Questões de Geografia - Urbanização para Concurso

Foram encontradas 758 questões

Q2545866 Geografia
Sobre a urbanização brasileira e sua hierarquia urbana, analise as assertivas abaixo:
I. As metrópoles são os principais centros urbanos do país. No estado de Santa Catarina, há duas: Florianópolis e Balneário Camboriú.
II. Criciúma é o município mais populoso da Região Metropolitana Carbonífera. Pelos critérios hierárquicos do IBGE, Criciúma é considerada uma Capital Regional.
III. Segundo critérios da Legislação Federal e Estadual, Santa Catarina apresenta duas Regiões Metropolitanas: a de Florianópolis e a Carbonífera.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q2545865 Geografia
Leia o trecho abaixo:
Estrada seca encontrou, E a fé sempre prosperou, Na esperança ao menos, De algum caminhão.
Chegou na cidade grande, Sem emprego e proteção, Estranhou a diferença, Que existia no sertão.
(Rodrigues, Jair; Dominguinhos. Migração, 2008)
A situação descrita no trecho da canção nos mostra algo comum na história de nosso país e, especificadamente, nos apresenta características de um movimento migratório que marcou o crescimento das áreas urbanas do Brasil.
Esse movimento migratório, que causou elevado crescimento nas áreas urbanas, é conhecido como:
Alternativas
Q2545857 Geografia
“Daí a pouco, em volta das bicas era um zunzum crescente; uma aglomeração tumultuosa de machos e fêmeas. Uns, após outros, lavavam a cara, incomodamente, debaixo do fio de água que escorria da altura de uns cinco palmos. O chão inundava-se. As mulheres precisavam já prender as saias entre as coxas para não as molhar; via-se-lhes a tostada nudez dos braços e do pescoço, que elas despiam, suspendendo o cabelo todo para o alto do casco; os homens, esses não se preocupavam em não molhar o pêlo, ao contrário metiam a cabeça bem debaixo da água e esfregavam com força as ventas e as barbas, fossando e fungando contra as palmas da mão. As portas das latrinas não descansavam, era um abrir e fechar de cada instante, um entrar e sair sem tréguas. Não se demoravam lá dentro e vinham ainda amarrando as calças ou as saias; as crianças não se davam ao trabalho de lá ir, despachavam-se ali mesmo, no capinzal dos fundos, por detrás da estalagem ou no recanto das hortas” (AZEVEDO, Aluísio. O Cortiço. 30. ed. São Paulo: Ática, 1997. p. 13).
O trecho acima apresenta um relato da vida em um dos vários cortiços que existiam no Rio de Janeiro até o início do século XX. A destruição destes fez parte de um projeto de remodelação da cidade no intuito de modernizá-la; com o fim dos cortiços, a população mais carente acabou migrando para os morros, como o da Providência, que na época já era chamado de “Morro da Favela”. O processo de transformação e supervalorização de determinadas áreas de uma cidade, promovendo um aumento no custo de vida, levando as populações mais pobres a migrarem para regiões mais afastadas, é conhecido como:
Alternativas
Q2541640 Geografia
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 1940, cerca de 31% da população brasileira passou a viver em áreas urbanas, em 2022, esse número havia aumentado para 61%. O crescimento da urbanização impõe às cidades uma série de desafios e um deles é a mobilidade urbana. Sobre este tema, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2541631 Geografia
Com base no conceito de "território usado" proposto por Milton Santos, assinale a assertiva CORRETA
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: B
4: B
5: A