Questões de Concurso Sobre estratigrafia em geologia

Foram encontradas 368 questões

Q3089243 Geologia

A separação entre a crosta e o manto superior é associada com significativa mudança química de uma composição crustal rica em silício e alumínio para uma composição mais pobre em sílica e mais rica em magnésio e ferro de manto. O gráfico abaixo mostra as mudanças na mineralogia em função da profundidade do manto.


                                      Imagem associada para resolução da questão


Fonte: Klein Cornelis e Dutrow Barbara, 2012.


Relacionando a composição do manto com o gráfico acima, é correto afirmar que:

Alternativas
Q3018488 Geologia
Segundo o Código Estratigráfico da Comissão Internacional de Estratigrafia da International Union of Geological Sciences (IUGS), o conceito de estratigrafia vem do latim stratum + grego graphia , é a descrição de todos os corpos rochosos que formam a crosta terrestre e sua organização em unidades distintivas, úteis e mapeáveis com base em suas propriedades ou atributos inerentes, a fim de estabelecer sua distribuição e relação no espaço, sua sucessão no tempo e para interpretar a história geológica. Com relação aos princípios da estratigrafia, analise as afirmações a seguir:

I.O princípio da horizontalidade original estabelece que os sedimentos são depositados sob influência da gravidade como camadas quase horizontais. II.O princípio da superposição estipula que, em uma sequência não perturbada por processos tectônicos, cada camada de rocha sedimentar é mais nova que aquela sotoposta e mais antiga que a sobreposta. III.As relações de corte são utilizadas para datação relativa de rochas e posicionamento estratigráfico das diferentes unidades mapeadas em uma região. IV.O princípio da sucessão faunística postula que os grupos de fósseis no registro geológico seguem uma ordem determinada e invariável. Se esta ordem é conhecida, é possível determinar a idade relativa entre camadas a partir de seu conteúdo fossilífero.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q2927545 Geologia

O solo se forma como resultado da fragmentação e alteração química das rochas e do subseqüente estabelecimento de microrganismos que colonizam os minerais, liberando os nutrientes que necessitam para crescer e possibilitando o crescimento também, de pequenos vegetais. Acerca disso, associe as colunas abaixo:


1. Horizonte O.

2. Horizonte A.

3. Horizonte B.

4. Horizonte C.

5. Horizonte R.


( ) Formado pelo material original do solo, proveniente da rocha matriz.

( ) Contém mais de 20% de matéria orgânica (animal e vegetal) em diferentes graus de composição.

( ) Bastante intemperizado, pouco afetado pela erosão natural e ação do homem.

( ) Rocha matriz ou rocha não-alterada.

( ) Apresenta maior quantidade de matéria orgânica decomposta e misturada com elementos naturais.


A seqüência está correta em:

Alternativas
Q2883852 Geologia

A Estratigrafia é o ramo das ciências geológicas que investiga a distribuição temporal do registro geológico. Um dos princípios desta ciência corresponde a:

Alternativas
Q2771466 Geologia

A respeito das estruturas das rochas sedimentares, analise as afirmativas a seguir.

I. O acamamento é uma feição típica das rochas sedimentares, sendo, preferencialmente, vertical e delgado.

II. A estratificação cruzada é comum em arenitos, mas pode também ser encontrada em cascalhos e em alguns sedimentos carbonáticos.

III. O soterramento é uma estrutura formada durante o processo de diagênese em rochas sedimentares detríticas.

IV. As estruturas denominadas de bioturbação podem auxiliar a reconstruir os ambientes de sedimentação.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

Alternativas
Q2689085 Geologia

Analise as afirmativas a seguir.

I. _____________: o conjunto superior de camadas assenta-se em uma superfície erosiva desenvolvida sobre um pacote de camadas não deformado e ainda disposto na posição horizontal.

II. ______________: o pacote superior de camadas recobre rochas metamórficas ou ígneas intrusivas.

III. ______________: o pacote superior de camadas sobrepõe-se a um inferior cujas camadas foram dobradas por processos tectônicos e, depois, sofreram erosão numa superfície mais ou menos plana.

Marque a opção que preenche CORRETA e respectivamente as lacunas.

Alternativas
Ano: 2024 Banca: UERJ Órgão: UERJ Prova: UERJ - 2024 - UERJ - Geólogo |
Q2497395 Geologia
Os vulcões do tipo escudo são constituídos por sucessivos derrames de lava que se espalham a partir de uma chaminé. Um exemplo de vulcão do tipo escudo é o:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UERJ Órgão: UERJ Prova: UERJ - 2024 - UERJ - Geólogo |
Q2497390 Geologia
A diferenciação química da Terra tornou-a um planeta zonado, composto por núcleo, manto e crosta. A crosta terrestre tornou-se relativamente rica em silício, oxigênio, alumínio, ferro, magnésio, cálcio, potássio e: 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UERJ Órgão: UERJ Prova: UERJ - 2024 - UERJ - Geólogo |
Q2497388 Geologia
De acordo com a Teoria da Tectônica de Placas, a litosfera da Terra é fragmentada em um mosaico de placas relativamente rígidas que se movem em relação às outras. Conforme o movimento relativo entre duas placas litosféricas adjacentes, os limites entre elas podem ser classificados em divergentes e convergentes, além de: 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UERJ Órgão: UERJ Prova: UERJ - 2024 - UERJ - Geólogo |
Q2497387 Geologia
A litosfera é um dos componentes da estrutura do planeta Terra e compreende:
Alternativas
Q2194072 Geologia

Com relação à Estratigrafia de Sequências, sobre as principais características dos padrões de empilhamento das parasequências com o seu trato de sistemas correspondentes, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


(1) Agradacional a progradacional (primeiro agradacional, depois cada vez mais fortemente progradacional).

(2) Fortemente progradacional.

(3) Progradacional a agradacional (no início é fortemente progradacional, e no final é mais agradacional).

(4) Retrogradacional.


(_) Nível transgressivo.

(_) Regressão forçada.

(_) Nível alto.

(_) Nível baixo. 

Alternativas
Q2103334 Geologia
Rochas também podem ser denominadas de ígneas ou eruptivas.
Diante do exposto, assinale a alternativa que contém corretamente outra denominação e um respectivo exemplo desse tipo de rocha:
Alternativas
Q2066104 Geologia

De acordo com a classificação climática de Köppen, nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil, predominam os seguintes tipos e subtipos climáticos: Af, Am, As, Aw, BSh e BSk, em que A representa o clima tropical; B, clima seco; S, clima semiárido; f, sem estação seca; m, monsoon; s, verão seco; w, inverno seco; h, baixa altitude e média latitude; e k, alta altitude e média latitude. Com base nessa classificação, julgue o próximo item.


Em Maceió/AL, há um predomínio do tipo climático BSh.  

Alternativas
Q2066102 Geologia

Imagem associada para resolução da questão


Na figura acima, é ilustrado um hidrograma de precipitação uniforme e isolada de 100 mm/h durante 10 min em uma determinada bacia hidrográfica de 6 km2 de área. Com base nesses dados, julgue o item seguinte.


O trecho indicado pela letra L corresponde ao tempo de retardamento. 

Alternativas
Q2066101 Geologia

Imagem associada para resolução da questão


Na figura acima, é ilustrado um hidrograma de precipitação uniforme e isolada de 100 mm/h durante 10 min em uma determinada bacia hidrográfica de 6 km2 de área. Com base nesses dados, julgue o item seguinte.


O volume total precipitado na bacia foi de 1014 mm. 

Alternativas
Q1979983 Geologia
Em relação à perfilagem geofísica de poços, é CORRETO afirmar: 
Alternativas
Q1957817 Geologia
Entre os anos de 2012 e 2014, foi desenvolvido um mapeamento de riscos geológicos pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), com o objetivo de caracterizar movimentos de massa e enchentes, em quinze municípios do estado do Mato Grosso. A pesquisa foi desenvolvida pelo SGB-CPRM em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo, seguindo suas próprias metodologias. Sobre as características da Geodiversidade dos municípios abaixo citados, quanto aos ambientes geológicos, padrões de relevo e ou hidrológicos, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1. Colniza 2. Confresa 3. Feliz Natal 4. Santo Antônio do Leverger 5. Cuiabá

( ) A geologia indica granitos metaforizados paleoproterozoicos da Suíte Intrusiva São Pedro associados aos sienogranitos mesoproterozoicos (Aripuanã). O relevo municipal está nos domínios de colinas amplas e suaves, com declividades de 3 a 10 metros e amplitudes entre 20 e 50 metros, drenados por tributários dos rios Aripuanã e Roosevelt, Bacia Amazônica.
( ) A geologia conta com filitos e metarenitos neoproterozoicos do Grupo Cuiabá capeados pelos depósitos sedimentares cenozóicos da Formação Pantanal e depósitos aluvionares mais recentes. O relevo do município está inserido nos domínios de planícies fluviais ou fluviolacustres com declividade de 0 a 3 graus e amplitude zero, associadas a superfícies aplainadas degradadas com declividades de 0 a 5 graus e amplitudes topográficas de 10 a 30 metros. O rio Cuiabá e seus afluentes são a principal influência hidrológica da região, que pertence à bacia do Paraná.
( ) A geologia aponta para a presença de rochas sedimentares paleoproterozoicas da Formação Gorotire envolvidas por rochas vulcanoclásticas paleoproterozoicas do Grupo Iriri, ambas capeadas por depósitos aluvionares da formação Araguaia. O relevo resultante está associado a superfícies aplainadas degradadas com declividade de 0 a 5 graus e terraços aluviais com amplitudes de 2 a 20 metros. Os terrenos são drenados pelos tributários do rio Araguaia, bacia Tocantins.
( ) A geologia aponta para a presença de arenitos e siltitos mesozoicos da Formação Salto das Nuvens recobertas por sedimentos inconsolidados cenozoicos da Formação Ronuro. O relevo municipal é representado por chapadas, platôs e baixos platôs dissecados, com declividades não superior a 5 graus e amplitudes não maiores que 50 metros.
( ) A geologia aponta para a presença de rochas metamórficas do grupo Cuiabá (subunidades 5 e 6) capeadas pelos depósitos aluvionares da Formação Pantanal, e seu relevo figura no domínio das colinas amplas e suaves com 3 a 10 graus de declividade e 20 a 50 metros de amplitude. A principal influência hidrológica está associada ao rio Cuiabá e seus tributários, todos associados à bacia do Paraná.

Marque a sequência correta. 
Alternativas
Q1893991 Geologia

No que concerne às bacias sedimentares, à evolução das sequências sedimentares marinhas de margens passivas do litoral brasileiro e a demais aspectos pertinentes à geologia, julgue o item seguinte.  


Em termos paleozoogeográficos, os ostracodes mostraram-se inconclusivos para a compreensão dos processos de formação do Oceano Atlântico e de separação das placas africana e sul-americana. 
Alternativas
Q1893990 Geologia

No que concerne às bacias sedimentares, à evolução das sequências sedimentares marinhas de margens passivas do litoral brasileiro e a demais aspectos pertinentes à geologia, julgue o item seguinte.  


A sequência estratigráfica marinha das bacias sedimentares costeiras brasileiras subdivide-se em carbonática, transgressiva e regressiva. 

Alternativas
Q1893989 Geologia

No que concerne às bacias sedimentares, à evolução das sequências sedimentares marinhas de margens passivas do litoral brasileiro e a demais aspectos pertinentes à geologia, julgue o item seguinte.  


O sistema de riftes alongados encontrado nos estados de Sergipe e Alagoas evoluiu para bacias de margem passiva divergente. 
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: C
4: B
5: D
6: B
7: B
8: D
9: A
10: B
11: A
12: E
13: E
14: E
15: C
16: B
17: A
18: E
19: C
20: C