Questões de Concurso
Sobre relevo em geografia
Foram encontradas 656 questões
1. No Rio Grande do Norte, pode ser individualizada em duas seções principais: litoral leste, de clima úmido em zona de Mata Atlântica, com ocorrência de chuvas mais intensas ao longo do inverno, devido às precipitações promovidas pela massa Equatorial Atlântica (mEa) (clima As, segundo Koëppen); litoral norte, de clima semiárido, em zona de Caatinga, com prolongada estiagem e um curto período chuvoso entre o verão e o outono, associado à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) (clima Bsh, segundo Koëppen).
2. Representam relevos elevados em formas de platôs ou maciços montanhosos, correspondendo, em geral, a rochas mais resistentes, remanescentes do aplainamento que ocorreu no Terciário. Apresentam-se, dessa forma, como feições residuais em meio às vastas superfícies de aplainamento da Depressão Sertaneja. Estão concentrados no extremo sudoeste do estado, com algumas unidades na região Seridó.
3. Seguindo denominação proposta pelo IBGE (1995), representam formas de relevo tabulares esculpidas em rochas sedimentares, em geral, pouco litificadas e dissecadas por uma rede de canais com baixa a moderada densidade de drenagem e padrão dendrítico, com predomínio de processos de pedogênese e formação de solos espessos e bem drenados, com baixa suscetibilidade à erosão.
Fonte: DANTAS, Marcelo Eduardo; FERREIRA, Rogério Valença. Relevo do Estado do Rio Grande do Norte. In: CPRM – Serviço Geológico do Brasil.
As características apresentadas pela professora correspondem, respectivamente,
1) São elevados paredões que se formam à medida que as águas oceânicas erodem as rochas e os solos.
2) Resultam do acúmulo de areia transportada pelo mar ou pelos rios. É uma ação de sedimentação das águas, ou seja, é formada pela deposição de sedimentos.
3) Constituem-se a partir da composição de areias marinhas e são formadas pela ação de transporte dos ventos, durante o dia e a noite.
As características apresentadas referem-se, respectivamente, a
Analise o mapa para responder à questão.
Sistemas ambientais fortemente transformados
(ROSS, Jurandyr L.S. Ecogeografia do Brasil, p. 88. Adaptado)
Segundo ROSS (2006), a área em destaque no mapa apresenta as seguintes características:
Observe o mapa com atenção.
Os pontos A e B referem-se às unidades geomorfológicas:
Com base na classificação das estruturas geológicas do território brasileiro, analise as alternativas abaixo e assinale a correta:
I. O Planalto Meridional, que abrange parte da Região Sul, é formado por derrames basálticos da Era Mesozoica, originando os solos férteis conhecidos como Terra Roxa, amplamente utilizados no cultivo de soja e milho.
II. A Serra do Mar, presente no litoral do Paraná e Santa Catarina, apresenta escarpas abruptas que limitam a ocupação e tornam algumas áreas propícias ao ecoturismo.
III. A Campanha Gaúcha, localizada no sudoeste do Rio Grande do Sul, é caracterizada por extensas áreas de relevo suavemente ondulado, utilizadas historicamente para a pecuária extensiva.
Está(ão) CORRETA(S):
Considere as proposições abaixo:
I- É a segunda maior do país em extensão territorial, e a menos populosa;
II- O seu relevo é dividido em três áreas principais: planalto central, planalto meridional e planície do pantanal;
III- O clima predominante é o tropical semiúmido, com duas estações bem definidas – um inverno seco e um verão muito quente e chuvoso.
Com base nestas características podemos afirmar que se trata da região brasileira:
Sobre a gênese e evolução das formas do relevo terrestre, marque a afirmativa correta:
Fonte: Cartografia. Disponível em: https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2017/09/22131205/Resumo-Geogr afia-EsPCEx.pdf.
Substitua o (X) do texto pela alternativa CORRETA.
Sobre os processos de formação e os tipos de relevo, assinale a alternativa INCORRETA.
I - planaltos em bacias sedimentares
II - planaltos em intrusões e coberturas residuais de plataforma
III - planaltos em núcleos cristalinos arqueados
IV - planaltos em cinturões orogênicos
No Brasil, são encontrados:
I - A geomorfologia estuda os processos de formação do relevo terrestre em sua origem e evolução.
II - Os relevos da terra tem sua formação associada especificamente a processos endógenos.
III – São exemplos de processo endógenos: movimentação de placas tectônicas, o vulcanismo, a liberação de material do interior da terra que forma rochas, cordilheiras montanhosas e a própria crosta terrestre.
IV - Os processos endógenos são considerados como modeladores do relevo.
É verdadeiro o que se afirma em: