Questões de Concurso
Sobre população em geografia
Foram encontradas 1.211 questões

Considerando esses dados, a perspectiva da transição demográfica no mundo é explicada pela alteração do crescimento
Em relação a características da sociedade brasileira e ao desenvolvimento nacional, julgue o item que se segue.
O êxodo rural foi fundamental para o processo de urbanização impulsionado pela industrialização a partir dos anos 50 do século XX, e, no início dos anos 2000, o índice de urbanização da sociedade ultrapassou a marca dos 80%, transformando radicalmente a característica rural que prevalecia desde o período colonial.
Ao final do dia, ele retorna para a sua residência no meio urbano, completando o movimento de migração

https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pi/panorama. Acesso em 12 fev. 2025.
Com base na pirâmide etária do estado Piauí, pode-se dizer que o Piauí é um estado
A partir desses dados, conclui-se que o Piauí é um estado
O professor pretende discutir com os alunos temas relevantes sobre a população brasileira na atualidade.
Ele pode iniciar os trabalhos discutindo o fato de
Os primeiros resultados do censo de 2022 foram publicados em 2023. Para a sua realização, foram visitados 90,7 milhões de domicílios, distribuídos por todo o território nacional. Acerca desses resultados, analise as afirmativas abaixo:
I. O crescimento da população brasileira entre os censos de 2010 e de 2022 foi de 6,5%, (algo próximo de 12 milhões de pessoas em valores absolutos), o que resulta em um crescimento médio anual de 0,52%, a menor taxa observada desde os primeiros recenseamentos do país.
II. Segundo censo de 2022, as grandes regiões brasileiras apresentam acentuadas diferenças em sua população total. Os resultados revelam que a região Sudeste se mantém como a região mais populosa, com 41,8% da população brasileira.
III. A região Nordeste mostrou o maior crescimento, apresentando um taxa média geométrica de crescimento anual de 1,23%. O Sul e o Sudeste apresentaram os menores crescimentos populacionais, com percentuais inferiores `média do Brasil, que foi de 0,52% ao ano.
IV. A distribuição da população do Brasil nos Estados e no /distrito Federal retrata que os estados de São Paulo, Minas Gerais e Bahia são os mais populosos, seguidos do Paraná, Rio Grande do Sul e Ceará.
Das afirmativas acima, quais estão corretas?

Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil / IBGE, Coordenação de População e Indicadores Sociais. IBGE Biblioteca, 2024. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv102066_informativo.pdf>. Acesso em: 06 set. 2024.
A partir das informações apresentadas na tabela, afirma-se que
I. o percentual da população preta ou parda com acesso à universidade é bastante reduzido, se comparado ao índice da população branca, tanto entre as mulheres, quanto entre os homens. Nesse último grupo, o percentual da população preta ou parda com ensino superior é inferior à metade do registrado na população masculina branca.
II. o grau de escolaridade da população feminina é menor em relação à masculina, devido aos problemas estruturais enfrentados pelas mulheres na sociedade brasileira, como as barreiras que elas encontram para integrar-se ao mercado de trabalho, isso evidenciado pelo menor número de mulheres com curso superior do que o apresentado pelos homens.
III. os indicadores educacionais, a despeito de melhoras ocorridas nos últimos anos, mostram uma grande defasagem na sociedade brasileira, evidenciada pela sua baixa taxa de escolaridade média, visto que mais de trinta por cento da população total possuem, no máximo, o ensino fundamental incompleto, tanto no total da população masculina, quanto no total da população feminina.
Estão corretas as afirmativas
Observe a imagem a seguir sobre o efetivo populacional:
Disponível em: <https://www.populationpyramid.net/pt/vietname/2023/#google_vignette>.
Acesso em: 05 set. 2024.
Analise as afirmativas a seguir:
I. Trata-se de um país de população jovem, o que é demonstrado no alargamento da base e no estreitamento do topo na pirâmide, no ano do levantamento.
II. Tem um significativo crescimento populacional até, pelo menos, a década de 2020, mas que pode estagnar e diminuir nas próximas décadas, devido à redução dos índices de fecundidade.
III. Possui um maior número de população feminina no corpo e no ápice da pirâmide, o que evidencia uma expectativa de vida maior do que a masculina.
IV. Demonstra um número maior de crianças e jovens do sexo masculino, o que é explicado por questões sociais, culturais e religiosas presentes no referido país.
Estão corretas apenas as afirmativas
Analise a ilustração e marque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) o crescimento desordenadamente das cidades e os problemas na qualidade de vida das pessoas, pois casas são construídas em áreas inapropriadas como encostas de morros.
( ) a eficiência do Estado na gestão do fenômeno urbano caracterizado pelo surgimento e pela expansão das favelas.
( ) as habitações não possuem relação com as diferenças e as desigualdades sociais presentes na sociedade brasileira.
( ) os moradores dos bairros de periferia carecem de uma infraestrutura, pois sofrem com a falta de saneamento básico, iluminação pública, transporte coletivo, falta de creches, escolas, postos de saúde, entre outros.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
Analise a imagem a seguir.
Com base no texto e em seus conhecimentos sobre o tema, é CORRETO afirmar que
Sobre o processo de ocupação e valorização territorial do Brasil ao longo da história, indique quais afirmativas estão corretas:
I.A produção de cana-de-açúcar no Nordeste durante o período colonial deu origem a uma estrutura agrária baseada no latifúndio, voltada para o mercado externo, e permanece uma atividade econômica importante para a região.
II.A ocupação da Amazônia, intensificada durante o período militar com políticas de incentivo à migração e ao desenvolvimento regional, foi realizada com atenção significativa à preservação dos ecossistemas locais e resultou em baixa degradação ambiental.
III.A expansão da fronteira agrícola, principalmente no Centro-Oeste, foi incentivada por políticas governamentais de ocupação territorial e investimento em infraestrutura, sendo um dos principais fatores de valorização econômica dessa região.
IV.A atividade mineradora no Sudeste, principalmente em Minas Gerais no século XVIII, foi um dos fatores que contribuíram para o desenvolvimento econômico da região, sendo a mineração uma atividade ainda presente e relevante nos dias atuais.