Questões de Concurso Sobre história e geografia do estado de goiás em história e geografia de estados e municípios

Foram encontradas 969 questões

Q3143407 História e Geografia de Estados e Municípios
Em relação aos feriados municipais, identifique aquele que apresenta a comemoração do aniversário do município de Palmeiras de Goiás: 
Alternativas
Q3129475 História e Geografia de Estados e Municípios
Leia o texto a seguir.

O principal atrativo desse ponto turístico do Estado de Goiás é o fenômeno conhecido como bioluminescência, que consiste no brilho noturno dos cupinzeiros que são abundantes no local. O período mais indicado do ano para vislumbrar essa imagem inesquecível é entre os meses de outubro e novembro. 

Disponível em: <https://www.jornalopcao.com.br/turismo/conheca-24- lugares-turisticos-imperdiveis-em-goias-510040/#google_vignette>. Acesso em: 22 set. 2024 [Adaptado].

O texto refere-se ao
Alternativas
Q3129474 História e Geografia de Estados e Municípios
Leia o texto a seguir.

Constituímos já uma equipe inicial durante a fase de emancipação de Rio Quente. Alinhávamos as ideias básicas que serviram também de elementos de persuasão para a campanha emancipacionista. [...] Agora, concretizada a fase jurídico-institucional, vamos procurar o melhor nível de consultores brasileiros. Já temos Lúcio Costa, Oscar Niemeyer, Jaime Lerner e, daqui de Goiás, Antônio Fábio Ribeiro, além de Burle Marx. Dentro de quatro a cinco meses estaremos com todo o planejamento definido (O Popular, 05/06/1988).

MEIRA, Júlio Cesar; OLIVEIRA, Suelene Aparecida de. Os interesses privados na criação de municípios no Brasil: a experiência da emancipação do município de Rio Quente (Goiás). Rev. Hist. UEG, Porangatu, v. 6, n. 2, ago./dez. 2017, p. 204.

O trecho da entrevista, retirado de uma fonte jornalística, associa o planejamento do município de Rio Quente, em 1988, a um modelo
Alternativas
Q3129472 História e Geografia de Estados e Municípios
Leia o texto a seguir.

O Cerrado pode perder 33,9% dos fluxos dos rios até 2050, caso o ritmo da exploração agropecuária permaneça com os níveis atuais. Diante da situação, autoridades e especialistas devem dedicar a mesma atenção que reservam à Amazônia, uma vez que um bioma inexiste sem o outro.
Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-03/dia-mundial-da-agua-cerrado-pode-perder-quase-34-da-agua-ate-2050>. Acesso em: 22 set. 2024.

O ciclo hidrológico do Cerrado tem sido influenciado pela pecuária e pelo cultivo de

Alternativas
Q3129471 História e Geografia de Estados e Municípios
No final do século XVII e início do XVIII, a Coroa Portuguesa investiu em políticas para expandir seus territórios nas regiões centrais do Brasil. Com a efetiva descoberta do ouro em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, essas intenções tornaram-se mais evidentes através de regulamentos, jurisdições, levantamentos cartográficos, demarcações e aldeamentos. Tais ações foram confirmadas na primeira metade do Setecentos pelo Tratado de
Alternativas
Q3129373 História e Geografia de Estados e Municípios
Rio Quente é muito procurada por turistas de todo o país que buscam águas naturalmente aquecidas. A cidade forma, junto à vizinha Caldas Novas, a maior estância hidrotermal do mundo. O calor da própria terra aquece as águas devido às características geológicas da Serra de Caldas Novas, onde surgem as águas naturais termais. Essa serra é formada por várias rochas que, por sua vez, são responsáveis pelo processo de armazenamento e mineralização da água. À medida que a água se infiltra nas rochas, vai também se mineralizando. Esse fenômeno recebe o nome de
Alternativas
Q3129372 História e Geografia de Estados e Municípios
As artes plásticas são um dos setores mais movimentados da cultura goiana. Na raiz das artes, em Goiás, a maior referência, no século 19, foi José Joaquim da Veiga Valle (Pirenópolis, 1806 – Cidade de Goiás, 1874). De família importante, possuía grande fascínio pela escultura sacra. O artista produziu mais de 200 peças, que esculpiu principalmente em madeira. Sua obra impressiona, sobretudo pelos detalhes e filetes dourados. Boa parte do que criou pode ser vista na Cidade de Goiás, antiga capital do Estado, como São João Batista, no Museu de Arte Sacra da Boa Morte. O artista representa, em Goiás, o estilo artístico
Alternativas
Q3129323 História e Geografia de Estados e Municípios
Além do cerrado, que é predominante em Goiás, é encontrado também no Estado uma restrita área que abrange o mato-grosso goiano e vestígios de vegetação atlântica nas proximidades de Goiânia, Anápolis, além de outras cidades do sul de Goiás. Esse tipo é comum, principalmente em áreas acidentadas e nas margens de mananciais, e é denominado de
Alternativas
Q3129321 História e Geografia de Estados e Municípios
Leia o texto a seguir.

Nesse município, está o Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga, a maior comunidade quilombola do Brasil. Também nesse destino, a 510 km de Goiânia, encontra-se grande parte do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. A cidade é ponto de turismo cultural, de aventura e ecoturismo.

O texto refere-se ao município de
Alternativas
Q3129317 História e Geografia de Estados e Municípios

Leia o texto a seguir.


Quase um quarto do território brasileiro pegou fogo, ao menos uma vez, no período entre 1985 e 2023. Foram 199,1 milhões de hectares, o equivalente a 23% da extensão territorial brasileira. Da área atingida por incêndio, 68,4% eram vegetação nativa, enquanto 31,6% tinham presença da atividade humana, notadamente a agropecuária.


Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2024-

06/quase-1-4-do-territorio-brasileiro-pegou-fogo-nos-ultimos-40-anos>.

Acesso em: 23 set. 2024.



No Brasil, os principais biomas vítimas da ação do fogo, seja de origem natural ou provocada pelo homem, são, respectivamente,



Alternativas
Q3129316 História e Geografia de Estados e Municípios

Observe a imagem a seguir. 



Q22.png (435×252)


NOGUEIRA, Arnaldo. C. Rio Quente, uma história aquecida pelas suas próprias águas. Rio Quente, GO: Prefeitura Municipal, 2000, p. 99.


A imagem corresponde a qual episódio histórico do município de Rio Quente? 

Alternativas
Q3094411 História e Geografia de Estados e Municípios
Leia o texto a seguir. Encravado na mata virgem do vale do rio São Patrício, na fértil (antiga) Região do Mato Grosso Goiano, com o desbravamento de bandeirantes deste Centro-Oeste brasileiro, surgiu, em 1939, à margem do rio Verde, o patrimônio de Carmo do Rio Verde, mas que era apenas um pequeno povoado e que ainda não tinha esse nome. O local onde hoje é Carmo do Rio Verde se formou junto à do contexto de criação da Colônia Agrícola Nacional de Goiás – a CANG, da qual foi sede provisória no início da colonização, levando em consideração sua topografia plana, que seria bem mais viável em termos urbanísticos, e seu solo fértil. O objetivo do então presidente da República Getúlio Vargas no povoamento e ocupação desta região estava na esperança de explorá-la.
COSTA, E. M. V. Dinâmica territorial de Carmo do Rio Verde-Goiás no contexto da rede urbana. Élisée, Rev. Geo. UEG – Anápolis, jul. /dez. 2015, p. 152 e 153. [Adaptado].

Segundo o texto, de que forma Getúlio Vargas pretendia explorar a região mencionada? 
Alternativas
Q3093515 História e Geografia de Estados e Municípios
Leia o texto a seguir.
No dia 23 de outubro de 1985 às 19:30 foi barbaramente assassinado Nativo da Natividade de Oliveira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Carmo do Rio Verde. Nativo foi assassinado por um pistoleiro com cinco tiros à queima roupa, na porta do Sindicato. O velório e o enterro de Nativo foram tomados por muita emoção. O corpo foi velado por dois dias por mais de mil trabalhadores rurais e urbanos que se revezavam ao lado do caixão, clamando por justiça e acusando o governo por ser conivente com a violência do latifúndio e das grandes empresas rurais.
JORNAL EM TEMPO. Mais um Brutal assassinato. Em tempo, ano VIII, n. 206, dez. 1985, p. 13. [Adaptado].

O relato demonstra que a população geral de Carmo do Rio Verde via Nativo da Natividade de Oliveira com que sentimento?
Alternativas
Q3093514 História e Geografia de Estados e Municípios
Leia o Texto 5 para responder a questão.

Texto 5

As usinas canavieiras quando são implantadas em determinada cidade da Microrregião de Ceres (com o apoio financeiro do Estado) acabam atraindo mão de obra, pois são gerados empregos diretos e indiretos, utilizando mão de obra local e migrante, principalmente para o corte manual da cana-deaçúcar (a região apresenta uma parte considerável do solo com alto declives, isso gera a dificuldade de mecanização da colheita, fazendo com que ainda sejam necessários trabalhadores braçais no corte da cana). Além disso, as usinas apresentam necessidades de diversos tipos, necessitando de um comércio ou prestadoras de serviço de acordo com a realidade demandada pelo empreendimento.

FERREIRA, Lara Cristine G.; SOBRINHO, Fernando L. A dinâmica canavieira na Microrregião Ceres, Goiás: das Colônias Agrícolas Nacionais ao agronegócio sucroenergético. Caderno Prudentino de Geografia, Presidente Prudente, n. 39 v. 1, Jan./Jun., 2017, p. 167 e 168. [Adaptado]. 
Conforme o texto, os produtores locais encontram na região uma dificuldade de
Alternativas
Q3093513 História e Geografia de Estados e Municípios
Leia o Texto 5 para responder a questão.

Texto 5

As usinas canavieiras quando são implantadas em determinada cidade da Microrregião de Ceres (com o apoio financeiro do Estado) acabam atraindo mão de obra, pois são gerados empregos diretos e indiretos, utilizando mão de obra local e migrante, principalmente para o corte manual da cana-deaçúcar (a região apresenta uma parte considerável do solo com alto declives, isso gera a dificuldade de mecanização da colheita, fazendo com que ainda sejam necessários trabalhadores braçais no corte da cana). Além disso, as usinas apresentam necessidades de diversos tipos, necessitando de um comércio ou prestadoras de serviço de acordo com a realidade demandada pelo empreendimento.

FERREIRA, Lara Cristine G.; SOBRINHO, Fernando L. A dinâmica canavieira na Microrregião Ceres, Goiás: das Colônias Agrícolas Nacionais ao agronegócio sucroenergético. Caderno Prudentino de Geografia, Presidente Prudente, n. 39 v. 1, Jan./Jun., 2017, p. 167 e 168. [Adaptado]. 
Os impactos das usinas canavieiras mencionados no texto afetam as cidades da microrregião de Ceres em quê?
Alternativas
Q3093511 História e Geografia de Estados e Municípios
A cultura goiana é fortemente influenciada pela cultura africana. Tal influência pode ser percebida na religião, alimentação, costumes, danças, e em diversas outras manifestações culturais. Uma prática com forte influência africana é o
Alternativas
Q3093510 História e Geografia de Estados e Municípios

Leia o Texto 4 para responder a questão.


Texto 4


Chamava-se Bernardo Sayão (1901-1959) e era quase impossível querer que alguém se assemelhasse mais, em espírito e físico, ao que se chama de um Bandeirante. Só que ia além do desbravador, do mateiro que doma a floresta, funda curral e fazenda e passa a cuidar do futuro dos seus. Sayão fundava cidades no sentido moderno do termo, fundava cidades não para os seus próximos, mas para todos os goianos. Abria mato a facão, atravessava rio a nado, plantava um estabelecimento e ficava à frente dele como chefe, rei, juiz.

JORNAL CORREIO DA MANHÃ apud SILVA, S. Os estigmatizados: distinções

urbanas às margens do Rio das Alves em Goiás (1941 - 1959). Brasília, 2008,

p. 100. [Adaptado].

Qual ação do Bandeirante justifica a afirmação no texto que ele “passa a cuidar dos interesses dos seus”?
Alternativas
Q3093509 História e Geografia de Estados e Municípios

Leia o Texto 4 para responder a questão.


Texto 4


Chamava-se Bernardo Sayão (1901-1959) e era quase impossível querer que alguém se assemelhasse mais, em espírito e físico, ao que se chama de um Bandeirante. Só que ia além do desbravador, do mateiro que doma a floresta, funda curral e fazenda e passa a cuidar do futuro dos seus. Sayão fundava cidades no sentido moderno do termo, fundava cidades não para os seus próximos, mas para todos os goianos. Abria mato a facão, atravessava rio a nado, plantava um estabelecimento e ficava à frente dele como chefe, rei, juiz.

JORNAL CORREIO DA MANHÃ apud SILVA, S. Os estigmatizados: distinções

urbanas às margens do Rio das Alves em Goiás (1941 - 1959). Brasília, 2008,

p. 100. [Adaptado].

O que Bernardo Sayão e o Bandeirante fizeram em comum para serem comparados no texto?
Alternativas
Q3093126 História e Geografia de Estados e Municípios
Antes de se tornar um município autônomo em 1963, a cidade de Padre Bernardo pertencia à 
Alternativas
Q3093125 História e Geografia de Estados e Municípios
A estiagem prolongada que atingiu o Cerrado brasileiro em 2024 foi responsável, entre outros aspectos, por
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: A
4: D
5: A
6: C
7: B
8: B
9: C
10: D
11: C
12: D
13: B
14: B
15: D
16: B
17: A
18: C
19: D
20: B