Questões de Concurso
Comentadas sobre relevo em geografia
Foram encontradas 576 questões
Observe a imagem a seguir:
Esse tipo de relevo “se configura em áreas de planaltos sedimentares ou basálticos monoclinais, e apresentam marcada assimetria, em função da disposição das camadas geológicas”. A imagem e a definição se referem a um tipo de relevo denominado:
Conceitualmente, a geodiversidade é o resultado da interação de diversos fatores, como as rochas, o clima, os seres vivos, entre outros, possibilitando o aparecimento de paisagens distintas em todo o mundo (BRILHA, 2005), integrando a diversidade geológica (rochas, minerais e fósseis), geomorfológica (formas de relevo) e pedológica (solos), além dos processos que lhes originaram (BÉTARD et al., 2011) e lhes modelam de forma dinâmica e integrada atualmente (MOURA-FÉ, 2015a).
MOURA-FÉ, Marcelo Martins de; NASCIMENTO, Raquel Landim; SOARES, Luana do Nascimento. GEOEDUCAÇÃO: PRINCÍPIOS TEÓRICOS E BASES LEGAIS. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA FÍSICA APLICADA, 17, 2017, Campinas, Anais... Campinas: UNICAMP, 2017.
O relevo influencia diretamente aspectos como a distribuição da água, os padrões climáticos, a vegetação, o uso do solo e o desenvolvimento de assentamentos humanos. A capacidade de interpretar as formas de relevo proporciona a visualização de como as características físicas da Terra moldam as interações humanas e naturais, sendo imprescindível para o planejamento urbano e ambiental.
As macroformas de relevos em rochas graníticas podem ser divididas em Inselbergs e Bornhardts, sendo feições de relevo que se diferenciam por suas características genéticas e de sua localização. Sobre o tema, leia as assertivas.
I- Inselbergs são feições formadas por rochas mais resistentes ao intemperismo e erosão do que aquelas que compõem a superfície.
II- Quanto à origem e desenvolvimento de Inselbergs, comumente são usados os conceitos de downwearing e etchplanação ou recuo paralelo de escarpas e pedimentação. Atualmente, a concepção de duplo aplainamento é a mais aceita para explicar a exumação e o desenvolvimento dessas formas de relevo.
III- Bornhardts podem ocorrer em relevos acidentados e em terrenos montanhosos, além de se desenvolverem em rochas ígneas, metamórficas e sedimentares.
IV- Os Bornhardts possuem forma dômica. Tal condição é atribuída por alguns especialistas ao desenvolvimento do intemperismo esferoidal.
É CORRETO o que se afirma em:
I. As dorsais são grandes cordilheiras e acompanham, em certos casos, o contorno dos continentes. As dorsais são encontradas nos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico e seus cumes podem emergir em diversos pontos sob a forma de ilhas e arquipélagos. O mais marcante exemplo é a Dorsal mesoatlântica.
II. O talude continental abrange a maior parte da superfície do fundo do oceano e estende-se a partir do limite da fossa abissal até, aproximadamente, 5 mil metros de profundidade.
III. A plataforma continental é o prolongamento submerso dos continentes, com algumas modificações promovidas pela erosão marinha ou por depósitos sedimentares. Sua profundidade, em geral, não ultrapassa 200 metros.
IV. A bacia oceânica corresponde à inclinação mais aprofundada que a plataforma, chegando a 4 mil metros de profundidade.
Estão CORRETAS apenas:
Considerando a imagem abaixo e outros conhecimentos a respeito do relevo e ocupação humana, assinale a afirmativa correta.
(Fonte: Adaptado de G1. Porque ocorrem os deslizamentos. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/. Acesso em: maio de 2024.)
O relevo brasileiro é diversificado e se divide em várias formas, como planícies, planaltos, serras e depressões. Essa diversidade é resultado de processos geológicos ocorridos ao longo de milhões de anos. Considere as seguintes inferências sobre o relevo brasileiro.
I. A maior parte do território brasileiro é ocupada por planaltos.
II. A formação dos planaltos brasileiros está diretamente relacionada à presença de falhas geológicas ativas.
III. As depressões brasileiras são áreas rebaixadas que se formaram devido à erosão prolongada.
IV. As planícies no Brasil estão principalmente associadas aos grandes rios, como a Amazônia e o Pantanal.
V. O Brasil, estando no centro da placa tectônica Sul-Americana, apresenta poucas atividades sísmicas e vulcânicas.
Está correto o que se afirma apenas em
A respeito das feições da morfologia litorânea, segundo Torres, Marques Neto e Menezes (2012), o ___________ é um acidente de relevo submarino que constitui um rochedo que, por vezes, aflora próximo aos litorais, formando ilhas, e o ___________ são faixas de areia e seixos desenvolvidas pela deposição de correntes litorâneas entre a costa e uma ilha e que pode ser submersa em maré alta (TORRES, Fillipe Tamiozzo Pereira; MARQUES NETO, Roberto; MENEZES, Sebastião de Oliveira. Introdução à Geomorfologia. São Paulo: Cengage Learning, 2012).
