Questões de Concurso
Comentadas sobre mudanças climáticas em geografia
Foram encontradas 180 questões
A Conference os the Parties (COP) é o órgão supremo da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre mudanças climáticas. Em 1972 aconteceu a primeira discussão global sobre o clima: a conhecida Convenção de Estocolmo. De lá para cá já aconteceram diversas outras discussões acerca do tema mudanças climáticas.
Analise as afirmativas abaixo sobre essas discussões
acerca das mudanças climáticas, suas características e
as convenções que as acolhem.
1. A COP 1 aconteceu em 1995, em Berlim, na Alemanha, e foi a primeira tentativa de incluir o setor privado nas discussões sobre as mudanças climáticas.
2. A COP acontece todos os anos com a reunião
dos países a fim de combater as alterações
climáticas.
3. A COP 28 aconteceu em 2023, em Dubai, nos
Emirados Árabes Unidos, e aprovou por consenso a candidatura do Brasil para sediar a COP
30 em 2025, que será realizada em Belém (PA).
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
(Fonte: G1, 30 de maio de 2024).
Analise as afirmações indicadas.
I. A crescente emissão de CO2 na atmosfera é uma das principais causas do aquecimento global.
II. A queima de combustíveis fósseis não influencia no fenômeno El Niño.
III. As mudanças climáticas são uma das atuais e maiores preocupações globais, com efeitos significativos em ecossistemas, sociedades e economias.
IV. Os incêndios no Pantanal foram causados por fatores naturais, exclusivamente.
Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
Sobre as deposições ácidas, popularmente conhecidas como chuvas ácidas, de acordo com Christopherson e Birkeland (2017), analise as assertivas abaixo:
I. Podem ocorrer como neve ácida, fenômeno que foi constatado na década de 1980 no arquipélago de Svalbard.
II. Causam problemas ambientais que afetam os solos, pois matam micro-organismos, provocando o declínio de nutrientes nos solos atingidos.
III. Provocaram impactos ambientais nas florestas da Europa Oriental devido à sua longa história com queima de carvão e à densidade de atividade industrial.
Quais estão corretas?
Conforme Ab’Saber (1977 apud Suertegaray, 2000), são “processos parciais de ______________ todos aqueles fatos pontuais ou areolares, suficientemente radicais para criar degradações irreversíveis da paisagem e dos tecidos ecológicos naturais” (SUERTEGARAY, D. M. A. Desertificação: Recuperação e Desenvolvimento Sustentável. In: GUERRA, J. A. T.; CUNHA, S. (Org.). Geomorfologia e Ambiente. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000).
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Um estudo citado pela Nasa - agência pública espacial dos Estados Unidos (EUA) - repercutiu nos últimos dias na imprensa brasileira ao prever que áreas do Brasil poderiam ficar inabitáveis até 2070 provocado pelas mudanças climáticas. Liderada pelo cientista Colin Raymond, a pesquisa foi publicada em 2020 na Science Advances, uma das mais respeitadas revistas científicas do mundo. Porém, no estudo original não aparece o Brasil. Em março de 2022, um blog da Nasa repercutiu o estudo com Colin, que é funcionário da agência especial. O texto do blog cita o Brasil como uma das regiões vulneráveis às mudanças climáticas.
Fonte: Lucas Pordeus Léon. Agência Brasil. 24/07/2024.
De acordo com a reportagem o que levaria as regiões a
ficarem inabitáveis?
O El Niño e a La Niña são partes de um mesmo fenômeno atmosférico-oceânico que ocorre no Oceano Pacífico Equatorial (e na atmosfera adjacente), denominado de El Niño Oscilação Sul (ENOS). O ENOS refere-se às situações nas quais o Oceano Pacífico Equatorial está mais quente (El Niño), ou mais frio (La Niña) do que a média histórica. A mudança na temperatura do Oceano Pacífico Equatorial acarreta efeitos globais na temperatura e precipitação.
