Questões de Concurso
Sobre migrações em geografia
Foram encontradas 253 questões
I. Um funcionário dos Correios mora na cidade X. Ele, porém, se desloca todos os dias para a cidade Y, município vizinho onde trabalha.
II. Um candidato foi aprovado no concurso dos Correios e foi alocado no extremo norte da mesma cidade em que reside. Sua moradia encontra-se no extremo sul desta mesma cidade e todos os dias ele se desloca entre os dois extremos.
Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, os movimentos migratórios descritos nas duas situações.
[Questão Inédita] Observe a tabela abaixo:
HISTÓRICO DAS MIGRAÇÕES INTERNAS NO BRASIL (2ª METADE DO SÉCULO XX)
A tendência migratória exposta levou ao(à)
O crescimento de fluxos migratórios com origem em países do Sul em direção aos países do Norte global tem gerado políticas e medidas de restrição a livre circulação de pessoas e de controle de fronteira para barrar fluxos migratórios indesejáveis e dificultar/criminalizar a permanência dos migrantes em países como os Estados Unidos da América.
A alta taxa de crescimento econômico foi o principal fator responsável pela desaceleração no ritmo de crescimento demográfico no Brasil nas últimas três décadas do século XX.
A análise da distribuição da população segundo a abordagem teórica estrutural é realizada com base na identificação dos elementos naturais que contribuem para essa distribuição.
Os Estados-membros da União Europeia têm resistido a ceder sua competência nacional sobre a imigração e o controle de fronteiras em favor de uma abordagem comum em nível europeu.
Nos últimos vinte anos, o Brasil tem experimentado uma maior diversidade nos fluxos migratórios que recebe, destacando-se o aumento das migrações provindas de países vizinhos, especialmente após a implementação do Acordo sobre Residência para Nacionais dos Estados-partes do MERCOSUL e países associados.
“Eu saí do Piauí em 1960, vim trabalhar como servente de pedreiro em obras de Brasília, naquela época os caminhões de pau de arara [apelido dado aos transportes de nordestinos que saíam do Nordeste para o Centro-Sul do país] chegavam com nordestino de todo lugar para trabalhar nas obras aqui da capital, não faltava emprego, você chegava e rapidinho já estava trabalhando em uma obra aqui”.
Migrações para assentamentos rurais: analisando as trajetórias de assentados no município de Padre Bernardo no Estado de Goiás Brasil. Mundo Agrário, vol. 12, nº24, primeiro semestre de 2012. ISSN 1515-5994. P. 8 do arquivo pdf., sem página do artigo.
O tipo de migração descrito no trecho é a migração
Anúncio feito pelo Ministério das Relações Exteriores reforça o histórico compromisso do Brasil com a promoção dos direitos de pessoas que vivem em outros países que não os seus de origem.
Disponível em: https://www.acnur.org/portugues/2023/01/06/acnur-sauda-ogoverno-brasileiro Acesso: 29 ago. 2023. (Adaptado)
Inspirado na Carta das Nações Unidas e na Declaração Universal dos Direitos Humanos, o Pacto Global para Migração (GCM) adotado pela Assembleia Geral da ONU, tem como objetivo:
I. Estabelecer parâmetros para a gestão de fluxos migratórios, garantindo os direitos básicos à população migrante, como o acesso aos serviços de saúde e educação. II. Permitir à ONU impor políticas migratórias de cotas de recebimento de migrantes e prever punições aos países que descumprirem. III. Fomentar a cooperação multilateral para a coleta de dados confiáveis e melhoria dos serviços consulares para migrantes.
Está correto o que se afirma em:
SOUSA, Constança Urbano de. A Europa no contexto global das migrações. Disponível em: https://repositorio.ual.pt/server/api/core/bitstreams/131e7ff4-df2e4e04-a06c-e79837eccb8b/content . Acesso em: 15 jul.2024.
Para minimizarem o fenômeno descrito no texto, os Estados europeus devem adotar estratégias como
A fuga de cérebros, também conhecida como fuga de talentos ou emigração qualificada, é um fenômeno que ocorre quando profissionais altamente qualificados emigram de seus países de origem em busca de melhores oportunidades profissionais, educacionais ou de qualidade de vida em outros países. No contexto brasileiro, esse fenômeno tem sido objeto de estudo e preocupação, especialmente devido aos impactos na economia e no desenvolvimento científico e tecnológico do país. Sobre a fuga de cérebros, analise as afirmativas a seguir.
