Questões de Concurso
Sobre população em geografia
Foram encontradas 1.305 questões
Observe o quadro a seguir.
O quadro acima apresenta o crescimento populacional das principais cidades da Microrregião do Meia Ponte, no estado de Goiás, de 1950 até 2010. Além disso, demonstra que até a década de 1950 Morrinhos teve uma população maior que a de Itumbiara e Caldas Novas, o que se reverte com o início do processo de
I. O processo de urbanização acelerada, sobretudo a partir de 1950, concentrou os serviços e as indústrias em áreas metropolitanas, ampliando os contrastes socioespaciais.
II. A formação de regiões metropolitanas não implicou migrações internas massivas, pois a população rural permaneceu majoritária.
III. As cidades médias se fortalecem como polos regionais, atraindo investimentos e reduzindo a primazia das metrópoles tradicionais em alguns casos.
IV. O surgimento de favelas é fenômeno exclusivamente do eixo Rio-São Paulo, inexistindo em outras regiões brasileiras.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Compare os gráficos:
Pirâmide 1: Somália (2023)
Disponível em: https://www.populationpyramid.net/pt/ Acesso: 03 Dez 2024.
Pirâmide 2: Brasil (2023)
Disponível em: https://www.populationpyramid.net/pt/ Acesso: 03 Dez 2024
A discrepância entre as formas e os dados das duas pirâmides indica que, ao contrário da Somália, no Brasil está ocorrendo:.
Fonte: MOREIRA, V. M. L. Reinventando a autonomia: liberdade, propriedade, autogoverno e novas identidades indígenas na capitania do Espírito Santo, 1535-1822. São Paulo: Humanitas, 2019. p. 26.
O trecho considera as explicações predominantes sobre as relações entre nações indígenas e as populações portuguesas, enfatizando a diminuição demográfica dos indígenas desde o século XVI até o início do XIX.
Sobre as formas de convivência entre os portugueses e os diferentes grupos indígenas, considere as afirmativas a seguir.
I → A interpretação que enfatiza a destruição dos grupos indígenas e seu desaparecimento da sociedade portuguesa que se encontrava na América e, mais tarde, da brasileira justifica o silencionamento sistemático da atuação histórica dos grupos indígenas.
II → A despeito da proibição legal da escravidão de indígenas no ano de 1570, essa forma de trabalho continuou a ser utilizada até o século XIX, mediante a justificativa da guerra justa, que autorizava a escravização de grupos rotulados como hostis aos portugueses.
III → A palavra indígena homogeneíza as diferentes populações e seus traços culturais distintos, o que dificulta reconhecermos a existência histórica e a continuidade de grupos específicos.
IV → Processos como a conversão ao catolicismo desfiguraram culturalmente muitas das populações nativas e, por consequência, impedem que essas populações possam ser classificadas como indígenas.
Está(ão) correta(s)
Essa noite, eu tive um sonho de sonhador
Maluco que sou, eu sonhei
Com o dia em que a Terra parou
Com o dia em que a Terra parou
Foi assim
No dia em que todas as pessoas
Do planeta inteiro
Resolveram que ninguém ia sair de casa
Como que se fosse combinado em todo o planeta
Naquele dia, ninguém saiu de casa, ninguém
O empregado não saiu pro seu trabalho
Pois sabia que o patrão também não tava lá
Dona de casa não saiu pra comprar pão
Pois sabia que o padeiro também não tava lá
[...]
No dia em que a Terra parou
E nas Igrejas nem um sino a badalar
Pois sabiam que os fiéis também não tavam lá
E os fiéis não saíram pra rezar
Pois sabiam que o padre também não tava lá
E o aluno não saiu para estudar
Pois sabia o professor também não tava lá
E o professor não saiu pra lecionar
Pois sabia que não tinha mais nada pra ensinar
No dia em que a Terra parou
[...]
Fonte: SEIXAS, R. O dia em que a Terra parou. Composição de Raul Seixas e Cláudio Roberto. LP O dia em que a Terra parou, Warner Chappell, 1978, faixa 3.
Qual conceito geográfico pode ser corretamente abordado a partir da canção para explicar as mudanças no espaço geográfico decorrentes do sonho mencionado?

Fonte: SÍNTESE dos indicadores sociais, 1999, Rio de Janeiro: IBGE, 2000, p. 29 (Estudos & Pesquisas, 4). In: MOREIRA, J. C.; SENE, E. Geografia para o ensino médio: Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2002. (Adaptado)
Para explicar o gráfico, o professor de geografia precisaria utilizar dois indicadores populacionais, que são
As pesquisas no Ensino de Geografia, ainda que assumindo fundamentações teórico-metodológicas diferentes, têm apresentado nas últimas duas décadas um movimento de convergência em defesa de um ensino-aprendizagem em que se valoriza processos específicos de raciocínio ou de pensamento amparados na própria Geografia.
Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/kRrXfwBFZLLDtKqNRmgRHpH/Acesso:
27 out 2024.
Sobre a perspectiva de ensino abordada, analise as afirmativas a seguir.
I. Considera o protagonismo assumido pelas dinâmicas espaciais no atual estágio de globalização.
II. Destaca a observação de princípios geográficos fundamentais como localização e distribuição.
III. Compreende as práticas espaciais reveladas pelo conhecimento geográfico como estruturante na formação de um cidadão crítico e reflexivo.
