Questões de Concurso Comentadas sobre vegetação em geografia

Foram encontradas 578 questões

Q3067720 Geografia
Em relação ao bioma da Caatinga, analise os itens a seguir:
I - É um bioma exclusivamente brasileiro, que se estende por cerca de 90% da região Nordeste e 30% do território nacional.
II - A Caatinga é marcada por um clima semiárido, quente e seco, e por espécies endêmicas que se adaptaram à escassez de chuva.
III – A vegetação da Caatinga apresenta características que se adaptam ao clima, como a queda das folhas durante a seca.

É correto afirmar:
Alternativas
Q3067719 Geografia
Leia o texto a seguir:
“Os manguezais são formados por uma série de fisionomias vegetais resistentes ao fluxo das máres- e, portanto, ao sal -, desde árvores e outras espécies arbustivas, passando por bancos de lama e de sal, salinas e pântanos salinos. Entre essas fisionomias estão os apicuns, também chamados de "slagados". Cientificamente são definidos como um ecótono, uma zona de transição, de solo geralmente arenoso, sem cobertura vegetal ou abrigando uma vegetação herbácea.” ( acessado em setembro de 2024: https://antigo.mma.gov.br/o-que-erss/item/395manguezais.html#:~:text=Manguezal%20%C3%A9 %20uma%20zona%20%C3%BAmida,a%20terra%20e%20o%2 0mar.)
É correto afirmar que o Manguezal é considerado um:
Alternativas
Q3060970 Geografia
O Brasil é um país de grande diversidade geográfica, com diferentes tipos de relevo, vegetação e clima ao longo de seu extenso território. Nesse sentido, assinale a alternativa INCORRETA sobre a geografia do Brasil.
Alternativas
Q3055284 Geografia

A desertificação é um processo de degradação ambiental que pode ocorrer de diversas formas, dependendo das suas causas e características. Acerca desse assunto, julgue as frases abaixo.


I. No Sahel, uma região semiárida que se estende ao longo do sul do Deserto do Saara, as mudanças climáticas têm exacerbado a desertificação. A região experimentou períodos de seca prolongada nas últimas décadas, diminuindo a vegetação natural e acelerando a degradação do solo. Esse processo, combinado com o crescimento populacional e a sobre-exploração de recursos naturais, tem agravado o problema da desertificação na área. 


II. Na Austrália, o pastoreio excessivo de ovelhas e gado em regiões semiáridas tem reduzido a cobertura de plantas nativas, levando à desertificação biológica. As espécies invasoras, como gramíneas introduzidas, competem com as plantas nativas e alteram a composição do solo, tornando-o mais suscetível à erosão e menos capaz de sustentar uma diversidade de flora e fauna. 


III. No Mar de Aral, localizado entre o Cazaquistão e o Uzbequistão, o desvio dos rios que alimentavam o lago para irrigação intensiva de monoculturas de algodão levou à desertificação hidrológica. A diminuição do nível da água do lago resultou em uma vasta área de solo salinizado e desertificado, destruindo o ecossistema local e causando sérios problemas socioeconômicos.


Está(ão) CORRETA(S) a(s) seguinte(s) proposição(ões).

Alternativas
Q3055283 Geografia

A Taiga, também conhecida como Floresta Boreal, é uma das maiores formações vegetais do mundo. Sobre esse assunto, julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS.


1. (__) O solo da Taiga, conhecido como podzol, apresenta uma cor escura, e é rico em nutrientes e ácido devido à lenta decomposição da matéria orgânica causada pelas baixas temperaturas.


2. (__) Este bioma se estende em uma faixa contínua abaixo da Tundra Ártica e acima das Florestas Temperadas, caracterizando-se por um clima subártico.


3. (__) A vegetação da Taiga é composta por árvores caducifólias, como carvalhos, faias, bordos e bétulas, que perdem suas folhas no inverno para evitar a perda de água e proteger-se contra o frio, mas formam um dossel fechado durante a primavera e o verão, proporcionando sombra para um sub-bosque rico em arbustos, samambaias e flores silvestres.


A sequência CORRETA é:

Alternativas
Q3042710 Geografia
Julgue o item subsequente. 

A vegetação influencia e também é influenciada por diversos fatores ambientais, modelando as características e a biodiversidade das paisagens ao redor do mundo. Conhecer os tipos de vegetação é imprescindível para a compreensão da relevância da flora na regulação dos ecossistemas, no ciclo da água e no equilíbrio climático. 
Alternativas
Q3030240 Geografia
Apenas 6,9% das áreas urbanas das cidades brasileiras são cobertas por vegetação. Isso equivale a 283,7 mil hectares - metade da extensão territorial do Distrito Federal. Os dados fazem parte de um estudo divulgado pelo MapBiomas, rede ambiental que envolve universidades, organizações não governamentais (ONGs) e empresas de tecnologia.
Fonte: Bruno de Freitas Moura. Agência Brasil. 19/07/2024.
O levantamento do MapBiomas também revela sobre a porcentagem dos biomas mais expressivos que abrigam vegetação em áreas urbanas do país. Dessa forma, identifique, na seguinte ordem, os biomas que são mais expressivos e que abrigam maior vegetação em área urbana até os menos expressivos e que possuem a menor vegetação em área urbana, marque a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Q3025063 Geografia
Os elementos climáticos, em especial a temperatura e a umidade, são determinantes para o tipo de vegetação de uma área. Eles definem, por exemplo, a altura das plantas, a forma das folhas, a espessura dos caules, a fisionomia geral da vegetação etc. A adaptação aos diferentes climas serve de base para a classificação de algumas plantas, conforme pode ser visto na obra “Geografia Geral e do Brasil: Espaço Geográfico e Globalização” (2016, vol. 1). A partir dessa compreensão, assinale a alternativa que apresenta a correta classificação de planta com sua verdadeira e respectiva definição.
Alternativas
Q3025032 Geografia
Segundo Lucci et al (2016), as florestas equatoriais se desenvolvem em climas de baixa latitude, ou seja, o Clima Equatorial, das regiões próximas ao equador. As grandes representantes dessa formação vegetal são a Floresta Amazônica, na América do Sul; a da Indonésia e Malásia, no sudeste asiático; e a do Congo, no continente africano. Sobre o tema do clima equatorial e suas formações vegetais, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
Alternativas
Q3024863 Geografia

A vegetação brasileira é extremamente diversa, variando desde florestas densas até formações campestres e savânicas. Cada tipo de vegetação está associado a diferentes condições climáticas, tipos de solo e altitudes. Relacione adequadamente os diferentes tipos de vegetação às suas respectivas características.


1. Mata Atlântica.

2. Pampas.

3. Caatinga.

4. Cerrado.


( ) Floresta tropical úmida encontrada ao longo da costa brasileira, rica em biodiversidade, mas extremamente fragmentada devido à urbanização e agricultura.

( ) Savana tropical caracterizada por árvores esparsas e um solo ácido e pobre em nutrientes, que se encontra principalmente no Planalto Central.

( ) Vegetação xerófila adaptada a longos períodos de seca, localizada principalmente no semiárido nordestino.

( ) Campos sulinos compostos por gramíneas e algumas árvores e arbustos, localizados no extremo sul do Brasil.


A sequência está correta em 

Alternativas
Q3022877 Geografia

Quanto ao bioma brasileiro Cerrado, segundo Coutinho (2016), analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Os solos predominantes são do tipo latossolo e têm como características a cor vermelha ou vermelho-amarelada, com texturas que vão de arenosas a argilosas, sendo praticamente destituídos de esqueleto (pedras).


( ) O relevo plano e suas propriedades físicas credenciam esses solos para a agricultura. O lençol freático é permanente, embora sua profundidade flutue um pouco durante as estações do ano, o que garante o suprimento d’água para as plantas com raízes profundas.


( ) O fogo de origem antropogênica é o único fator de grande importância na ecologia desse bioma.


( ) Segundo o IBGE, entre os anos de 2000 a 2018, ocorreu a expansão acelerada da agricultura com substituição da vegetação campestre e florestal dando lugar à pastagem com manejo e área agrícola. Em 2018, 44,61% das áreas agrícolas e 42,73% das áreas de silvicultura do Brasil encontravam-se no Cerrado.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q3017861 Geografia
A vegetação dominante é composta pela savana, com árvores baixas, raízes profundas, folhas grossas e galhos retorcidos. Essas características auxiliam à planta na captação das águas subterrâneas. Essa descrição refere-se à qual bioma encontrado no Brasil?
Alternativas
Q3015269 Geografia
O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro. Presente em oito estados, seus recursos hídricos apresentam grande importância no cenário nacional, por isso sua destruição e degradação crescente precisam ser contidas. Marque a alternativa que representa os principais motivos de degradação desse bioma.
Alternativas
Q2826585 Geografia

Considere as descrições abaixo:


I- É uma formação florestal que se estende ao longo da costa leste do Brasil, abrangendo diversos estados. Apresenta uma variedade de ecossistemas, desde florestas tropicais úmidas até áreas de altitude;


II- Encontrada na região nordeste do Brasil, é caracterizada por vegetação xerófita adaptada à seca. Seu clima é semiárido, com chuvas escassas e irregulares.


Assinale a alternativa que cita CORRETA e respectivamente a denominação dos conjuntos morfoclimáticos descritos acima. 

Alternativas
Q2678226 Geografia

Sabendo que a vegetação do Nordeste brasileiro é bem diversificada, devido à sua extensão e à variedade de sub-regiões existentes nessa área do País, assinale a única alternativa em que o tipo de vegetação descrita não condiz com a sub-região indicada:

Alternativas
Q2665961 Geografia

O Brasil é formado por seis biomas de características distintas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal. Cada um desses ambientes abriga diferentes tipos de vegetação e de fauna.

-

Em relação a caatinga, é correto afirmar que:

Alternativas
Q2639498 Geografia

A vegetação brasileira é formada pela totalidade de espécies de plantas que existem no território nacional. Qual vegetação é um bioma presente em grande parte da costa litorânea brasileira, sendo considerada a vegetação mais devastada do Brasil?

Alternativas
Q2606747 Geografia

Os biomas são grandes ecossistemas que abrigam uma diversidade única de flora e fauna. São influenciados por fatores climáticos, topográficos e hidrológicos. Relacione adequadamente os biomas com suas características predominantes.


1. Amazônia.

2. Tundra.

3. Savana.

4. Taiga.


( ) Bioma de vegetação predominante de coníferas, localizado em altas latitudes do hemisfério Norte.

( ) Bioma caracterizado por extensas florestas tropicais, rios caudalosos e elevada biodiversidade.

( ) Bioma de clima frio, com solo permanentemente congelado, encontrado em altas latitudes do hemisfério Norte.

( ) Bioma com vegetação composta principalmente por gramíneas e árvores esparsas, adaptadas a períodos de seca.


A sequência está correta em

Alternativas
Q2572933 Geografia
Na preparação de uma aula para o 7º ano, atendendo à unidade temática “natureza, ambientes e qualidade de vida”, o objeto de conhecimento “biodiversidade brasileira” e a habilidade “caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária)” da BNCC, o/a professor/a consulta o seguinte texto sobre um bioma brasileiro:

Considerado como um dos hotspots mundiais de biodiversidade, o bioma apresenta extrema abundância de espécies endêmicas e sofre uma excepcional perda de habitat. [...] Nele, existe uma grande diversidade de habitats, que determinam uma notável alternância de espécies entre diferentes fitofisionomias. [...] Cerca de 199 espécies de mamíferos são conhecidas, e a rica avifauna compreende cerca de 837 espécies. Os números de peixes, répteis e anfíbios são elevados. [...] Além dos aspectos ambientais, o bioma tem grande importância social. Muitas populações sobrevivem de seus recursos naturais, incluindo etnias indígenas, quilombolas, geraizeiros, ribeirinhos, babaçueiras, vazanteiros e comunidades quilombolas que, juntas, fazem parte do patrimônio histórico e cultural brasileiro, e detêm um conhecimento tradicional de sua biodiversidade. [...] Apesar do reconhecimento de sua importância biológica, de todos os hotspots mundiais, esse bioma é o que possui a menor porcentagem de áreas sob proteção integral. Ele apresenta 8,21% de seu território legalmente protegido por unidades de conservação; desse total, 2,85% são unidades de conservação de proteção integral e 5,36% de unidades de conservação de uso sustentável.

Disponível em: https://antigo.mma.gov.br/biomas[...].html. Acesso em: 04 abr. 2024. Adaptado.

Com base no texto, o bioma abordado nessa aula do Ensino Fundamental é o seguinte:
Alternativas
Q2569881 Geografia
Considere o texto sobre a ocupação do cerrado.

A ocupação acelerada e desordenada do bioma Cerrado teve início com a construção de Brasília e a adoção de uma política de expansão agrícola baseada num modelo de exploração fundamentalmente extrativista e, por vezes, predatório. A intensa ocupação por populações e atividades, até então inexistentes, vem transformando as paisagens do bioma e os modos de vida das populações tradicionais, causando impactos ambientais e sociais imensuráveis. [...] Depois da Mata Atlântica, o Cerrado é o ecossistema brasileiro que mais sofreu com a ocupação humana. O desmatamento para a retirada de madeira e a produção de carvão foram as atividades que antecederam e viabilizaram a ocupação agropecuária no bioma, e que persistem até os dias de hoje. Estima-se que atualmente cerca de 37% da área do Cerrado já perderam sua vegetação natural.

VILELA, M. F. I. Interferências humanas no bioma Cerrado. Embrapa, 2021. Disponível em: https://www.embrapa.br/agencia-de-informacao- -tecnologica/tematicas/bioma-cerrado/ecologia/interferencias-do-homem. Acesso em: 30 jan. 2024. Adaptado.

Atualmente, a perda de biodiversidade das maiores extensões do cerrado decorre do seguinte fator: 
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: D
4: B
5: A
6: C
7: A
8: E
9: B
10: C
11: B
12: A
13: A
14: E
15: C
16: C
17: C
18: A
19: C
20: A