I. Afeta principalmente setores como ciência, tecnologia, engenharia e medicina, nos quais o Brasil investe consideravelmente em formação de profissionais.
II. É uma consequência direta da falta de oportunidades de emprego qualificado e de políticas de valorização do profissional no Brasil.
III. Pode gerar um impacto positivo para o Brasil, pois promove a disseminação do conhecimento e da expertise brasileira em outros países.
IV. É um fenômeno que pode ocorrer tanto em países em desenvolvimento, como também em nações desenvolvidas.
Está correto o que se afirma apenas em
Os movimentos migratórios têm diferentes classificações, entre elas, as em relação à direção dos deslocamentos. De acordo com Dantas, Morais e Fernandes (2011), são exemplos de movimentos migratórios classificados quanto à direção dos deslocamentos:
I. Migrações externas que ocorreram no decorrer do século XIX e na primeira metade do século XX, com grandes movimentos migratórios de deslocamentos de europeus e asiáticos para a América e a Oceania, sendo que, de forma geral, os chineses elegeram como destino o México, os indianos, as Guianas, e os japoneses, os Estados Unidos.
II. Migrações internas do tipo sazonais, como os deslocamentos de trabalhadores das regiões semiáridas do sul do Saara, no continente Africano, para áreas úmidas na época da colheita de cacau e café.
III. Migrações internas do tipo pendulares, como o movimento dos “transfronteiriços”, onde trabalhadores atravessam as fronteiras entre dois países para trabalhar ou utilizar serviços.
Quais estão corretos?
Indique a alternativa que completa as lacunas.
O crescimento urbano desordenado e o surgimento de aglomerados nas periferias resultam de dois fatores, que são a __________________ e o ___________________.
Gazeta do Povo. Curitiba, 25/03/2015.
A realidade vivenciada por Maria da Conceição ilustra uma situação comum no Brasil. Segundo o estudo Arranjos Populacionais e Concentrações Urbanas do Brasil, publicado em 2015 pelo IBGE, 294 arranjos populacionais, estruturados nessa perspectiva, foram identificados no país.
Essa dinâmica espacial é mais bem explicada pelo conceito de
“A geografia urbana explora a organização e dinâmica das cidades, analisando diversos aspectos do ambiente urbano.” Relacione adequadamente os conceitos às suas respectivas definições.
1.Gentrificação.
2. Centro expandido.
3. Segregação socioespacial.
4. Êxodo rural.
( ) Processo que envolve a transformação de bairros, muitas vezes historicamente ocupados por classes mais baixas.
( ) Área central da cidade que sofre uma expansão em termos de infraestrutura e ocupação.
( ) Fenômeno que se refere à separação, no espaço urbano, de diferentes grupos sociais.
( ) Movimento migratório em que a população deixa as áreas rurais em direção às cidades.
A associação correta entre o conceito da geografia urbana e sua principal característica é:
“De 2000 a 2019, o PIB do agronegócio avançou a modesto 1,8% ao ano, contra 2,3% para a economia como um todo, representando 6% do Produto Interno Bruto (PIB) total. Dados do Censo Agropecuário de 2017 apontam que 85% do Valor Bruto da Produção (VBP) são gerados em apenas 9% dos estabelecimentos. Mesmo na categoria familiar a concentração de renda é relativamente elevada: 86% do VBP provêm de 29% dos estabelecimentos. Estima-se, como consequência, que a pobreza no meio rural brasileiro é o dobro daquela observada no país como um todo”.
SANT’ANA, Geraldo de Camargo Barros. Agronegócio: conceito e evolução. Disponível em: https://cepea.esalq.usp.br. Acesso em: 08 fev.2024. (Adaptado)
Segundo o texto acima embora o agronegócio tenha alcançado taxas bem elevadas de crescimento tem contribuído para elucidar de forma mais evidente a pobreza no campo e contribuir para o aumento do êxodo rural. Pode-se elencar como fatores que contribuíram para o crescimento da pobreza no campo, exceto:
Estrada seca encontrou, E a fé sempre prosperou, Na esperança ao menos, De algum caminhão.
Chegou na cidade grande, Sem emprego e proteção, Estranhou a diferença, Que existia no sertão.
(Rodrigues, Jair; Dominguinhos. Migração, 2008)
A situação descrita no trecho da canção nos mostra algo comum na história de nosso país e, especificadamente, nos apresenta características de um movimento migratório que marcou o crescimento das áreas urbanas do Brasil.
Esse movimento migratório, que causou elevado crescimento nas áreas urbanas, é conhecido como: