Questões de Concurso Sobre população brasileira em geografia

Foram encontradas 349 questões

Q3223243 Geografia
O censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) visa levantar dados sobre a população brasileira, para que sejam estruturadas e efetivadas políticas públicas para as diversas demandas sociais. Os dados levantados por essa instituição também são importantes fontes analíticas para se trabalhar a Geografia da População em sala de aula. Nesse sentido, considerando os dados do censo 2022, assinalar a alternativa que representa um possível tema para ser trabalhado em sala de aula.
Alternativas
Q3222719 Geografia
De acordo com o último Censo realizado no Brasil, o estado do Piauí contava com uma população de 3.271.199 e densidade demográfica de 12,99 habitante por quilômetro quadrado.

A partir desses dados, conclui-se que o Piauí é um estado
Alternativas
Q3222092 Geografia
Sobre os indicadores sociais da composição da população brasileira conforme Simões (2016), assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3213029 Geografia
Marque a alternativa CORRETA sobre a Distribuição da População Brasileira:
Alternativas
Q3189040 Geografia
O IBGE pesquisa a cor ou raça da população brasileira com base na autodeclaração. A pessoa pode se declarar como preta, parda, branca, amarela ou indígena. A classificação de pardos se refere a:
Alternativas
Q3187681 Geografia
A população brasileira é marcada pela diversidade étnica, resultado de processos históricos como a colonização, o tráfico de escravizados africanos e a imigração europeia e asiática. Além disso, o crescimento demográfico, as mudanças na estrutura etária e os movimentos populacionais internos e externos influenciaram significativamente a organização socioeconômica do país ao longo do tempo.
Sobre a formação étnica, o crescimento demográfico e os movimentos populacionais no Brasil, indique quais afirmativas estão corretas:

I.A formação étnica do Brasil é resultado da miscigenação entre indígenas, africanos e europeus, sendo que essa diversidade contribui para a pluralidade cultural do país.
II.A transição demográfica no Brasil, iniciada na segunda metade do século XX, resultou em uma rápida queda das taxas de natalidade e mortalidade, o que levou ao envelhecimento da população e a uma crescente preocupação com a sustentabilidade dos sistemas previdenciário e de saúde.
III.O crescimento demográfico nas últimas décadas foi impulsionado principalmente pela imigração externa, especialmente por fluxos migratórios vindos da Europa e da Ásia.
IV.O movimento populacional interno mais significativo no século XX foi a migração em direção às áreas urbanas, que causou o esvaziamento populacional do campo e a formação de grandes centros urbanos, especialmente nas regiões Sudeste e Sul, embora o Centro-Oeste tenha recebido importante migração para atividades agrícolas e a construção de Brasília.
Alternativas
Q3181183 Geografia
O Decreto Federal nº 6.040/2007 define Povos e Comunidades Tradicionais e seus territórios. Sobre esses povos e suas territorialidades, podemos afirmar que:
Alternativas
Q3180712 Geografia
A dinâmica populacional brasileira é resultado de um complexo conjunto de fatores históricos, sociais e econômicos. Considerando as transformações ocorridas nas últimas décadas, assinale a alternativa que melhor representa a relação entre um aspecto da estrutura populacional brasileira e suas implicações socioeconômicas:
Alternativas
Q3180705 Geografia
A dinâmica da ocupação do território brasileiro ao longo da história resultou em uma grande diversidade de paisagens e atividades econômicas. Considerando os processos históricos e as características geográficas do país, qual das alternativas abaixo melhor representa uma região brasileira que, historicamente, se destacou pela concentração de atividades industriais e pela forte urbanização, além de apresentar uma grande diversidade cultural?
Alternativas
Q3179387 Geografia
A dinâmica populacional brasileira reflete um complexo histórico de crescimento demográfico, transições econômicas e movimentos migratórios internos e externos. Tais processos são influenciados por fatores sociais, econômicos e ambientais que moldam a ocupação e a distribuição espacial da população.
Sobre o crescimento demográfico e os movimentos migratórios no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3143756 Geografia
Sobre os povos indígenas no Brasil, analise as afirmativas a seguir:

(__)De acordo com o Censo 2022, constatou-se que a população indígena tem passado por rápido processo de envelhecimento demográfico, visto que a taxa de pessoas indígenas acima de 65 anos é superior à taxa nacional (15,81%).
(__)Pela perspectiva da ciência geográfica, a relação dos povos indígenas com a terra (e terras de ocupação tradicional) pode ser explicada pelo conceito de território, visto que essa relação não é apenas para exploração mercantil, mas relacionada a reprodução e desenvolvimento social, autonomia e identidade coletiva.
(__)Os indígenas apresentam uma idade mediana de 25 anos, 10 anos abaixo da idade mediana da população residente no Brasil.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas
Q3143747 Geografia

