Questões de Concurso
Sobre vegetação em geografia
Foram encontradas 632 questões
Fonte: COELHO, M. de A; TERRA, L. Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Moderna, 2003. p. 190.
Dependendo das combinações dos diversos elementos naturais, individualizam-se no espaço geográfico porções denominadas de
Leia o fragmento a seguir.
Bioma é um conjunto de vida vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação que são próximos e que podem ser identificados em nível regional, com condições de geologia e clima semelhantes e que, historicamente, sofreram os mesmos processos de formação da paisagem, resultando em uma diversidade de flora e fauna própria.
Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/territorio/18307-
biomas-brasileiros.html. Acesso: 21 out. 2024
De acordo com o tema abordado no fragmento, correlacione os biomas listados a seguir às suas características.
1. Pampa
2. Caatinga
3. Amazônia
4. Cerrado
( ) Maior reserva de diversidade biológica do planeta, apresentando três estratos densos de vegetação, embora seus solos sejam pobres.
( ) Savana mais rica do mundo, em biodiversidade, tendo vegetação complexa e solos ácidos.
( ) Vegetação predominantemente rasteira, em área de clima chuvoso, sem período seco, mas com temperaturas negativas no inverno.
( ) Presença de plantas xerófilas, em área de grande variedade de paisagens, com relativa riqueza biológica e existência de espécies endêmicas.
Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.
Observe o mapa para responder à questão.
Domínios morfoclimáticos brasileiros
(Ab’Sáber, Aziz Nacib. Os domínios da natureza no Brasil. Adaptado)
Conforme se observa no mapa, Ab’Sáber delimitou faixas de transição que
O Brasil, por ter dimensões territoriais continentais, possui diversos tipos de vegetação natural. Analise as afirmativas abaixo:
I. Floresta Amazônica, de clima equatorial e, conhecida como Amazônia Legal, abriga milhões de espécies animais e vegetais, sendo de vital importância ao equilíbrio ambiental do planeta.
II. Mata Atlântica, caracterizada como uma floresta latifoliada tropical e de clima tropical úmido, foi a vegetação que mais sofreu devastação no Brasi, restando apenas 7% de sua cobertura original.
III. Caatinga, típica do Planalto Central Brasileiro, e de clima tropical semiúmido, é a segunda maior formação vegetal do Brasil. Apesar de sua paisagem ser composta por árvores baixas e retorcidas, é a vegetação com maior biodiversidade do planeta.
IV. Cerrado, é uma vegetação típica de clima semiárido, localizada no Nordeste brasileiro. Possui plantas espinhosas e pobres em nutrientes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Julgue as seguintes afirmativas sobre a vegetação brasileira:
I. A Mata dos Pinhais, ou Mata de Araucárias, é originalmente uma formação característica do Sul do país, que se desenvolveu em solos férteis, clima úmido e de temperaturas amenas.
II. O cerrado é conhecido como a avana brasileira pelo fato de ser um bioma de clima tropical, formado por um conjunto de gramíneas, arbustos e árvores esparsas.
III. A caatinga desenvolveu uma vegetação adaptada à seca, com mecanismos de proteção contra a perda excessiva de água. Para isso, as raízes profundas se incumbem de absorver água das partes inferiores dos lençóis freáticos. Já a casca grossa e as folhas pequenas, às vezes cobertas por cera, dificultam a perda de água do corpo da planta para o ambiente.
IV. Os Pampas, também conhecidos como campos sulinos ou campanha gaúcha, são formações campestres encontradas na região sul do país.
São corretas as afirmativas:
“Os limites entre um bioma e outro não são precisos. Pelo contrário, suas características cedem espaço para outro de maneira difusa e gradativa. As áreas limítrofes são chamadas _____________, onde há ocorrência de vegetação típica de cada um dos dois biomas em transição. Além de abrigar espécies características dos biomas em intersecção, essas regiões também apresentam espécies exclusivas.”
“A caatinga ocupa uma área de cerca de 844.453 quilômetros quadrados, o equivalente a 11% do território nacional. Engloba os estados Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe e o norte de Minas Gerais. Rico em biodiversidade, o bioma abriga 178 espécies de mamíferos, 591 de aves, 177 de répteis, 79 espécies de anfíbios, 241 de peixes e 221 abelhas. Cerca de 27 milhões de pessoas vivem na região, a maioria carente e dependente dos recursos do bioma para sobreviver. A caatinga tem um imenso potencial para a conservação de serviços ambientais, uso sustentável e bioprospecção que, se bem explorado, será decisivo para o desenvolvimento da região e do país. A biodiversidade da caatinga ampara diversas atividades econômicas voltadas para fins agrosilvopastoris e industriais, especialmente nos ramos farmacêutico, de cosméticos, químico e de alimentos. Apesar da sua importância, o bioma tem sido desmatado de forma acelerada, principalmente nos últimos anos (...)”. (Ministério do Meio Ambiente. Caatinga. Disponível em https://antigo.mma.gov.br/biomas/caatinga. Acesso em 21/08/2024).
Assim como os demais biomas brasileiros, a caatinga vem sofrendo desmatamento acelerado nos últimos anos. Assinale a alternativa CORRETA sobre as causas principais desse desmatamento.
(https://antigo.mma.gov.br/biodiversidade/biodiversidad e-brasileira.html0)
Dado o contexto acima sobre diversidade natural no Brasil, assinale a alternativa correta:
Sobre os biomas e as zonas climáticas do planeta, indique quais afirmativas estão corretas:
I.O bioma da floresta tropical úmida é caracterizado por elevada biodiversidade, com chuvas abundantes e temperaturas elevadas ao longo do ano.
II.As savanas estão localizadas em regiões de clima temperado e são dominadas por árvores de grande porte e vegetação densa.
III.O bioma de tundra, encontrado em regiões polares, possui uma vegetação rasteira adaptada a condições extremas de frio, com solos permanentemente congelados.
IV.As zonas desérticas, apesar da baixa precipitação, abrigam ecossistemas adaptados à escassez de água, como plantas suculentas e espécies com alta capacidade de armazenamento hídrico.