Questões de Concurso
Comentadas sobre população brasileira em geografia
Foram encontradas 291 questões
Disponível em: https://www.politize.com.br/censo-2022-envelhecimento/Acesso em: 22 out.2023. (Adaptado)
O tipo de diferença apresentada no fragmento do texto, pode ser explicado pela
Disponível em: https://oglobo.globo.com/opiniao/demetriomagnoli/coluna/2023/07/dois-brasis-e-mais-alguns.ghtml Acesso: 27 set. 2023.
A aceleração de um processo populacional em andamento, consiste
Acerca do crescimento da população brasileira apresentado na imagem, é correto afirmar que:
A respeito do processo de criação de regiões metropolitanas no Brasil, de acordo com Souza (2005), analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Na década de 1970, foram criadas nove regiões metropolitanas no Brasil, entre elas: Recife, Porto Alegre e Florianópolis.
( ) A criação das regiões metropolitanas na década de 1970 tinha como objetivo a “geopolítica interna” do regime militar instalado em 1964. Essa criação se deu pela égide do centralismo e autoritarismo.
( ) A criação das regiões metropolitanas, a partir da Constituição de 1988, passou da União para os Estados e possibilitou a adoção de soluções mais adaptadas à realidade local e regional de forma mais democrática.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
No Censo de 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram levantadas informações sobre a população residente no Brasil. Referente aos dados relativos às populações indígenas brasileiras, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. As populações indígenas que residem em terras indígenas têm idade mediana de 25 anos, 10 anos menos do que a população não indígena residente no Brasil.
II. O Acre apresenta a maior idade mediana entre a população indígena: 45 anos.
III. A região Norte apresenta o menor índice de envelhecimento da população indígena: 19 pessoas com 60 anos ou mais para cada 100 indígenas de até 14 anos de idade.
IV. O maior peso percentual de indígenas concentra-se na faixa de idade entre zero e 14 anos (29,95%). Em terras indígenas, essa faixa de idade chega a 40,54%.
No município de Alhandra, O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), em 2010, foi de:
JANSEN, R. Brasil chega a 203 milhões de habitantes, mas tem o menor crescimento de população em 150 anos. Disponível em:http://www.estadao.com.br/ . Acesso em: 7 mar. 2024 (Adaptação).
A situação relatada no texto é consequência de fatores como o(a)
Leia as proposições abaixo considerando informações sobre a população brasileira na atualidade.
I- De 2010 a 2022, a taxa de crescimento anual da população do país foi de 0,52%. Trata-se da menor taxa desde o primeiro Censo do Brasil, em 1872.
II- Em 2022, as concentrações urbanas abrigavam 124,1 milhões de pessoas, 61% da população nacional.
III- A série histórica do Censo mostra que a média anual de crescimento vem diminuindo desde a década de 60. Em 2022, a taxa de crescimento anual foi reduzida para menos da metade do que era em 2010 (1,17%).
Dos itens acima
Observe abaixo o mapa da região Nordeste e a tabela com a população total dos estados desta região:
Disponível em: https://www.google.com/search?q=mapa+da+regi%C3%A3o+nordeste . https://www.google.com/search?q=mapa+da+regi%C3%A3o+nordesteAcesso em: 27 abr. 2024.
População do Nordeste por estados.
Fonte: IBGE. Censo Demográfico de 2022.
A região Nordeste, segundo o IBGE (2022), possuía uma população total de 54,6 milhões de habitantes, sendo a segunda mais populosa do Brasil. Analisando a tabela, o mapa da região Nordeste e a distribuição da população entre seus estados, é CORRETO afirmar que:
Buarque, Daniel. Envelhecimento da população mundial preocupa pesquisadores. G1, São Paulo, 29 de outubro de 2021.
Segundo o pesquisador, o desafio no Brasil está fundamentado, principalmente em superar o déficit da Previdência Social. Observando o ritmo de crescimento e envelhecimento populacional, é possível identificar que a origem do contínuo déficit da Previdência Social no Brasil está relacionado
O crescimento populacional no Brasil passou por diferentes fases ao longo do século XX. Durante as décadas iniciais,
observou-se uma taxa de crescimento demográfico elevada, associada a fatores como a transição epidemiológica e a
urbanização. Posteriormente, o país experimentou uma redução nas taxas de natalidade, resultado de políticas de
planejamento familiar e mudanças socioeconômicas. Apesar dessa diminuição, desafios persistem, como as desigualdades
regionais na distribuição demográfica. Observe a tabela de crescimento populacional brasileiro:
(Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-1872 a 2005.)
Considerando o texto, a tabela e seus conhecimentos sobre o crescimento populacional brasileiro, assinale a alternativa correta.
Considere as informações da imagem e do texto abaixo.
Disponível em: https://atlassocioeconomico.rs.gov.br/ comunidades-quilombolas. Acesso em: 04 abr. 2024. Adaptado.
A população quilombola do país é de 1.327.802 pessoas, ou 0,65% do total de habitantes. Os dados são do Censo 2022, que investigou pela primeira vez esse grupo, integrante dos povos e comunidades tradicionais reconhecidos pela Constituição de 1988. Foram identificados 473.970 domicílios onde residia pelo menos uma pessoa quilombola, espalhados por 1.696 municípios brasileiros. [...] O Censo também mostrou que os Territórios Quilombolas oficialmente delimitados abrigam 203.518 pessoas, sendo 167.202 quilombolas, ou 12,6% do total de quilombolas do país. Destaca-se, ainda, que apenas 4,3% da população quilombola reside em territórios já titulados no processo de regularização fundiária.
Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencianoticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/37464-brasil-tem-1-3- milhao-de-quilombolas-em-1-696-municipios. Acesso em: 04 abr. 2024
Com base na imagem e nos dados do Censo
Demográfico de 2022 sobre a situação da
população quilombola no Brasil, conclui-se que:
Considere as informações sobre a dinâmica da população brasileira.
O Brasil viu o crescimento populacional desacelerar. Dados do Censo 2022 revelam que a taxa de aumento anual da população caiu de 1,2%, entre 2000 e 2010, para 0,5% entre 2010 e 2022. Hoje são 203,1 milhões de habitantes no país, ou seja, em doze anos, o Brasil ganhou 12,3 milhões de pessoas, o equivalente a uma São Paulo. O Rio de Janeiro foi uma das nove capitais que viu diminuir o número de habitantes.
GORZIZA, A. et al. O Brasil na era do freio populacional. Revista Piauí, 2023. Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/o-brasil-na-era-do-freio- -populacional/. Acesso em: 30 jan. 2024. Adaptado.
A dinâmica populacional mencionada decorre do seguinte fator demográfico:
Estrada seca encontrou, E a fé sempre prosperou, Na esperança ao menos, De algum caminhão.
Chegou na cidade grande, Sem emprego e proteção, Estranhou a diferença, Que existia no sertão.
(Rodrigues, Jair; Dominguinhos. Migração, 2008)
A situação descrita no trecho da canção nos mostra algo comum na história de nosso país e, especificadamente, nos apresenta características de um movimento migratório que marcou o crescimento das áreas urbanas do Brasil.
Esse movimento migratório, que causou elevado crescimento nas áreas urbanas, é conhecido como:
O trecho acima apresenta um relato da vida em um dos vários cortiços que existiam no Rio de Janeiro até o início do século XX. A destruição destes fez parte de um projeto de remodelação da cidade no intuito de modernizá-la; com o fim dos cortiços, a população mais carente acabou migrando para os morros, como o da Providência, que na época já era chamado de “Morro da Favela”. O processo de transformação e supervalorização de determinadas áreas de uma cidade, promovendo um aumento no custo de vida, levando as populações mais pobres a migrarem para regiões mais afastadas, é conhecido como:
Conforme o Censo demográfico realizado pelo Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), em 2022, a população do Brasil é de 203.062.512 habitantes.
A maior parte da população está concentrada na região: