Questões de Concurso
Sobre história e geografia do estado de roraima em história e geografia de estados e municípios
Foram encontradas 86 questões
A tradicional encenação da Paixão de Cristo em Mucajaí, chega a 40ª edição em 2024. O espetáculo reúne um elenco de 220 atores sendo a maioria moradores da cidade. Este ano o papel de Jesus será interpretado por:
Leia o trecho do hino do município de Mucajaí e assinale a alternativa que completa a lacuna corretamente:
“No coração da terra de Roraima
No verde fundo e rico da floresta
Regando por um rio _______ e forte
Uma cidade acaba de nascer”
Mucajaí é um município brasileiro do estado de Roraima. Fundado em 1982 possui uma área de 12.337,85 km² e um clima tropical úmido. Segundo IBGE, no último censo realizado em 2022 a população de Mucajaí é:
IBGE. Roraima. Disponível em: cidades.ibge.gov.br. Acesso em: 9 abr. 2024.
A transformação do Território Federal no Estado de Roraima se deu por força
IBGE. Roraima. Disponível em: cidades.ibge.gov.br. Acesso em: 8 abr. 2024.
A história de Roraima mantém profundos laços com esse rio, cujo papel foi seminal na chegada dos primeiros desbravadores lusitanos à região. Esse rio, presente no estado, denomina-se
Roraima, uma das 27 unidades federativas da República Federativa do Brasil, inscreve-se geograficamente na região Norte do país, destacando-se como o ápice setentrional da federação. Sua extensão territorial abarca cerca de 224.300,506 quilômetros quadrados, conferindo-lhe o status de décimo quarto maior estado do Brasil.
O território roraimense, com tal extensão, possui um total de
CALDART, Roseli Salete et al (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro/São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/ Expressão Popular, 2012. p. 607.
Assinale a afirmativa que corresponde corretamente a uma terra indígena situada no estado de Roraima.
GALDINO, Lúcio Keury Almeida. Roraima: uma análise geo-histórica (déc. 1980-1990). Revista Eletrônica Casa de Makunaima. v. 1, nº 1, jan./jun. 2018. p. 10.
A fronteira tripartite internacional do estado de Roraima (Brasil) se dá com
Assinale a alternativa CORRETA:
Em 20 de Janeiro de 2023, o Ministério da Saúde declarou emergência em saúde pública no território dos povos indígenas Yanomami, no estado de Roraima, que sofrem com desassistência sanitária e nutricional. As cenas, sobretudo, de crianças desnutridas viraram notícias nos principais veículos de comunicação no Brasil e repercutiram na imprensa internacional. O Governo Federal, juntamente com os órgãos competentes, buscou solucionar a situação de calamidade da saúde indígena no extremo norte da Amazônia Brasileira. Com relação à questão, considere as seguintes afirmativas:
I. O garimpo ilegal constituiu a principal causa da crise humanitária e sanitária entre os povos Yanomami;
II. Entre as estratégias de assistência aos povos indígenas Yanomami, afetados pela crise humanitária e sanitária, consta a construção de um hospital de campanha, em Boa Vista, capital do estado de Roraima;
III. Pelas condições climáticas da região, que apresenta chuvas constantes e acesso muito limitado pela BR 174, somente o exército atuou no transporte de remédios e alimentos aos povos indígenas Yanomâmi, na Região do Surucucu.
Agora, marque a alternativa CORRETA:
O setor de comércio e de serviços em Roraima seguiu a tendência da maioria dos estados brasileiros, ou seja, o PIB do setor apresentou queda expressiva no período 2010–2020.
O agronegócio é um dos setores importantes da atividade produtiva em Roraima, com destaque para a produção de grãos e a pecuária.
A administração pública é a principal atividade econômica em estados pequenos do Brasil, como Roraima, e, apesar da sua queda no que se refere à participação no PIB do estado em questão, ela continua atuando como expressiva geradora de empregos.
No que se refere à exploração, conquista, ocupação e colonização de Roraima, julgue o item a seguir.
O Forte Príncipe da Beira, localizado na confluência dos rios
Negro e Branco, foi a fortaleza militar portuguesa que
garantiu a posse do território de Roraima para a Coroa
Portuguesa e, posteriormente, para o Brasil Império.