Questões de Concurso
Comentadas sobre modernização agrícola em geografia
Foram encontradas 145 questões
A modernização da agricultura, desencadeada no Brasil a partir de 1950, tornou-se expressiva principalmente a partir da instituição do Sistema Nacional de Crédito Rural (SNCR). Com os incentivos federais, o ritmo da modernização da agropecuária foi acelerado e sua abrangência espacial foi ampliada em razão da implantação de indústria de bens de produção e de insumos básicos para a agricultura.
Fonte: Antonio Nivaldo Hespanhol (2007).
Considerando a temática modernização no espaço agrário brasileiro, é correto afirmar que:
A ocupação acelerada e desordenada do bioma Cerrado teve início com a construção de Brasília e a adoção de uma política de expansão agrícola baseada num modelo de exploração fundamentalmente extrativista e, por vezes, predatório. A intensa ocupação por populações e atividades, até então inexistentes, vem transformando as paisagens do bioma e os modos de vida das populações tradicionais, causando impactos ambientais e sociais imensuráveis. [...] Depois da Mata Atlântica, o Cerrado é o ecossistema brasileiro que mais sofreu com a ocupação humana. O desmatamento para a retirada de madeira e a produção de carvão foram as atividades que antecederam e viabilizaram a ocupação agropecuária no bioma, e que persistem até os dias de hoje. Estima-se que atualmente cerca de 37% da área do Cerrado já perderam sua vegetação natural.
VILELA, M. F. I. Interferências humanas no bioma Cerrado. Embrapa, 2021. Disponível em: https://www.embrapa.br/agencia-de-informacao- -tecnologica/tematicas/bioma-cerrado/ecologia/interferencias-do-homem. Acesso em: 30 jan. 2024. Adaptado.
Atualmente, a perda de biodiversidade das maiores extensões do cerrado decorre do seguinte fator:
I- A indústria foi o motor do desenvolvimento econômico nacional no século XX, imprimindo o padrão e o ritmo do crescimento das economias regionais. II- No Brasil do século XXI, junto com a desindustrialização, está a reprimarização da estrutura produtiva, em face dos incentivos da expansão da demanda mundial por commodities agrícolas e minerais do Brasil. III- A crise financeira e fiscal na década de 1980 e início dos anos 1990 foi motivada apenas pelo endividamento externo, os fatores econômicos internos pouco influenciaram no cenário econômico brasileiro. IV- As políticas produtivas adotadas no início do século XXI contemplaram em maior escala o setor industrial no Nordeste e, em segundo plano, incentivaram o desenvolvimento de setores como agronegócio e serviços no Sul.
É CORRETO o que se afirma em:
I. A modernização da agricultura pode levar ao aumento do desemprego no campo devido à substituição de mão de obra por maquinário, impactando negativamente a economia local.
II. Os avanços na modernização da agricultura podem contribuir para a melhoria das condições de vida dos agricultores, proporcionando maior produtividade e renda.
III. A intensificação do uso de agroquímicos na agricultura moderna pode resultar em impactos ambientais negativos, como a contaminação do solo e da água.
IV. A modernização da agricultura não tem impacto significativo na segurança alimentar da população, uma vez que se concentra apenas na produtividade e rentabilidade das culturas.
Está correto o que se afirma em:
( ) A modernização agrícola frequentemente envolve a aplicação de tecnologias digitais, como agricultura de precisão, para otimizar o uso de insumos.
( ) O aumento da produtividade agrícola devido à modernização pode levar a impactos negativos, como a degradação do solo e a perda de biodiversidade.
( ) A modernização da agricultura é um processo exclusivamente ligado ao uso de máquinas e equipamentos, sem considerar as práticas sustentáveis.
( ) A diversificação de cultivos, associada à modernização agrícola, pode contribuir para a resiliência do sistema agrícola.
A sequência está correta em
I- Nas últimas décadas, a concepção de um rural estritamente agrícola vem passando por mudanças profundas. As transformações das realidades rurais apontam para a valorização de uma conjunção de componentes de natureza social, ambiental, econômica e cultural.
Portanto,
II- Há em curso uma mutação da visão do rural enquanto lugar estritamente produtivo, com função unicamente econômica para outra, segundo a qual o rural é considerado como um território com múltiplos papéis para a sociedade global.
( ) A grande maioria dos estabelecimentos agropecuários do Rio Grande do Sul, segundo o Censo Agropecuário de 2017, são classificados como familiares. Porém, a maior parte da área agrícola é ocupada pelos estabelecimentos agropecuários não familiares.
( ) Os estabelecimentos de agricultura familiar estão presentes em todas as regiões do estado, embora mais concentrados no sul e no sudoeste do Rio Grande do Sul.
( ) No Rio Grande do Sul, a produção agropecuária da agricultura familiar apresenta forte influência do cooperativismo trazido pelos imigrantes europeus. No entanto, essa forma de organização para a produção também se verifica na agricultura não familiar, principalmente no setor da produção de grãos.
( ) A erva-mate, espécie nativa do continente sul-americano, é amplamente cultivada nos estados da região Sul. O Rio Grande do Sul, maior consumidor, é o estado brasileiro com a maior produção, seguido de Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, respectivamente.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
No atual momento do capitalismo, a urbanização do meio rural é cada vez mais frequente. Isso porque esses locais citados acima atualmente são possíveis graças aos avanços dos transportes e das comunicações, que permitem o rápido contato entre o espaço das cidades e as localidades mais afastadas. Diante disso, conclui-se que o rural vai se tornando cada vez mais uma mera extensão das cidades, estando diretamente vinculado e subordinado a elas.
Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/diferenca-entre-rural-agrario.htm
Assinale a alternativa que indique uma das consequências da modernização da agropecuária:
A Revolução Verde surgiu com o intuito de aumentar-se a produção alimentícia e erradicar-se a fome no mundo por meio de novas técnicas. Contudo, ela também traz consequências relacionadas com elementos químicos e perigosos a natureza. Leia com atenção e marque a alternativa correta:
VIDAL, M. C.; SALDANHA, R.; VERÍSSIMO, M. A. A. Bioinsumos: o programa nacional e a sua relação com a produção sustentável. In: Sanidade vegetal: uma estratégia global para eliminar a fome, reduzir a pobreza, proteger o meio ambiente e estimular o desenvolvimento econômico sustentável. 1. ed. Florianópolis: CIDASC, 2020, com adaptações.
Com base no texto e nos conhecimentos correlatos, julgue (C ou E) o item a seguir.
O padrão agrícola estabelecido no pós-guerra tem base tecnológica assentada na utilização de agroquímicos (agrotóxicos, fertilizantes e corretivos), mecanização, cultivares de alto potencial de rendimento e técnicas de irrigação, com vistas à elevação dos índices de produtividade. Existe, portanto, uma estreita relação entre a agricultura moderna intensiva e a utilização de agrotóxicos. A partir da década de 1960, tal modelo agrícola foi difundido para as regiões do Terceiro Mundo, em um processo conhecido como Revolução Verde.
Com desenvolvimento recente, esse sistema de gerenciamento agrícola foi introduzido, no Brasil, a pouco mais de uma década, mas apresenta grande potencial de aplicação na produção de grãos e em culturas perenes, o que certamente contribuirá, de forma positiva, para a garantia da segurança alimentar, com sustentabilidade econômica e ambiental. As técnicas a ele associadas despertam crescente interesse no meio científico e entre aqueles que se dedicam à atividade agropecuária no Brasil, incluindo produtores rurais e, principalmente, fabricantes de equipamentos, prestadores de serviços e consultores agrícolas.
RESENDE, A. V. et al. Agricultura de Precisão no Brasil: avanços, dificuldades e impactos no manejo e na conservação do solo, segurança alimentar e sustentabilidade. XVIII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água – Novos Caminhos para Agricultura Conservacionista no Brasil, 2010, com adaptações.
O texto apresentado faz referência à (ao)
A modernização das atividades agropecuárias é traduzida pela adoção de inovações tecnológicas e maquinários, que estabeleceram transformações tanto sociais como no processo de produção no meio rural.
Acerca desse assunto, assinale a alternativa que indica um aspecto desse processo.
As áreas de cerrado no Centro-Oeste favoreceram a moderna agricultura. Nesse sentido, o desenvolvimento do agronegócio ali tem promovido maior integração espacial entre a indústria e a agricultura.