Questões de Concurso
Sobre energia na atualidade em atualidades
Foram encontradas 251 questões
"O futuro do Brasil no âmbito da geração de energia, a partir de reatores nucleares, tem duas principais vertentes: uma é a possibilidade de explorar suas reservas de urânio e a outra é, justamente, a possibilidade de explorar outras fontes renováveis e com menos riscos. As obras para a construção de Angra III foram retomadas e, segundo o Ministério de Minas e Energia, novos projetos devem ser lançados para elevar a produção de energia nuclear e de urânio no Brasil. A grande polêmica por trás da postura são os riscos de um acidente nuclear em um país com abundância de recursos renováveis, como energia eólica, solar e hídrica."
(Fonte: Jornal da USP (Adaptado). Disponível em: <https://jornal.usp.br/radio-usp/dois-por-cento-da-energia-eletrica-brasileirasao-gerados-por-usinas-nucleares/ > Acesso em: 25 de janeiro de 2024.)
Com base no texto, é correto afirmar:
No que se refere a temas da atualidade no Brasil e no mundo, julgue o item que se segue.
No mundo atual, incentiva‑se cada vez mais a
utilização de fontes renováveis de energia como o
petróleo e o carvão mineral.
A brasileira Ana Paula Maciel foi presa na Rússia após ter participado de uma manifestação organizada pela ONG Greenpeace. A manifestação que gerou a prisão da brasileira e de outros integrantes do Greenpeace protestava contra:
Em relação à situação energética no Brasil e no mundo, assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa INCORRETA.
É cada vez maior a dependência das economias nacionais, em especial das mais desenvolvidas, à frente os Estados Unidos, por recursos não renováveis produzidos no exterior do país. Por isso mesmo, inúmeros e recentes conflitos internacionais têm como verdadeira causa:
É cada vez maior a dependência das economias nacionais, em especial das mais desenvolvidas, à frente os Estados Unidos, por recursos não renováveis produzidos no exterior do país. Por isso mesmo, inúmeros e recentes conflitos internacionais têm como verdadeira causa:
Em que ano foi inaugurada a iluminação elétrica de Paranaguá?
O Brasil começou o ano de 2023 com uma situação diferente de anos anteriores nos reservatórios de abastecimento de água e de geração de energia. A chuva que caiu em várias partes do Brasil nos últimos dias obrigou usinas hidrelétricas a liberar água sem gerar energia. As informações são do ONS – Operador Nacional do Sistema Elétrico. O vertedouro de Furnas precisou ser reaberto depois de 11 anos. O volume útil do reservatório está em quase 90%. A hidrelétrica de Itaipu, a segunda maior do mundo, também abriu algumas das comportas depois de 15 meses. Metade das 160 usinas integrantes do sistema interligado nacional está com os vertedouros abertos – eles servem para liberar o excesso de água e controlar o nível dos reservatórios.
(Disponível em: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2023/01/17/2023-comeca-com-reservatorios-cheios-para-abastecimento-de-agua-e-deenergia.ghtml. Adaptado.)
Em 2021, quando o país enfrentou uma grave crise hídrica e precisou ligar praticamente todas as suas usinas para evitar um racionamento de energia, o volume útil dos reservatórios estava em menos da metade do que o constatado no fim de abril. Na mesma época do ano passado, o índice estava em 66,5%. Temos um dos maiores arsenais de recursos hídricos do mundo, sendo que a nossa maior usina 100% brasileira é:
A COP28 aconteceu em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, entre novembro e dezembro de 2023. Segundo o G1, a Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas reuniu 195 nações, incluindo o Brasil, e apresentou um acordo final que reconhece a necessidade de reduzir gradualmente o uso de combustíveis fósseis. A queima de combustíveis fósseis é uma das principais fontes de energia utilizadas pelo ser humano na atualidade ao redor do mundo, porém é uma fonte não renovável e das mais poluentes que existem, contribuindo para a piora gradativa do aquecimento global. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um combustível fóssil ou um produto dele derivado.
“O preço para colocar cargas pesadas em órbita está diminuindo muito. Com isso, fica muito mais fácil colocar estruturas complexas em órbita. Não vejo por que não poderíamos montar uma fazenda solar no espaço.” A opinião é do Major Tim Peake, primeiro astronauta britânico a visitar a Estação Espacial Internacional. A Agência Espacial Europeia tem explorado a ideia de usinas solares flutuando no espaço, e já comissionou dois grupos de estudos com esse fim, apenas em 2023. Eles pretendem apresentar um projeto completo para a União Europeia até 2025.
(Disponível em: https://epocanegocios.globo.com/ Em: janeiro de 2024.)
A maior fazenda solar construída até então está localizada na Califórnia e tem uma potência total de 579.000 kWp. Fazenda solar é derivado do termo em inglês “solar farms”, que começou a ser utilizado na década de 90, na Alemanha. No Brasil:
A expansão da _________ no Brasil tem sido notável, com um aumento significativo na capacidade instalada da matriz elétrica. Entre janeiro e agosto de 2023, foram adicionados 7 gigawatts (GW) de capacidade, sendo 6,2 GW provenientes de fontes renováveis. Esse aumento exponencial também tem uma corrida tecnológica paralela no setor, que visa conferir escala industrial para novos materiais como __________, destaque por sua elevada capacidade de converter a energia dos fótons em eletricidade.
De acordo com os aspectos gerais da atualidade do Brasil e do mundo, julgue o item a seguir.
Fontes de energia renováveis, como a solar e a eólica, são substitutas sustentáveis para o petróleo, ainda largamente utilizado.
De acordo com os aspectos gerais da atualidade do Brasil e do mundo, julgue o item a seguir.
Para reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera, busca‑se a transição energética.