Questões de Concurso
Sobre paleontologia em geologia
Foram encontradas 57 questões
I. Geofísica de sísmica e paleomagnetismo. II. Paleontologia. III. Petrologia. IV. Paleoclimatologia.
Quais estão corretas?
A paleontologia é uma ciência que estuda os fósseis, investigando a história da vida na Terra e suas relações evolutivas com base em registros geológicos. Acerca do assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
(__) A taxonomia paleontológica moderna ainda utiliza exclusivamente o método anatomo-comparativo de Georges Cuvier para determinar relações entre fósseis e organismos vivos.
(__) A cronologia das camadas geológicas é essencial para estabelecer relações genealógicas entre organismos fósseis, contribuindo para a compreensão do processo evolutivo.
(__) A descoberta de fósseis foi fundamental para apoiar as hipóteses evolucionistas ao fornecer evidências concretas sobre a história da vida.
(__) O aumento da complexidade organizacional ao longo do tempo é uma hipótese discutida tanto no programa de pesquisa de Cuvier quanto nas teorias evolutivas, com diferentes interpretações.
A sequência está correta em:
Em relação a paleontologia, mineralogia e geoquímica, julgue o item subsequente.
A fosfatização é um processo de fossildiagênese que ocorre em ambientes ricos em matéria orgânica e pode compor os fósseis na forma de apatita.
Em relação a paleontologia, mineralogia e geoquímica, julgue o item subsequente.
Todos os fósseis ocorrem em rochas sedimentares e se formam, portanto, em ambiente de bacias sedimentares por meio dos processos sedimentares típicos: erosão, transporte, sedimentação, compactação, cimentação e diagênese.
Em relação a paleontologia, mineralogia e geoquímica, julgue o item subsequente.
Os icnofósseis abrangem diferentes tipos de estruturas resultantes das atividades de organismo que pode ser preservado em sedimentos, rochas ou corpo fóssil, como bioturbações, bioerosões, coprólitos, ovos e nidificações.
I- Considera-se fóssil aquele ser vivo que viveu há mais de 11 mil anos, ou seja, antes do Holoceno, que é a época geológica atual.
II- Restos ou evidências antigas, mas com menos de 11 mil anos, como os sambaquis, são classificados como subfósseis.
III- A paleobiologia é o ramo da paleontologia que estuda os fósseis e suas relações dentro da biosfera, e a paleopalinologia estuda os pólens e esporos.
É CORRETO o que se afirma em:
Acerca de fósseis brasileiros, assinale a opção correta.
Sobre o tema, é correto afirmar que
No que concerne às bacias sedimentares, à evolução das sequências sedimentares marinhas de margens passivas do litoral brasileiro e a demais aspectos pertinentes à geologia, julgue o item seguinte.
Em termos paleozoogeográficos, os ostracodes mostraram-se inconclusivos para a compreensão dos processos de formação do Oceano Atlântico e de separação das placas africana e sul-americana.
Internet:<https://www.wasp.edu.au/mod/resource/view.php?id=224>
Com base no mapa geológico apresentado, é correto afirmar que
o granodiorito é mais antigo que o granito.
Acerca da paleoecologia baseada em microfósseis, julgue o item a seguir.
As espécies planctônicas dos foraminíferos são utilizadas
como bioindicadores de poluição em ambientes como baías,
lagunas, estuários, plataformas e taludes continentais.
A geocronologia investiga aspectos relacionados com a evolução da Terra, tais como a evolução das formas de vida. A esse respeito, julgue o item a seguir.
Datações absolutas são utilizadas para estimar a idade de
certas rochas por meio da análise do conteúdo fossilífero ou
da radioatividade natural das rochas.
A geocronologia investiga aspectos relacionados com a evolução da Terra, tais como a evolução das formas de vida. A esse respeito, julgue o item a seguir.
Uma das vantagens da estratificação de biozonas em seis
modalidades (abundância, intervalo, associação,
concorrência, amplitude e linhagem) é a sua independência
em relação ao registro fossilífero.
A gravimetria é um método direto de investigação do material geológico de subsuperfície.
Os mapas abaixo mostram em (I), a configuração geológica do Pré-Sal das bacias das margens do Brasil e da África, além
do lineamento vulcânico composto pela Elevação do Rio Grande e pela Cadeia Walvis. Em (II), uma restauração, mostrando
as principais bacias SAG com as espessuras de sal durante o Eocretáceo e o Neocretáceo. Mostra, também, o limite
entre as crostas continental e oceânica (COB) durante aquele tempo.
CERALDI, T.S.; Green, D. Evolution of the South Atlantic lacustrine deposits in response to Early Cretaceus rifiting, subsidence and lake hydrology. In: CERALDI, T.S.; et al. Petroleum Geoscience of the West Africa Margin. Geological Society, Special Publication 438, p. 2. 2016. Adaptado.
Com base nos mapas, verifica-se que
A imagem abaixo foi obtida através de um microscópio eletrônico de varredura e mostra a presença de Opala-CT preenchendo espaços porosos em sedimentos do Eoceno, aflorantes nas porções distais da Bacia do Espírito Santo, elevados ao fundo do mar devido à tectônica salífera.
FREIRE, A.F.M.; et al. A Giant oil seep at a salt-induced escarpment of the São Paulo Plateau, Espírito Santo Basin, off Brazil: Host rock characteristics and geochemistry. Deep-Sea Research II, v.146, 2017. p. 51.
A presença desses cristais de Opala-CT no espaço poroso sugere que houve
A seção esquemática abaixo ilustra um ambiente litorâneo, composto por sucessivas ilhas-barreira, formadas durante um rebaixamento relativo do nível do mar. Essas barreiras possibilitaram a deposição de sedimentos lacustres, isolados da influência marinha.
Com base no conhecimento de assembleias de microfósseis, os organismos que serão esperados nas camadas I, II e III, são, respectivamente,
SCOTT, D.B.; et al. Monitoring coastal environmente using Foraminifera and Thecamoebian indicators. Cambridge University Press. 2004. p. 41. Adaptado.