Disponível em: http://enos.cptec.inpe.br/. Acesso em: 13 abr. 2023 [fragmento].
Assinale uma consequência do fenômeno El Niño para aspectos climáticos da América Latina.
Associe as conceituações.
( ) Risco ( 1 ) Resultado de eventos adversos, naturais ou provocados pelo homem, sobre um ecossistema vulnerável, causando danos humanos, materiais e ambientais e conseqüentes prejuízos econômicos e sociais.
( ) Ameaça ( 2 ) Medida que define a intensidade ou severidade da lesão resultante de um acidente ou evento adverso.
( ) Vulnerabilidade ( 3 ) Medida de danos ou prejuízos potenciais, expressa em termos e probabilidade estatística de ocorrência e de intensidade ou grandeza das conseqüências previsíveis.
( ) Dano ( 4 ) Estimativa de ocorrência e magnitude de um evento adverso, expressa em termos de probabilidade estatística de concretização do evento e da provável magnitude de sua manifestação.
( ) Desastre ( 5) Condição intrínseca ao corpo ou sistema receptor que, em interação com a magnitude do evento ou acidente, caracteriza os efeitos adversos, medidos em termos de intensidade dos danos prováveis.
A seqüência correta de cima para baixo é:
O clima refere-se às condições atmosféricas de longo prazo em uma determinada região, enquanto o tempo representa as condições atmosféricas de curto prazo. A temperatura, a umidade, a pressão atmosférica e a precipitação são elementos que compõem tanto o clima quanto o tempo. Mudanças climáticas, como o aquecimento global, têm impacto direto no clima, enquanto fenômenos meteorológicos, como tempestades e frentes frias, são eventos relacionados ao tempo. Sobre clima e tempo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O clima está relacionado a eventos atmosféricos de curto prazo.
( ) A temperatura é um elemento que influencia tanto o clima quanto o tempo.
( ) Mudanças climáticas afetam principalmente eventos meteorológicos de curto prazo.
( ) Fenômenos meteorológicos estão ligados ao clima, mas não ao tempo.
A sequência está correta em
As mudanças climáticas extremas vivenciadas desde o ano passado colocaram o planeta em estado de alerta máximo. Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), 2023 é considerado o mais quente em 174 anos de medições meteorológicas, superando 2016, com 1,29°C acima da média, e 2020, com 1,27°C a mais que o normal. Apesar dos esforços para minimizar os efeitos da crise, 2024 deve ser ainda mais preocupante.
DOURADO, Isabel. Meio ambiente entra em alerta máximo em 2024. Disponível em:https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2024/01/6781580-meio-ambiente-entra-em-alerta-maximo-em-2024.html . Acesso em: 25 mai. 2024.
As consequências das alterações climáticas se devem ao aquecimento das águas do Pacífico, pelo fenômeno conhecido como
Segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, 2023), em 2019, 22% das emissões globais de gases de efeito estufa (GEE) vieram das atividades de Agricultura, Floresta e Outros Usos da Terra (AFOLU, sigla em inglês). Por outro lado, essas atividades são muito impactadas pelas mudanças do clima, pois respondem de forma direta e indireta às variações meteorológicas de temperatura, radiação solar, chuva, umidade do ar e velocidade do vento. Uma das atividades de AFOLU é o plantio de arroz irrigado por inundação. O arroz é considerado o produto de maior importância econômica em muitos países em desenvolvimento, constituindo alimento básico para cerca de 2,4 bilhões de pessoas, e desempenhando papel estratégico tanto em nível econômico quanto social para os povos das nações mais populosas da Ásia, África e América Latina.
No que diz respeito à mudança do clima, a cultura de arroz irrigado por inundação contribui principalmente para emissão direta de
As mudanças climáticas globais têm o potencial de redefinir os padrões de distribuição geográfica de doenças transmitidas por vetores, como malária e dengue, à medida que alteram habitats e ciclos de vida de organismos vetoriais, criando condições mais favoráveis para a proliferação dessas doenças em regiões anteriormente não afetadas, o que representa um desafio significativo para os sistemas de saúde pública em todo o mundo.
