Questões de Concurso
Sobre regionalização brasileira em geografia
Foram encontradas 502 questões
O estado de Santa Catarina:
1. É o menor estado em território do sul do país.
2. O clima predominante no estado é o equatorial, que proporciona temperaturas agradáveis com chuvas bem distribuídas durante todo o ano.
3. A vegetação encontrada no estado é apenas mangues, restingas, praias e dunas.
4. É dividido em oito regiões: Litoral, Nordeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí, Planalto Serrano, Sul, Meio-Oeste e Oeste.
5. Chapecó é um polo agroindustrial do sul do Brasil e centro econômico, político e cultural do leste do estado catarinense.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Assinale a alternativa que aponta corretamente as respectivas regiões dos estados de Rondônia, Paraíba, e Mato Grosso do Sul.
Disponível em: https://www.ibge.gov.br/geociencias/biomas.html. Acesso: 19 set, 2023.
O bioma descrito no texto encontra-se na seguinte região:
Considerando os critérios e objetivos da regionalização do território brasileiro, escolha a alternativa que apresenta corretamente um dos aspectos que caracterizam essa divisão:
Sendo a região Nordeste a maior em número de unidades federativas, por que a produção industrial do leite é menor que nas regiões Sul e Sudeste?
Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/criancas/brasil/nosso-territorio/19637- divisao-territorial.html. Acesso: 3 ago.2024.
Sobre o processo descrito, analise as afirmativas a seguir.
I. Para melhor compreender, estudar e administrar o território, o IBGE o dividiu em cinco Grandes Regiões: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
II. O Brasil é uma República Federativa Parlamentarista organizada política e administrativamente em estados, municípios e distritos, com três esferas de poder.
III. Algumas unidades da Federação, segundo o IBGE, podem integrar mais de uma região, de acordo com suas especificidades econômicas que se transformam com o tempo.
Está correto o que se afirma em
Sobre a divisão do Brasil em regiões geoeconômicas, que facilitava a compreensão das relações sociais e políticas do Brasil, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) O Complexo Regional Centro-Sul corresponde ao espaço mais industrializado e urbanizado do país, apresentando os dois principais polos econômicos, São Paulo e Rio de Janeiro, que subordinam e polarizam as demais partes do país.
( ) A nova divisão regional estava baseada na evolução da estrutura espacial do Brasil sob o efeito da industrialização, do deslocamento da “fronteira” graças à expansão do agronegócio e da construção de Brasília.
( ) Criou uma nova metodologia de análise dos compartimentos do relevo, valorizando os aspectos ambientais e a compreensão das relações sociais e políticas, associando os espaços de acordo com suas semelhanças naturais.
As afirmativas são, respectivamente,
HAESBAERT, Rogério. I-mobilidades globais e dispositivos de contenção territorial na metrópole. Rio de Janeiro: Consequência, 2023.
Sobre as três grandes perspectivas de construção do conceito abordado, analise as afirmativas a seguir.
I. São apresentadas como conduta normativa, objetivando a gestão político-administrativa e/ou o planejamento.
II. São apresentadas como instrumento de análise, promovendo um recorte necessário à execução de uma investigação.
III. São apresentadas como dinâmica efetivamente vivida, priorizando a experiência e a construção de processos identitários.
Está correto o que se afirma em
Disponível em: https://questoes.grancursosonline.com.br/questoes-de-concursos/geografia/904805. Acesso em: 15 abr. 2023.
Sobre as regionalizações, faça a CORRETA associação da segunda coluna à primeira:
1- A região geoeconômica da Amazônia
2- A região geoeconômica do Centro-Sul
3- A região geoeconômica do Nordeste
( ) É a região mais populosa, a mais industrializada e a que tem o maior PIB do Brasil. Muito diversificada em relação às suas atividades econômicas, com base econômica pautada na agricultura de exportação e indústria. Compreende todos os estados da região Sul e Sudeste.
( ) É a segunda região mais populosa do Brasil e a que possui alto volume produtivo. Inclui todos os estados da macrorregião Nordeste e o Norte de Minas Gerais. Por ter características físicas muito distintas, essa região geoeconômica é dividida em cinco subregiões.
( ) É uma região que possui características físicas diversificadas, sua economia é baseada em extrativismo animal, vegetal, mineral e agropecuária, em alguns locais. Parte do minério de ferro do Brasil advém de uma multinacional localizada nessa região, especificamente na serra dos Carajás.
A associação CORRETA, de cima para baixo, é:
Os contrastes regionais do Brasil são marcados por uma diversidade geográfica, econômica, social e cultural que reflete as desigualdades históricas e estruturais entre as diferentes regiões do país. Essas disparidades se manifestam em variados aspectos, como o acesso desigual a recursos naturais, as diferenças nos indicadores socioeconômicos, a distribuição desigual de infraestrutura e serviços públicos, bem como as especificidades culturais e identitárias de cada região. Esses contrastes regionais são objeto de estudo e análise por parte de diversas disciplinas, incluindo a geografia, a economia, a sociologia e a história, contribuindo para uma compreensão mais ampla das dinâmicas sociais, econômicas e políticas do Brasil.
Os contrastes regionais do Brasil são resultado exclusivo das características geográficas naturais, como clima, relevo e recursos naturais disponíveis em cada região, sem influência significativa de fatores históricos, políticos ou econômicos.
Os contrastes regionais no Brasil são exclusivamente de natureza econômica, não existindo disparidades significativas em termos de cultura, demografia, infraestrutura ou recursos naturais entre as diferentes regiões do país.