Questões de Geografia - Regionalização Brasileira para Concurso

Foram encontradas 519 questões

Q3070314 Geografia
(...) hoje cobre 11% do território brasileiro, estendendo- se por aproximadamente 845 mil km². Está dividida em oito ecorregiões - todas elas distribuídas em paisagens, tipos de solo e vegetação bastante distintos -, nas quais as chuvas podem não atingir os mil milímetros (mm) ao longo do ano. “Em algumas áreas a estiagem pode chegar a 11 meses”.
Disponível em: https://www.ibge.gov.br/geociencias/biomas.html. Acesso: 19 set, 2023.

O bioma descrito no texto encontra-se na seguinte região:
Alternativas
Q3066874 Geografia
Sobre o Pampa, localizado principalmente no sul do Brasil, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3066870 Geografia
A regionalização do território brasileiro é uma forma de organizar e entender as diferenças culturais, econômicas, climáticas e sociais entre as diversas áreas do país. Esse processo leva em consideração características naturais, como relevo, clima e vegetação, bem como aspectos humanos, como desenvolvimento econômico, densidade demográfica e distribuição de atividades produtivas. Ao longo da história, o Brasil foi dividido de diversas maneiras para facilitar a administração e o entendimento das particularidades de cada região.

Considerando os critérios e objetivos da regionalização do território brasileiro, escolha a alternativa que apresenta corretamente um dos aspectos que caracterizam essa divisão: 
Alternativas
Q3049327 Geografia
O Brasil é um país muito grande e de Norte a Sul encontramos costumes muito diferentes. As danças populares são típicas de cada lugar, assim como a comida, as músicas, as atividades econômicas e às vezes a própria língua é tão diferente que não entendemos muito bem o que dizem as pessoas de outras regiões.

Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/criancas/brasil/nosso-territorio/19637- divisao-territorial.html. Acesso: 3 ago.2024.

Sobre o processo descrito, analise as afirmativas a seguir.

I. Para melhor compreender, estudar e administrar o território, o IBGE o dividiu em cinco Grandes Regiões: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

II. O Brasil é uma República Federativa Parlamentarista organizada política e administrativamente em estados, municípios e distritos, com três esferas de poder.

III. Algumas unidades da Federação, segundo o IBGE, podem integrar mais de uma região, de acordo com suas especificidades econômicas que se transformam com o tempo.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3049311 Geografia
Em 1967 Pedro Geiger propôs uma nova divisão do país em três regiões: Amazônia, Nordeste e Centro-Sul. Sua ideia considerava não apenas os aspectos físicos, mas também humanos, históricos e econômicos.

Sobre a divisão do Brasil em regiões geoeconômicas, que facilitava a compreensão das relações sociais e políticas do Brasil, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O Complexo Regional Centro-Sul corresponde ao espaço mais industrializado e urbanizado do país, apresentando os dois principais polos econômicos, São Paulo e Rio de Janeiro, que subordinam e polarizam as demais partes do país.

( ) A nova divisão regional estava baseada na evolução da estrutura espacial do Brasil sob o efeito da industrialização, do deslocamento da “fronteira” graças à expansão do agronegócio e da construção de Brasília.

( ) Criou uma nova metodologia de análise dos compartimentos do relevo, valorizando os aspectos ambientais e a compreensão das relações sociais e políticas, associando os espaços de acordo com suas semelhanças naturais.


As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: D
4: A
5: B