Questões de Concurso
Sobre sistemas agrícolas em geografia
Foram encontradas 89 questões
Julgue o próximo item, relativo a sistemas agrícolas tradicionais e técnicas de produção de alimentos e bebidas fermentadas.
Além da importância nacional, os sistemas agrícolas tradicionais são responsáveis por combinar ecossistemas resilientes e tradição, tendo como lado negativo a falta de inovação e de biodiversidade das paisagens alimentares.
Julgue o próximo item, relativo a sistemas agrícolas tradicionais e técnicas de produção de alimentos e bebidas fermentadas.
Os sistemas agrícolas tradicionais são sistemas de produção em que elementos culturais, históricos, socioeconômicos e ecológicos formam um conjunto de saberes, práticas e técnicas produtivas resilientes e sustentáveis, constituindo cenários característicos, manejados por povos e comunidades tradicionais.
A agricultura ___________ é uma prática agrícola que se baseia na monocultura intensiva, frequentemente associada ao uso pesado de agroquímicos e à mecanização, visando a altas produtividades. Por outro lado, a ___________ promove a diversificação de culturas, a reciclagem de nutrientes e o uso reduzido de insumos químicos, buscando um menor impacto ambiental e a sustentabilidade a longo prazo.
Julgue o próximo item, a respeito da relação entre cidade e campo no contexto brasileiro, da geografia agrária e das transformações territoriais no campo brasileiro, bem como da urbanização brasileira e de desafios ambientais associados a esse processo.
No processo de monopolização do território na agricultura, o capitalismo utiliza relações especificamente capitalistas de produção (assalariamento) para a produção no campo.
Julgue o próximo item, a respeito da relação entre cidade e campo no contexto brasileiro, da geografia agrária e das transformações territoriais no campo brasileiro, bem como da urbanização brasileira e de desafios ambientais associados a esse processo.
Os sistemas integrados de produção agropecuária (SIPA), além de diversificarem a produção agrícola, são práticas sustentáveis, economicamente viáveis e voltadas para a conservação dos solos.
A ocupação acelerada e desordenada do bioma Cerrado teve início com a construção de Brasília e a adoção de uma política de expansão agrícola baseada num modelo de exploração fundamentalmente extrativista e, por vezes, predatório. A intensa ocupação por populações e atividades, até então inexistentes, vem transformando as paisagens do bioma e os modos de vida das populações tradicionais, causando impactos ambientais e sociais imensuráveis. [...] Depois da Mata Atlântica, o Cerrado é o ecossistema brasileiro que mais sofreu com a ocupação humana. O desmatamento para a retirada de madeira e a produção de carvão foram as atividades que antecederam e viabilizaram a ocupação agropecuária no bioma, e que persistem até os dias de hoje. Estima-se que atualmente cerca de 37% da área do Cerrado já perderam sua vegetação natural.
VILELA, M. F. I. Interferências humanas no bioma Cerrado. Embrapa, 2021. Disponível em: https://www.embrapa.br/agencia-de-informacao- -tecnologica/tematicas/bioma-cerrado/ecologia/interferencias-do-homem. Acesso em: 30 jan. 2024. Adaptado.
Atualmente, a perda de biodiversidade das maiores extensões do cerrado decorre do seguinte fator:
I - Na agricultura familiar, os membros da família administram a propriedade e os investimentos necessários sobre o que e como produzir, sejam ou não eles os donos da terra.
II - A Revolução Verde no agronegócio é o conjunto de técnicas inseridas na produção que visam a preservação do meio ambiente, pela redução do uso de adubos químicos e da monocultura.
III - A importância do agronegócio para o mercado de trabalho, o combate ao desemprego e a garantia de abastecimento alimentar leva muitos países a estabelecer políticas protecionistas e subsídios à produção.
IV - O agronegócio é uma cadeia produtiva, que compreende atividades econômicas de produção de insumos, da agricultura e pecuária,da indústria e do transporte.
Em uma determinada região, a atividade agrícola passou por significativas mudanças nas últimas décadas. Antigamente, predominavam as pequenas propriedades familiares com cultivos diversificados. Contudo, nos últimos anos, observou-se um aumento expressivo das monoculturas voltadas para a exportação.
Nesse contexto, qual das alternativas melhor explica o processo de reestruturação do espaço agrário na região mencionada?
Diante a problemática apresentada no texto, qual prática é utilizada a fim de recuperar ou até mesmo aumentar a capacidade produtiva desse recurso?