Questões de Concurso Sobre geologia de engenharia em geologia

Foram encontradas 306 questões

Q3077957 Geologia
As classificações geológica (ou genética) e textural (ou granulométrica) do solo são amplamente utilizadas em Geologia e Geologia de Engenharia, pois auxiliam na previsão do comportamento do solo. Em relação a essas classificações, é INCORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3077956 Geologia
A bússola do geólogo é uma ferramenta indispensável em atividades de campo, pois permite o cadastramento de estruturas geológicas e a navegação em campo. Sobre a bússola do geólogo, é INCORRETO o que se afirma em: 
Alternativas
Q3077944 Geologia
As rochas ornamentais são um dos principais materiais naturais de revestimento de assoalhos e paredes de interiores e exteriores de edificações. Essas rochas existem em ampla variedade e exercem funções estéticas e de proteção das estruturas. Os ensaios tecnológicos visam balizar os campos de aplicação desses materiais. Em relação a esses ensaios e às propriedades tecnológicas, é INCORRETO o que se afirma em: 
Alternativas
Q3077943 Geologia
As amostras indeformadas são utilizadas para a realização de ensaios em laboratório. Elas podem ser obtidas em superfície ou em profundidade. No primeiro caso, a amostragem é feita por escavação manual de blocos prismáticos e, no último, por meio de diferentes tipos de amostradores (“tubos ocos”), em função da natureza do solo. Em relação à obtenção de amostras indeformadas, é INCORRETO afirmar:
Alternativas
Q3077942 Geologia
A sondagem a trado é um método de investigação do subsolo que utiliza lâminas de corte de pequeno diâmetro em diferentes formatos (broca). A perfuração do solo é feita de forma manual ou mecanizada, girando e forçando para baixo a haste vertical, em cuja extremidade encontra-se a broca. Em relação à sondagem a trado, é CORRETO afirmar que é um método:
Alternativas
Q3018508 Geologia
Para o correto entendimento e aplicação das setorizações de áreas de risco geológico, é fundamental a compreensão dos conceitos básicos envolvidos no seu processo de elaboração. Com relação ao risco geológico, analise as alternativas apresentadas a seguir:

I.Risco geológico: relação entre a probabilidade de ocorrência de um evento adverso de natureza geológica e a magnitude de suas consequências socioeconômicas. II.Suscetibilidade: em geociências, está relacionada à propensão ou potencialidade natural de ocorrer um evento do meio físico em uma determinada área. III.Setorização de áreas de risco geológico: divisão do terreno em áreas ou domínios homogêneos e sua classificação de acordo com os graus de risco.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q2939040 Geologia

Em relação aos métodos de levantamento planimétrico é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Q2883824 Geologia

Nas obras de engenharia, o estudo das dobras − deformações dúcteis que afetam um corpo rochoso − é muito importante. Sobre as dobras, é correto afirmar:

Alternativas
Q2883796 Geologia

Minerais deletérios em estruturas de concreto podem ocasionar trincas e fissuras, decorrentes de reações conhecidas como

Alternativas
Q2883752 Geologia

Para que haja ocupação do solo sem prejuízos técnicos e ambientais, levando em conta os conceitos básicos da Geologia de Engenharia, a coleta de dados deve

Alternativas
Q2868359 Geologia

Analise as alternativas a seguir sobre domínios de intervenção da Geologia na Engenharia, marque a opção INCORRETA.

Alternativas
Q2863542 Geologia

Com relação aos sistemas de alerta e alarme, com uso de sirenes para evacuação, adotados na preparação das populações que habitam áreas de risco contra os acidentes associados a deslizamentos e inundações, analise as afirmativas a seguir.

( ) Os sistemas de alerta e alarme podem estar apoiados em limites indicados por piezômetros, que são instrumentos que medem os deslocamentos dos solos.

( ) Os sistemas de alerta e alarme podem estar apoiados em limites definidos por pluviômetros, que permitem uma correlação entre a chuva e os deslizamentos.

( ) Os sistemas de alerta e alarme podem estar apoiados em limites indicados por inclinômetros, que são instrumentos que medem a pressão d´água nos solos.

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Q2863520 Geologia
As planícies flúvio-marinhas, nas quais são comuns as trincas de recalque diferencial nas paredes das casas ali construídas, como resultado do adensamento dos solos que ocorrem normalmente saturados e com baixa resistência ao cisalhamento, são compostas à superfície por
Alternativas
Q2863511 Geologia

Com relação às intervenções não estruturais para a estabilização de taludes/encostas sujeitas à ocorrência de deslizamentos, analise as afirmativas a seguir.

I. O retaludamento para obtenção de um ângulo de 28° de inclinação é uma solução adequada para a estabilização de uma encosta composta por depósito de tálus.

II. A revegetação é uma solução adequada para a proteção de uma encosta contra erosão hídrica, mas depende da existência de um solo suficientemente espesso para a sua execução.

III. A criação de uma área de dissipação de energia, com afastamento mínimo igual à altura do talude, é uma solução adequada para a redução de risco numa pedreira de brita abandonada.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Q2863502 Geologia

O planejamento da expansão da área urbana de um município pressupõe a indicação das limitações e potencialidades do meio físico à implantação de moradias e empreendimentos.

Essas informações estão presentes em uma carta denominada

Alternativas
Q2863494 Geologia
Os resíduos sólidos que não podem ser lançados na rede pública de esgotos ou corpos de água, porque apresentam risco à saúde pública ou ao meio ambiente, são classificados como
Alternativas
Q2863490 Geologia

Com relação à avaliação qualitativa e quantitativa do risco geológico a partir da equação R = P x C, em que R = risco, P = potencial ou probabilidade de ocorrência do processo destrutivo e C = consequências ou danos, analise as afirmativas a seguir.

I. Risco (R) é a capacidade de uma área dar início a um processo geológico destrutivo, definida pela combinação de condições predisponentes necessárias à ocorrência do processo.

II. Probabilidade de ocorrência do processo destrutivo indica a chance de, em uma determinada área, os elementos serem afetados por um processo destrutivo com determinada magnitude e em um determinado tempo.

III. Consequências (C) indica a capacidade de um elemento na área de perigo ser destruído pelo processo destrutivo no caso de sua ocorrência, variando de 0 (sem danos) a 1 (todo destruído).

Está correto que se afirma em:

Alternativas
Q2863482 Geologia
As opções a seguir apresentam hipóteses em que se impõe a elaboração de Mapas ou Cartas de Risco Geológico, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Q2863470 Geologia
As encostas nas quais é comum identificar trincas de recalque diferencial nas paredes das casas ali construídas, como resultado da instabilidade de solos finos que ocorrem sob a forma de línguas e não apresentam feições estruturais herdadas da rocha matriz, são aquelas compostas por
Alternativas
Q2775773 Geologia

As rochas que afloram no município de Francisco Beltrão podem ser explotadas para serem utilizadas em que situações? Escolha a alternativa que melhor descreva as aplicações.

Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: D
4: A
5: C
6: D
7: C
8: D
9: E
10: A
11: E
12: A
13: B
14: D
15: B
16: A
17: B
18: C
19: C
20: A