Questões de Concurso
Sobre migração, refugiados e demografia na atualidade em atualidades
Foram encontradas 343 questões
No que diz respeito aos cenários que envolvem questões globais, assim como processos e tendências sociais e culturais no espaço brasileiro, julgue o item seguinte.
As migrações transnacionais estão ligadas ao grande volume de mão de obra qualificada, às buscas culturais, à divisão internacional do trabalho e à mobilidade do capital no cenário atual da globalização.
No que diz respeito aos cenários que envolvem questões globais, assim como processos e tendências sociais e culturais no espaço brasileiro, julgue o item seguinte.
A migração de brasileiros para Portugal tem aumentado pela proximidade cultural, pelo entendimento da língua e pela facilidade legal da regularização de permanência no país europeu.
No que diz respeito aos cenários que envolvem questões globais, assim como processos e tendências sociais e culturais no espaço brasileiro, julgue o item seguinte.
A comunidade japonesa no Brasil é pouco significativa, pois o fator que mais prejudica a migração é a diferença cultural existente entre os dois países.
No que diz respeito aos cenários que envolvem questões globais, assim como processos e tendências sociais e culturais no espaço brasileiro, julgue o item seguinte.
O processo migratório vindo da Europa fez o Brasil possuir a maior comunidade italiana fora de seu território de raiz cultural europeia.
No que diz respeito aos cenários que envolvem questões globais, assim como processos e tendências sociais e culturais no espaço brasileiro, julgue o item seguinte.
O Líbano é o país do Oriente Médio que abriga o maior número de brasileiros, e o Brasil é o país que possui a maior comunidade libanesa do mundo.
Entre os movimentos evidenciados nos mapas acima e que se intensificaram na atualidade, podemos perceber um movimento de
Considerando o cenário mundial da atualidade, julgue o item.
Em situações como a vivida pela Ucrânia, além de outros dramas recorrentes na Ásia e na África, é que se deplora a inexistência de um órgão na estrutura da ONU voltado para a proteção e o amparo a refugiados pelo mundo afora.
O complexo de campos de refugiados de Dadaab, considerado o maior do mundo e que abriga centenas de milhares de fugitivos somalis, pode ser fechado pelo governo do seu país, segundo noticiado em maio de 2016. Dadaab é tido pelas forças de segurança como uma "ameaça" ao país, que teme a infiltração de extremistas do grupo jihadista Al-Shabab, originário da vizinha Somália. Além disso, o governo alega que os campos servem como base para o contrabando de armas. Dadaab fica localizado em qual país?
“Dezoito migrantes morrem trancados em caminhão abandonado na Bulgária.
[...]
Dezoito migrantes foram encontrados mortos nesta sexta-feira, (17), em um caminhão abandonado na entrada de [...], capital da Bulgária.
Eles estavam na caçamba do caminhão, que, segundo a polícia, estava trancada por fora.
A hipótese da polícia é a de que eles morreram por asfixia.
Nos últimos meses, o país dos Bálcãs vem recebendo um fluxo de pessoas sem precedentes, desde a crise migratória de 2015 na Europa”.
Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/02/17/dezoito-migrantes-saoencontrados-mortos-em-caminhao-na-bulgaria.ghtml Publicada em: 17 fev. 2023.
De acordo com a notícia, o nome da capital da Bulgária é:
Considerando-se essa transição demográfica no país, verifica-se que o(a)
De acordo com o relatório do Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), o deslocamento forçado por causa das mudanças climáticas afeta mais de 1% da humanidade. Sobre o assunto, analise as informações abaixo.
I. Segundo a ONU, aproximadamente 80% desses deslocados são mulheres.
Il. De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e outras agências da ONU, as mulheres são as primeiras a sentir os efeitos da mudança climática ao percorrer distâncias cada vez maiores para encontrar o que necessitam para alimentar suas famílias.
III. As mulheres tendem a ter menos acesso a £/ecursos, oportunidades de emprego e educação, além de carregarem o peso das responsabilidades domésticas, uma combinação que, segundo estudiosos, tende a colocar as mulheres em maior risco, levando a consequências desproporcionais quando ocorrem desastres naturais ou mudanças climáticas. A falta de autonomia e o aumento da violência de gênero também contribuem para a vulnerabilidade das mulheres nesses contextos.
