Questões de Concurso
Sobre regionalização brasileira em geografia
Foram encontradas 514 questões
A respeito das regiões geoeconômicas brasileiras, julgue o item subsequente.
A região geoeconômica da Amazônia se estende por mais da metade do território nacional, concentra a menor parte da população brasileira, e abriga projetos de mineração e atividades agropecuárias que serviram como fatores de atração populacional.
A respeito das regiões geoeconômicas brasileiras, julgue o item subsequente.
As dinâmicas naturais e socioeconômicas do norte de Minas Gerais, mais especificamente no Vale do Jequitinhonha, e a porção leste do Maranhão põem essas localidades na região geoeconômica do Nordeste.
A respeito das regiões geoeconômicas brasileiras, julgue o item subsequente.
Os complexos regionais propostos como regiões econômicas não se restringiram às fronteiras dos estados, como na divisão oficial do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mas incorporaram as características econômicas e físico-naturais de cada porção do território brasileiro.
A respeito das regiões geoeconômicas brasileiras, julgue o item subsequente.
No cenário brasileiro da década de 1960, o geógrafo Pedro Pinchas Geiger propôs uma divisão em que há uma região concentrada de maior desenvolvimento econômico, baseada especialmente no processo de industrialização do Brasil.
A respeito das regiões geoeconômicas brasileiras, julgue o item subsequente.
A região Centro-Sul sempre foi a mais desenvolvida do país e, no momento em que a regionalização geoeconômica foi proposta por Pedro Pinchas Geiger, se apresentava como um espaço próspero e isento de desigualdades sociais e econômicas em suas paisagens urbanas e rurais.
I - A criação de políticas públicas direcionadas para reduzir as desigualdades regionais, como ocorreu com a instituição da Sudene no Nordeste em 1959.
II - A percepção de que regiões menos desenvolvidas servem como fornecedoras de recursos naturais e energéticos para o benefício das regiões mais industrializadas do país.
III - A implementação de políticas econômicas que buscam a homogeneização do desenvolvimento nacional, sem considerar as particularidades econômicas e culturais de cada região.
É falso o que se afirma em:
Biguaçu é um município catarinense e localiza-se a 15 km da Capital do Estado de Santa Catarina, Florianópolis. Faz divisa a oeste com o município de Antônio Carlos, a leste com o Oceano Atlântico e com o município de Governador Celso Ramos. Ao norte faz divisas com Tijucas, Canelinha e São João Batista. Ao sul com o município de São José.
(https://www.bigua.sc.gov.br/galeria/pagina)
O estado de Santa Catarina:
1. É o menor estado em território do sul do país.
2. O clima predominante no estado é o equatorial, que proporciona temperaturas agradáveis com chuvas bem distribuídas durante todo o ano.
3. A vegetação encontrada no estado é apenas mangues, restingas, praias e dunas.
4. É dividido em oito regiões: Litoral, Nordeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí, Planalto Serrano, Sul, Meio-Oeste e Oeste.
5. Chapecó é um polo agroindustrial do sul do Brasil e centro econômico, político e cultural do leste do estado catarinense.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Assinale a alternativa que aponta corretamente as respectivas regiões dos estados de Rondônia, Paraíba, e Mato Grosso do Sul.
Disponível em: https://www.ibge.gov.br/geociencias/biomas.html. Acesso: 19 set, 2023.
O bioma descrito no texto encontra-se na seguinte região:
Considerando os critérios e objetivos da regionalização do território brasileiro, escolha a alternativa que apresenta corretamente um dos aspectos que caracterizam essa divisão: