Questões de Concurso
Sobre geoquímica em geologia
Foram encontradas 168 questões
Pode-se afirmar que a pedra o qual trecho faz alusão possui a seguinte fórmula química.
Em relação a paleontologia, mineralogia e geoquímica, julgue o item subsequente.
As análises de isótopos Sm/Nd apresentam vantagens significativas para o entendimento da evolução magmática quando comparadas às análises de isótopos de Rb/Sr e U/Pb.
I.Rubídio (Rb), Potássio (K) e Bário (Ba) são exemplos de elementos litófilos de grande raio iônico (LILE). II.Diagramas binários que relacionam elementos maiores são comumente utilizados na classificação de rochas ígneas, mas não são utilizados para classificação de rochas sedimentares e metamórficas. III.A mobilidade dos elementos é controlada por mudanças mineralógicas e a natureza do fluido.
É correto o que se afirma em:
Densidade ou massa específica da rocha é a relação entre a massa da mesma e seu volume ocupado. No uso de revestimentos, os cuidados relacionados a valores mais baixos e mais altos em densidade de rochas se deve, respectivamente, a:
A importância da porosidade em ensaios tecnológicos de rochas relaciona-se ao fato de que:
Para facilitar a impregnação de amostras de solos e melhorar a eficiência do processo é necessário:
No tingimento para identificação de minerais em uma rocha, o uso de amarelo de cobalto nitrito de sódio é aplicado para:
A identificação rápida de minerais baseia-se no exame macroscópico de propriedades físicas e morfológicas que são decorrentes de suas composições químicas e estruturas cristalinas. Alguns materiais podem ser usados no auxílio à identificação de tais propriedades, como por exemplo:
A geoquímica das águas subterrâneas é influenciada por vários fatores. Assinale a alternativa INCORRETA no que se refere à provável fonte de origem de um dos compostos inorgânicos.
O Brasil é um dos maiores consumidores de fertilizante do mundo, mas sua participação é de apenas 2% na produção mundial. A situação mais difícil é a do K, cujas importações representam 92% das necessidades brasileiras atuais. Há a expectativa de que uma mina seja explotada na Amazônia, mas os estudos para definir a sua viabilidade ainda não foram concluídos. No caso do P, o Brasil ainda importa 46% de sua demanda, mas as perspectivas são mais favoráveis; entretanto, se grandes investimentos não forem feitos em pesquisa mineral, a dependência de P alcançará 50% em 2014.
A partir dessa situação real, dentro do contexto geológico brasileiro e de economia mineral, assinale a opção que apresenta quais os bens minerais de K e P que devem ser pesquisados.
De acordo com o ponto de vista geoquímico, assinale a opção INCORRETA.
A respeito dos minerais do grupo dos carbonatos, assinale a opção correta.
Na caracterização tecnológica dos minerais são utilizados métodos qualitativos e/ou quantitativos. Em um caulim, a caracterização tecnológica é feita, principalmente, com base em método qualitativo, uma vez que o importante é a definição da espécie mineralógica presente.
Acerca da metodologia mais adequada para a caracterização de caulim, assinale a opção correta.
Com relação à decomposição das rochas, o estudo dos processos atuantes que culminam na sua rotura física e alteração química são denominados por intemperismo. O intemperismo físico causa desagregação a uma rocha. O intemperismo químico causa decomposição à mesma. Sob esse enfoque, podemos afirmar que: