Questões de Concurso
Sobre gemologia em geologia
Foram encontradas 32 questões
Acerca de rochas sedimentares e metamórficas e da composição mineralógica das gemas brasileiras, julgue o item a seguir.
Na identificação confiável da gema, avaliam-se, além de propriedades físicas como dureza e densidade, propriedades ópticas como birrefringência e pleocroísmo.
I. São formados em ambientes plutônicos e vulcânicos.
II. Cristalizam a partir de líquidos magmáticos anidros.
III. Podem conter depósitos de minerais de minério industrial.
IV. Nos ambientes plutônicos, formam-se nos estágios finais da cristalização de magmas graníticos.
Quais estão corretas?
Relacione os minerais com suas propriedades características:
1 - Calcita
2 - Talco
3 - Diamante
4 - Halita
5 - Quartzo
A) Mineral mais duro, com dureza 10 na escala de Mohs.
B) Dureza 1, conhecido como o mineral mais macio.
C) Mineral com clivagem cúbica perfeita, com gosto salgado.
D) Dureza 3, efervescente em contato com ácido clorídrico diluído.
E) Dureza 7, fratura conchoidal.
As associações corretas são:
A origem dos materiais gemológicos é ampla e, de acordo com este quesito, podem ser classificados em categorias. Acerca do assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
(__) Uma substância natural é formada sem a ação ou intervenção humana, podendo incluir materiais criados ou modificados por processos tecnológicos que simulam condições naturais.
(__) A qualidade de sólido cristalino refere-se a dois aspectos: o estado sólido da matéria, no qual os átomos encontram-se em um nível de baixa energia, e o caráter cristalino, que diz respeito à organização desses átomos, os quais estão ordenados e arranjados de uma forma repetida regularmente no espaço, formando um padrão harmônico.
(__) Em resposta à organização atômica da estrutura, o mineral pode desenvolver faces lisas e planas, embora também possa apresentar formatos geométricos irregulares ou deformados, independentemente das condições de crescimento.
(__) Todos os minerais apresentam uma composição química definida, possibilitando dividi-los em classes baseadas em seus radicais aniônicos.
A sequência está correta em:
Com relação à ocorrência natural dos metais ouro e cobre, assinale a opção correta.
( ) Esmeralda, água-marinha, morganita e heliodoro são variedades do mineral berilo. ( ) Rubi, jade e rubelita são variedades das seguintes espécies minerais: coríndon, turmalina e actinolita, respectivamente. ( ) Os refratômetros medem o índice de refração das gemas, mas no caso do diamante, que apresenta o índice de refração muito alto, utiliza-se o condutivimetro que mede a condutividade elétrica ou térmica da gema e informa num visor se é diamante, zircônia cúbica ou outra imitação. ( ) O peso das gemas lapidadas é expresso sempre em quilates (símbolo ct). Um quilate corresponde a 100 miligramas, ou seja, um grama equivale a 10 quilates. ( ) O pleocroismo muitas vezes não é perceptível a olho nu em gemas anisotrópicas, razão pela qual utiliza-se, para a identificação dessa propriedade, o equipamento denominado Dicroscópio.
Assinale a sequência correta.
Sobre o uso da sondagem a trado como investigação geotécnica, é correto afirmar que
Tendo em vista que as características de minerais e grupos minerais podem ser estudadas e identificadas por meio de métodos simples não destrutivos ou por meio de técnicas analíticas avançadas, e considerando a classificação de Dana, julgue o item que segue, relativo ao grupo olivina, que é formado por minerais ortorrômbicos e monoclínicos ricos em Fe e Mg.
A forsterita pode ser facilmente identificada em um espectro de
radiação infravermelha pela diferença de intensidade de picos
de energia das ligações de SiO4 e FeO6.
Com relação às propriedades físicas do berilo e às características gemológicas desse grupo de cristais, julgue o item a seguir.
Esmeralda é uma variedade de berilo que apresenta cor verde devido à presença de traços do elemento cromo na sua estrutura.
Com relação às propriedades físicas do berilo e às características gemológicas desse grupo de cristais, julgue o item a seguir.
Nos berilos, podem-se identificar diversos tipos de inclusões,
entre as quais, as mais comuns são as inclusões tubulares, que
se desenvolvem paralelamente ao eixo vertical do cristal.
Com relação às propriedades físicas do berilo e às características gemológicas desse grupo de cristais, julgue o item a seguir.
Podem ser encontrados berilos de diversos tons de amarelo,
como, por exemplo, o berilo boca-de-fogo, o berilo heliodoro
e o berilo amarelo. Alguns desses minerais apresentam essa
tonalidade por conterem traços de óxido de urânio em sua
estrutura.
Com relação às propriedades físicas do berilo e às características gemológicas desse grupo de cristais, julgue o item a seguir.
A variedade azul do berilo é conhecida como morganita.
Sua cor característica se deve à presença de Mn na estrutura do
mineral, embora Cs e Rb possam fazer parte da sua estrutura
como impurezas.
Berilos são nesossilicatos que se desenvolvem comumente como cristais colunares prismáticos, cujos tetraedros de silício se arranjam em estruturas hexagonais anelares centradas em seu eixo de simetria 6n.
No uso manual da politriz para desbaste, o polimento é executado por três dedos: polegar e dedo médio seguram as bordas do tarugo (pastilha de rocha) e/ou da lâmina, e indicador pressiona moderadamente o disco para abaixo. O movimento a ser exercido pelo tarugo e/ou lâmina é:
Na crosta terrestre, encontram-se diamantes das mais diversas cores — como branca, amarela, azul, rosa, verde, marrom, preta —, que resultam da incorporação de elementos químicos durante sua formação. Na atual classificação de diamantes (GIA Diamond grades), os graus de cores D, E e F indicam que o diamante é incolor.