Questões de Concurso
Sobre migrações em geografia
Foram encontradas 265 questões
Em relação a características da sociedade brasileira e ao desenvolvimento nacional, julgue o item que se segue.
O êxodo rural foi fundamental para o processo de urbanização impulsionado pela industrialização a partir dos anos 50 do século XX, e, no início dos anos 2000, o índice de urbanização da sociedade ultrapassou a marca dos 80%, transformando radicalmente a característica rural que prevalecia desde o período colonial.
Ao final do dia, ele retorna para a sua residência no meio urbano, completando o movimento de migração
Sobre os tipos e causas das migrações, assinale a alternativa CORRETA.
Sobre o crescimento demográfico e os movimentos migratórios no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA.
I – Em relação aos fluxos de pessoas, observa-se que há fluxos que ocorrem de formas variadas: permanente, temporária e pendular.
II – O fluxo de pessoas é livre, ou seja, não está vinculado a nenhuma condição básica.
III – A tecnologia contribui para a efetividade dos fluxos de informação e comunicação, em que se observa que esses dois conceitos são sinônimos (informação e comunicação).
IV - Um dos maiores símbolos do fluxo de capitais na atualidade são as bolsas de valores, locais em que são negociados títulos e ações de diversas empresas multinacionais, sendo um dos mercados mais arriscados e rentáveis.
É verdadeiro o que se afirma em:
GEORGE, P. Geografia da População. São Paulo: DIFEL, 1975. Saber p.56
O movimento de fuga de tais populações rurais está ligado a
( ) Introdução de modernas tecnologias produtivas até mesmo em áreas anecúmenas.
( ) Fertilidade de solos, fato que acelera sua apropriação e utilização econômica por grandes monoculturas de exportação.
( ) Saída de mão de obra qualificada, sem qualquer tipo de espaço de trabalho no meio rural moderno.
As afirmativas são, respectivamente,
SANTOS, Milton. A Urbanização Brasileira. 5ª Ed, 4ª reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2018. p.32
A respeito do movimento descrito pelo geógrafo Milton Santos, avalie as alternativas a seguir:
I. Acompanha o processo de metropolização, quando a integração de território tem sua dinâmica a partir de uma cidade-núcleo.
II. Demonstra o crescimento urbano, decorrente da chegada dos imigrantes europeus e do êxodo rural.
III. Evidencia o processo de urbanização, como consequência da intensificação dos deslocamentos populacionais interregional.
As afirmativas são, respectivamente,

Fonte: Agência da ONU para Refugiados. (ACNUR)
Sobre o fluxo de refugiados registrado em 2020, é incorreto o que se afirma em:
Acerca do cenário de migrações internas no Brasil, julgue o seguinte item.
Nos anos 80 do século XX, houve uma expansão nos fluxos migratórios internos, e essa tendência teve continuidade na década seguinte, particularmente se considerados os movimentos populacionais intrarregionais e os inter-regionais.
Acerca do cenário de migrações internas no Brasil, julgue o seguinte item.
Nos anos 2000, predominou no Brasil a tendência de migração inter-regional, com o aumento das saídas de pessoas de suas regiões de origem para outras partes do país, em busca de oportunidades.
I. Um funcionário dos Correios mora na cidade X. Ele, porém, se desloca todos os dias para a cidade Y, município vizinho onde trabalha.
II. Um candidato foi aprovado no concurso dos Correios e foi alocado no extremo norte da mesma cidade em que reside. Sua moradia encontra-se no extremo sul desta mesma cidade e todos os dias ele se desloca entre os dois extremos.
Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, os movimentos migratórios descritos nas duas situações.
[Questão Inédita] Observe a tabela abaixo:
HISTÓRICO DAS MIGRAÇÕES INTERNAS NO BRASIL (2ª METADE DO SÉCULO XX)
A tendência migratória exposta levou ao(à)
O crescimento de fluxos migratórios com origem em países do Sul em direção aos países do Norte global tem gerado políticas e medidas de restrição a livre circulação de pessoas e de controle de fronteira para barrar fluxos migratórios indesejáveis e dificultar/criminalizar a permanência dos migrantes em países como os Estados Unidos da América.
A alta taxa de crescimento econômico foi o principal fator responsável pela desaceleração no ritmo de crescimento demográfico no Brasil nas últimas três décadas do século XX.
A análise da distribuição da população segundo a abordagem teórica estrutural é realizada com base na identificação dos elementos naturais que contribuem para essa distribuição.
Os Estados-membros da União Europeia têm resistido a ceder sua competência nacional sobre a imigração e o controle de fronteiras em favor de uma abordagem comum em nível europeu.
Nos últimos vinte anos, o Brasil tem experimentado uma maior diversidade nos fluxos migratórios que recebe, destacando-se o aumento das migrações provindas de países vizinhos, especialmente após a implementação do Acordo sobre Residência para Nacionais dos Estados-partes do MERCOSUL e países associados.