Questões de Concurso
Sobre conhecimentos gerais de educação nas questões sociais em conhecimentos gerais
Foram encontradas 605 questões
Observe a charge abaixo e em seguida leia o texto sobre alguns aspectos da educação no Brasil.
Disponível em: https://www.google.com/search?q=charge+sobre+educa%C3%A7%C3%A3o+no+Brasil&sca. Acesso em: 21 mar. 2024.
É evidente que o sistema educacional brasileiro enfrenta grandes desafios. Um dos principais problemas está na qualidade do ensino oferecido nas escolas, principalmente nas instituições públicas. O índice de reprovação e abandono escolar é alto, o que revela a falta de engajamento dos estudantes e a falta de recursos e infraestrutura adequada nas instituições.
Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/uma-educacao-sem-qualidade-realidade-alarmante-da-educacao-no-pais.htm. Acesso em: 21 mar. 2024.
A partir da análise da charge e do texto sobre a qualidade da educação no Brasil, assinale a alternativa CORRETA.
(Texto adptado de: https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2024/07/11/especialistas-da-unesco-chegam-ao-rspara-auxiliar-no-restauro-de-obras-de-arte-atingidas-pela-enchente.ghtml)
A notícia acima apresenta uma iniciativa realizada pela Unesco, sigla em inglês que, em sua tradução, significa:
Cerimônia no Rio reuniu autoridades, escritores e artistas.
Primeiro indígena eleito para ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL) em mais de cento e vinte anos desde a sua fundação, o ambientalista, filósofo, poeta e escritor Ailton Krenak tomou posse. A cerimônia, na sede da instituição, no Rio de Janeiro, contou com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, além de outras autoridades e acadêmicos.
(Disponível em: https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202404/. Acesso em: julho de 2024.)
A posse de Ailton Krenak é um evento simbólico que marca a presença indígena em uma das associações de maior destaque para a cultura brasileira. A Academia Brasileira de Letras, enquanto instituição, tem como objetivo:
Em seis décadas, percentual subiu quase 20 pontos percentuais.
No Brasil, das 163 milhões de pessoas com idade igual ou superior a 15 anos, 151,5 milhões sabem ler e escrever ao menos um bilhete simples e 11,4 milhões não têm essa habilidade mínima. Em números proporcionais, o resultado indica taxa de alfabetização em 93%, em 2022 e, consequentemente, a taxa de analfabetismo foi 7% do contingente populacional.
(Disponível em: https://www.geledes.org.br/taxa-de-alfabetizacao-. Acesso em: julho 2024.)
O aumento significativo na taxa de alfabetização da população brasileira é um indicativo de avanço nas políticas públicas de educação. Porém, o analfabetismo ainda se apresenta como realidade. Como atitudes para reduzir ainda mais os índices de analfabetismo, pode-se citar:
A expectativa do governo federal era de que o texto fosse aprovado o mais rápido possível para que a implementação nas redes de ensino do país tivesse início em 2025.
No entanto, entidades ligadas à área da educação temem que a instituição do modelo comece apenas em 2026, caso o texto não seja aprovado e sancionado entre maio e junho. A pauta foi aprovada pela Câmara em março deste ano e agora tramita na Comissão de Educação do Senado (...)"
Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/novo-ensino -medio-governo-ja-admite-atraso-na-aprovacao-e-implementacao -tem-risco-de-ficar-para-2026/
O trecho acima se refere à proposta de alterações no modelo chamado de Novo Ensino Médio, que já passou pela Câmara Federal e está sob análise do Senado. Qual das alternativas abaixo cita um dos principais focos destas alterações?
Joana e Sérgio, brasileiros, casados, moradores de um bairro de classe média em São Paulo, capital; pais de duas crianças, com seis e onze anos, respectivamente, muito insatisfeitos com as metodologias e pedagogias escolares que têm encontrado para seus filhos, resolveram educá-los por conta própria. A partir de então, eles próprios serão os preceptores de seus filhos, ensinando--lhes o que acharem mais adequado à sua concepção de ensino.
Tendo em vista a realidade educacional brasileira atual, podemos inferir, no caso anteriormente citado, que:
Leia o texto para responder a questão.
Celulares na sala de aula: um aparelho útil ou prejudicial?
Hoje em dia, cada vez mais alunos estão levando telefones celulares para a sala de aula. Até mesmo alunos do ensino fundamental têm celulares nos seus bolsos e mochilas. Mas uma dúvida sempre fica no ar: os estudantes devem usar telefones celulares na escola?
Pontos positivos do uso do aparelho
• Tecnologia e aprendizado: os smartphones oferecem aos alunos acesso a ferramentas e aplicativos que podem ajudá-los a concluir e manter o controle de suas tarefas em classe. Essas ferramentas também podem ensinar os alunos a desenvolver melhores hábitos de estudo, gerenciar melhor o tempo e auxiliar no desenvolvimento das habilidades de organização.
• Plataformas digitais de ensino: o uso de redes sociais pode manter os alunos interessados nas aulas e incentivá-los a participar das discussões.
• Materiais digitais: os professores podem aproveitar os telefones celulares fornecendo aos alunos recursos para encontrar mais informações sobre um assunto. Isso pode incluir vídeos, notícias e grupos de discussão on-line. Permitir que os alunos acessem esses recursos pode ajudar a incentivar a participação e as discussões.
• Acesso a informações: os telefones celulares podem oferecer aos alunos acesso a mais informações, permitindo que eles pesquisem mais sobre um tópico enquanto realizam discussões em sala de aula. Isto é positivo principalmente para eventos atuais que ainda não foram retratados em livros escolares.
Pontos negativos do uso do aparelho
• Distrações: quando os alunos usam seus smartphones para verificar as redes sociais e enviar mensagens de texto para seus amigos em sala de aula, isso gera distrações para esses alunos e também para seus colegas.
• Cyberbullying: os telefones celulares também podem levar a um aumento dos problemas com o bullying no ambiente escolar. O cyberbullying pode ser mais difícil de ser percebido do que outras formas de bullying, dificultando a identificação e a interrupção dos professores quando isso acontece.
• Falta de interesse em atividades presenciais: os aparelhos podem levar a menos discussões e a menos oportunidades de aprendizado. Aprender a trabalhar em conjunto com os outros é uma parte importante da educação dos alunos e pode ser perdido se o jovem depender de tecnologias digitais.
Então, qual é a solução para escolas e pais?
As escolas devem estar na vanguarda para
garantir que as políticas e práticas de uso de
telefones celulares combinem com as atuais
tecnologias. As instituições devem assegurar que
estão tratando das questões psicológicas, sociais
e de saúde associadas à tecnologia (por exemplo,
a falta de sono devido ao uso de telefone à noite,
cyberbullying etc.).
Tanto as escolas quanto os pais têm um papel a desempenhar na definição de limites, fornecendo orientação sobre o uso apropriado de celulares e ensinando habilidades de autorregulação e autocontrole. Os pais podem e devem servir como modelos para o uso do telefone. [...]
Fonte: ESCOLA EDUCAÇÃO. Celulares na sala de aula: um aparelho útil ou prejudicial? 29/10/2018. Disponível em: escolaeducacao.com.br. Acesso em: 15 jul. 2024. (adaptado).
I. Os smartphones geram distrações para os alunos, quando são usados para verificar redes sociais e enviar mensagens, por exemplo. II. Os telefones celulares podem ocasionar problemas com o cyberbullying no ambiente escolar. III. Os aparelhos celulares podem gerar falta de interesse dos alunos em atividades que são presenciais, reduzindo discussões e oportunidades de aprendizado.
Assinale a alternativa CORRETA.
O edital do Enem 2019 foi divulgado em março pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro de 2019 e tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. É utilizado como critério de seleção para os estudantes que pretendem concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, cerca de 500 universidades já usam o resultado do Enem como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular.
Fontes: (https://g1.globo.com/educacao/enem/2019/noti-cia/2019/03/25/edital-do-enem-e-divulgado-pedidos-de-isencao-na-taxa-de-inscricao-comecam-em-1o-de-abril.ghtml ; http://por-tal.mec.gov.br/enem-sp-2094708791)
O que significa a sigla Enem?