as Guianas, e os japoneses, os Estados Unidos.
II. Migrações internas do tipo sazonais, como os deslocamentos de trabalhadores das regiões semiáridas do sul do Saara, no continente Africano, para áreas úmidas na época da colheita de cacau e café.
III. Migrações internas do tipo pendulares, como o movimento dos “transfronteiriços”, onde trabalhadores atravessam as fronteiras entre dois países para trabalhar ou utilizar serviços.
Quais estão corretos?
Indique a alternativa que completa as lacunas.
O crescimento urbano desordenado e o surgimento de aglomerados nas periferias resultam de dois fatores, que são a __________________ e o ___________________.
Gazeta do Povo. Curitiba, 25/03/2015.
A realidade vivenciada por Maria da Conceição ilustra uma situação comum no Brasil. Segundo o estudo Arranjos Populacionais e Concentrações Urbanas do Brasil, publicado em 2015 pelo IBGE, 294 arranjos populacionais, estruturados nessa perspectiva, foram identificados no país.
Essa dinâmica espacial é mais bem explicada pelo conceito de
“A geografia urbana explora a organização e dinâmica das cidades, analisando diversos aspectos do ambiente urbano.” Relacione adequadamente os conceitos às suas respectivas definições.
1.Gentrificação.
2. Centro expandido.
3. Segregação socioespacial.
4. Êxodo rural.
( ) Processo que envolve a transformação de bairros, muitas vezes historicamente ocupados por classes mais baixas.
( ) Área central da cidade que sofre uma expansão em termos de infraestrutura e ocupação.
( ) Fenômeno que se refere à separação, no espaço urbano, de diferentes grupos sociais.
( ) Movimento migratório em que a população deixa as áreas rurais em direção às cidades.
A associação correta entre o conceito da geografia urbana e sua principal característica é:
“De 2000 a 2019, o PIB do agronegócio avançou a modesto 1,8% ao ano, contra 2,3% para a economia como um todo, representando 6% do Produto Interno Bruto (PIB) total. Dados do Censo Agropecuário de 2017 apontam que 85% do Valor Bruto da Produção (VBP) são gerados em apenas 9% dos estabelecimentos. Mesmo na categoria familiar a concentração de renda é relativamente elevada: 86% do VBP provêm de 29% dos estabelecimentos. Estima-se, como consequência, que a pobreza no meio rural brasileiro é o dobro daquela observada no país como um todo”.
SANT’ANA, Geraldo de Camargo Barros. Agronegócio: conceito e evolução. Disponível em: https://cepea.esalq.usp.br. Acesso em: 08 fev.2024. (Adaptado)
Segundo o texto acima embora o agronegócio tenha alcançado taxas bem elevadas de crescimento tem contribuído para elucidar de forma mais evidente a pobreza no campo e contribuir para o aumento do êxodo rural. Pode-se elencar como fatores que contribuíram para o crescimento da pobreza no campo, exceto:
Estrada seca encontrou, E a fé sempre prosperou, Na esperança ao menos, De algum caminhão.
Chegou na cidade grande, Sem emprego e proteção, Estranhou a diferença, Que existia no sertão.
(Rodrigues, Jair; Dominguinhos. Migração, 2008)
A situação descrita no trecho da canção nos mostra algo comum na história de nosso país e, especificadamente, nos apresenta características de um movimento migratório que marcou o crescimento das áreas urbanas do Brasil.
Esse movimento migratório, que causou elevado crescimento nas áreas urbanas, é conhecido como:
O trecho acima apresenta um relato da vida em um dos vários cortiços que existiam no Rio de Janeiro até o início do século XX. A destruição destes fez parte de um projeto de remodelação da cidade no intuito de modernizá-la; com o fim dos cortiços, a população mais carente acabou migrando para os morros, como o da Providência, que na época já era chamado de “Morro da Favela”. O processo de transformação e supervalorização de determinadas áreas de uma cidade, promovendo um aumento no custo de vida, levando as populações mais pobres a migrarem para regiões mais afastadas, é conhecido como:
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
I- Israel impõe um bloqueio à Faixa de Gaza desde 2007, restringindo severamente o movimento de pessoas e bens dentro e fora da região. O bloqueio tem um impacto significativo na economia e na vida cotidiana dos palestinos em Gaza e é frequentemente citado como uma causa de tensão e protesto. II- O sionismo defende a ideia de que a Terra de Israel é o território histórico do povo judeu, e isso tem levado a reivindicações territoriais sobre áreas disputadas, incluindo partes da Cisjordânia, Jerusalém Oriental e a Faixa de Gaza. Essas reivindicações territoriais têm alimentado tensões e conflitos com os palestinos, que também reivindicam essas áreas como parte de um futuro estado palestino. III- Um dos fatores é o interesse geopolítico que o Hamas viu na aproximação de Israel com o Ocidente, especialmente com a União Europeia e a participação na OTAN, como uma ameaça aos seus interesses geopolíticos na região. Aanexação da Faixa de Gaza foi interpretada como tentativa de impedir o Hamas de se distanciar de Israel. IV- A principal causa da guerra é a disputa sobre a península do Sinai, que historicamente pertenceu à Israel, mas foi anexada pela Palestina em 2014 após a deposição do presidente Abu Mazen.
É CORRETO o que se afirma em:
Analise a imagem abaixo:
Disponível em: historiaequadrinhos.blogspot.com
A situação mostrada na charge acima é típica, principalmente, de países subdesenvolvidos, que muitas
vezes perdem seus melhores pesquisadores e cientistas para instituições ou empresas sediadas em
países economicamente mais desenvolvidos. Nos estudos da Geografia, esse tipo de migração pode
ser chamado de:
https://www.mpsp.mp.br/portal/page/portal/documentacao_e_divulgacao/doc_bi blioteca/bibli_servicos_produtos/bibli_informativo/bibli_inf_2006/Rev-DirUNIGRANRIO_v.10_n.2.06.pdf
Avalie se a rota de fuga apresentada no texto está relacionada aos seguintes fatores:
I. a política da União Europeia de incentivo à entrada de imigrantes, para cobrir o déficit de mão-de-obra, devido a fatores como envelhecimento populacional nos países mais prósperos. II. a instabilidade política e os fenômenos climáticos extremos, em países africanos, que geram incertezas e pressão sobre as frágeis economias locais. III. a guerra civil síria, que assumiu a escala internacional com o envolvimento de outros países como apoiadores dos diferentes grupos envolvidos no conflito.
Está correto o que se afirma em
[Questão Inédita] A charge expressa um tipo de migração conhecido como
Observe os mapas sobre os fluxos migratórios no território brasileiro em períodos históricos distintos e responda:
Fonte: https://www.sogeografia.com.br/Conteudos/Geografiadumana/Populacao/populacao5.php
Qual política estatal de âmbito federal de desenvolvimento regional contribuiu para que a onda migratória chegasse a Mato Grosso e colaborasse com a colonização dirigida do estado?