Questões de Concurso
Sobre energia na atualidade em atualidades
Foram encontradas 287 questões
Em 2023, o país de maior produção de petróleo no mundo foi:
Assinale a alternativa CORRETA:
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) recomendou nesta quinta-feira (19) a volta da adoção do horário de verão no país. No entanto, o governo federal ainda irá avaliar o cenário, antes de optar pela medida.
De acordo com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, uma decisão deve ser tomada nos próximos dez dias. Se for adotada, a medida valeria ainda para 2024, não necessariamente em todo o verão.
As declarações do ministro foram dadas após a reunião da ONS em que foi aprovado um indicativo de que é prudente adotar o horário de verão. "Temos hoje uma política de planejamento do setor elétrico muito alicerçada na ciência e na busca do equilíbrio entre segurança energética e melhor tarifa para a população. E com base nisso, vamos analisar a situação", disse Silveira.
https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2024-09/ons-recomenda-que-governo-volt e-adotar-o-horario-de-verao
A recomendação destacada no texto busca promover o(a)
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
"O futuro do Brasil no âmbito da geração de energia, a partir de reatores nucleares, tem duas principais vertentes: uma é a possibilidade de explorar suas reservas de urânio e a outra é, justamente, a possibilidade de explorar outras fontes renováveis e com menos riscos. As obras para a construção de Angra III foram retomadas e, segundo o Ministério de Minas e Energia, novos projetos devem ser lançados para elevar a produção de energia nuclear e de urânio no Brasil. A grande polêmica por trás da postura são os riscos de um acidente nuclear em um país com abundância de recursos renováveis, como energia eólica, solar e hídrica."
(Fonte: Jornal da USP (Adaptado). Disponível em: <https://jornal.usp.br/radio-usp/dois-por-cento-da-energia-eletrica-brasileirasao-gerados-por-usinas-nucleares/ > Acesso em: 25 de janeiro de 2024.)
Com base no texto, é correto afirmar:
No que se refere a temas da atualidade no Brasil e no mundo, julgue o item que se segue.
No mundo atual, incentiva‑se cada vez mais a
utilização de fontes renováveis de energia como o
petróleo e o carvão mineral.
Belo Monte, usina que não tem reservatório (fio d’água), gera 96% menos que em abril; governo aciona termelétricas que são mais caras e conta deve chegar ao consumidor
O período seco no norte do Brasil traz apreensão para o setor elétrico. Os meses sem chuva começaram antes do normal e, para piorar, o período ocorre na região após o ano passado ter registrado a pior seca em décadas. Com isso, a geração hidrelétrica no Norte está cerca de 30% menor que a vista há um ano.
https://www.cnnbrasil.com.br/blogs/fernando-nakagawa/economia/macroeconomia/seca-derr uba-geracao-de-energia-hidreletrica-em-30-no-norte-e-conta-de-luz-deve-subir/
O texto evidencia que o tipo de situação associa-se a
Essequibo é o epicentro da disputa territorial entre Venezuela e Guiana. É uma região onde vivem cerca de 125 mil pessoas. Sendo uma região rica em recursos naturais, a principal fonte de renda de Essequibo é:
A COP28 aconteceu em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, entre novembro e dezembro de 2023. Segundo o G1, a Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas reuniu 195 nações, incluindo o Brasil, e apresentou um acordo final que reconhece a necessidade de reduzir gradualmente o uso de combustíveis fósseis. A queima de combustíveis fósseis é uma das principais fontes de energia utilizadas pelo ser humano na atualidade ao redor do mundo, porém é uma fonte não renovável e das mais poluentes que existem, contribuindo para a piora gradativa do aquecimento global. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um combustível fóssil ou um produto dele derivado.
Acerca de eventos políticos e econômicos relevantes na atualidade do Brasil e do mundo, julgue os itens de 56 a 65.
No Paraguai, a eleição de um presidente de espectro político contrário à democracia brasileira gerou estremecimento entre os dois países, com um motivo diretamente relacionado à energia produzida na usina hidrelétrica Itaipu Binacional.