Questões de Geologia - Geologia Histórica para Concurso
Foram encontradas 24 questões
(__)As discordâncias são superfícies limítrofes entre duas camadas que foram depositadas com um intervalo de tempo entre elas e representam uma lacuna no registro. (__)Discordância angular ocorre quando um pacote superior de camadas está sobreposto a rochas metamórficas ou ígneas. (__)Desconformidade é uma discordância em que o conjunto superior de camadas está sobreposto a uma superfície erosiva desenvolvida sobre um pacote de camadas não deformado e disposto na posição horizontal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I.As litologias mais expressivas que compõem a Ilha de Santa Catarina são rochas ígneas, com predomínio de rochas plutônicas e vulcânicas ácidas, sendo a maior ocorrência de rochas piroclásticas concentrada na porção SE.
II.Os depósitos de sedimentos inconsolidados do Quaternário são muito variados e amplamente distribuídos no território da Ilha de Santa Catarina, abrangendo depósitos do Pleitosceno e Holoceno.
III.Embora existam muitas direções de lineamentos marcados em cristas e vales, o principal trend indentificado na Ilha de Santa Catarina é o NNE, que também é a principal direção dos diques básicos identificados em todo o território.
É correto o que se afirma em:
Sobre o tema, é correto afirmar que
Ponta da Lagoinha, o “Himalaia Brasileiro” em Búzios, no litoral Fluminense
Recentemente a Prefeitura de Búzios instalou uma nova placa na Ponta da Lagoinha. A ação tem como finalidade informar aos moradores e aos turistas a importância histórica do local. Há 520 milhões de anos, a região que hoje abriga o município de Armação dos Búzios fazia parte de uma cadeia de montanhas, semelhantes ao Himalaia. Esse “Himalaia Brasileiro” foi gerado durante a colisão entre blocos continentais da América do Sul e da África, formando o paleocontinente Gondwana.
Disponível em: https://odia.ig.com.br/buzios/2020/11/6031658-ponta-da-lagoinha-o-himalaia-brasileiro-em-buzios.html. Acesso em: 20 mar 2022. Adaptado
Após a colisão da hoje América do Sul com a África, o evento seguinte que gerou a costa de Búzios foi a(o)
Nos processos tectônicos em geral, os diversos tipos de interações estão sempre associadas, atuando em conjunto. A subducção (com microcolisões importantes inseridas), a colisão e a transformância podem coexistir longitudinalmente; os eventos de subducção A e B são raros.
I. A Terra é um planeta cujas características atuais são resultantes da interação entre a dinâmica interna e externa atuantes desde a sua formação há mais de 16 bilhões de anos atrás. II. O comando ALT + F6 + X insere uma marca d’água no arquivo do Microsoft Word. III. Usar a opção de “Executar como administrador” quando necessitar de permissão privilegiada é uma forma de elevar a segurança do computador.
Marque a alternativa CORRETA:
A Terra quando se formou, há cerca de 5 bilhões de anos, era muito quente. Havia milhares de vulcões em erupção soltando muitos gases e vapores na atmosfera.
Esses vapores formavam imensas nuvens e a Terra era constantemente devastada por fortes tempestades. Devido à alta temperatura, o calor evaporava a água que se transformava novamente em nuvens que se precipitavam em grandes tempestades. Esse ciclo de água foi acontecendo por milhões de anos. Pouco a pouco a Terra foi esfriando e as águas se acumulando na Terra, formando os mares e oceanos. Através da infiltração no solo, as águas formavam os lençóis de água subterrâneos que brotavam na superfície através de fontes de água.
Cientistas, através do estudo dos fósseis, descobriram que os primeiros seres vivos que surgiram na Terra há 3 bilhões de anos, se originaram nos oceanos.
Com o passar do tempo, animais e vegetais foram sendo modificados e surgiram outros seres vivos.
Depois vieram as aves, os mamíferos e o surgimento de uma enorme diversidade de seres vivos, incluindo o homem, que teve sua origem há mais ou menos 100 mil anos. Há cerca de 200 milhões de anos, a Terra era dominada por dinossauros, hoje totalmente extintos.
A Terra quando se formou, há cerca de 5 bilhões de anos era constantemente, devastada:
De 100 milhões de anos atrás para hoje, houve um rebaixamento global no nível do mar. As causas principais desse rebaixamento são a formação da capa de gelo na Antártica e a movimentação das placas tectônicas.
No passado geológico, a placa do Pacífico fazia limites com a placa de Farallon a leste e a placa de Kula ao norte.
Nos estertores do século XX, o geólogo Cláudio Scliar fazia as seguintes análises sobre a questão mineral na economia brasileira:
“O Brasil se alinha entre os países que apresentam condições geológicas excelentes para a produção expressiva de diversos bens minerais. Mas, se compararmos a produção mineral brasileira com a de outros países com geologia e extensão territorial semelhantes, destaca-se o pequeno aproveitamento das riquezas minerais do Brasil. [Assim], O Brasil se mantém dependente da importação de alguns minérios como o petróleo, carvão, potássio, cobre e enxofre. Em alguns casos a carência é decorrente das características e do nível de conhecimento da geologia do território brasileiro, mas em outros o problema está relacionado às políticas implementadas pelos governos, que não priorizam as necessidades do mercado interno. (...). A situação quanto aos bens minerais utilizados como corretivo e fertilizante (enxofre, potássio e fosfatos) é das mais graves, pois o Brasil necessita importar grande quantidade desses minérios em função da extensão dos solos ácidos”.
Fonte: SCLIAR, C. Geopolitica das minas do Brasil:
a importância da mineração para a sociedade.
Rio de Janeiro: Revan. 1996. p. 156-157.
Com base nesse fragmento acima e em seus
conhecimentos sobre a “questão mineral” do Brasil no
final do século XX, é incorreto afirmar:
As coberturas superficiais formadas por sequências concrecionárias ferruginosas são vinculadas a efeitos relacionados à última glaciação decorrente de climas úmidos.
A presença de rochas sedimentares conhecidas como tilitos pode indicar a ocorrência de glaciação.
Os períodos de aquecimento global que vêm se sucedendo aos períodos de glaciação na Terra são provocados pelo aumento na concentração de gases de efeito estufa, notadamente odióxido de carbono, o metano e o cloro-flúor-carboneto (CFC).
A última glaciação na Terra ocorreu no período quaternário.
Com relação às eras geológicas, julgue o item a seguir.
A idade geológica da Terra é estimada em 4.560 milhões de anos.