IV. Na guerra da Ucrânia, 90% dos 10 milhões de deslocados são mulheres que fogem do conflito e buscam segurança em outros locais, segundo informações das Nações Unidas, em abril de 2022.
Está (ão) incorreta (s):
I. Os habitantes da região Nordeste representam mais de 30% da população brasileira.
Il, São Paulo segue sendo o estado mais populoso do país e Roraima, o mais povoado.
III.Os 20 municípios mais populosos do país concentravam pouco mais de 20% do total da população e 17 deles são capitais.
IV. Em 2022, a taxa de crescimento anual de habitantes foi reduzida para menos da metade do que era em 2010.
Está (ão) correta (s):
No que concerne a eventos econômicos relevantes e atuais, julgue o item.
Para não cair na “armadilha populacional”, que significa o crescimento da população sem que a economia consiga acompanhar, o primeiro‑ministro do Canadá revogou a política de entrada de imigrantes no país.
Quanto ao recente conflito que tem ocorrido na Faixa de Gaza, julgue o item.
A crise agrava‑se na Palestina pelo fato de a agência
da Organização das Nações Unidas (ONU), que fornece
assistência a refugiados (UNRWA), não operar na Faixa
de Gaza, o que vem gerando sérias críticas dos órgãos
de direitos humanos às Nações Unidas.
A esse respeito, leia o trecho a seguir.
Revalidação de diplomas ajuda pessoas refugiadas a seguirem seus sonhos no Brasil
A UFF é uma das 41 universidades em todo o Brasil envolvidas nesse programa inclusivo como parte da Cátedra Sergio Vieira de Mello (CSVM), uma parceria com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) nomeada em homenagem ao diplomata brasileiro da ONU morto junto com 21 de seus colegas em um ataque a bomba no Iraque em 2003.
A CSVM se comprometeu no Fórum Global sobre Refugiados (GRF, na sigla em inglês) de 2019 a “promover a inclusão de refugiados e outras pessoas deslocadas”, o que faz por meio de pesquisa, ensino, extensão, advocacy e formulação de políticas voltadas para questões de refugiados, incluindo a revalidação de diplomas para permitir que eles sigam carreiras em suas áreas de especialização. Quase 500 diplomas foram revalidados pela rede no Brasil nos últimos cinco anos.
A ação descrita atende a alguns dos ODS listados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.
De acordo com o IBGE, a cidade, em 2010, registrou 330.564 fiéis da religião Católica Apostólica Romana, o que representa a porcentagem de 54,7% da população uberlandense. A religião Evangélica somou, na época, 154.411 fiéis, ou seja, 25,2% dos cidadãos de Uberlândia. Foram registradas 50.640 pessoas sem religião (8,4%), 44.817 espíritas (7,4%), 7.136 testemunhas de Jeová (1,2%). As demais religiões praticadas na cidade, juntas, somaram 18.443 pessoas, o que representa 3,1% da população de Uberlândia.
Disponível em: https:/Awww.camarauberlandia.mg.gov.br/ institucional/conheca-uberlandia. Acesso em: 25 out. 2022.
Um dos fatores históricos que justificam esse percentual da religião com maior número de adeptos declarados na cidade de Uberlândia, proporção similar ao da maioria dos munícipios do país, está apresentado corretamente na
A crise dos refugiados tem como uma das causas o aumento dos fluxos migratórios, fenômeno que acompanha a humanidade desde os seus primórdios e cujos motivos podem ser os mais diversos, embora o mais comum seja a busca por melhores condições de vida, ou seja, migração econômica. Sobre os refugiados é CORRETO afirmar:
Considere os dados hipotéticos a seguir sobre o município de Santa Helena de Goiás-GO para o ano de 2022.
Analisando esses dados, o resultado do cálculo do indicador de mortalidade materna é de
Julgue o item a seguir.
Recentemente, temos observado um significativo
aumento no fluxo de venezuelanos que buscam melhores
condições de vida no Brasil. Esse movimento migratório é
impulsionado, em parte, pelas turbulências políticas e
econômicas que têm afetado a Venezuela nas últimas
décadas. Diante desse cenário interno adverso e da
escassez de oportunidades no próprio país, muitos
venezuelanos veem no Brasil uma chance de melhorar
suas condições de vida.
Imigrantes comemoraram o fato de o presidente estadunidense Joe Biden anunciar o cancelamento do projeto de expansão do muro da fronteira com o México.