Observe o gráfico sobre a distribuição da população brasileira de 1980 a 2022: 


Imagem associada para resolução da questão


Em 1980, a população entre 15 a 64 anos (população em idade economicamente ativa - PIEA) representava 57,7 do total. Já em 2022, apesar de um aumento da população com 65 anos ou mais (população idosa), também observamos um aumento PIEA que corresponde a 69,3% do total nacional. Ao encontro disso, analise as afirmações a seguir, marcando V, para verdadeiras, e F, para falsas:


(__)O período histórico em que a PIEA é significativamente maior do que a soma dos dois outros grupos (de 0 a 14 anos e 65 anos ou mais) é chamado de bônus demográfico.


(__)O gráfico representa um comportamento constante do crescimento vegetativo brasileiro ao longo do tempo observado.


(__)O período histórico em que a PIEA é significativamente maior do que a soma dos dois outros grupos (de 0 a 14 anos e 65 anos ou mais) é chamado de ônus demográfico.


(__)De acordo com a Teoria da Transição Demográfica, o período com maior existência de PIEA (em relação ao demais grupos etários) pode ser entendido como uma janela histórica única que, quando articulado com políticas de desenvolvimento econômico, pode contribuir para o desenvolvimento social de uma nação.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 

Alternativas
Q3128728 Geografia

Observe as duas pirâmides etárias brasileiras a seguir:


Q14.png (492×582)

(Disponível em: https://atlasescolar.ibge.gov.br/. Acesso em: novembro de 2024.)



Com base na análise das duas pirâmides etárias brasileiras e em outras informações a respeito da dinâmica demográfica e das taxas demográficas do Brasil, é correto afirmar que:

Alternativas
Q3128723 Geografia
Observe os mapas a seguir que demonstram a densidade demográfica do Brasil por cor e raça:


Q9.png (502×492)
(Adaptado de IBGE. Atlas geográfico escolar. Rio de Janeiro: IBGE, 2023. p. 122. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/. Acesso em: novembro de 2024.)

Com base nas informações dos mapas e a respeito da densidade demográfica no Brasil, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3128721 Geografia

Observe o gráfico a seguir: 




Q7.png (647×320)


(Disponível em: https://blogdoibre.fgv.br/posts/. Acesso em: novembro de 2024.)



Com base nos dados do gráfico e a respeito da análise socioeconômica da população brasileira, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Q3122034 Geografia
Entre as principais projeções do IBGE (2022) para a população brasileira, inclui que: 
Alternativas
Q3120225 Geografia
IBGE divulga retrato inédito sobre população quilombola
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) investigou pela primeira vez os integrantes dos povos e comunidades tradicionais. De acordo com o Censo 2022, a população quilombola do país é de 1,32 milhão de pessoas, ou 0,65% do total de habitantes do País. A Bahia é a unidade da Federação com maior quantidade de quilombolas: 397.059 pessoas, ou 29,90% da população quilombola recenseada.
BRASIL. Ministério das Mulheres. Boletim Observa Gênero.

Quem é a população quilombola investigada pelo IBGE?
Alternativas
Q3116641 Geografia
Crescimento econômico e urbanização intensiva foram as características básicas do processo de desenvolvimento brasileiro que tornou o País a oitava economia mundial. Sobre esse assunto, avalie os excertos a seguir:

Excerto I. Ocorreu um grande fluxo populacional para os centros urbanos, atraído pela possibilidade de empregos e melhores condições de vida.
Excerto II. A velocidade e o padrão dessa urbanização, reproduziu e exponenciou as mesmas carências de serviços básicos de infra-estrutura, característicos do processo histórico de formação das cidades brasileiras.
Fonte: Machado, M. H. F. (2000). Urbanização e sustentabilidade ambiental: questões de território. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, (3), 81.

Sobre os excertos, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q3115031 Geografia
De acordo com o IBGE (2022), o município mais populoso do Brasil é: 
Alternativas
Q3110352 Geografia
A análise do censo demográfico do IBGE de 2022 apontam para a/o: 
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: B
4: A
5: E
6: A
7: C
8: B
9: B
10: C
11: E
12: A
13: A
14: C
15: D
16: B
17: A
18: A
19: E
20: B