Questões de Concurso Sobre energia na atualidade em atualidades

Foram encontradas 287 questões

Q3267390 Atualidades
[Questão Inédita] ONS RECOMENDA QUE GOVERNO VOLTE A ADOTAR O HORÁRIO DE VERÃO

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) recomendou nesta quinta-feira (19) a volta da adoção do horário de verão no país. No entanto, o governo federal ainda irá avaliar o cenário, antes de optar pela medida.

De acordo com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, uma decisão deve ser tomada nos próximos dez dias. Se for adotada, a medida valeria ainda para 2024, não necessariamente em todo o verão.

As declarações do ministro foram dadas após a reunião da ONS em que foi aprovado um indicativo de que é prudente adotar o horário de verão. "Temos hoje uma política de planejamento do setor elétrico muito alicerçada na ciência e na busca do equilíbrio entre segurança energética e melhor tarifa para a população. E com base nisso, vamos analisar a situação", disse Silveira.

https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2024-09/ons-recomenda-que-governo-volt e-adotar-o-horario-de-verao

A recomendação destacada no texto busca promover o(a)
Alternativas
Q3205410 Atualidades
A utilização de recursos energéticos é um dos fatores mais relevantes para o desenvolvimento econômico, mas também está associada a impactos ambientais. Dentre as afirmações a seguir, qual a CORRETA sobre os recursos energéticos?
Alternativas
Q3273053 Atualidades
A transição energética global se intensificou nos últimos anos, com muitos países adotando políticas para reduzir o uso de combustíveis fósseis. No entanto, em 2022, a Europa enfrentou uma crise energética causada por: 
Alternativas
Q3269415 Atualidades
A transição energética global se intensificou nos últimos anos, com muitos países adotando políticas para reduzir o uso de combustíveis fósseis. No entanto, em 2022, a Europa enfrentou uma crise energética causada por:
Alternativas
Q3268142 Atualidades
Em 2022, a crise energética na Europa foi intensificada pela guerra entre Rússia e Ucrânia. Qual foi uma das principais consequências dessa crise para o Brasil?
Alternativas
Q3268140 Atualidades
A guerra entre Rússia e Ucrânia, iniciada em fevereiro de 2022, agravou a crise energética na Europa, uma vez que muitos países europeus dependem do gás russo. Uma das principais medidas adotadas pela União Europeia para lidar com a crise foi:
Alternativas
Q3267804 Atualidades
A transição energética é uma questão crítica em nível global. Em 2022, qual dos seguintes eventos exemplificou os desafios dessa transição na Europa?
Alternativas
Q3110421 Atualidades
O conflito entre Rússia e Ucrânia, iniciado em 2022, teve repercussões significativas nas relações internacionais, especialmente no setor energético e econômico. Um dos desdobramentos diretos desse confronto foi:
Alternativas
Q3099823 Atualidades
As fontes de energia sustentável são essenciais para o desenvolvimento econômico e ambiental, pois permitem a __________ das necessidades energéticas da sociedade sem esgotar recursos naturais ou causar danos ao meio ambiente.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Alternativas
Q3075009 Atualidades
A cidade de Belém será a sede da COP-30 no Brasil, um evento sobre mudanças climáticas de repercussão mundial. Para financiar a resolução dos seus problemas de infraestrutura, desde sua rede coletora de esgoto até a revitalização do centro da cidade, o governo federal direcionou investimentos de várias instâncias e instituições. Uma das mais controversas diz respeito ao aporte de 1,3 bilhão de reais de uma grande empresa de geração de energia com matriz no Paraná, milhares de quilômetros distante da sede do evento. Qual das alternativas abaixo se refere a esta empresa?
Alternativas
Q3064834 Atualidades
Considere o texto abaixo:

"O futuro do Brasil no âmbito da geração de energia, a partir de reatores nucleares, tem duas principais vertentes: uma é a possibilidade de explorar suas reservas de urânio e a outra é, justamente, a possibilidade de explorar outras fontes renováveis e com menos riscos. As obras para a construção de Angra III foram retomadas e, segundo o Ministério de Minas e Energia, novos projetos devem ser lançados para elevar a produção de energia nuclear e de urânio no Brasil. A grande polêmica por trás da postura são os riscos de um acidente nuclear em um país com abundância de recursos renováveis, como energia eólica, solar e hídrica."

(Fonte: Jornal da USP (Adaptado). Disponível em: <https://jornal.usp.br/radio-usp/dois-por-cento-da-energia-eletrica-brasileirasao-gerados-por-usinas-nucleares/ > Acesso em: 25 de janeiro de 2024.)

Com base no texto, é correto afirmar:
Alternativas
Q3064310 Atualidades
A transição energética é um dos principais temas no desenvolvimento sustentável. No Brasil, o governo busca alternativas ao uso de combustíveis fósseis. Qual das opções abaixo tem sido considerada a mais promissora fonte de energia renovável para o futuro do país? 
Alternativas
Q3031865 Atualidades

No que se refere a temas da atualidade no Brasil e no mundo, julgue o item que se segue.


No mundo atual, incentiva‑se cada vez mais a utilização de fontes renováveis de energia como o petróleo e o carvão mineral.

Alternativas
Q3028480 Atualidades
O Brasil é considerado um dos países com o maior potencial de geração de energia eólica do mundo. Entretanto, se promovida sem atender a certos requisitos, esse tipo de energia pode gerar impactos nos âmbitos ambiental e social. Assim sendo, a produção de energia eólica provoca os impactos socioambientais, EXCETO o que se afirma na opção
Alternativas
Q3007049 Atualidades
[Questão Inédita] Seca derruba geração de energia hidrelétrica em 30% no norte e conta de luz deve subir
Belo Monte, usina que não tem reservatório (fio d’água), gera 96% menos que em abril; governo aciona termelétricas que são mais caras e conta deve chegar ao consumidor
O período seco no norte do Brasil traz apreensão para o setor elétrico. Os meses sem chuva começaram antes do normal e, para piorar, o período ocorre na região após o ano passado ter registrado a pior seca em décadas. Com isso, a geração hidrelétrica no Norte está cerca de 30% menor que a vista há um ano.

https://www.cnnbrasil.com.br/blogs/fernando-nakagawa/economia/macroeconomia/seca-derr uba-geracao-de-energia-hidreletrica-em-30-no-norte-e-conta-de-luz-deve-subir/


O texto evidencia que o tipo de situação associa-se a
Alternativas
Q2658098 Atualidades

Essequibo é o epicentro da disputa territorial entre Venezuela e Guiana. É uma região onde vivem cerca de 125 mil pessoas. Sendo uma região rica em recursos naturais, a principal fonte de renda de Essequibo é:

Alternativas
Ano: 2024 Banca: FUNDATEC Órgão: Prefeitura de Ibirapuitã - RS Provas: FUNDATEC - 2024 - Prefeitura de Ibirapuitã - RS - Analista Administrativo | FUNDATEC - 2024 - Prefeitura de Ibirapuitã - RS - Psicopedagogo | FUNDATEC - 2024 - Prefeitura de Ibirapuitã - RS - Fiscal Ambiental | FUNDATEC - 2024 - Prefeitura de Ibirapuitã - RS - Analista Fazendário | FUNDATEC - 2024 - Prefeitura de Ibirapuitã - RS - Fiscal Tributário | FUNDATEC - 2024 - Prefeitura de Ibirapuitã - RS - Procurador do Município | FUNDATEC - 2024 - Prefeitura de Ibirapuitã - RS - Técnico Previdenciário | FUNDATEC - 2024 - Prefeitura de Ibirapuitã - RS - Enfermeiro | FUNDATEC - 2024 - Prefeitura de Ibirapuitã - RS - Professor de Educação Física | FUNDATEC - 2024 - Prefeitura de Ibirapuitã - RS - Analista Executivo | FUNDATEC - 2024 - Prefeitura de Ibirapuitã - RS - Assistente Social | FUNDATEC - 2024 - Prefeitura de Ibirapuitã - RS - Contador | FUNDATEC - 2024 - Prefeitura de Ibirapuitã - RS - Coordenador do CRAS | FUNDATEC - 2024 - Prefeitura de Ibirapuitã - RS - Dentista Comunitário | FUNDATEC - 2024 - Prefeitura de Ibirapuitã - RS - Engenheiro Civil II | FUNDATEC - 2024 - Prefeitura de Ibirapuitã - RS - Fisioterapeuta | FUNDATEC - 2024 - Prefeitura de Ibirapuitã - RS - Fonoaudiólogo | FUNDATEC - 2024 - Prefeitura de Ibirapuitã - RS - Gestor Controle Interno | FUNDATEC - 2024 - Prefeitura de Ibirapuitã - RS - Médico Comunitário | FUNDATEC - 2024 - Prefeitura de Ibirapuitã - RS - Nutricionista | FUNDATEC - 2024 - Prefeitura de Ibirapuitã - RS - Psicólogo |
Q2629849 Atualidades

A COP28 aconteceu em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, entre novembro e dezembro de 2023. Segundo o G1, a Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas reuniu 195 nações, incluindo o Brasil, e apresentou um acordo final que reconhece a necessidade de reduzir gradualmente o uso de combustíveis fósseis. A queima de combustíveis fósseis é uma das principais fontes de energia utilizadas pelo ser humano na atualidade ao redor do mundo, porém é uma fonte não renovável e das mais poluentes que existem, contribuindo para a piora gradativa do aquecimento global. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um combustível fóssil ou um produto dele derivado.

Alternativas
Q2607457 Atualidades
No que diz respeito ao meio ambiente, qual é a principal vantagem da energia solar em comparação com outras fontes de energia? 
Alternativas
Q2586417 Atualidades

Acerca de eventos políticos e econômicos relevantes na atualidade do Brasil e do mundo, julgue os itens de 56 a 65.

No Paraguai, a eleição de um presidente de espectro político contrário à democracia brasileira gerou estremecimento entre os dois países, com um motivo diretamente relacionado à energia produzida na usina hidrelétrica Itaipu Binacional.

Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: E
4: B
5: A
6: D
7: B
8: C
9: A
10: C
11: E
12: E
13: A
14: E
15: A
16: B
17: A
18: D
19: D
20: E