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
De acordo com Ross (2019), sobre as características dos três tipos de unidades geomorfológicas do relevo brasileiro, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Os planaltos em bacias sedimentares não são rodeados por depressões do tipo periféricas ou marginais.
II. Na proposta de identificação das macrounidades do relevo brasileiro elaborada por Ross, o Brasil possui as seguintes planícies: Planície do Rio Amazonas, Planície do Rio Araguaia, Planície e Pantanal Mato-Grossense, Planície da Lagoa dos Patos e Mirim e planícies e tabuleiros litorâneos.
III. A depressão periférica da borda leste da bacia do Paraná apresenta modelados diversos em função da influência tectônica, da variação litológica e dos graus de atuação dos processos erosivos dos mais variados ambientes paleoclimáticos.
Sobre o relevo do fundo oceânico, de acordo com Ross (2019), analise as assertivas abaixo:
I. Divide-se em duas grandes unidades: a margem continental e as bacias oceânicas.
II. A margem continental corresponde aos terrenos submarinos, que apresentam profundidades modestas e estão associados à parte da crosta siálica que se encontra submersa.
III. As bacias oceânicas são verdadeiras cadeias de montanhas submersas, cujas partes mais elevadas se encontram entre 1.000 a 2.000 m abaixo da superfície das águas.
Quais estão corretas?
Quanto ao bioma brasileiro Cerrado, segundo Coutinho (2016), analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Os solos predominantes são do tipo latossolo e têm como características a cor vermelha ou vermelho-amarelada, com texturas que vão de arenosas a argilosas, sendo praticamente destituídos de esqueleto (pedras).
( ) O relevo plano e suas propriedades físicas credenciam esses solos para a agricultura. O lençol freático é permanente, embora sua profundidade flutue um pouco durante as estações do ano, o que garante o suprimento d’água para as plantas com raízes profundas.
( ) O fogo de origem antropogênica é o único fator de grande importância na ecologia desse bioma.
( ) Segundo o IBGE, entre os anos de 2000 a 2018, ocorreu a expansão acelerada da agricultura com substituição da vegetação campestre e florestal dando lugar à pastagem com manejo e área agrícola. Em 2018, 44,61% das áreas agrícolas e 42,73% das áreas de silvicultura do Brasil encontravam-se no Cerrado.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Leia o trecho da reportagem abaixo:
Chuvas no RS provocaram o maior evento de movimentos de solo e rocha nas encostas já ocorrido no Brasil
Um mapeamento realizado pela UFRGS estima que as chuvas que afetaram o Rio Grande do Sul – entre os dias 27 de abril e 14 de maio – provocaram o maior evento de movimentos de solo e rocha nas encostas já ocorrido no Brasil. Conforme nota técnica divulgada pela Universidade, o Estado soma mais de 5 mil cicatrizes de movimentos de massa em função das precipitações de maio. Até o momento, o grupo responsável pelo estudo analisou 40% das amostras. O trabalho se iniciou no dia 4 de maio e a tendência é que o número aumente ainda mais e se aproxime dos 12 mil.
(Disponível em: www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/cidades/chuvas-no-rs-provocaram-omaior-evento-de-movimentos-de-solo-e-rocha-nas-encostas-j%C3%A1-ocorrido-no-brasil-diz-ufrgs1.1505505 – texto adaptado especialmente para esta prova).
Sobre os movimentos de massa, de acordo com Fernandes e Amaral (2000), analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. O Brasil está sujeito a movimentos de massa em encostas por suas condições climáticas e grandes extensões de maciços montanhosos.
II. Os movimentos de massa que ocorrem no Brasil são de origem natural, visto que os provenientes de ações antrópicas ainda não foram registrados no território brasileiro.
III. Programa criado pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) em 1990, o Decênio para Redução
dos Desastres Naturais permitiu que as grandes cidades brasileiras adotassem uma série de
protocolos para evitar os movimentos de massa por ação antrópica; por isso, não há relatos de
movimentos de massa de origem antrópica no Brasil.
O Planalto das Guianas possui inúmeros picos e montes, se destacando:
I. Monte Roraima com 2.734,06 metros de altura, que se localiza na Serra do Pacaraima em Roraima.
II. Pico da Neblina, com 2.993,78 metros de altura, que se localiza na Amazônia, em fronteira com a Venezuela, na Serra do Imeri.
III. Pico 31 de março, com 2.972,66 metros de altura.
Está(ão) CORRETA(S):
Sobre o Planalto Central, é correto afirmar que, EXCETO: