Questões de Concurso
Sobre saúde em atualidades
Foram encontradas 911 questões
Em 2021, o Brasil iniciou sua campanha de vacinação contra a COVID-19. A primeira pessoa vacinada no país foi uma enfermeira, em São Paulo, marcando o começo de um esforço nacional para imunizar a população contra o coronavírus.
Quem foi a primeira pessoa vacinada contra a COVID-19 no Brasil?
Disponível em: https://veja.abril.com.br/saude/novo-rosto-novaexistencia-os-avancos-espetaculares-dos-transplantes-de-face/
De acordo com o artigo "Novo rosto, nova existência: os avanços espetaculares dos transplantes de face", publicado em novembro de 2024, são os principais desafios para a realização de transplantes de face no Brasil:
I- A MPOX que já foi chamada de varíola dos macacos anteriormente é similar à varíola humana (que foi erradicada no mundo em 1980);
II- Segundo a OMS, a inclusão do teste na Listagem de Uso Emergencial (EUL) é um passo para melhorar o acesso global ao teste para a doença e expandir a capacidade de diagnóstico em países que enfrentam surtos;
III- Em 2024, mais de 30 mil casos suspeitos de MPOX foram relatados no continente Africano, segundo a OMS, com os números mais altos atingindo a República Democrática do Congo (RDC), Burundi e Nigéria.
Dos itens acima:
Sobre a realidade dessa doença no Brasil, é correto afirmar que
Analise a manchete de jornal a seguir:
“Baixa taxa de vacinação abre caminho para doenças
esquecidas
Em 10 anos, vacinas como BCG, Poliomielite e Tríplice Viral tiveram redução na cobertura vacinal o que pode prejudicar a saúde na infância e colocar o país em uma crise sanitária”
Disponível em https://www.correiobraziliense.com.br/ciencia-e-saude/2024/06/6885940- baixa-taxa-de-vacinacao-abre-caminho-para-doencas-esquecidas.html.
A manchete acima alerta para a necessidade de
Um péssimo cheiro do altar: a vida antes dos cemitérios
A vida sem cemitério não era, digamos, muito salubre. Nós, por exemplo, rezávamos em cima dos cadáveres.
Até meados do século 19, no Brasil, o costume era enterrar os mortos dentro das igrejas. E esse era o enterro mais honrado, reservado a nobres e bispos - os pobres e escravos eram enterrados ao lado, numa vala comum. Na maior parte das vezes, nem caixão era usado. Os corpos eram sepultados na terra suja e repleta de ossos de defuntos antigos.[...]
Disponível em https://aventurasnahistoria.com.br/noticias/almanaque/um-certocheiro-do-altar-a-vida-antes-dos-cemiterios.phtml.
O abandono das práticas descritas no texto acima foi provocado pelo
Disponível em https://brasilescola.uol.com.br/geografia/pandemia-de-covid-19.htm.
Sobre a pandemia de Covid-19, o primeiro caso da doença foi identificado
Fonte: Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional, Publicado em 09/02/2023. Link: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2023-02/mortalidade-infantil-yanomami-e-10-vezes-maior-que-do-pais.
Sobre a utilização da Taxa de Mortalidade Infantil enquanto Indicador de Situação de Saúde, assinale a alternativa CORRETA.
Aumento da população do inseto está intimamente ligado a uma maior incidência de arboviroses. Embora eles sejam milimétricos e vulneráveis a um simples tapa, os mosquitos são considerados os animais mais letais de todo o planeta para os seres humanos. Isso porque, por meio de sua picada, muitos deles podem transmitir vírus perigosos. De acordo com o The World Mosquito Program (WMP), organização não governamental ligada à Universidade Monash, da Austrália, esses vetores são responsáveis por infectar mais de 700 milhões de pessoas no mundo e causam cerca de 1 milhão de mortes todos os anos.
(Disponível em: https://butantan.gov.br/butantan-educa/Acesso em: agosto de 2024.)
Apesar de serem, na maioria das vezes tão pequenos e erroneamente considerados insignificantes, os mosquitos estão diretamente relacionados a sérias doenças, tais como:
[Trecho (adaptado) disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/c4n0k4enl7lo#:~:text=A%20teoria%20do%20uso%20do,par a%20a%20melhoria%20dos%20sintomas. Acesso em 22/9/2024]
Este tratamento é conhecido como:
Enquanto sonhamos com o dia em que a Organização Mundial da Saúde decretará o fim do “período de exceção” causado pela covid-19, habitam nosso imaginário temores e dúvidas. Após um período de relativa calmaria propiciado pelas vacinas, somos apanhados por essa nova variante tão diversa da cepa original, pelas dezenas de mutações em sua estrutura, que os virologistas já a definem quase como se fosse um novo patógeno.
Internet: <https://blogs.oglobo.globo.com> (com adaptações).
Com relação à pandemia de covid-19 e a seus desdobramentos no
mundo nos últimos dois anos, julgue o item a seguir.
I. A influenza aviária, conhecida como gripe aviária, levou ao abate de centenas de milhões de aves em todo o mundo nos últimos anos.
II. A influenza aviária geralmente ataca durante o outono e o inverno, e tem se espalhado em muitos países europeus nas últimas semanas, incluindo Alemanha, Holanda e Bélgica.
III. Para combater a doença, a França lançou uma campanha de vacinação no início de outubro, inicialmente limitada aos patos, que podem facilmente transmitir o vírus sem apresentar sintomas.
São corretas as afirmativas:
Nome da doença causada pelo vírus H5N1, cujos casos diagnosticados em humanos são de pessoas que tiveram contato direto com animais contaminados:
Assunto polêmico, o uso científico de células-tronco tem sido objeto de disciplina legal em vários países. A utilização das referidas células visa, essencialmente à