As mudanças climáticas e o aquecimento global têm gerado uma grande preocupação na sociedade. É notório que estamos vivenciando um momento de mudanças das atividades atmosféricas, sendo que a ação humana é uma das causadoras dessas transformações. No caso do aquecimento global, a fonte de energia é a mais indicada para a sua contenção seria a nuclear.
Veja a imagem a seguir, das enchentes ocorridas no Rio Grande do Sul, desde maio de 2024.
O Rio Grande do Sul, até 24 de junho de 2024, teve 478 dos
seus 497 municípios gaúchos afetados pelas enchentes. A
página “SOS Rio Grande do Sul” também contabilizou até
esta data o total de 176 óbitos e 39 desaparecimentos de
pessoas, além de milhares de pessoas desalojadas ou em
abrigos. Nesse contexto de mudanças climáticas,
I. As mudanças climáticas decorrentes do aquecimento global, provocado pela intensificação do efeito estufa, levaram a Organização Meteorológica Mundial (OMM) e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) a criar, em 1988, o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, um grupo formado por cientistas de mais de 100 países.
II. Muitos gases são emitidos em decorrência de atividades humanas. A emissão de dióxido de carbono (proveniente da queima dos combustíveis fósseis e, principalmente, das queimadas) contribui para o aumento da retenção de calor na atmosfera, elevando a temperatura média do planeta.
III. A ilha de calor é uma das mais evidentes demonstrações da ação humana como fator de mudança climática. O fenômeno resulta da elevação das temperaturas médias nas áreas urbanizadas das grandes cidades, em comparação com áreas vizinhas.
Quais estão corretas?
A reportagem anuncia a maior enchente na história do Rio Guaíba, localizado no Rio Grande do Sul. Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) fazem parte das metas globais estabelecidas pelas Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável. A ODS número 13 Ação Contra a Mudança Global do Clima” que visa tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus “ impactos. Acerca desse assunto, tendo em vista o problema apontado, dentro de uma perspectiva geográfica, é CORRETO afirmar:
A energia suja é aquela que polui e libera resíduos na atmosfera ou gases poluentes que geram o efeito estufa ou o aquecimento global. A energia limpa não polui a atmosfera e não libera resíduo quando está sendo consumida ou produzida.
São exemplos de energia limpa e suja, respectivamente:
I- Os domínios são classificados em uma escala regional invariável, com características climáticas que influenciam na dinâmica de plantas, animais e comunidades de microrganismos (componente biótico) e o ambiente não vivo ou abiótico (água, ar, solo), interagindo como uma unidade funcional. II- No Sistema Nacional de Unidades de Conservação as unidades de proteção integral são áreas destinadas à preservação da natureza, onde são proibidas atividades que possam alterar a sua composição biótica, física e química, sendo permitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais, como a pesquisa científica, a educação ambiental e o turismo ecológico. III- As Áreas de Proteção Ambiental são unidades de conservação de uso sustentável, criadas com o objetivo de conciliar a conservação da biodiversidade e dos recursos naturais com o uso racional e compatível com a conservação dos mesmos. IV- Um bioma é delimitado por critérios em escala continental da origem das floras e faunas em relação à formação e separação dos continentes, e das grandes mudanças climáticas e geológicas, possuindo numerosas famílias e gêneros endêmicos.
Está CORRETO o que se afirma em:
Julgue o item que se segue.
Os países tropicais, como o Brasil, podem sofrer graves
consequências das mudanças climáticas, incluindo
inundações, devido à intensificação das tempestades e
períodos prolongados de estiagem, impactando
negativamente a pecuária, a agricultura e a sobrevivência
de várias espécies.