Questões de Conhecimentos Gerais - Conhecimentos Gerais de Educação nas Questões Sociais para Concurso

Foram encontradas 627 questões

Q3025530 Conhecimentos Gerais
A educação é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento sustentável de uma nação. No Brasil, a ampliação do acesso à educação básica e superior tem sido foco de políticas públicas, buscando reduzir desigualdades sociais e regionais.  Com relação a uma das principais metas da política educacional brasileira nas últimas décadas, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q3025432 Conhecimentos Gerais
O Novo Ensino Médio no Brasil, em vigor desde 2022, trouxe mudanças significativas para os alunos. Com relação a uma das principais mudanças desse novo modelo, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3017036 Conhecimentos Gerais
Considerando a importância dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) para o desenvolvimento do esporte escolar e a integração entre jovens atletas de diferentes regiões do país, identifique qual das seguintes afirmativas é verdadeira sobre os JEB’s:
Alternativas
Q3017035 Conhecimentos Gerais
Ocorreu em novembro do ano passado o exame que é a principal forma de ingresso no ensino superior brasileiro, substituindo, em muitos casos, o vestibular. Com ele muitas pessoas, através da nota obtida na prova, os candidatos podem concorrer a vagas em diversos cursos de ensino superior (bacharelado, tecnólogo e licenciatura) em diversas instituições públicas e privadas do país. Organizado pelo Inep, órgão do MEC, o exame é o:
Alternativas
Q3008796 Conhecimentos Gerais

Leia o texto para responder a questão.


Celulares na sala de aula: um aparelho útil ou prejudicial?

  

    Hoje em dia, cada vez mais alunos estão levando telefones celulares para a sala de aula. Até mesmo alunos do ensino fundamental têm celulares nos seus bolsos e mochilas. Mas uma dúvida sempre fica no ar: os estudantes devem usar telefones celulares na escola?


Pontos positivos do uso do aparelho


• Tecnologia e aprendizado: os smartphones oferecem aos alunos acesso a ferramentas e aplicativos que podem ajudá-los a concluir e manter o controle de suas tarefas em classe. Essas ferramentas também podem ensinar os alunos a desenvolver melhores hábitos de estudo, gerenciar melhor o tempo e auxiliar no desenvolvimento das habilidades de organização.

• Plataformas digitais de ensino: o uso de redes sociais pode manter os alunos interessados nas aulas e incentivá-los a participar das discussões.

• Materiais digitais: os professores podem aproveitar os telefones celulares fornecendo aos alunos recursos para encontrar mais informações sobre um assunto. Isso pode incluir vídeos, notícias e grupos de discussão on-line. Permitir que os alunos acessem esses recursos pode ajudar a incentivar a participação e as discussões.

• Acesso a informações: os telefones celulares podem oferecer aos alunos acesso a mais informações, permitindo que eles pesquisem mais sobre um tópico enquanto realizam discussões em sala de aula. Isto é positivo principalmente para eventos atuais que ainda não foram retratados em livros escolares.


Pontos negativos do uso do aparelho


• Distrações: quando os alunos usam seus smartphones para verificar as redes sociais e enviar mensagens de texto para seus amigos em sala de aula, isso gera distrações para esses alunos e também para seus colegas.

• Cyberbullying: os telefones celulares também podem levar a um aumento dos problemas com o bullying no ambiente escolar. O cyberbullying pode ser mais difícil de ser percebido do que outras formas de bullying, dificultando a identificação e a interrupção dos professores quando isso acontece.

Falta de interesse em atividades presenciais: os aparelhos podem levar a menos discussões e a menos oportunidades de aprendizado. Aprender a trabalhar em conjunto com os outros é uma parte importante da educação dos alunos e pode ser perdido se o jovem depender de tecnologias digitais.

Então, qual é a solução para escolas e pais?


    As escolas devem estar na vanguarda para garantir que as políticas e práticas de uso de telefones celulares combinem com as atuais tecnologias. As instituições devem assegurar que estão tratando das questões psicológicas, sociais e de saúde associadas à tecnologia (por exemplo, a falta de sono devido ao uso de telefone à noite, cyberbullying etc.).

    Tanto as escolas quanto os pais têm um papel a desempenhar na definição de limites, fornecendo orientação sobre o uso apropriado de celulares e ensinando habilidades de autorregulação e autocontrole. Os pais podem e devem servir como modelos para o uso do telefone. [...]


Fonte: ESCOLA EDUCAÇÃO. Celulares na sala de aula: um aparelho útil ou prejudicial? 29/10/2018. Disponível em: escolaeducacao.com.br. Acesso em: 15 jul. 2024. (adaptado).

Analise as afirmativas a seguir sobre os pontos negativos quanto ao uso de celulares em contexto escolar.
I. Os smartphones geram distrações para os alunos, quando são usados para verificar redes sociais e enviar mensagens, por exemplo. II. Os telefones celulares podem ocasionar problemas com o cyberbullying no ambiente escolar. III. Os aparelhos celulares podem gerar falta de interesse dos alunos em atividades que são presenciais, reduzindo discussões e oportunidades de aprendizado.
Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: C
4: A
5: E