Questões de Concurso
Sobre urbanização em países subdesenvolvidos em geografia
Foram encontradas 33 questões
No estado de Sergipe, segundo dados do Ministério das Cidades e da Gerência Executiva de Habitação de Aracaju da Caixa Econômica Federal em Sergipe (CEF, 2018) indicam que foram construídos 138 empreendimentos imobiliários do PMCMV no período de 2009 a 2017. Entre estes, 110 empreendimentos foram distribuídos em 13 bairros da capital. Sendo que apenas nove (09) empreendimentos correspondem à faixa de rendimento familiar de até três salários-mínimos.
CAMPOS, Antônio Carlos. SANTOS, Flávio Henrique Matos. Estado e reestruturação urbana em Sergipe (2000 - 2018): uma análise sobre os principais programas de habitação de interesse social. 2019. Disponível em: https://journals.openedition.org/confins/21285. Acesso em: 18 jun. 2024.
Os autores denunciam que os investimentos públicos foram aplicados de forma desigual sobre o espaço e direcionados a uma determinada camada da sociedade. Quais problemas urbanos essa situação intensificou?
O trecho acima apresenta um relato da vida em um dos vários cortiços que existiam no Rio de Janeiro até o início do século XX. A destruição destes fez parte de um projeto de remodelação da cidade no intuito de modernizá-la; com o fim dos cortiços, a população mais carente acabou migrando para os morros, como o da Providência, que na época já era chamado de “Morro da Favela”. O processo de transformação e supervalorização de determinadas áreas de uma cidade, promovendo um aumento no custo de vida, levando as populações mais pobres a migrarem para regiões mais afastadas, é conhecido como:
[…]
A vontade do rio de voltar Às vezes sacode de algum lugar Ele dorme até a chuva chegar Mas a tempestade vem anunciar E uma enchente lembra a população Que o que é rua antes era vazão E uma enchente lembra a população Que o que é rua antes era vazão Alô, Tietê, Água Preta, Iquiririm Minhas Iarinhas andam cantando Suas ladainhas para mim “Iarinhas”, de Luiza Lian.
Disponível em: https://www. letras.mus.br. Acesso em: 16 maio 2021.
A canção expõe a denúncia de um problema social urbano que é potencializado pela
As atividades implementadas nos países em desenvolvimento que buscam a redução das emissões de gases de efeito estufa e/ou remoção, bem como colaboram para o seu desenvolvimento sustentável mediante investimentos em tecnologias mais eficientes, substituição de fontes de energia fósseis por renováveis, racionalização do uso da energia, florestamento e reflorestamento são conhecidas como:
Os países subdesenvolvidos abarcam, aproximadamente, quatro quintos da população do planeta; alguns especialistas denominam de subdesenvolvimento. Não há, entretanto, um consenso, porque outros acham mais correto denominá-los não desenvolvidos. Sobre as características dos países subdesenvolvidos, analise as afirmativas a seguir.
I. Apresentam problemas em sua estrutura econômica, social e política.
II. A maioria tem economia forte e independente.
III. Continuam, essencialmente, exportadores de matérias-primas e de alimentos a preços baixos.
IV. A industrialização não é restrita a poucos países.
V. Há profundas desigualdades sociais e regionais em cada um deles.
VI. A maioria da população vive em boas condições.
São consideradas características exclusivas do subdesenvolvimento apenas
Brasileiros levam mais tempo de casa para o trabalho
Pesquisa do IBGE aponta que a situação é mais grave no Sudeste: 13% das pessoas levam mais de uma hora para chegar ao trabalho. Nas regiões metropolitanas de São Paulo e do Rio, o IBGE registrou os maiores percentuais de trabalhadores que levam mais de uma hora no trajeto até o emprego. Quem vê o Marcelo chegar ao trabalho nem imagina a maratona que ele enfrenta todos os dias antes das 5 h. “Acordo 4 h 30, saio de casa 5 h, pego trem 5 h 20, chego na Central umas 6 h 50, pego ônibus e chego no trabalho mais ou menos 7 h 10”, conta. Segundo especialista, são os mais pobres os que moram mais longe do emprego.
Disponível em: www.portaldotransito.com.br. Acesso em: 23 nov. 2021 (adaptado).
A pesquisa desenvolvida retrata a seguinte dinâmica populacional:
Internet: <lume.ufrgs.org> (com adaptações).
Assinale a opção em que é apresentado o conceito em que se embasa o encontro mencionado no fragmento de texto precedente.
Julgue o item que se segue.
Práticas socioespaciais que ocorrem no espaço urbano
podem ser classificadas como seletividade espacial,
antecipação espacial, segregação socioespacial,
fragmentação espacial, marginalização espacial e
gentrificação. Essa última prática ocorre quando alguns
locais que perderam a importância podem ser
revalorizados, como é comum nos centros históricos.
Assim, a população mais pobre, que antes morava ali, vai
gradativamente sendo removida, já que o preço da terra e
o custo de vida ficam mais altos.
A China pouco contribuiu para a alteração mostrada no gráfico, visto que sua população, que representa cerca de 20% do contingente mundial, ainda é predominantemente rural.
Marque a opção CORRETA que indica o continente que possuía 12 megacidades mundiais, representando 51% dessa população, conforme dados de 2016.
I- O grau de integração de uma dada rede urbana de um país é um indicativo de seu nível de desenvolvimento; II- Em regiões economicamente mais dinâmicas, a tendência é uma maior interligação entre as suas diferentes cidades, geralmente mais adensadas e com uma melhor infraestrutura; III- Países considerados subdesenvolvidos apresentam uma integração ilimitada entre as suas cidades, apresentando uma organização territorial pouco dispersa e muito coesa.
Dos itens acima:
I. A cidade em questão fica no continente asiático. II. Ao fundo, é possível ver uma parte da Cordilheira dos Andes. III. A cidade tem população de 12 milhões de habitantes. IV. A cidade em questão é Santiago, no Chile.
Quais estão corretas?