Questões de Concurso
Sobre geofísica em geologia
Foram encontradas 246 questões
No que se refere aos métodos geofísicos aplicados em projetos de infraestrutura, julgue o item subsecutivo.
Os métodos geofísicos permitem a investigação direta do subsolo e a identificação de espessuras e resistência de camadas de solos e rochas, em substituição aos ensaios de SPT (standard penetration test).
No que se refere aos métodos geofísicos aplicados em projetos de infraestrutura, julgue o item subsecutivo.
Tanto a sondagem elétrica vertical quanto a sísmica de refração são ensaios geofísicos de identificação das diferentes camadas de solos e rochas do subleito.
I. Geofísica de sísmica e paleomagnetismo. II. Paleontologia. III. Petrologia. IV. Paleoclimatologia.
Quais estão corretas?
I. Métodos geoelétricos permitem identificar a profundidade da zona saturada de aquíferos livres.
II. Métodos geoelétricos permitem identificar a ocorrência de cunha salina em aquíferos costeiros.
III. O método de sísmica de reflexão permite identificar a base de uma camada aquífera.
IV. Métodos magnetométricos permitem localizar zonas de aquíferos contaminadas com ferro e manganês dissolvidos.
Quais estão corretas?
I. A magnetometria pode ser aplicada para determinação da profundidade da zona saturada de aquíferos livres.
II. A gravimetria dá boa resposta na localização de plumas de contaminação do solo.
III. A eletrorresistividade pode ser aplicada com eficácia para localizar contaminação de águas subterrâneas em aquíferos granulares.
IV. A eletrorresistividade pode ser aplicada com eficácia para locar poços tubulares em aquíferos fraturados.
Quais estão corretas?
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. A divergência esférica é a diminuição da amplitude do sinal relacionada à expansão da frente de uma onda sísmica. A perda por divergência esférica depende do inverso do raio ao quadrado, da distância percorrida pela frente de onda. II. A correção da divergência esférica é feita de modo a compensar a diminuição das amplitudes sísmicas à medida que a frente de onda se propaga afastando-se da fonte. Considerando a propagação das ondas sísmicas num meio homogêneo, para haver conservação da energia, a densidade de energia vai decair proporcionalmente a 1/r, sendo r a distância à fonte. III. Na prática, a velocidade aumenta com a profundidade, fazendo com que a divergência da frente de onda aumente ainda mais. Assim, os refletores mais profundos vão ser menos visíveis pois terão amplitudes menores do que os refletores mais superficiais. Um efeito indesejado na correção da divergência esférica é o fato de aumentar o ruído e os múltiplos.
Está correto o que se afirma em
Aquisição Sísmica é a ciência originalmente derivada da sismologia e é conceituada para estudos de fenômenos naturais, como terremotos. Inicialmente, sismólogos eram motivados pelo desejo de entender a natureza destrutiva de terremotos de grande porte. Eles logo aprenderam que as ondas sísmicas produzidas por um terremoto continham importantes informações, em larga escala, sobre a estrutura do interior da Terra.
Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.
I. O conceito básico da exploração sísmica é simples: ondas sísmicas são produzidas artificialmente, em geral na superfície da Terra, com frequências geralmente variando entre 5Hz e 100Hz, ou pouco mais, e penetram em seu interior. Conforme as ondas se afastam da fonte sísmica para o interior da Terra, elas percebem mudanças nas camadas geológicas, que causam reflexões que devolvem parte da energia de volta à superfície.
II. Em termos de prospecção de petróleo, as estruturas geológicas em subsuperfície que podem conter hidrocarbonetos são similares, sendo utilizado o mesmo método de aquisição para dados terrestres e dados marítimos. Isso contribui para que a tecnologia seja usada em larga escala. O método tem por objetivo a obtenção da imagem em subsuperfície da Terra.
III. Sendo o fraturamento hidráulico o mecanismo mais comum de induzir permeabilidades artificiais em reservatórios nãoconvencionais, a técnica geofísica mais usada para o monitoramento da eficiência desse fraturamento é a microssísmica.
Está correto o que se afirma em
Com relação à análise de dados gravimétricos e magnéticos, analise as afirmativas a seguir.
I. O método potencial da magnetometria mede a variação espacial do campo magnético da Terra. Esta variação é causada pela heterogeneidade da suscetibilidade magnética dos minerais que compõem os diferentes tipos de rochas.
II. A magnetização induzida ocorre quando as rochas são submetidas a um campo magnético interno, sendo constante segundo a quantidade de seus minerais magnéticos.
III. O campo de gravidade sofre influência da constituição geológica, pois a densidade das rochas gera pequenas variações nos valores de gravidade.
Está correto o que se afirma em
O campo magnético terrestre envolve continuamente a Terra (interior e exterior) e se estende por todo espaço. Ele forma um manto protetor (a magnetosfera) que blinda e preserva a vida de plantas e animais contra os efeitos nocivos do vento solar (prótons e elétrons ejetados pelo Sol) e raios cósmicos (prótons e núcleos atômicos extremamente energéticos, oriundos de fora do sistema solar e de outras galáxias).
Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.
I. Como o campo magnético terrestre é gestado no turbulento núcleo da Terra, os polos norte e sul magnéticos são antípodas, isto é, estão em posições diametralmente opostas.
II. O cinturão de radiação de Van Allen é composto por prótons e elétrons de alta energia, que são armadilhados pelo campo magnético terrestre.
III. Magnetosfera é a denominação dada à área em torno de um corpo celeste que sofre influência de um campo magnético.
Está correto o que se afirma em
1. Movimentos de massa
2. Erosão fluvial
3. Tectonismo
4. Deslizamentos costeiros
5. Vulcanismo
A - Formação de falhas e dobramentos.
B - Recuo de encostas em áreas litorâneas.
C - Escavação de vales e transporte de sedimentos.
D - Acúmulo de detritos em encostas íngremes, afetando edificações.
E - Emissão de lava e cinzas, causando modificações topográficas.
O _______________ é um tipo de erosão que ocorre em regiões com alta umidade, onde o solo saturado se move lentamente devido à gravidade.
Julgue o seguinte item, a respeito de métodos geofísicos.
Por sua capacidade de mapear variações no subsolo, a tomografia sísmica é adequada para a investigação de solos altamente heterogêneos, visto que ela fornece dados críticos para o entendimento da distribuição de diferentes materiais geológicos nessas condições.
Julgue o seguinte item, a respeito de métodos geofísicos.
A presença de corpos de minério com alta densidade pode ser detectada por meio de anomalias gravimétricas positivas.
Com relação à área de assimilação de dados acoplados, analise as afirmativas a seguir.
I. Busca-se utilizar os modelos geofísicos simultaneamente, de forma a produzirem previsões/análises consistentes entre si.
II. Busca-se modelar e analisar as interações da atmosfera com os solos, com os oceanos e com as geleiras do planeta, melhorando assim as capacidades de previsão numérica.
III. Combinam-se os modelos geofísicos, de forma que os resultados de previsão de um modelo sirvam de condição de contorno para a solução do(s) outro(s) modelo(s) a ele combinado(s).
Está correto o que se afirma em
Considerando os conceitos relacionados a geodésia, julgue o item a seguir.
Em geodésia, a superfície física da Terra é considerada
regular e pode ser representada por uma simples relação
matemática.