Está correto o que se afirma em
A questão dos refugiados tem tido grande relevância nos últimos anos no cenário internacional pela expressiva dimensão de seus fluxos, pelo desrespeito à dignidade humana e pela crescente violência na sua contenção, apesar da sua condição de extrema vulnerabilidade.
Disponível em:
https://www.scielo.br/j/rbepop/a/Xf7yQhXqhY3YyRp9fZZgzwm/?lang=pt Acesso: 26
out. 2024.
Sobre o fluxo populacional em questão, analise as afirmativas a seguir.
I. A condição de refugiado está condicionada somente aos fatores de expulsão relacionados aos conflitos armados e perseguições políticas.
II. Um aspecto de grande importância é a necessidade de criação de instrumentos jurídicos, nacionais e internacionais, que concedam direitos eficazes para os solicitantes de refúgio.
III. Um desafio é a crescente presença de posicionamentos xenófobos nos discursos políticos de autoridades, pautados na segurança e nos impactos causados às questões identitárias.
Está correto o que se afirma em
Sobre população, é CORRETO afirmar que, EXCETO:
O estudo demográfico possui uma importância fundamental na análise dos padrões populacionais de uma determinada localidade. A partir dela, é possível identificar e analisar a estrutura da população, que pode ser classificada por características étnicas, sociais e econômicas, por exemplo.
(...) Segundo o último censo do IBGE, Canaã dos Carajás (PA) foi o município brasileiro com o maior aumento proporcional de domicílios desde o censo de 2010.
A respeito do texto apresentado, assinale a afirmativa correta.
Os gráficos a seguir apresentam uma projeção da dinâmica populacional do Brasil.
Fonte: https://www.populationpyramid.net/brazil/2024/.Acesso em 04 fev. 2025.
Em ordem, tem-se a pirâmide etária do Brasil em 1950, 2000 e a projeção para 2050. De acordo com a leitura dos gráficos populacionais e conhecimentos geográficos sobre as características e dinâmicas demográficas brasileiras, uma afirmativa correta seria:
A figura a seguir mostra informações sobre os conflitos na Síria.
“Mais da metade dos 22 milhões de habitantes da Síria registrados antes da guerra fugiram de suas casas. Cerca de 6,9 milhões estão deslocados internamente, com mais de 2 milhões vivendo em acampamentos com acesso limitado a serviços básicos. Outros 6,8 milhões são refugiados ou solicitantes de refúgio no exterior. Os vizinhos Líbano, Jordânia e Turquia, que abrigam 84% deles, têm sofrido para lidar com um dos maiores êxodos da história recente. Em fevereiro de 2022, 14,6 milhões de pessoas vivendo na Síria precisavam de alguma forma de assistência humanitária, segundo a ONU, incluindo cerca de 5 milhões classificadas como em estado de necessidade extrema ou catastrófica. Mais de 12 milhões de pessoas estão lutando para encontrar comida suficiente todos os dias - um aumento de 51% desde 2019 - e meio milhão de crianças estão cronicamente desnutridas.
Fonte:<https://www.bbc.com/portuguese/internacional56378202>.Acesso em 02 Fev. 2025.
A migração dos sírios aos países da União Europeia acabou por atender uma demanda interna do bloco, principalmente, quando consideramos o território da Alemanha. Contudo, criou um receio no Reino Unido sobre esse tipo de imigração. Pode-se afirmar que representam um motivo para a demanda dos alemães e outro para o receio dos britânicos, respectivamente, em:
“[...] na Curva da Jurema: ‘A elite não pode ter vista para os pobres
Frequentadores apontam elitização da praia, historicamente popular, para atender ao mercado imobiliário.
As mudanças ocorridas na praia da Curva da Jurema, em Vitória, têm ganhado repercussão nas redes sociais. [...] caminhar por lá sem notar as mudanças feitas é praticamente impossível. Os quiosques, outrora mais simples, deram lugar a outros, mais sofisticados, e, consequentemente, mais caros.
Agora já não se encontra com tanta facilidade grupos de banhistas que se divertem com a bola ou outros objetos trazidos de casa, mas é visível, em espaços grandes da faixa de areia, quadras de beach tennis e canoas Va’a, atividades pagas. Academia, café, lojas de roupa, tudo isso agora faz parte do cenário.
Em um quiosque, uma senhora, acompanhada de um rapaz, pede o cardápio, mas é informada de que não pode comer ali porque não é autorizado consumir no local portando uma caixa de isopor. E a dela, escrito ‘vende-se chup chup’, foi motivo para que, independentemente de pedir o cardápio como uma cliente qualquer, não pudesse usufruir dos serviços.
Com a roupagem de revitalização, reurbanização, melhoria, para muitos, essas mudanças podem parecer positivas, mas para outros, principalmente moradores das periferias que há anos veem na praia da Curva da Jurema uma atividade de lazer a custos baixos, trata-se de um processo de elitização e apropriação do espaço público.”
Fonte: Gentrificação na Curva da Jurema: ‘A elite não pode ter vista para os pobres’ - Século Diário.Acesso 19 Fev. 2025.
Esse projeto urbano realizado na cidade de Vitória (ES) transformou a dinâmica do local, promovendo diferentes experiências e consequências para os grupos que visitam e, principalmente, para os moradores dessa região, a exemplo do aumento do custo de vida e surgimento de inúmeros empreendimentos imobiliários mudando a paisagem na região.
Nesse sentido, o processo intrínseco aos grupos que viviam nesse espaço pode ser apontado, considerando as transformações ocorridas, como: