Questões de Concurso
Comentadas sobre geotectônica em geologia
Foram encontradas 327 questões
Sobre a evolução do conceito de deriva continental, pode-se afirmar que, EXCETO:
A superfície da Terra é o rígido suporte de apoio à sobrevivência dos homens e dos demais seres vivos. Assinale a alternativa correta:
A Terra é constituída por materiais sólidos, líquidos e gasosos, que se acham dispostos em camadas concêntricas. A camada intermediária, situada acima do núcleo e com aproximadamente 2.900 Km de espessura, constituída de material em estado pastoso, com composição predominante de silício e magnésio, é denominada
Sobre a teoria da deriva continental assinale a alternativa INCORRETA acerca das teorias de Alfred Wegener.
A respeito da tectônica de placas tem-se que o(a)(s)
I. Ilhas Japonesas se formaram pela convergência de duas placas oceânicas.
II. Cordilheira dos Andes resultou do encontro de uma placa oceânica com uma placa continental.
III. terremotos de maior magnitude ocorrem quando duas zonas de placas tectônicas convergem e divergem instantaneamente.
IV. Himalaia e o Planalto do Tibete se formaram pela colisão de duas placas continentais.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
Os projetos de engenharia geotécnica voltados para a estabilização de encostas urbanas contam frequentemente com sondagens que identificam a estratigrafia dos terrenos e a resistência relativa dos diferentes materiais que compõem o subsolo. O método de investigação mais adequado para a elaboração deste tipo de projeto é:
Com relação à dinâmica crustal em seus movimentos relativos, identifique, dentre as alternativas abaixo, a afirmação CORRETA.
A comprovação da Teoria da Tectônica de Placas somente ocorreu quando os fundos oceânicos foram investigados à luz da “variável totalmente independente” preconizada por Holmes (1950). Identifique qual das afirmações abaixo expressa essa “variável totalmente independente”.
Existem dois tipos de crosta: oceânica e continental. Sabemos que:
Em relação à tectônica de placas e à deriva continental, leia as afirmativas a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) Alfred Wegener, meteorologista alemão, apresentou as semelhanças entre as rochas, as estruturas geológicas e os fósseis dos lados opostos do Atlântico, atribuindo o nome Pangeia a um supercontinente que se fragmentou nos continentes como os conhecemos no presente.
( ) Sobre as teorias de Alfred Wegener, o mesmo se equivocou quando atribuiu que os continentes se moviam rapidamente, bem como sobre as forças que atuavam nesses movimentos.
( ) A tectônica de placas só passou a ser cientificamente aceita, quando se comprovou que a tectônica, em torno do globo em termos de placas maleáveis, move-se sob a superfície terrestre.
( ) Em limites divergentes, as placas deslizam horizontalmente, uma em relação à outra, com o consequente aumento de área da placa.
Marque a alternativa que indica a sequência CORRETA.
A geração de falhas está diretamente associada com a movimentação tectônica das placas que compõem a crosta terrestre, de modo que, para a definição e denominação dessa estrutura geológica é necessário que ocorra:
As intrusões magmáticas que se caracterizam por apresentar formato tabular a lenticular e que são concordantes com a estrutura das rochas encaixantes são denominadas:
As rochas ígneas ou magmáticas são aqueles tipos de formações rochosas que se originam no interior da Terra, onde é muito quente, o que faz com que, inicialmente, elas permaneçam sob a forma de magma. São rochas originadas de um magma que, ao resfriar, solidifica com grau de cristalinidade variável, em cristais, em vidro ou em uma mistura dos dois, de acordo com o ambiente geológico de alojamento ou de extravasamento do corpo magmático. A textura é um aspecto que reflete as diferenças de tamanhos dos cristais na rocha, e está ligada ao tempo de resfriamento do magma, e ao local em que acontece.
Assim, sobre as diferenças no aspecto textural das rochas ígneas, e pela sua composição química e mineralógica, é correto afirmar:
As rochas ígneas, rochas magmáticas ou rochas eruptivas são um dos três principais tipos de rocha. São a categoria de rocha predominante na crosta terrestre, constituindo mais de 70% de seu volume. São rochas provenientes da solidificação do material magmático, o magma. A formação das rochas ígneas vem do resultado da consolidação devido ao resfriamento do magma derretido ou parcialmente derretido. As rochas ígneas podem ser classificadas a partir da sua textura, e de sua composição química e mineralógica.
Sobre as características que definem essa classificação das rochas ígneas, é correto afirmar:
A litosfera, a camada superficial e sólida da Terra, é composta por rochas, que, por sua vez, são formadas pela união natural entre os diferentes minerais. Assim, em razão do caráter dinâmico da superfície, através de processos como o tectonismo, o intemperismo, a erosão e muitos outros, existe uma infinidade de tipos de rochas. Foram elaborados vários tipos de classificação das rochas, sendo que a mais conhecida as concebe a partir de sua origem, isto é, a partir do processo que resultou na formação dos seus diferentes tipos.
Sobre a classificação dos tipos de rochas, é correto afirmar:
A respeito da tectônica de placas e deriva continental, analise as afirmativas a seguir.
I. Os encaixes dos continentes que bordejam o Oceano Atlântico, com base na teoria da deriva continental, foram atribuídos à semelhança de feições geológicas nos lados opostos do Atlântico.
II. Segundo a teoria da tectônica de placas, a litosfera rígida não é uma capa contínua, mas está fragmentada em um mosaico de grandes placas rígidas que se movimentam sobre a superfície terrestre.
III. Em limites transformantes, as placas afastam-se horizontalmente e formam uma nova litosfera.
IV. Em limites convergentes, as placas juntam-se e uma delas é reciclada, retomando ao manto, mantendo a área da placa constante.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
Os fatores indutores/deflagradores de movimentos de gravitacionais são:
Como a litosfera é dividida em placas, em um sistema de movimentações por todo o planeta, a relação entre os limites entre cada placa é de fundamental importância para a tectônica global, por causa dos, seus efeitos. Os Limites Divergentes ou Construtivos, são caracterizado por
A respeito de processos tectônicos, julgue o item.
A sismicidade é a manifestação neotectônica mais
marcante, e pode representar risco para obras de
engenharia a depender do nível de sismicidade.