Questões de Concurso
Sobre geologia do brasil em geologia
Foram encontradas 165 questões
I. O Grupo Serra Geral possui grandes depósitos de gemas no Rio Grande do Sul.
II. O Grupo Serra Geral é explotado em muitas minas de agregado grosso destinado a diferentes obras da construção civil.
III. O Grupo Serra Geral registra mineralizações de Cobre nativo na zona amigdalar de derrames basálticos, mas não possui nenhuma mina em produção.
IV. As rochas básicas do Grupo Serra Geral são explotadas em algumas minas para produção de corretivo de pH do Solo.
(Adaptado do Relatório de Caracterização da Região Hidrográfica Macaé e das Ostras, julho de 2012)
Se compararmos os sedimentos componentes do solo citados no texto e ordená-los pelo tamanho dos grãos, do maior para o menor, temos:
(Adaptado de Geoparque Costões e Lagunas do Rio de Janeiro: Macaé)
Entre as rochas que predominam no Arquipélago de Santana temos o gnaisse, que é uma rocha do tipo
A água do subsolo é considerada um “fator estratégico” que tende a ser usado, cada vez mais, para suprir o déficit de água superficial. Na Região Metropolitana do Recife, a maior reserva de água subterrânea encontra-se na Formação Beberibe. Tal formação geológica tem a idade:
No que se refere à evolução geológica do Brasil e à sua importância para a sociedade brasileira, no contexto da Plataforma Sul-americana, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção correta.
I – O Cráton do São Francisco adquiriu estabilidade no fim do evento transamazônico e o seu embasamento é constituído por rochas e feições tectônicas mais velhas que 1,8Ga.
II – O Supergrupo Rio das Velhas é composto por uma típica sucessão greenstone belt, que congrega metavulcânicas (komatiitos, basaltos, vulcanoclásticas) e metassedimentos, incluindo formações ferríferas, carbonatos e terrígenos.
III – O Aquífero Guarani é constituído, em território brasileiro, apenas pelos arenitos da formação Botucatu. O confinamento exercido pelos basaltos da formação Serra Geral e outras rochas de baixas permeabilidades de idade fanerozoica confere condições de artesianismo a aproximadamente 70% de sua área de ocorrência.
A sequência correta é:
O município de Francisco Beltrão localiza-se, geologicamente, sobre que tipo de rocha aflorante? Escolha a alternativa que melhor responda a esta pergunta.
Viamão está situado na unidade geomorfológica denominada Planície Costeira do Rio Grande do Sul. Essa região é caracterizada por ser uma extensa área de terrenos sedimentares. Podemos afirmar que os sedimentos destas formações foram depositados em condições marinhas __________ onde as ondas _____ grande influência, bem como _______________________. Os sedimentos trazidos pelos rios _________ retrabalhados nas praias e lagoas costeiras, resultando em grãos ____________________.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Segundo o Mapa Geológico de Viamão, este possui como uma das suas unidades a Suíte Granítica Dom Feliciano. A associação de informações obtidas com novos dados de campo, estruturais e geoquímicos permitiu a subdivisão da antiga Suíte Granítica Dom Feliciano em duas suítes distintas, segundo (PHILIPP, 1988), Suíte Intrusiva Viamão e Suíte Granítica Dom Feliciano. Esta subdivisão ficou da seguinte maneira: A denominação Suíte Granítica Dom Feliciano como na proposição original de Tessari & Picada (1966), fica restrita apenas aos granitos ___________, composições ________________________ e que apresentam relações __________ com as litologias da Suíte Intrusiva Viamão. Os granitoides de composição dominantemente ______________, com textura _______________________, foram enquadrados na Suíte Intrusiva Viamão.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Os domínios morfoestruturais de embasamentos em estilos complexos são uma parte importante da geologia do estado do Tocantins, refletindo a diversidade das formações rochosas e estruturas presentes na região. Acerca desse assunto, julgue o item subsequente.
As unidades geomorfológicas dos chapadões pertencentes a
esses domínios caracterizam-se pela superfície tabuliforme
ou cuestiforme.