Questões de Concurso
Sobre segurança pública em atualidades
Foram encontradas 306 questões
[...] Em todo planeta, mais pessoas foram mortas por homicídio do que por conflitos armados e terrorismo juntos, com uma média de 52 vítimas por hora. O total de homicídios registrado em 2021 é quatro vezes superior à média anual de mortes em conflitos armados.
O relatório foi elaborado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC, na sigla em inglês) e, embora tenha 2021 como ano de referência, como nem todos os Estados forneceram os dados necessários, o ano de origem dos números dos homicídios é especificado para cada país.
O Brasil registrou 47.722 homicídios (2020), seguido pela Nigéria, com 44.200 (2019), e Índia , com 41.330 (2021). Em quarto lugar está o México, com 35.700 homicídios, seguido de África do Sul (24.865), Estados Unidos (22.941), Myanmar (15.299), Colômbia (14.159), Rússia (9.866) e Paquistão (9.207).
Disponível em https://noticias.uol.com.br/ultimasnoticias/deutschewelle/2023/12/08/brasil-lidera-ranking-de-homicidios-no-mundo-mostraestudo-da-onu.htm?cmpid=copiaecola.
Podemos inferir – pelos dados apresentados e pela lista de países com maior registro de homicídios no mundo – que a principal causa global de mortes por homicídio
Em relação à situação contemporânea dos palestinos no Oriente Médio, assinale a alternativa correta.
(...) realizou ontem testes com alguns de seus mísseis de mais longo alcance — capazes até de atingir Israel —, em mais um capítulo da escalada das tensões entre (...) e as potências do Ocidente, que criticaram a demonstração de força.
A rodada de exercícios com projéteis começou anteontem (...), dois dias depois de ter sido revelada ao público a construção de uma instalação nuclear (...) na cidade de Qom.
(Folha de S.Paulo, 29.09.2009)
Esses testes foram feitos
(...) divulgação do mega-acordo militar entre Brasil e (...).
No principal negócio do país na área desde a Segunda Guerra Mundial, o Brasil comprará helicópteros, submarinos convencionais e tecnologia para desenvolver um modelo nuclear. (...) acordo de R$ 22,5 bilhões — a serem pagos em 20 anos.
(Folha de S.Paulo, 08.09.2009)
Esse “mega-acordo” foi feito com
Para apoiar as intervenções de George H. Bush na chamada guerra preventiva, enviaram tropas ao Iraque os seguintes países europeus:
O Oriente Médio tem sido foco de inúmeros conflitos nas últimas décadas. Assinale a alternativa que indica um dos motivos do recente acirramento das tensões entre o governo de Israel e do Irã.
As imagens de um menino sírio morto numa praia da Turquia viraram símbolo da crise migratória que já matou milhares de pessoas do Oriente Médio e da África que tentaram chegar à Europa para escapar de guerras, de perseguições e da pobreza.
Vive-se atualmente uma crise migratória mundial. Segundo o Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE), em abril deste ano (2016), o Brasil contava com mais de 8 mil refugiados e 28 mil pedidos de asilo. Assim, como no Brasil, muitos outros países, principalmente europeus, têm recebido milhares de refugiados, a maioria oriunda de um país do Oriente Médio que se encontra em uma terrível guerra civil. Assinale a alternativa que traga que é essa nação.
Criada em 2002, a prisão militar de Guantánamo, na base naval dos Estados Unidos, em Cuba, é símbolo da chamada "guerra contra o terror". A prisão, que ganhou destaque no noticiário internacional nos últimos meses, é:
Assinale (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas, em relação aos decretos promovidos pelo atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Em seguida, assinale a alternativa com a ordem correta, de cima para baixo:
(__) Decreto anti-imigração;
(__) Decreto de manutenção do Obamacare;
(__) Decreto que revoga as políticas climáticas.
Sobre a Crise dos refugiados, atente para as afirmativas a seguir:
I. Os refugiados são um grupo específico de imigrantes indianos. II. Refugiado é uma pessoa que sai de seu país por conta de fundados temores de perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas, em situações nas quais não possa ou não queira regressar. III. Refugiado é o termo utilizado para classificar toda pessoa que sai de seu país de origem e vai pra outro país.
Está(ao)CORRETO(S):
Leia as notícias a seguir.
Marque a opção CORRETA sobre os encontros entre os dois líderes mundiais.
Leia as afirmativas a seguir.
Sobre o assunto que a notícia aborda, marque a opção INCORRETA.
Analise as afirmativas a seguir.
Considerando estas afirmativas sobre a crise migratória para os Estados Unidos, marque a opção CORRETA.
“O Estado Islâmico, também conhecido como Daesh ou ISIS, é um grupo radical sunita (um dos ramos do islamismo) criado em meio a práticas terroristas da rede AlQaeda, a conhecida rede responsável pelos ataques de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos” (fonte: g1.globo.com). O grupo já controla áreas de alguns países, entre as quais podemos destacar áreas:
A crise humanitária que assola a Europa se tornou um tema recorrente nos noticiários mundiais. Sobre essa realidade, analise as afirmativas a seguir.
I. Diariamente, milhares de migrantes, vindo de países do continente africano, da Síria, do leste Europeu tentam chegar e ingressar nos países da Europa, em busca de segurança, trabalho e dignidade.
II. A maior parcela dos migrantes que parte rumo aos países da Europa deseja chegar à Inglaterra e à França, países prósperos, com sistemas de saúde e educação de qualidade.
III. Homens, mulheres, crianças e idosos deixam seus lares e seus países rumo ao desconhecido, ou à morte, em travessias perigosas, muitas vezes vítimas dos coiotes.
Estão corretas as afirmativas