Questões de Concurso
Comentadas sobre urbanização brasileira em geografia
Foram encontradas 406 questões
SANTOS, Milton. O Brasil: Território e sociedade no início do século XIX. Rio de Janeiro: Record, 2001.p.161
A partir das concepções do autor sobre a distinção de nações a partir de espaços de fluidez, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) A produção de equipamentos que possibilitem maior fluidez e aperfeiçoamento dos sistemas de engenharia facilitam diversos tipos de movimentos. Na medida em que esse movimento dentro de cada país, interessa à divisão do trabalho internacional, o equipamento viário e infoviário passa também a ser estratégico para o mercado.
( ) Nos países de maior extensão territorial e de grandes disparidades de renda, o processo de criação de fluidez é seletivo e não-igualitário. As regiões de maior produção destinada à exportação têm prioridade nesses equipamentos, criando no território áreas com maior densidade viária e infoviária.
( ) A fluidez virtual do território ocorre quando existe o uso efetivo das vias. A presença dos meios produz a fluidez virtual, enquanto a fluidez efetiva será medida em função da presença dos respectivos sistemas de engenharia.
As afirmativas são, respectivamente,
Disponível em: http://repositorio.unitau.br/. Acesso: 15 out 2023
Como consequências da situação demográfica apresentada no texto, são identificados:
I. O forte processo migratório, dificultando a formação das condições necessárias à constituição de capital social, como a estruturação de redes de sociabilidade e promoção do diálogo com o poder público. II. O aumento da demanda por instalações e espaços de infraestrutura urbana, num ritmo superior à capacidade de atendimento oferecida pelo Estado. III. O crescimento espacial rápido e desordenado, levando às ocupações irregulares, bem como ao processo de periferização e sistemática exclusão social e econômica.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas:
( ) A ocupação do litoral brasileiro foi prioritária durante o período colonial, em função da economia baseada na produção de açúcar e da facilidade de acesso ao comércio marítimo.
( ) A expansão territorial para o interior do Brasil ocorreu principalmente no século XVI, motivada pela exploração do ouro nas regiões das Minas Gerais e Mato Grosso.
( ) A construção de Brasília, na década de 1960, foi um marco importante para incentivar a ocupação do interior do país e promover a integração entre as regiões
( ) A colonização das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil sempre foi intensa e planejada desde os primeiros anos de colonização portuguesa.
Marque a alternativa com a sequência correta:
O processo de urbanização verificado no Brasil após a década de 1950 é caracterizado por Santos e Silveira (2001) como uma urbanização aglomerada e concentrada. A primeira refere-se ao aumento dos núcleos com mais de 20 mil habitantes e a segunda ao aumento das cidades intermediárias, para, em um outro estágio, tornarem-se metrópoles. Na urbanização mais recente, as cidades médias passam a se destacar na dinâmica urbana brasileira.
Fonte: SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: território e
sociedade no início do século XXI. 2001.
A respeito das cidades médias brasileira, marque V para Verdadeiro ou F para Falso e em seguida marque a alternativa que traz a sequência do correto julgamento:
( ) Na rede urbana, a cidade média se articula com a dinâmica local e global, exercendo a função de intermediação. Assim, configura-se como um local que adquire uma organização de modo transitório, devendo ser modificado segundo os requerimentos da dinâmica econômica global e dos interesses locais que respondem a ela.
( ) Dentre os fatores de crescimento das cidades médias no Brasil, no final do século XX, destacam-se o processo de desconcentração industrial e o da expansão da fronteira agrícola.
( ) No contexto atual, as cidades médias brasileiras se materializam como centros de serviços dos atores hegemônicos da economia global, exercendo influência em âmbito local e global.
( ) O novo papel vinculado às cidades médias brasileiras é o de extensão de atividades do meio rural, motivado pelo desenvolvimento do meio-técnico-informacional.
Entre os anos de 1980 e 2023, o número de pessoas vivendo em áreas urbanas, no Brasil, passou de 65% para 88%, ocasionando uma série de consequências nas dinâmicas das cidades.
Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/planejamento-urbanocondicao-para-cidades-sustentaveis>. Acesso em: 22 ago. 2024.[Adaptado].
Qual consequência pode advir do aumento de pessoas vivendo em áreas urbanas no Brasil?
A gestão do território implica o controle da organização espacial, incluindo, em muitos casos, o controle de sua gênese e dos processos que a mantêm ou a alteram. A diferenciação de áreas e a integração delas é o produto mais geral em termos espaciais da ação dos centros de gestão do território. (...)
CORRÊA, Roberto Lobato. Metrópoles, Corporações e Espaço: uma introdução ao caso brasileiro. CASTRO, Iná Elias de; et all. (Org..). Brasil: questões atuais da reorganização do território. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010. p. 72.
Sobre o conceito em questão, relativo às implicações geográficas advindas da gestão do território brasileiro, por parte das grandes empresas, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Criação de áreas agropastoris especializadas em determinados produtos
( ) Implementação de infraestrutura pelo capital privado, sem a participação do Estado
( ) Formação de núcleos urbanos, company towns, controlados por empreendimentos de uma única empresa.
As afirmativas são, respectivamente,
1. A zona urbana é caracterizada por maior densidade populacional, infraestrutura mais desenvolvida e maior oferta de serviços públicos.
2. A zona rural, no Brasil, é predominantemente ocupada por atividades agrícolas e pecuárias.
3. O processo de urbanização no Brasil tem levado à expansão das zonas urbanas sobre áreas rurais, fenômeno conhecido como "urbanização dispersa".
4. A definição legal de zona urbana e zona rural é dada exclusivamente pelo IBGE, sem interferência dos municípios.
5. Zonas rurais no Brasil têm menor acesso a serviços de saúde e educação, o que contribui para a migração de populações para áreas urbanas.
Alternativas:
A urbanização contemporânea revela com clareza que a cidade como a conhecemos, circunscrita a um ponto, tende em algumas áreas, a se amalgamar com outras e constituir regiões urbanas de grande coesão, deixando como imagem do passado a cidade como aglomeração concentrada.
(LENCIONI, Sandra. Urbanização difusa e a constituição de megarregiões. O caso de São Paulo-Rio de Janeiro. In: e-metropolis, n. 22, ano 6, 2015, p. 12).
Uma tendência contemporânea relativa à concentração industrial e urbana, a megalópole, resulta da:
I. Com o aumento da urbanização, a área ocupada pelas cidades se amplia, fazendo com que em determinados locais os limites entre os municípios vizinhos se confundam, fenômeno conhecido como Conurbação. II. O Estatuto da Cidade, sancionado em 2001, estabelece normas de ordem pública e interesse social que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurança e do bem-estar dos cidadãos, bem como do equilíbrio ambiental. III. Nas grandes cidades do país, a degradação ambiental é promovida exclusivamente pelas classes sociais mais pobres, especialmente nas comunidades conhecidas popularmente como favelas, que respondem por mais de 80% da geração de resíduos sólidos nas metrópoles. IV. Segundo o IBGE, em 2022, havia 121,4 milhões de pessoas vivendo em concentrações urbanas, que são arranjos populacionais ou municípios isolados com mais de 100 mil habitantes. Os arranjos populacionais são formados por municípios com forte integração, geralmente conurbados.
Assinale a alternativa CORRETA.
Fonte: SANTOS, Milton, SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. 5ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2003 (adaptado).
Os “acréscimos técnicos” que os autores consideram na transformação do território pelo meio técnico-científico-informacional são:
I. Construções de Barragens. II. Aeroportos e Portos. III. Ferrovias, Rodovias e Hidrovias. IV. Instalações de Energia e Comunicações.
Assinale a alternativa CORRETA:
TRINDADE, Gilmar Alves et al. Geografia e ensino: dimensões teóricas e práticas para a sala de aula. [e‑book] Ilhéus‑BA: Editus, 2017. p. 91.
Assinale a alternativa que apresenta um critério que preconize a força dos arranjos institucionais dos municípios para a composição de uma região metropolitana.
“A geografia urbana explora a organização e dinâmica das cidades, analisando diversos aspectos do ambiente urbano.” Relacione adequadamente os conceitos às suas respectivas definições.
1.Gentrificação.
2. Centro expandido.
3. Segregação socioespacial.
4. Êxodo rural.
( ) Processo que envolve a transformação de bairros, muitas vezes historicamente ocupados por classes mais baixas.
( ) Área central da cidade que sofre uma expansão em termos de infraestrutura e ocupação.
( ) Fenômeno que se refere à separação, no espaço urbano, de diferentes grupos sociais.
( ) Movimento migratório em que a população deixa as áreas rurais em direção às cidades.
A associação correta entre o conceito da geografia urbana e sua principal característica é:
No Brasil são utilizados os diferentes tipos de transportes, a saber: rodoviário, ferroviário e hidroviário. Sobre as inferências que abordam os diferentes tipos de modalidades empregadas no Brasil, analise as afirmativas a seguir.
I. O meio de transporte predominante no Brasil é o ferroviário.
II. O transporte ferroviário de trens e metrôs é bastante utilizado nas regiões metropolitanas do Brasil.
III. O transporte hidroviário é mais empregado em áreas distantes dos grandes centros urbanos no Brasil.
IV. O transporte aéreo é o valor mais barato, especialmente para cargas volumosas.
Está INCORRETO o que se afirma em
O crescimento populacional no Brasil passou por diferentes fases ao longo do século XX. Durante as décadas iniciais,
observou-se uma taxa de crescimento demográfico elevada, associada a fatores como a transição epidemiológica e a
urbanização. Posteriormente, o país experimentou uma redução nas taxas de natalidade, resultado de políticas de
planejamento familiar e mudanças socioeconômicas. Apesar dessa diminuição, desafios persistem, como as desigualdades
regionais na distribuição demográfica. Observe a tabela de crescimento populacional brasileiro:
(Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-1872 a 2005.)
Considerando o texto, a tabela e seus conhecimentos sobre o crescimento populacional brasileiro, assinale a alternativa correta.