Questões de Concurso
Sobre geofísica em geologia
Foram encontradas 241 questões
No que se refere aos métodos geofísicos aplicados em projetos de infraestrutura, julgue o item subsecutivo.
Os métodos geofísicos permitem a investigação direta do subsolo e a identificação de espessuras e resistência de camadas de solos e rochas, em substituição aos ensaios de SPT (standard penetration test).
No que se refere aos métodos geofísicos aplicados em projetos de infraestrutura, julgue o item subsecutivo.
Tanto a sondagem elétrica vertical quanto a sísmica de refração são ensaios geofísicos de identificação das diferentes camadas de solos e rochas do subleito.
1. Movimentos de massa
2. Erosão fluvial
3. Tectonismo
4. Deslizamentos costeiros
5. Vulcanismo
A - Formação de falhas e dobramentos.
B - Recuo de encostas em áreas litorâneas.
C - Escavação de vales e transporte de sedimentos.
D - Acúmulo de detritos em encostas íngremes, afetando edificações.
E - Emissão de lava e cinzas, causando modificações topográficas.
O _______________ é um tipo de erosão que ocorre em regiões com alta umidade, onde o solo saturado se move lentamente devido à gravidade.
I. Geofísica de sísmica e paleomagnetismo. II. Paleontologia. III. Petrologia. IV. Paleoclimatologia.
Quais estão corretas?
I. Métodos geoelétricos permitem identificar a profundidade da zona saturada de aquíferos livres.
II. Métodos geoelétricos permitem identificar a ocorrência de cunha salina em aquíferos costeiros.
III. O método de sísmica de reflexão permite identificar a base de uma camada aquífera.
IV. Métodos magnetométricos permitem localizar zonas de aquíferos contaminadas com ferro e manganês dissolvidos.
Quais estão corretas?
I. A magnetometria pode ser aplicada para determinação da profundidade da zona saturada de aquíferos livres.
II. A gravimetria dá boa resposta na localização de plumas de contaminação do solo.
III. A eletrorresistividade pode ser aplicada com eficácia para localizar contaminação de águas subterrâneas em aquíferos granulares.
IV. A eletrorresistividade pode ser aplicada com eficácia para locar poços tubulares em aquíferos fraturados.
Quais estão corretas?
Julgue o seguinte item, a respeito de métodos geofísicos.
Por sua capacidade de mapear variações no subsolo, a tomografia sísmica é adequada para a investigação de solos altamente heterogêneos, visto que ela fornece dados críticos para o entendimento da distribuição de diferentes materiais geológicos nessas condições.
Julgue o seguinte item, a respeito de métodos geofísicos.
A presença de corpos de minério com alta densidade pode ser detectada por meio de anomalias gravimétricas positivas.
O índice físico de porosidade é a relação estabelecida entre o volume de vazios e o volume
O método da geodésia física, utilizado para determinar os níveis do campo gravitacional da terra e com isso determinar o geóide, é denominado
A presença de argilominerais expansivos pode causar acidentes em túneis. Para identificação desses minerais, além da análise termodiferencial, usa-se difração de raio X e
Analise as afirmativas sobre os métodos geofísicos.
I. O método gravimétrico é muito utilizado para a exploração de hidrocarbonetos, mas tem pouca aplicação na prospecção de jazidas minerais.
II. Um dos métodos de campos naturais é a sísmica refração, que se fundamenta da Lei de Sneel.
III. A magnetometria permite a identificação de estruturas tais como domos e falhas que podem condicionar a formação de jazidas.
IV. A técnica de sondagem elétrica vertical (SEV) permite estimar tanto a profundidade como a espessura das camadas em subsuperfície.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
Leia o fragmento a seguir, que tem relação com a dinâmica do fluxo de fluidos em meios saturados porosos.
“A Lei de _____ é expressa pela equação v (velocidade de fluxo) = –K . i na qual o coeficiente de permeabilidade K depende da _____ e i é o _____, ou seja, a taxa de perda de carga hidráulica por unidade de comprimento entre dois pontos”.
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.
Com relação à interação solo-água e aos métodos não destrutivos aplicados à sua investigação, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) A análise do potencial de contaminação de um aquífero exige o entendimento dos conceitos básicos de fluxo e transporte de contaminantes, bem como de modelos hidrogeológicos.
( ) O radar de penetração (Geo-Radar) é um método geofísico eletromagnético extremamente adequado para a determinação do nível d’água de uma região com potencial de exploração de água subterrânea.
( ) A presença na água subterrânea do íon nitrato indica a presença de bactérias patogênicas e tem, como causa, a infiltração d´água em áreas sem saneamento básico.
As afirmativas são, respectivamente,
Com relação à interação solo-água e aos métodos não destrutivos aplicados à sua investigação, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) O valor baixo de pH (ácido) na água subterrânea em ambientes de dunas, está associado à infiltração fácil e à composição quartzosa dos sedimentos arenosos.
( ) A definição do modelo hidrogeológico pode fazer uso dos métodos geofísicos, como a sondagem elétrica vertical e o caminhamento elétrico.
( ) A presença na água subterrânea do íon nitrato indica a presença de bactérias patogênicas e tem, como causa, a infiltração d´água em áreas sem saneamento básico.
As afirmativas são, respectivamente,
A perfilagem geofísica de poço, também conhecida como levantamento geofísico de poço ou perfilagem a cabo, é usada para se obter informações adicionais sobre a sequência de rocha cortada por um poço. Acerca desse método, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção correta.
I – O perfil de radiação gama natural (ou perfil gama) mede a radioatividade originada dentro de uns poucos decímetros da parede do poço, fornecendo assim uma estimativa do conteúdo em argila das rochas sedimentares.
II – O perfil de densidade ou perfil gama-gama utiliza raios gama artificiais que colidem elasticamente com os elétrons da formação. O mínimo de colisões depende da abundância de elétrons presentes, a qual, por sua vez, é uma função da densidade da formação.
III – O perfil sônico, também conhecido como perfil de velocidade contínuo ou perfil acústico, determina as velocidades sísmicas das formações atravessadas. Uma vez que a parte sólida da rocha tem uma velocidade invariavelmente maior que o fluido presente na rocha, a porosidade pode ser estimada a partir das variações das medições sônicas.
A sequência correta é: