Questões de Concurso
Sobre movimentos sociais, discriminação e desigualdade: raça, classe e gênero em conhecimentos gerais
Foram encontradas 559 questões
“[...] a falta de escolas e o crescimento populacional, em especial nas camadas menos abastadas da sociedade, fizessem surgir a necessidade de espaços em que pudessem ser alocados os menores pobres e desvalidos. Era de se esperar que a elite não quisesse dividir o espaço com transeuntes considerados vadios pelas calçadas de suas casas. A existência desse público social considerado desinteressante fez nascer a necessidade de ‘aprisionar’ em internatos as crianças consideradas ‘delinquentes’, órfãos, desvalidos, pobres” (Francisco, 2024, p. 220).
O trecho acima fala sobre os espaços de primeiras letras e adestramento dos corpos na cidade do Natal, na segunda metade do século XIX, que se apropriou do Código Criminal da época para definir a criança desvalida como
“[...] as instituições públicas, privadas e da sociedade civil definem, regulamentam e transmitem um modo de funcionamento que torna homogêneo e uniforme não só processos, ferramentas, sistema de valores, mas também o perfil de seus empregados e lideranças, majoritariamente masculino e branco. Essa tramitação atravessa gerações e altera pouco a hierarquia das relações de dominação ali incrustadas. Esse fenômeno tem um nome, branquitude, e sua perpetuação no tempo se deve a um pacto de cumplicidade não verbalizado entre pessoas brancas que visam manter seus privilégios. E claro que elas competem entre si, mas é uma competição entre ‘iguais’” (Bento, 2022, p. 18).
A partir do texto, é possível o entendimento de que o “pacto da branquitude”
“Marielle Franco, quinta vereadora mais votada no Rio de Janeiro, uma filha da comunidade da Maré – o maior complexo de favelas do estado do Rio –, negra, lésbica, mãe de uma menina a quem educou sozinha, defensora dos direitos humanos numa cidade sucateada, crítica da atuação política em relação às populações carentes, foi executada com quatro tiros que penetraram do lado direito da sua cabeça. Junto com ela morreu Anderson Pedro Gomes, o motorista do carro que viajavam” (Schwarcz, 2019, p. 170).
O caso Marielle Franco expôs as relações hostis de poder de um país marcado pelo racismo e pela misoginia. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir:
I Marcadores sociais de raça, gênero e lugar desenvolvem histórias de superação de mulheres e homens, fazendo com que a sociedade se sinta beneficiada com sua presença e crescimento.
II O assassinato da parlamentar foi identificado como crime hediondo em nível nacional e crime político na esfera internacional.
III A vereadora se tornou um símbolo de luta de minorias que defendem um país mais inclusivo e cidadão, no qual, manifestações discursivas como “a gente se encontra na luta” ganhou força.
IV A morosidade na condução do processo revela o poder presente nas mãos das milícias e sua relação com sujeitos pertencentes a instituições de controle.
Em relação ao tema acima exposto, estão corretas as afirmativas:
“Camponeses e moradores eram expulsos das terras, as casas de palha queimadas e as pequenas lavouras de subsistência confiscadas sem a menor indenização. Os programas geralmente se realizavam à noite, quando as famílias inteiras eram despertadas pelas tochas incendiárias sem o menor aviso prévio. E lá se iam, pelas madrugadas, em demanda do horizonte, o pequeno rebanho apavorado. Eram mulheres e crianças que gemiam e que choravam, deixando para trás o tugúrio em chamas” (A União, 27 mar. 1994).
O texto acima faz parte de uma entrevista feita a Claudio Santa Cruz Costa, publicada no jornal A União, abordando as Ligas Camponesas e revelando os horrores enfrentados pela população rural sob a opressão dos latifundiários no Nordeste do Brasil. A criação das Ligas Camponesas teve como principal argumento aglutinar os camponeses em torno de uma entidade associativa para eliminar o cambão, definido como
“O Grupo Habeas Corpus Potiguar – GHAP foi constituído legalmente em 15 de dezembro de 1992, para fins de coordenação, estudo, proteção, luta, reivindicação e representação legal dos homossexuais no estado do Rio Grande do Norte. Como entidade de representação social e política deste setor, o Habeas Corpus convida a sociedade sensível, trabalhadora e culta a se engajar na luta pela construção de um mundo mais justo, mais fraterno e mais humano, onde não haja mais lugar para a ignorância, a prepotência e o autoritarismo, onde se possa transformar [...] preconceito em liberdade” (Nós Por Exemplo, jan. 1994).
O Grupo Habeas Corpus Potiguar nasceu como uma instituição sem fins lucrativos que lutou em defesa dos direitos e cidadania da população LGBTQIAPN+. Seu convite, publicado no jornal Nós Por Exemplo e direcionado à sociedade potiguar, convidava a observar
Um dos principais desafios éticos associados ao uso da inteligência artificial na sociedade contemporânea é:
Nas palavras exatas de Cavalleiro (2001), o racismo revela-se basicamente em três níveis:
São estratégias discursivas utilizadas pelos grupos majoritários para deslegitimar os grupos minoritários:
I. Trata das diversas maneiras de incluir os seres humanos que estão excluídos da sociedade, seja por classe social, nível educacional, deficiências física e/ou mental, questões raciais, entre outras.
II. É um conjunto de ações e medidas que priorizam a igualdade de direitos.
III. Busca oportunidades de acesso para todos com o intuito de acabar com o problema da exclusão social.
Está CORRETO o que se afirma:
Assinale a alternativa CORRETA sobre os impactos econômicos e sociais dos conflitos globais.
Assinale a alternativa CORRETA sobre os temas contemporâneos relacionados a política, economia, cultura, sociedade e meio ambiente.
[Disponível em: https://tst.jus.br/direitos-das-pessoas-comdeficiencia. Acesso: 13/11/2024].
Considere as afirmativas relacionadas à violência contra pessoas com deficiência. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__)A imensa maioria das pessoas com deficiência se sentem seguras ao utilizar filas preferenciais, pois a legislação garante proteção contra discriminação e as outras pessoas sempre demonstram respeito e jamais violam o direito que assiste as pessoas com deferência.
(__)A violência verbal e a hostilidade de outros usuários em filas preferenciais não devem ser subestimadas, pois, esse tipo de comportamento acaba contribuindo para o estigma e a exclusão social das pessoas com deficiência.
(__)Nas filas preferenciais ocorrem casos de violência contra pessoas com deficiência não sendo um fenômeno raro e isolado. Em casos como esse a presença do Vigilante nesses locais tem demonstrado ser um importante suporte para prevenir a violência contra pessoas com deficiência.
Assinale a alternativa com a sequência correta.